sábado, 10 de abril de 2010

Kitty Lopes realiza a FEIJOADA CLASSE A

A Jornalista Kitty Lopes está comemorando 20 anos de colunismo social, e para isso está preparando a famosa FEIJOADA CLASSE A, e este ano muito especial! MORDOMIA TOTAL!
DIA 24 DE ABRIL, A PARTIR DO MEIO DIA, NA AGA
ATRAÇÕES:
Alexandre Revoredo e banda
Edriano Lima e banda “o melhor do sertanejo”, e
Gilberto e Banda.
BUFFET:
Chalé Recepções ( salgados quentes, canapés, quiches, mesa de frios, almoço e,sobremesa)
Barman (variados drinks, caipirinhas e caipirocas)
Bebidas: Whisky, vinhos (branco e tinto), cerveja, refrigerante, sucos, água e água de côco.
Tudo isso num ambiente alegre e colorido decorado por Saulo Souza e Mario Simões.
Convites podem ser adquiridos no Restaurante Chalé (aceitando todos os cartões) ou pelo telefone 87 8835-0608.

Garanhuns no lançamento da candidatura de José Serra


Neste sábado será oficializada a pré-candidatura de José Serra para a presidência da república. Garanhuns está representada no evento pelo ex-prefeito Silvino Duarte e pelo vereador Sivaldo Albino, que recebeu o convite do seu deputado federal Raul Jungmann, presidente estadual do PPS e ex-ministro de FHC. A informação está no blog de Sivaldo! Os olhares da mídia estão voltadas para os discursos.
A indicação do nome de Silvino para deputado estadual era o que queria o senador Sérgio Guerra, e seria Silvino também o coordenador regional das candidaturas de José Serra e Jarbas Vasconcelos. Como Roberto Almeida já noticiou, Silvino teria declinado da candidatura, e contra ele ainda pesa a questão da inelegibilidade. Portanto, o nome natural seria o de Sivaldo, caso contrário, a opção seria um candidato de fora de Garanhuns, o que poderia pesar contra o ex-prefeito, pois Sivaldo sempre foi um fiel aliado. Silvino deve realmente assumir a condição de coordenador da campanha pela aproximação que tem com Sérgio Guerra, que aliás é o presidente nacional do PSDB, partido também de Silvino. Outra opção seria também a ex-deputada Aurora Cristina, esposa de Silvino, mas segundo informações, o ex-prefeito estaria resolvido a não entrar nesta campanha justamente para se guardar para a campanha de prefeito em 2012.

FALAÊ! - Claudio bate-papo com Antonio Vilela sobre o cangaço

Maria Bonita estaria fazendo cem anos se fosse viva. Uma feliz coincidência aconteceu para nós. A entrevista que o nosso colaborador Cláudio Gonçalves Lima, escritor do livro sobre a Hecatombe de Garanhuns, fez com o professor Antonio Vilela, sobre seu livro com Histórias do Cangaço, seria publicada no último sábado, mas como conseguimos "aprontar" a tempo a entrevista com Gerson Lima e ela tratava do espetáculo Jesus Alegria dos Homens, achamos por bem antecipar a do diretor da peça e trazer Vilela para a de hoje. Aí, vendo internet ontem, descubro que a mulher de Lampião estaria completando 100 anos, se estivesse viva, este final de semana. Portanto, faz de conta que foi intencional e vamos marcar a data falando do livro do professor Antonio Vilela no FALAÊ! deste sábado. Sinceramente, o Cláudio fez um grande trabalho!
.
No dia 31 de março, o Blog do Ronaldo César esteve presente na residência do pesquisador e escritor Antônio Vilela de Souza, autor do comentado livro “O Incrível Mundo do Cangaço”. Fomos recebidos pelo escritor que nos deu a oportunidade de viajar pela história, através de um impressionante arquivo fotográfico dos personagens das volantes e dos grupos de cangaceiros. Sempre atencioso e de uma gentileza impar, o autor num bate papo descontraído nos concedeu uma entrevista marcante, principalmente pela sua memória histórica e a narrativa dos fatos.

