sexta-feira, 2 de abril de 2010

Morre Diego do Violino - Notícia que mexe com a gente!


Diego era um garoto de 13 anos que tocava violino no projeto Afro-reggae, do Rio de Janeiro. Tinha leucemia e morreu em consequencia de uma cirurgia de apendicite. Seu rosto ganhou as páginas dos jornais no ano passado quando, chorando, tocou no enterro de Evandro, coordenador do grupo, que fora assassinado.
Existem notícias e imagens que mexem com a gente, e nos fazem perceber que a vida é breve e deve ser vivida intensamente com cultura e aprendizado. Que as lágrimas agora para o Diego sejam notas desta música silenciosa e que alentem os corações dos apaixonados pela arte.

Semana Santa

Rede Arena - O Blog do Gidi

Vaí aí mais uma dica de blog que conta as coisas de Garanhuns. Meu amigo Gidi Santos é Web Designer, Designer Gráfico, Serigrafista, artesão e atua com oficinas de Arte Cultura. Foi aluno do Colégio Diocesano de Garanhuns no curso de ensino médio, trabalhou na secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Garanhuns onde foi responsável pelos trabalhos de artes e serviços burocráticos da mesma. Foi coordenador do Projeto "Garanhuns em verso e prosa", projeto este que retratava por meio de xilogravuras o proceso histórico cultural...
.
Agora Comigo: Gidi é antenado com os acontecimentos da cidade e não poderia deixar de estar aqui com a gente!

Direto do twitter @ronaldovox

Infeliz a imprensa do sul do país que menospreza uma nação tricolor. Uma torcida que lota estádio e incentiva o ressurgimento de um gigante

A Semana é Santa e o torcedor símbolo é Bacalhau! Tá aí porque deu tricolor! #brasaofacts

@lediocarmona O grande mico do Botafogo ontem foi não respeitar a história e o tamanho do Santa Cruz.

PASCHALIA - Entre os dez pontos turísticos mais visitados de Garanhuns, pelo menos uns cinco ou seis são religiosos! Visitem-nos na Páscoa!

@Garanhuns Espetáculo Garanhuense da Paixão de Cristo HOJE as 19h preço R$3,00 mais info em http://bit.ly/brped5

@joserobertoal  Garanhuns vai vencendo a enquete como cidade mais tranquila. Caruaru, Recife e Olinda são consideradas violentas.

Juntamente a Alexandre Marinho e Ielma Lucena, estive no Jornal da Sete com Fernando Rodolfo, falamos sobre a Festa Paschália em Garanhuns!

@gugapessoas RT @ronaldovox A Semana é Santa e o torcedor símbolo é Bacalhau! Tá aí porque deu tricolor! #brasaofacts Feliz #SemanaSANTA

BloGGar - Neste sábado

Renovando o convite para que neste sábado possamos trocar experiências com todos que têm blogs, twitters e tudo mais na rede mundial de computadores. Dentre os presentes destacamos o Ivan Maurício, produtor do I BloggerPE. Também estarão vários blogueiros de trabalho reconhecido na cidade, e uns deles já se dispuseram a repassar dicas de melhoria nas páginas da internet. O encontro é aberto a quem pensa também em entrar neste mundo virtual da comunicação com responsabilidade e profissionalismo. Portanto, neste sábado, às 10 da manhã, na Confraria do Centro Cultural!

Festa Paschalia

Sexta-feira, 02 de Abril

Programação no Centro Cultural
17 hs - Quarteto Encore
21 hs - Duo Casado (foto abaixo)

ENTRADA FRANCA


Visitem nossas Galerias de Arte. Conheçam a gastronomia de nossos restaurantes e comidas típicas no bares populares. Garanhuns tem pontos turísticos belíssimos, muitos deles religiosos. Viva intensamente a esta Semana Santa.

