quinta-feira, 22 de abril de 2010

Polícia Civil promove curso em Garanhuns

clique sobre o convite para ampliar

Jarbas caminha pra não ser candidato, nem Guerra!


Ciro não é candidato. Guerra não é candidato. Jarbas não é candidato. É o que dizem os meios de comunicação da capital e do sul do país. Li em algum lugar, e me perdoem não lembrar onde, que Serra não simpatizaria com a campanha de Jarbas pois ele é tido como anti-Lula e isso poderia atrapalhar a campanha nacional. Serra não quer atingir o presidente que está saindo com 90% de aprovação. No fundo, no fundo, Jarbas agradece. Não vai se expor a uma derrota anunciada. Também Sérgio Guerra não vai colocar seu prestígio em jogo numa campanha "incerta", segundo ele, assim vai pra deputado mesmo que é garantido e coordena a campanha de Serra, que se der certo, vira Ministro de Estado. Mas, e Marco Maciel? Se Jarbas não vai e nem Sérgio Guerra, o ex-vice presidente da república é que não vai se arrodear de "meninos" numa campanha praticamente sozinho. pode acabar pedindo o chapéu também. Mas assim, quem fica pra apagar a luz?
Precisa-se urgente de um candidato que queira fazer o nome estadual. Jungmann já disse que não. Roberto Magalhães já está vestindo o pijama, disse que não é candidato nem a reeleição. Então pode ser o pessoal da nova geração (nem tão nova assim) Raul Henry, André di Paula, Tony Gel e Mendoncinha, que pelas últimas experiências de perder as campanhas de governador e prefeito deve estar doido por um mandato federal pra voltar a ter mandato. O PPS se antecipou e lançou Guilherme Robalinho ao senado, pelo sim, pelo não...
Jarbas, mesmo gostando da ideia da candidatura, sempre encarou como um sacrifício a favor de Serra. Se ele não faz questão... Ainda tem quase cinco anos de mandato em Brasília. Quem perde são os candidatos regionais.
Mas vamos ver, ainda não é oficial a desistência de Jarbas.

Em defesa de Garanhuns - por Paulo Camelo

Garanhuns é uma cidade Cosmopolita sem domínio político familiar e sem líder burguês. À Direita carece de um líder burguês, enquanto que à Esquerda, autêntica, ainda não conseguiu ocupar o poder em nossa cidade, para que possamos tirar à prova dos nove. À Direita, defensora do capitalismo, não possui um "padrinho político" em nossa cidade, consequentemente ela se comporta como um barco à deriva e sempre procura abrigo no guarda-chuva dos políticos que nada têm em comum com a nossa cidade, a exemplo de Armando Monteiro, Sérgio Guerra, Maurício Rands, Inocêncio Oliveira, José Chaves, etc.

À Direita não têm Projeto Político Econômico para a nossa cidade, a Classe Empresarial é omissa quanto a questão política, a classe média e alta não quer saber da eleição para vereador, a juventude, que forma a maioria dos eleitores, está completamente sem rumo, o movimento estudantil inexiste, os educadores, em sua maioria, não contribuem com a formação cultural e política da juventude e a educação é muito tímida no que diz respeito aos ensinamentos voltados para o conhecimento do município com todas as suas virtudes, riquezas e problemas.

Convém lembrar que os alunos da UFAL, de Maceió, têm aulas práticas, em Garanhuns, quando visitam a nascente do Rio Mundaú. Contraditoriamente, a maioria da população sequer sabe dessa Nascente.

Por outro lado, à Esquerda, através do PSOL, apresentou o que há de melhor em termos de Propostas nas Eleições de 2008, para Prefeito, onde houve destaque para o Turismo e a nova CODEAM. Infelizmente a população insiste em votar errado e prefere os candidatos com mais poder econômico. Afinal, foram mais de 52 mil votos perdidos, ou seja, destinados para dois candidatos que não tinham nada a vê com a nossa cidade. O que falta então? Ser bem administrada. Esse é o grande nó que precisamos desatar.

Os políticos que administram nossa cidade cuidam tão somente da política de exclusão dos nossos conterrâneos do convívio social. Para facilitar o domínio político sobre os nossos conterrâneos, os governantes cuidam de apagar a nossa história. De que forma: não preservando o meio-ambiente, os imóveis históricos, a banda de música, a cultura, a nascente do Rio Mundaú, as festas tradicionais, o esporte amador e profissional, o emprego, as culturas das flores e do café, etc.

