sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curso de elaboração de projetos culturais para captação de recursos


O Sebrae Garanhuns e a Prefeitura, realizam no período de 3 a 7 de maio, o Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. O evento acontece na sede do Sebrae, das 18 às 22h. O público alvo são gestores públicos do setor de cultura e empreendedores culturais.

O objetivo é capacitar as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento local a elaborar projetos para acesso aos recursos dos fundos públicos e privados existentes no Brasil. “A ação visa a solução de problemas locais que possam ser superados com o desenvolvimento de projetos e com os respectivos aportes financeiros”, registra o diretor de Cultura do Município, Ronaldo Cesar.

O conteúdo programático contempla: Concepção de Projetos, Estrutura de Projetos, Elaboração de Projetos, Conhecendo os Financiadores, e Avaliação de Projetos. “Garanhuns como cidade pólo precisa realizar eventos para capacitar os gestores da região”, explica a analista de Turismo e Artesanato do Sebrae, Gerlane Melo. Os interessados em participar do evento devem se inscrever na sede do Sebrae. O valor da inscrição é R$ 20.
(Com informações da secretaria de comunicação da prefeitura de Garanhuns)
.
Agora comigo: O curso em tela visa formar nossos artistas e produtores culturais para o empreendimento de projetos e profissionalização de seus trabalhos. Este curso da parceria com o SEBRAE e o curso do MinC mostram que há uma necessidade e uma demanda para que nossos artistas possam estar mais próximos dos fomentadores e investidores culturais.

As cidades da região e seus Pórticos

foto: Tito Garcez 

A construção de um pórtico em Lajedo tem sido motivo de muita interrogação para quem passa pela BR 423, afinal o que é aquilo? Alguns acham que é uma passarela, outros que é um monumento e outros nem nem.
Curiosos, procuramos na internet e descobrimos que se trata de um pórtico, financiado através de convênio com o Governo Federal e o Ministério do Turismo. Custará R$ 180 mil. De fato nos últimos anos Lajedo tem sentido os efeitos de um crescimento interessante e precisa se tornar uma cidade atrativa junto a este desenvolvimento. A previsão para o fim da obra é dezembro, segundo o Portal da Transparência. Um pórtico investe também na auto-estima do cidadão munícipe.
Muitas cidades têm investido nos pórticos para atrair também os olhares de quem passa e para ser a "porta" da cidade, quando as pessoas sentem que já chegaram ao seu destino. Além de se tornarem referênciais para fotografias, internet, etc. Portanto, se tornam apelo turístico, dá aquela cara de "estive aqui!".
O pórtico de Garanhuns é muito bonito e explora o requinte e modernidade, ao contrário da visão de Suíça que se deseja dar à cidade. Aliás, Garanhuns é uma cidade que tem perdido a arquitetura antiga em troca de prédios modernos, enquanto Gravatá investe no rudimentar, no estilo chalés, inclusive em seus prédios comerciais.
Na região várias cidades têm seus pórticos, dentre eles acho sempre muito bonito o de Bom Conselho, que simples, tem jeito caseiro, parece uma coisa meio Gramado-RS, e dá boas-vindas com a simpatia que tem o município e seus cidadãos.
.
Nota do jornalista Roberto Almeida. "Capoeiras, administrada pelo prefeito Dudu, pela primeira vez em sua história terá um pórtico. Será construído antes da Feira Parque da cidade, num projeto arrojado que inclui uma praça ao lado, próximo a uma área chamada "Loteamento Frei Damião".


 .

CDL promove semana das mães oferecendo serviço

A CDL Garanhuns marcará a passagem da semana das mães oferecendo uma programação de cursos e atendimentos para esas mulheres maravilhosas. A iniciativa visa aproximar a entidade do consumidor, indo além de campanhas de premiações, oferecendo oportunidades pessoais de conhecimento e embelezamento através dos cursos ofeecidos. O SENAC é parceiro na realização e um stand será montado no Espaço Colunata. Alguns cursos serão ministrados na própria CDL no Centro da Cidade.