FALAÊ! O bate-papo do Blog

Gente, a partir deste sábado estaremos com mais uma novidade no blog. O professor e escritor Cláudio Gonçalves assina o bate-papo cultural. Uma rápida entrevista com artistas e produtores culturais de Garanhuns. Amanhã iniciaremos com Gerson Lima, produtor e diretor do espetáculo "Jesus Alegria dos Homens", que este ano faz 20 anos de uma história de fé e arte. Gerson, um dos exponenciais da cultura garanhuense, tem atuação em várias áreas artísticas e discorrerá sobre a história da ASTEJAH e os planos para o futuro do espetáculo. E claro, tem uma pontinha de resignação e crítica também. Portanto, amanhã aqui no Blog tem o Gerson e todo sábado tem o Cláudio no FALAÊ, o próximo personagem será o professor Antônio Vilela, que nos traz as suas histórias da época de Lampião e seu livro que tem tido grande repercussão.

Abelardo da Hora fala sobre o Movimento de Cultura Popular - MCP

O artigo a seguir foi escrito por Ivan Maurício, jornalista, editor do Portal "ONodeste.com", que tem se tornado um verdadeiro almanaque das coisas de nossa terra e nossa gente, e também foi o idealizador e produtor do I BloGGerPE, que reuniu produtores de conteúdo para internet no mês passado para discutir essa nova mídia. Agora, Ivan inicia um novo projeto que visa levar a um local de cultura, nomes importantes de nossa história e nossa arte, em um seminário de ideias e histórias.
Iniciando ele terá Abelardo da Hora, um dos exponenciais da escultura pernambucana e partícipe do Movimento de Cultura Popular, que revolucionou o estado de Pernambuco e impulsionou o olhar cultural do país para o que estava sendo feito no Nordeste. Sinto que o sentimento do movimento ainda é muito forte e que estamos vivendo uma nova geração daquela ousadia. Vamos ao texto do Ivan Maurício.
.
Para mim e a querida Zélia, uma rua de boas recordações. Zélia era vizinha da Rua do Sossego 307 onde funciona o Instituto Abelardo da Hora. Casa de Abelardo e família. Bato a porta e sou recebido com a alegria de sempre. Abelardo de todas as horas.
Cheguei para formalizar o convite para ele participar do seminário Personalidades que o portal www.onordeste.com vai promover dia 22 de abril numa parceria com a Livraria Saraiva e a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.
Falo para Abelardo da Hora da importância da internet como força democratizodra da informação. Com sua experiência e permanente atualidade, Abelardo concorda.
Explico que o seminário Personalidades será realizado mensalmente no auditório da Livraria Saraiva do Shopping Recife e será transmitido em streaming (ao vivo) para uma série de blogs e sites interessados em cultura. Gravado para ser exibido pela TV Capibaribe, Canal 14, na Cabo Mais.
O seminário terá como primeiro tema: "Movimento de Cultura Popular - MCP - 50 Anos". O MCP foi criado na Prefeitura do Recife pelo prefeito Miguel Arraes, o professor Germano Coelho, o artista plástico Abelardo da Hora, o músico Geraldo Menucci e muita gente importante na cultura pernambucana e nacional.
Já confirmamos a participação do secretário Cláudio Duarte, da Prefeitura do Recife, que vai coordenar todo a programação oficial relativa aos 50 anos do MCP. Professor Germano Coelho se mostrou entusiasmado em participar do evento. Novos nomes serão contatados como Geraldo Menucci e Maria de Jesus Costa, entre outros.
Nosso objetivo com o Personalidades é transformá-lo num evento histórico e contribuir para um registro de fatos relevantes do Nordeste.
Abelardo se entusiasma com a ideia. Mostra o protótipo da escultura que vai registrar o momento em que o prefeito Miguel Arraes decide pela criação do MCP. Enfatiza o gesto de Arraes com a mão, batendo na mesa, sem arrogância, numa posição firme e determinada. Surgiu o MCP!
Aberlardo ainda contou muitas outras histórias do MCP. Seus olhos brilharam de emoção. Mas, o resto fica para o dia 22 de abril no auditório da Livraria Saraiva.
.
Agora comigo: Quem vai comigo?
.
fonte: dpgandrade — 5 de setembro de 2008 — Durante a SEMAC, Abelardo da Hora fala um pouco sobre seu trabalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.