Além disso, está em vigor, o arcaico Plano Diretor, uma vez que não se pode construir edifício com mais de 3 (três) andares. Agindo assim, as pessoas perdem o amor pela cidade, permitindo o domínio político dos aventureiros. Não sou contra que pessoas de outras cidades participem da política local, mas que alguns deles têm culpa pelo nosso atraso, é pura verdade. Além do mais faz muitos anos que Garanhuns é administrada por pessoas de outras cidades, as quais não têm a mínima identificação com a nossa cidade, o que não ocorre com Caruaru e Petrolina.

Por se encontrar destruída, para muitos, Garanhuns já morreu há muito tempo. O que é mais grave é que a maioria da população ainda não conseguiu vestir a nossa camisa. O período de 2 anos do governo Silvino, mais 5 anos e 4 meses do atual governo de Luiz Carlos, tem como característica comum a perda dos 7 anos e 4 meses do governo Lula, uma vez que não houve apresentação sequer de um único Projeto de Desenvolvimento Sócio-econômico para a nossa cidade.

Garanhuns é assim, do Plano Diretor que a transforma numa cidade Nanica e que nem sequer cita onde será implantado o Distrito Industrial. Garanhuns é assim, da FAMEG que fecha suas portas porque alguns políticos não têm a disposição de lutar e questionar o poder privado que tanto fez para não termos a Faculdade de Medicina. Aqui não cabe a discussão de ensino público ou gratuíto, mas da cidade que foi atingida por um "educador", do Recife, com sede de dinheiro.

Por último quero dizer que Garanhuns perdeu substancialmente a sua população nativa. Hoje, ela está sendo repovoada por pessoas de outras cidades, as quais em sua maioria não perderam o vínculo com suas cidades de origem e consequentemente não transferiram os seus títulos de eleitor.

Paulo Camelo, engenheiro civil e militante do PSOL.
.

XX Festival de Inverno - Fundarpe abre inscrições


A Fundarpe - Fundarpe do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco acaba de informar em seu site na internet que estão abertas as inscrições para aqueles que desejam se apresentar no XX Festival de Inverno de Garanhuns, nesta versão histórica de 2010. Vamos transcrever e ao final o link para as inscrições. É bom lembrar que as inscrições se dão por segmento, que são eles: Artes Plásticas e Gráficas, Teatro, Ópera, Música, Literatura, Dança, Cultura Popular, Circo e Audiovisual. Vamos às informações:
.
Dando início aos preparativos para a vigésima edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) convoca a classe cultural a inscrever propostas de apresentações culturais para compor a programação do evento, que será realizado de 15 a 24 de julho na cidade das flores.
As inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (23) e seguirão até o dia 10 de maio, sempre de segunda à sexta, das 8h às 17h, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, CEP 50050-000).
Também serão aceitas propostas enviadas pelos Correios – via Sedex com aviso de recebimento – endereçadas à sede da Fundarpe com data de postagem até o último dia de inscrição. Poderão participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, cujas atividades sejam de natureza cultural com ou sem fins lucrativos.
Serão avaliadas sob os critérios de mérito artístico-cultural e de viabilidade técnica propostas de shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, espetáculos, feiras, exposições e mostras enquadradas em nas seguintes linguagens culturais: Artes Plásticas e Gráficas; Artesanato; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Fotografia; Literatura; Música; Ópera e Teatro.
Cada proponente poderá inscrever quantas propostas julgar conveniente, mas, no máximo, duas delas poderão ser aprovadas em cada linguagem cultural, com exceção da área de Música – com aprovação limitada a três propostas – e de associações e cooperativas artísticas, para as quais não se aplicam os referidos limites.
Com o objetivo de construir de forma democrática a programação do 20º FIG,a comissão de análise será formada por um representante indicado pela comissão setorial de cada linguagem cultural; quatro representantes (um de cada macrorregião) indicados pelas Comissões Regionais mais um representando Fernando de Noronha, além de até seis representantes indicados pela Fundarpe. Tal modelo, que permite a participação do setor artístico no processo de escolha, integra a política participativa de co-gestão adotada pelo órgão em todas suas áreas de atuação. O resultado final será publicado tanto no site como na sede da Fundarpe no dia 15 de junho.

.