Confiram a programação:

Semana das mães CDL/SENAC
Período: 03 a 07/05/2010

03/05 – segunda-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Qualidade de Vida
Horário: 09h às 12h / 14h ás 17h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Psicóloga Drª Maria Berenice Lemos Carneiro de Albuquerque
Período: 03 a 07/05/2010

04/05 – terça-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Automaquilagem
Horário: 09h às 12h / 14h ás 17h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Esteticista Ana Luisa

05/05 – quarta-feira
Programação: Oficina – 01 turma manhã
Palestra – 01 turma tarde
Oficina: Mães em Movimento – Ginástica Laboral
Horário: 09h às 12h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Enfermeira Drª Silvana Lira

Palestra: Auto Gestão Emocional
Horário: 14h ás 16h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitador: Professor Carlos Calvino

06/05 – quinta-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Tortas com Flores para as Mães
Horário: 09h às 12h / 13h ás 16h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Culinarista Paula Valéria

07/05 – sexta-feira
Programação: Atendimento às Mães
Horário: 09h às 16h
Local: Espaço Colunata
Atendimentos: Aferição de Pressão
Vacinação
Corte de Cabelo na Praça
Mini Bazar
Estande de Divulgação
.

Urgência do Projeto Ficha-Limpa pode ser votado na terça


Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de hoje (28/04), cinco deputados fizeram pedidos de vista do relatório apresentado pelo deputado José Eduardo Vardozo a respeito da lei das inelegibilidades. Se por um lado, os pedidos atrapalharam a discussão sobre o projeto de lei nesta quarta-feira, por outro fizeram com que os líderes do PT, PMDB e PSB assinassem o requerimento de pedido de urgência para o PLP no plenário.
Assim, a vitória do dia, na avaliação do MCCE, é a certeza de que, na próxima terça-feira, a urgência será votada no plenário e no mesmo dia poderá ser dado início à discussão sobre o projeto. Os deputados que pediram vistas foram Regis de Oliveira, Maurício Quintella Lessa, Eduardo Cunha, Vicente Arruda e Ernandes Amorim.
Após a sessão da CCJ, representantes da sociedade civil tiveram um encontro com o líder do PT, Fernando Ferro, em que o deputado acrescentou seu nome à listagem de outros 233 deputados que pedem urgência urgentíssima para a Ficha Limpa. "Nós queremos que o projeto seja aprovado e vamos convidar a liderança do PMDB para assinar também", afirmou. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que estava no grupo, lembrou que o parecer do deputado Cardozo põe fim a qualquer preocupação referente a questões jurídicas. Ferro acrescentou ainda que leis como a Ficha Limpa fazem parte de ações de controle social que devem ser incentivadas na sociedade brasileira.

ENCONTRO COM TEMER

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer recebeu de vários parlamentares e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) nesta tarde o requerimento do pedido de urgência urgentíssima para o Ficha Limpa. Temer se comprometeu com a votação do pedido para a próxima terça-feira e com a votação final no dia seguinte. "Podemos começar a discussão na terça mesmo. O pedido de urgência e discussão na terça e o pedido de mérito na quarta", disse.

Estavam presentes no encontro o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara, o ex-presidente da OAB, Marcelo Lavenere, e os representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Daniel Seidel e Carlos Moura.

VOTAÇÃO

Com a aprovação do requerimento de urgência, o projeto da Ficha Limpa deverá ser votado em sessão extraordinária da Câmara dos Deputados. O texto apresentado pelo deputado Índio da Costa e entregue à CCJ recebeu 28 emendas, que foram analisadas pelo relator José Eduardo Cardozo e ainda poderão ser ponto de discussão no plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SE-MCCE.
.
Agora comigo: Alberto Flávio do sindicato me disse certa vez que para alguém ser considerado apto a nos representar não deveria apenas ter a Ficha-Limpa na justiça em primeira ou segunda instâncias, mas em tudo: SPC, Serasa, folha corrida, mensalidade da pelada, etc. Não pode haver dúvidas na idoneidade de quem representa um cidadão. Faz sentido!
Para saber mais:


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.