• O Senhor é natural de Garanhuns?

• E- Não, eu nasci em São João em 12 de junho de 1953, quando estava com 3 anos quando meus pais vieram residir nesta cidade, me considero filho adotivo de Garanhuns.

• Quando nasceu essa paixão pela História do Cangaço?

• E- Essa paixão nasceu quando eu era menino, através de uma vizinha, moradora da Vila do Quartel, chamada dona Mocinha. (Ela sempre corria atrás da gente quando estávamos jogando bola em frente a sua casa (risos), mas nos momentos de paz ela contava pra mim as história de Lampião, dona Mocinha era sertaneja e por coincidência rendeira). Somando a isso, quando fui estudar no ENA em Belém de Maria conheci a minha esposa Maria da Paz, nascida em Mossoró. Em 1975 quando fomos morar na cidade natal da minha esposa, a residência da minha sogra ficava próxima à cadeia onde ficou preso o cangaceiro Jararaca, o que me levou a iniciar as pesquisas sobre o cangaço, pois naquela cidade se deu um dos famosos ataques do bando do Capitão Virgulino.

• Quando decidiu escrever o Livro O Incrível Mundo do Cangaço?

• E- Após trinta e um anos de pesquisas, seguindo a trilha do cangaço, com vários documentos e fotografias históricas meu filho Hans Lincoln me incentivou para escrever, era 2003, e o livro acabou editado em 2006. Confesso que ao concluí-lo fiquei surpreendido com o resultado. O livro já está em sua 3ª Edição num total de cinco mil livros vendidos, em breve estarei lançando “O Incrível Mundo do Cangaço - volume dois”.

• O livro teve uma grande repercussão, não apenas pela sua vendagem, mas pelas suas riquezas de detalhes ao descrever e narrar o cangaceirismo. Como foi visto essa obra pela mídia falada e escrita do nordeste?

• E- Tanto na mídia escrita e falada o livro recebeu inúmeros elogios, sendo publicadas várias reportagens em jornais, como o Jornal do Comércio,. Folha de Pernambuco, O Mossorense, Diário de Pernambuco onde assessorei a edição especial na Trilha do Cangaço em comemoração aos 70 anos da morte de Lampião, nas revistas “Terra da Gente” da Editora Globo, NE 21, Revista Cultural e nos tive a oportunidade de participar nos programas de TV, entre eles, NE TV, Conversa na madrugada com Aldo Vilela, Globo News, Record Internacional, TV Diário, TV Assembléia, sempre participando de entrevistas ou documentários, e aguardando calendário para participação no Jô Soares onze e meia.

• Atualmente o senhor é uma referencia para quem pesquisa ou tem curiosidade em ler sobre o Cangaço. Como é a sua relação com os demais historiadores do Cangaço?

• E- É uma confraria, sempre estamos nos reunindo, participando de fóruns, palestras, lançamentos, trocando informações. Hoje sempre estou tendo contato com o Potiguar Paulo Gastão, o paulista Antônio Amauri e Frederico Pernambucano, grandes nomes do estudo do cangaço.

• O que diferencia “O Incrível Mundo do Cangaço” de outros livros já publicados sobre o tema?

• E – O Incrível Mundo do Cangaço quebra o paradigma de Lampião e Sertão, como se o cangaço só tivesse ocorrido nessa região, o meu trabalho focaliza o cangaço no Agreste, destacando nomes até então pouco comentados em algumas obras, como José Abílio, Paisinho Baio, Capitão Américo, tenente Caçula, Zé Jardim, Audálio Tenório, Gerson Maranhão, coronel João Nunes, entre outros.

• O Senhor faz parte de alguma Associação do Cangaço?