Coral do Arraial faz 40 anos

Uma história de música e fé. Assim tem sido as últimas quatro décadas do Coral do Arraial. No próximo sábado, dia 24, às 19h30, no Centro Cultural, Garanhuns estará homenageando o grupo de cantores. Uma apresentação marcará a data festiva do coral ligado à Igreja Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro.  

A despedida de Gilmar Mendes da presidência do STF

Inaldo Sampaio acaba de postar a seguinte nota:
Hoje, o presidente Lula vai à posse dos novos presidente e vice do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski e Carmem Lúcia, respectivamente, a dupla que vai presidir as eleições de 3 de outubro próximo.
Lewandowski entra no lugar do sergipano Carlos Ayres Britto, que a partir de amanhã estará na vice-presidência do Supremo Tribunal Federal.
Amanhã, o presidente Lula assistirá à posse do novo presidente do STF, César Peluso, que passa a ser também, automaticamente, o presidente do Conselho Nacional de Justiça. Peluso substituirá o ministro Gilmar Mendes, o mais político dos ministros do STF. Detalhe: todos esses ministros foram nomeados pelo atual presidente da República.
.
Agora comigo: Como diria Lula, - "Nunca antes na história desse país" um presidente de STF - Supremo Tribunal federal, interferiu tanto na vida social e deu tantas declarações polêmicas, quer seja criticando o poder executivo e o próprio Lula, quer seja expondo pontos de vista sobre determinados assuntos que colocavam em risco a sua imparcialidade e do próprio tribunal. Tanto que o Ministro Joaquim Barbosa foi alçado quase à condição de herói porque ousou enfrentá-lo num episódio triste para a maior corte do país. Assim, com Cesar Peluso esperamos a tranquilidade necessária à discussão de temas que precisam do esclarecimento constitucional pelos guardiões da nossa carta magna. 

Nota do Blog - A ação da Polícia federal, Roberto Almeida e este blog

Acabo de ler no blog do Roberto Almeida sobre a investigação da polícia federal e o depoimento da secretária de Finanças do Município que ontem foi divulgado no blog da transparência e no de Wagner Marques. Roberto é inteligente e ocupa um cargo de secretário de governo em Capoeiras, ajudando Dudu a promover aquele município, portanto, com honestidade, sempre que pode busca trazer as boas informações da terra do queijo pra gente, e nem por isso deixa de ter um blog respeitado e conceituado. Bem, quando vi o assunto nos blogs era noite de um feriado, então deixei para tocar no assunto hoje já podendo trazer fatos novos.
É claro que tenho um compromisso com a cultura de Garanhuns, e para isso tenho trabalhado bastante, junto aos que fazem a secretaria. E sempre fui claro aqui, não deixando de colocar os comentários de quem faz suas críticas, desde que assumam com responsabilidade e sejam coerentes, e para isso atendemos até uma questão jurídica discutida nos encontros de não publicar os anônimos. E não deixamos de ter nossa visão crítica das coisas. Noticiei a FEMUARTE, mas fiz questão de enfatizar que não concordo com a falta da competição, que para mim é a essência da festa. Era melhor que os shows fossem regionais mas que tivessemos os intérpretes concorrendo aos prêmios, é esse o diferencial do evento.
Muitos amigos que ocuparam cargos públicos aconselharam-me a divulgar as coisas que temos trabalhado, e temos feito isso. Observem quantas notícias na área de cultura trouxemos recentemente, isso é estar vendido? Creio que não. Isto é prestar contas aos amigos do que tenho feito. Alguém até brincou dizendo que está parecendo o diário oficial. rsrsrs. Mas está mesmo, pois abri o Diário Oficial deste mês e acho que mais da metade de suas páginas foram de matérias que falam sobre educação, turismo, arte e cultura. Vejamos as manchetes:
- Garanhuns Jazz Festival conquista Prêmio Mestre Salustiano
- Projeto "A criança vai ao cinema" volta para a alegria da criançada
- Município firma parceria para capacitar empresas de turismo
- Música e Arte Sacra na Semana Santa de Garanhuns
- Garanhuns se destaca no desenvolvimento do gosto pela leitura
- Fazenda Nova e FENNEART serão palco do artesanato de Garanhuns
- Artesanato de Garanhuns é apresentado em São Paulo
- Recitais marcam o Dia da Poesia para crianças da Boa Vista
- Ministério da Cultura contempla Garanhuns com capacitação
- Comunidade vivencia Festa do Quilombo Estrela
- Cantata encerra periodo Pascal em Garanhuns
- Biblioteca "Ler é Preciso" implanta projeto de literatura e cinema
- Distrito de Miracica vivencia Festa de São José
- Biblioteca comunitária promove curso de contadores de história
- Prefeitura realiza projeto "Troque Lixo por Livro"
.
Aí estão elencadas as manchetes do Diário Oficial, ações de várias secretarias que de alguma forma impactam a cultura garanhuense e que as pessoas devem saber que estão acontecendo. E olha que são notícias de um mês. Não temos aí a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, dia 30 no Centro Cultural, o apoio à FEMUARTE, o apoio aos 40 anos do Coral do Arraial, a preparação para a festa do dia do Trabalhador, da Festa da Mãe Preta do Castainho, etc. Ainda podia dizer que o prefeito está solicitando uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. Ou que o Garanhuns Jazz recebeu um voto de aplauso da Câmara de Vereadores de Recife. O sucesso da Festa Paschalia. Muito mais.

