quarta-feira, 28 de abril de 2010

LOCNET - Uma novidade na sua internet


Garanhuns ganha mais uma novidade na internet. A LOCNET é a primeira locadora de filmes totalmente On-Line. A partir deste final de semana as pessoas podem solicitar seus filmes e receber em casa. A LOCNET promete levar o filme e no outro dia ir buscar, sem custo adicional. Assim a comodidade é ainda maior. Para muitos usuários das locadoras tradicionais a dificuldade não é ir escolher e locar, mas é levar no outro dia. A LOCNET tem horários prédefinidos para fazer as entregas e recolher no outro dia. E tem mais, TODOS os filmes da LOCNET são originais, com a garantia de qualidade para o seu lazer. A locadora On-Line estará sempre com lançamentos a cada semana e de cara já disponibiliza o Mega-Filme AVATAR, que bateu todos os recordes de bilheteria. Aproveite, conheça o site, faça suas reservas e depois saboreie a CHOCOPOP, a pipoca de chocolate da LOCNET. Além de super promoções. Você economiza o tempo de se dirigir a locadora tradicional e enquanto navega na internet faz suas escolhas de bons filmes. Espalha por aí!
A internet já está na maioria dos lares e a escolha dos filmes pode ser feita em qualquer horário e lugar, bastando ter acesso a um telefone. Há sempre o prazer de escolher o filme na LOCNET. Além da capa do filme, você ainda tem a sinopse e ainda o trailler. Não tem como errar no filme que você quer. Tem até o trailler. De todos os gêneros, sempre terá um bom filme para você e sua família. E vem grandes filmes por aí. A LOCNET já anuncia a chegada de SHERLOCK HOLMES, GUERRA AO TERROR, BASTARDOS INGLÓRIOS, e muitos outros.
A LOCNET estará fazendo suas primeiras entregas na sexta-feira. Mas você já pode conhecer o site agora:

.

Frevo, ciranda, forró, côco e maracatu se aprende na escola


Foi realizada na terça-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, uma audiência pública para discutir um projeto do deputado Izaías Regis que, reproduzindo uma lei federal, faz com seja ensinado nas escolas públicas estaduais as danças e manifestações culturais pernambucanas, tais como o maracatu, ciranda, frevo, diversos ritmos do forró (xote, baião, xaxado, arrasta-pé, etc), côco, caboclinho, repente, entre tantos outros.
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia André Campos fez questão de enfatizar a importância do projeto e chamou Garanhuns diversas de Cidade dos Festivais, elogiando a forma como a cultura tem sido tratada por aqui, inclusive fez um importante comentário sobre o Festival de Inverno e o Jazz. O deputado Sebastão Oliveira incentivou que se colocasse o xaxado lá da sua região no projeto de ensino e Geraldo Coelho falou da Sambada de Véi de Petrolina. Outro pediu (perdão, mas não lembro quem) a inclusão do pastoril. Houve pedidos depois da reunião para o Mangue Beat. Assim, foi-se descobrindo a dimensão que pode ganhar o projeto, tantas são as possibilidades como o nosso reisado ensinado nas escolas. Alguns podem até não gostar mas irão conhecer. Mas é importante que não se perca o foco regional. Deve-se mostrar todas as manifestações mas sempre priorizando a cultura local.
Vejam o que as escolas já fazem com as danças populares nesta época do ano de apresentações juninas, e isso marca a vida de todos positivamente.
O presidente do Conservatório Pernambucano de Música Sidor Hulak esteve presente e manifestou o apoio à iniciativa, inclusive colocando a entidade à disposição para trabalhar o projeto.
É salutar que haja a questão didática, ensinar-se também a história dos ritmos e os grandes nomes artísticos que fizeram populares essas manifestações culturais. Nossos jovens precisam conhecer Jacinto Silva, Onildo Almeida, Jackson do Pandeiro (embora paraibano, deu projeção ao nosso côco e à embolada), Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Dominguinhos, Marinês, Mestre Salustiano, Trio Nordestino, Lia de Itamaracá, Chico Science, e tantos tantos tantos tantos outros. Eita! Um grande almanaque da nossa cultura. Histórias e ritmos de uma nação cultural.
Izaías, em sua fala, falou também que o projeto visa tirar as crianças do mundo das drogas que tem tomado conta da nossa juventude.
.
Agora comigo: Entre erros e acertos de Izaías Régis, ele tem agora nas mãos um projeto que pode lhe dar uma repercussão favorável em todo o estado. O plenário da Assembleia deve votar (e aprovar) na próxima terça-feira. Pelo que foi discutido na Audiência Pública pelos deputados, deve ser unanimidade, e claro, Pernambuco agradece!
Ainda tem outra proposta que cria o projeto "Música nas Escolas", que também será votado e muito provavelmente aprovado. Nas duas leis, vislumbro também um mercado profissional que se abre aos arte-educadores voltados às tradições culturais.
A nível municipal, seria interessante um vereador tratar do tema nas escolas da nossa rede pública.
Vejam o teor da Lei:
.
Projeto de Lei Ordinária Nº 1463/2010 (Enviada p/Publicação)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Art.1° Fica instituído o Projeto "Danças do Folclore Pernambucano” nas Escolas, no âmbito do Estado de Pernambuco, objetivando facilitar o acesso dos alunos da rede pública estadual ao aprendizado da arte do frevo, do forró, do maracutu, da ciranda, do côco e suas mais variadas manifestações, além de outras danças típicas do folclore do nosso Estado, alinhado com os valores e diretrizes da educação.