• E- Sou filiado, desde 10 de novembro de 2006 do SBEC – Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, que reune os maiores historiadores do cangaço do Brasil. Recebi meu diploma de filiação em Serra Talhada, onde nasceu Lampião.

Naturalmente em suas pesquisas o Senhor entrevistou ex-cangaceiros, ex-cangaceiras e ex-integrantes das volantes. O Senhor poderia nos citar alguns desses entrevistados e qual foi o momento mais emocionante nesse trabalho?

• E- Conheci oito cangaceiros, três faleceram: Sila, Adília e Durvinha. Estão vivos: Moreno, Dulce, Vinte e Cinco, Candeeiro e Aristeia. Da volante conheci tenente João Gomes de Lira, Sargento Antonio Vieira, Neco de Paltilha, cabo Grilo, Sargento Teopholo Pinto e a da família de Lampião, sua filha Expedita que reside em Aracaju e Maria Ferreira Queiros (dona mocinha) irmã de Lampião, que reside em São Paulo. O momento mais emocionante foi a amizade e as conversas que eu tive com Durvinha, ela foi casada com o cangaceiro Virgínio, cunhado de Lampião. Ela me dizia que ele era bom, que a única maldade que fez foi capar um maçado (soldado da volante), quando estava em Patos de Minas, em viagem para o Paraguai, acompanhado do escritor João de Souza Lima. Quando resolvi ligar para saber de Durvinha, pois estava a 400 quilômetros da sua cidade, quem atendeu foi sua filha Neli, aos gritos, e desligou, Depois Nelí retornou a ligação informando, para minha tristeza, que Durvinha havia falecido naquele instante.

• O Senhor já está trabalhando em outro projeto? O que os seus leitores podem esperar desta nova publicação?

• E- Estou em fase de edição focalizando neste trabalho o Cangaço no Agreste Pernambucano, trazendo neste livro 90 por cento de fotos inéditas.

O Senhor escreve em alguns jornais de Garanhuns, sempre resgatando a História da cidade, existe algum projeto de publicar algo neste sentido?

• E- Esporadicamente escrevo para o Correio Sete Colinas e realmente pretendo daqui a cinco ou seis anos publicar livro de memórias de Garanhuns, cujo título será Garanhuns, Seu Povo e Sua História.

• Como está a agenda neste ano de 2010?

• E- De 08 à 10 de junho estarei participando do XIX Fórum do Cangaço de Mossoró, o qual fui convidado para fazer uma palestra sobre a Historiografia do Cangaço. De 17 a 22 de agosto estarei participando do II Carriri Cangaço no Crato, Juazeiro, Missão Velha, Barbalha, Porteiras e Aurora, onde farei palestras sobre o Cangaço no Agreste pernambucano. No dia 28 de julho estarei em Angicos e Poço Redondo, onde Lampião foi morto. E estou aguardando a confirmação para viajar a Munique, onde farei uma palestra para a comunidade nordestina, iniciativa da doutora Fátima, garanhuense que reside naquela cidade alemã.

• Em relação à literatura em Garanhuns, o que poderia ser feito para dar oportunidade aos nossos escritores?

• E- O incentivo do poder público custeando as edições dos livros.

Contatos: Rua Capitão Valdemar Viana, 425, Fone: (87) 3763.5947 e 8811.1499
.
Agora comigo: Gostou da entrevista? Então liga e diz a ele pessoalmente. rsrsrs
Na foto: Antonio Vilela e o cangaceiro "Vinte e Cinco"


