sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pesquisas com células-tronco

Nesta sexta-feira (16), o Globo Repórter vai mostrar uma revolução que está mudando a medicina: o uso das células-tronco. Como esse tratamento age no combate às doenças que antes eram incuráveis? Você sabia que o dente de leite das crianças é um banco de células-tronco? Como vive hoje a menina brasileira que se curou da leucemia com o tratamento das células-tronco? Você vai descobrir que já é possível reduzir rugas e rejuvenescer o rosto sem cirurgia.
Veja como as células-tronco são capazes de devolver a visão a quem está ficando cego e até livrar adolescentes dos males do diabetes.

Pagode neste sábado No Espaço da Copa

Alunos vão ganhar notebooks


Alunos da Escola Ranser Alexandre aqui de Garanhuns e outras 10 escolas em Pernambuco vão receber até o mês de maio notebooks educacionais. Eles serão os primeiros beneficiados no Estado pelo programa 'Um Computador por Aluno', do Ministério da Educação (MEC). Os primeiros computadores portáteis comearam a ser distribuídos na última quinta-feira. Neste início de projeto as escolas beneficiadas estão localizadas nos municípios de Belém de São Francisco, no Sertão, Belém de Maria, Canhotinho, Lagoa dos Gatos, Surubim e Pedra, no Agreste, Paudalho e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata e Garanhuns.
Nesta primeira etapa, serão distribuídas 33.765 máquinas para 85 escolas em 10 estados do País. A previsão é que, até o fim do ano, o MEC entregue 150 mil computadores portáteis para alunos de 300 escolas da rede pública de ensino. Foram investidos no programa R$ 82 milhões.
Os equipamentos devem ser usados de preferência dentro da escola. Caso passem muito tempo fora da unidade de ensino, os notebooks serão bloqueados por meio de um sistema de segurança embutido no computador, e só poderão ser reativados quando forem levados de volta à intituição. Os computadores tem garantia de um ano, capacidade de armazenamento de 4 gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 kg, além de ser equipado com wireless (conexão sem fio à internet). Cada notebook custa R$ 550,00.
.
informações obtidas do JC On-line
(na foto o presidente Lula no lançamento do projeto com um dos notebooks)

Orquestra Criança Cidadã em Garanhuns - Confirmadíssimo


O município de Garanhuns será contemplado no próximo dia 30 de abril com o projeto Circulação de Música Instrumental. Trata-se de um conjunto de ações sócio-culturais, educativas e de interiorização da boa música instrumental erudita e popular. As atividades consistem na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical.
O intuito é fazer da música um veículo educativo e socializante. Os concertos-aula acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti nos turnos da manhã e noite. A partir das 10 horas, cerca de 400 alunos oriundos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. Outras escolas interessadas podem contactar a diretoria de cultura de Garanhuns no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.
A Orquestra ainda fará uma apresentação aberta ao público a partir das 20 horas. “Estamos oportunizando às crianças, jovens e adolescentes do Município acesso a arte e a cultura, como forma de investimento no cidadão do futuro. Acreditamos que através da democratização de bens culturais e da inclusão social estas pessoas serão impactadas e despertarão a sensibilidade, favorecendo o interesse pelo estudo musical”, registrou a secretária de Turismo e Cultura, Gabriela Valença.
O Circulação de Música Instrumental é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.

(com informações da secretaria de comunicação de Garanhuns)
.
Agora comigo: Tem sido divulgado em alguns blogs e twitters de Garanhuns como se a realização fosse da SAGA - Sociedade dos Artistas de Garanhuns (Vimos no blog do Roberto Almeida e no twitter @garanhuns). Como pode se ver na matéria divulgada pela secretaria de comunicação de Garanhuns e pela assessoria do projeto Orquestra Criança Cidadã, a realização é da A-SIM comunicação e com a parceria das prefeituras e secretarias de cultura. É importante a presença do projeto em Garanhuns, seja quem for que traga, mas devemos dar os créditos a quem de fato tem a iniciativa e está na organização, que aliás aqui em Garanhuns a produção é da BM2 Eventos, do Betinho Cândido. Portanto não sabemos como surgiu a informação que é da SAGA a promoção. Não recebemos nenhuma informação a esse respeito.
Vale também recordar que Garanhuns tem investido em boa música, com o Garanhuns Jazz Festival e a Festa Paschalia com Mostra de Música Clássica. Ambas as iniciativas com realização de parceiros e da prefeitura. Na primeira entra o Giovani Papaléo, na segunda o Alexandre Marinho.
Agora foi divulgado que o prefeito Luiz Carlos está solicitando ao governador Eduardo Campos a instalação de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. Caso consigamos, Garanhuns se tornará reconhecidamente como "A terra dos músicos e da música".
A SAGA tem conseguido grandes projetos para Garanhuns e seus associados, como o Festival do Minuto que levou curtas-metragens para escolas e para o distrito de São Pedro, como já noticiamos, mas nesse projeto da Orquestra Criança Cidadã em Garanhuns é importante registrar os verdadeiros realizadores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.