Art.2° Para a realização do presente projeto previsto no art.1°, os estabelecimentos de ensino deverão oferecer atividades de forma gratuita e aberta, incluindo equipamentos e material didático.Parágrafo único. Para participarem das atividades extraclasse relacionadas com o projeto, os estudantes deverão comprovar a frequência escolar.

Art.3° O Projeto será coordenado e supervisionado por profissionais com comprovada participação no segmento da arte-educação, a serem indicados na forma do regulamento.
Parágrafo único. Serão permitidas a empresas públicas, privadas, Organizações não Governamentais-ONGs, entidades religiosas e filantrópicas, apoiarem as atividades extraclasses desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino, devidamente cadastradas na Secretária Estadual de Educação.

Art.4º Esta Lei será regulamentada pelo Poder Executivo, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.

Art.5° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


foto meramente ilustrativa

Jarbas pede mais tempo


O senador Jarbas Vasconcelos ainda não se decidiu. E todos esperavam que a data limite seria este dia 30. Mas o suspense continua, aumentando as especulações. Seria esse dia 30 de abril a data final para o seu anúncio, agora o senador pede mais prazo, até o dia 7 de maio. E essa situação muda como o formato das nuvens. Na semana passada todos davam pela desistência do ex-governador de entrar na disputa estadual. Agora esse pedido de mais tempo é entendido com a possibilidade de vir o "sim". Alguém disse que ninguém pede um tempo pra dizer "não", vide Zé Serra. Enquanto isso, os aliados de Jarbas já estão sem cabelos e sem unhas. Essa nova situação, embora ele afirme que é atendendo a solicitação dos partidos da sua base eleitoral, deve ter também um novo olhar federal sobre o seu projeto. Jarbas só se decide com o aval de Zé Serra. Já disseram que Serra não teria interesse na candidatura de Jarbas porque ele representaria o Anti-Lulismo, e isso poderia criar uma situação de se contrapor a Lula que não interessa a Serra. Mas também a candidatura de Jarbas dá uma sustentação estadual que nenhuma outra oferece, além do respaldo de homem sério do PMDB que tem o resto da nação do senador pernambucano. A balança está sendo usada. Jarbas também analisa e sua situação estadual e dos seus aliados diretos pela vaga para o senado. A verdade é que não tem nada certo. Fico com a impressão que, ou entra todo mundo na briga (Jarbas, Guerra e Maciel) ou não entra ninguém. Se a chapa não estiver completa, embora Marco Maciel lidere algumas pesquisas para o senado, quando de fato começar a campanha ele poderá ser superado se estiver só no andor. Parece que Jarbas quer Sérgio Guerra de vice.
Do outro lado a chapa está aparentemente pronta, mas é claro que todos os jogadores querem saber contra que time irão jogar. Eduardo Campos é o capitão do time e o técnico, e precisa saber quem é o adversário para montar a estratégia para o jogo. Essas coisas de marcação individual ou por zona. rsrsrs.
Vejam a nota do senador:
.
“Gostaria de informar que, atendendo solicitação do PSDB, DEM, PPS, PMN e PMDB, resolvi adiar para o próximo dia 7 de maio, uma sexta-feira, o anúncio da minha decisão de disputar ou não o Governo de Pernambuco. Nos últimos dias, conversei com os representantes dos partidos de oposição sobre as eleições deste ano. Essas mesmas lideranças apontaram a necessidade de que essas reuniões se estendessem além desta sexta-feira, dia 30 de abril, prazo que tinha fixado anteriormente para me pronunciar sobre o assunto”.



Senador JARBAS VASCONCELOS
.

Indústria pernambucana ganha Núcleo Renapi

A indústria pernambucana receberá um forte aliado. Isso porque, na próxima sexta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), juntamente com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) assinam um termo de cooperação com o objetivo de criar, em Pernambuco, o Núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi). O evento acontecerá às 13h, no 6º andar da sede da Fiepe, bairro de Santo Amaro.