Os números do blog / Março 2010

Se observarem bem, o blog diminuiu consideravelmente a quantidade de notas políticas, e essa escassez foi intencional. Agora com os números do blog no mês de março, avaliamos como sendo acertada a opção. Não é que deixamos de falar de política, estamos diversificando os assuntos. As notas sobre política têm seu público, e grande. Gente formadora de opinião que quer saber o que os políticos estão fazendo por nossa cidade. Por outro lado, outros leitores se incomodam com o blog quando exageramos na dose política e deixamos de lado o cotidiano da cidade, as coisas que estão acontecendo, portanto, um blog de notícias.
Este mês de março foi um mês cheio. Tivemos o BloggerPE, onde interagimos com outros blogs do estado, e agora temos leitores que vêm de todas as regiões. Os eventos como o Garanhuns Jazz e Festa Paschalia também trouxeram novos leitores. O blog também assumiu um novo visual com as publicidades, ficando ainda mais jovem, pois sempre buscamos deixar a página dinâmica e as imagens e flashes têm essa característica. Estamos também utilizando novas ferramentas como o twitter para divulgação!
Culminando desta série de fatores, foi neste mês de março que tivemos nosso maior contigente de leitores, foram 9.021 acessos e para aferir a gente conta com o mais respeitado instrumento de contagem de acessos da internet, o Google Analytics, que nos oferece relatórios detalhados de atividades, acessos, visitantes, fontes, tempo médio no site, entre uma infinidade de informações. E em todos os relatórios vislumbramos o crescimento do blog, em números expressivos. Mas tem um dado que somos nós que fazemos sem precisar do instrumento, a melhoria também na qualidade do nosso leitor. Diminuindo as notas políticas diminuem também os comentários jocosos que denigrem pessoas, e quando não publicamos recebemos críticas infundadas e imerecidas. Pessoas que em vez de defender os seus candidatos buscam atingir os outros. E ainda tem a enquete política, que quando se coloca frente a frente os opositores políticos locais, a quantidade de acessos chega a quase triplicar, mas a gente sabe que vem de pessoas que não acessam o blog costumeiramente e portanto, se não continuam acessando, não fidelizamos esse leitor. Veio, votou e foi embora. Nos últimos meses tínhamos estabilizado nossa média mensal de acessos, ficando na faixa de 6,5 mil mensais, como poderão verificar abaixo. A mudança da linha editorial do blog possibilitou atingir um novo público, aquele que quer mais informação e diversidade. O salto percentual de acessos cresceu mais de 30%, portanto é inegável perceber esse incremento.
É sempre bom ver novos seguidores com seus rostinhos. Também soubemos que tem gente em Recife e Brasília que acompanha nosso blog para saber das coisas de Garanhuns. Estamos pautando rádio, jornal e TV. As pessoas comentam sobre os assuntos que trazemos no blog e isto nos diz nas entrelinhas que o perfil da nossa página está no caminho certo, numa crescente da média de 300 acessos por dia. Vejam esta semana:
Segunda: 307 acessos
Terça: 325 acessos
Quarta: 401 acessos
Quinta: 308 acessos
Sexta: 355 acessos
Aos sábados, domingos e feriados a nossa média tem ficado entre 200 e 250 acessos. Agora vamos apontar nossa média de acessos nos últimos meses:
Setembro: 5.407 acessos - Média 180 acessos
Outubro: 6.371 acessos - Média 205 acessos
Novembro: 5.721 acessos - Média 190 acessos
Dezembro: 7.232 acessos - Média 233 acessos
Janeiro: 6.503 acessos - Média 209 acessos
Fevereiro: 6.551 acessos - Média 233 acessos
Março: 9.021 acessos - Média 291 acessos
.
Uma das palavras mais belas do idioma pátrio é OBRIGADO! E ela está diretamente liga a outras palavras também bonitas como amizade, respeito, carinho, dedicação, etc.
.
Comentário que faço questão de publicar, veio láááá do Sertão, e é de um dos ProBloggers que têm impactado a imprensa pernambucana.

Graaaande Ronaldo!

Bela nota! Vejo sua preocupação com seu público e denota muito profissionalismo e vontade de acertar. Parabéns!!! Cyber saudações,

Nelson / Portal do Pajeú
http://portaldopajeu.com/
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.