Mas sei que o fato de ter assumido essa função na prefeitura não exime este blog de continuar com a informação, e com a responsabilidade que sempre tivemos. Mas é também lógico que o blog teve que passar por uma mudança editorial. E até cobramos das entidades que criem suas assessorias de imprensa para prover os blogs de Garanhuns de material, inclusive as que se opõem à prefeitura. Pois não adianta reclamar se não se produz a informação. O que precisamos criar aqui é o debate que ajude a transformar a cidade.
Sempre convivi bem com críticas, e ao mesmo tempo em que algumas criticam nosso trabalho, temos recebido manifestações de carinho de pessoas que entendem a minha posição de buscar trabalhar com a cultura de Garanhuns, independentemente se estou em prefeitura ou não, continuarei com meus projetos, e este blog, que revelou outros blogs para nossa cidade, assumindo naturalmente uma liderança junto aos companheiros de BloggerPE, continuamos trazendo mais gente para o movimento. Até pensei em parar por aqui com o blog, mas não consegui!
Concluindo, manifesto mais uma vez não ter compromisso político com ninguém, e quando tiver e se tiver, todos ficarão sabendo, nunca soube fazer nada escondido e não seria agora. Sou a mesma pessoa, o que mudou foi o olhar sobre mim, tenho família, mãe, pai, esposa e filhos, e amigos, muitos amigos, então sou uma pessoa feliz e bem resolvida. Estudo e trabalho. Muito!
.
Sobre o post que ensejou esta nota, transcrevo o que disse meu amigo Roberto Almeida!
.
O Blog da Transparência e a Agenda Garanhuns noticiaram que Lenice, secretária de Finanças da Prefeitura de Garanhuns e Gerson Carvalho, ex-ouvidor do município, foram ouvidos pela Polícia Federal, em Caruaru. Segundo o Wagner Marques, a investigação se refere ao desvio de dinheiro do trasnporte escolar, um caso já antigo que culminou com a saída de Gersinho da prefeitura. Internautas aproveitaram a nota para cutucar o compadre Ronaldo César, desafiando o mesmo a falar do assunto em seu blog. Eu acho que ele não tem obrigação nenhuma de tocar neste assunto. Se ocupa um cargo de confiança na gestão de Luiz Carlos, porque estaria atrás de fatos desse tipo? Acho que dá para fazer um bom blog evitando essas nuances da política. Se o foco dele agora é mostrar as coisas boas da cidade, vamos deixá-lo trabalhar em paz.
Depois Roberto voltou ao post e colocou esta nota:
NOTA

Depois de ter feito esta postagem, eu li um comentário de um leitor cobrando também uma posição minha sobre o caso. Não noticiei antes simplesmente porque os outros tiveram a informação primeiro. Mas também não sou daqueles que para se promover precisam bater no prefeito de qualquer jeito. Quando houver erro a ser apontado e o repórter tiver dados concretos, vamos divulgar. Se for realizada alguma ação positiva a gente também informa. Não tenho mais idade nem saúde para ficar por aí feito Dom Quixote.
.
Agora de volta comigo: Agradeço ao compadre, ele entende das coisas. Mas não nos vemos, eu e ele, deixando de dar a notícia. Seja positiva ou negativa, se ela é necessária. Por isso está aí. Expondo para que todos fiquem sabendo por este blog também. Mas entendam que a responsabilidade deste blog agora é maior. Vou buscar mais informações sobre o assunto para que não fique somente na transcrição.
Obrigado!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.