O Renapi é uma instância de governança para articulação de ações dos governos estaduais, iniciativa privada e governo federal em temas relacionados à implementação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Partindo de três premissas centrais – inovação tecnológica, aumento da pauta exportadora e inserção das micro e pequenas empresas – o núcleo adquire um caráter de fortalecedor das produções regionais. “Promovendo a cultura de integração, em um momento que precisamos ganhar maior qualidade nos produtos para atender a demanda gerada pelos empreendimentos estruturadores, além de criar uma agenda para o desenvolvimento industrial, o acordo deve fortalecer ainda mais o setor”, elucidou o gerente geral de Articulação Empresarial da Sdec, Wagner Maciel.

As diretrizes da PDP norteiam os investimentos do governo federal, além de definir quais as áreas prioritárias para promover o desenvolvimento e apoiar projetos nessas áreas através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Em 2010, a Renapi completou 15 Núcleos instalados, sendo o mais recente o do estado do Maranhão, implantado no dia 10 de fevereiro. Atualmente, há escritórios no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Para saber mais:
Wagner Maciel - Gerente Geral de Articulação Empresarial da Sdec - (81) 9488-4805
(Com informações do Núcleo de Imprensa da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco)
.
Agora comigo:  Está aí uma ótima oportunidade para contatos. Precisamos movimentar e partir para a prática se queremos de fato alavancar nosso distrito industrial. Seria bom os órgãos responsáveis por criar essa política econômica regional e mais precisamente em Garanhuns estarem presentes. Sejam da administração públçica ou da iniciativa privada e entidades representativas. E mais, podem ligar pro Wagner e pedir mais informações. Aproveitem e digam que viram no Blog do Ronaldo Cesar, né não?!?! Se disserem eu dou um doce! rsrsrs

Banda Marcial do Diocesano é campeã em Alagoas


Depois de concorrer com oito bandas de Pernambuco e Alagoas, a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns foi premiada no último domingo, dia 25 de abril, com o primeiro lugar do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares (AL). Além de troféu, o grupo também ganhou uma impressora e um notebook.
O evento foi prestigiado por mais de 2.500 pessoas, que aplaudiram a banda que conseguiu fazer um repertório do clássico ao popular. “Trata-se de um título inédito e muito importante para Garanhuns, que mostra como a classe musical do nosso município está bem representada”, declarou o coordenador da Banda Marcial do Colégio Diocesano, Luiz Fernando Lopes.
Em 2008, na primeira edição do Evento, a Banda do Colégio Diocesano conquistou o segundo lugar com uma diferença de apenas oito décimos do primeiro colocado.

ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, SEXTA EM GARANHUNS


Garanhuns receberá na próxima sexta-feira, 30 de abril, o projeto Circulação de Música Instrumental. O projeto consiste na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A partir das 10 horas da manhã, cerca de 400 alunos oriundos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. Outras escolas e colégios do município estão sendo convidadas para participarem, e as que desejarem integrar o projeto podem procurar a Secretaria de Cultura, no Centro Cultural.

À noite, as apresentações terão início às 19 horas com o quarteto Intermezzo. Depois a Orquestra Criança Cidadã realizará a aula-concerto aberto ao público.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Gabriela Valença, trata-se de um conjunto de ações sócio-culturais, educativas e de interiorização da boa música instrumental erudita e popular. O intuito é fazer da música um veículo educativo e socializante. “Estamos oportunizando às crianças, jovens e adolescentes do Município o acesso a arte e a cultura, como forma de investimento no cidadão do futuro. Acreditamos que as crianças serão impactadas e despertarão a sensibilidade, favorecendo o interesse pelo estudo musical”, registrou a secretária municipal.

A Orquestra Criança Cidadã é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O atual projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.

...E o Centro de Convenções do SESC?

Está no Diário de Pernambuco:
Josias Albuquerque // O empresário Josias Albuquerque (foto) foi eleito por unanimidade para continuar na presidência da Fecomércio, nos próximos quatro anos. Entre seus projetos estão a intensificação de missões empresariais, com o reforço das atividades do Cecomex, da Fiepe; o Centro de Convenções Senac/Caruaru e um restaurante em Garanhuns.
.
Agora comigo: Garanhuns sente profundamente a falta de um novo Centro de Convenções. Com a doação do terreno onde funcionava a Secretaria de Obras vizinha ao SESC àquela entidade, sentíamos que nossos problemas na recepção de eventos de porte que nos pedissem um espaço acolhedor para seminários, simpósios, convenções, entre outros, iriam finalmente serem resolvidos.
Na nota do Diário de Pernambuco claramente se vê a construção de um Centro de Convenções para Caruaru e Garanhuns fica com o restaurante que já está em construção. Nada contra o restaurante e entendemos que ele prestará um grande serviço, aliás, nesse sentido o SESC diariamente já funciona em seu salão de eventos com um restaurante para comerciários e visitantes. Mas o Centro de Convenções é fundamental para um processo de crescimento turístico e cultural para Garanhuns, e portanto, econômico. Além disso, o espaço contará com teatro. Seria interessante Josias Albuquerque divulgar um cronograma para a população que está ansiando por este empreendimento para sabermos quando começaremos a ver colocados os primeiros tijolos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.