segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vagas na Universidade Federal Rural

Está no portal http://www.pe360graus.globo.com/

.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco vai abrir nesta quinta-feira (6) as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular. Os interessados têm até a quarta-feira (12) para se inscrever.
O processo seletivo, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg) da Universidade, visa preencher vagas nas unidades acadêmicas do Recife, Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST) para o segundo semestre de 2010.
Para a unidade acadêmica do recife os cursos que oferecem vagas são os de Agronomia (13); Engenharia de Pesca (5); Engenharia Florestal (10); Medicina Veterinária (12); Zootecnia (10); Licenciatura em Biologia (10); Licenciatura em Computação (3); Licenciatura em Física (5) e Licenciatura em Matemática (5).
Em Garanhuns é possível se inscrever para os cursos de Agronomia (8); Zootecnia (7); Licenciatura em Pedagogia (10) e Medicina Veterinária (10). Por fim, em Serra Talhada, são oferecidos os cursos de Agronomia (7); Bacharelado em Ciências Biológicas (7); Bacharelado em Ciências Econômicas (5); Licenciatura Plena em Química (8); Engenharia de Pesca (7) e Bacharelado em Sistemas de Informação (5).
O horário de inscrições é das 9h às 12h e das 14h às 16h na Preg. Podem se inscrever alunos nas condições de reintegração, transferência interna de curso afim (reopção), transferência externa de mesmo curso (outra IES), transferência externa de curso afim (outra IES) ou ingresso de portador de diploma de curso afim.

Festival de Inverno 2010, Projetos, MinC, Fundarpe e outros assuntos


Um dos problemas enfrentados pelos artistas e produtores culturais da região é a dificuldade no acesso à Fundarpe. Mas a instituição tem fomentado projetos no estado de Pernambuco e tem muito dinheiro para isso. Este é um dos desafios mais significativos: Fazer com que possamos inserir nossos artistas nesse contexto. Aproximar. Por exemplo: Precisamos nos capacitarmos para a produção de bons projetos culturais. Para isso temos algumas boas oportunidades. O SEBRAE está ministrando um curso de captação de recursos para projetos. Começou ontem e vai até sexta, todas as noites a partir dàs 18h. O investimento é de apenas R$ 20,00, e quem quiser participar ainda pode se inscrever.
Outra oportunidade é o curso do MinC que estamos sempre divulgando por aqui para que nossos artistas não deixem de fazer. Mas sentimos também um desestímulo. Precisamos motivar muita gente para que possam romper as barreiras da cidade em busca de verbas estaduais e federais para seus projetos, e isso só acontece com a profissionalização. O curso do Ministério da Cultura é gratuito, qualquer pessoa pode fazer e a primeira fase é toda pela internet e o prazo de encerramento desta fase é 15 de maio.
Mais uma vez o link da Fundação Getulio Vargas. Dá direto na página do curso!

www5.fgv.br/fgvonline/minc/cursos.asp

Outra forma de se aproximar dos projetos é visitar o site da Fundarpe, tem várias informações sobre projetos, cursos, prazos, inscrições, etc. Mas visitar mesmo, clicar em tudo, saber como a coisa funciona. E depois participar mesmo. Vamos buscar a Fundarpe para aproximar de nossa gente, pois é inacreditável que tenha saído o Funcultura mais uma vez e não tenha um único projeto aprovado de Garanhuns. Vejam quantas informações há somente na página dos editais abertos da Fundarpe, e é só uma mostra:

Editais

FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Fotografia
Bolsistas DPLC: Publicação do resultado final julgamentos candidatos de ampla concorrência
[Observa e Toca] Ficha de Inscrição Sertão Central
[Observa e Toca] Convocatória Sertão Central
Festival PE Nação Cultural - Belmonte: Convocatória de Artes Cênicas
3º Festival de Cinema de Triunfo - Regulamento e Ficha de Inscrição
3º Festival de Cinema de Triunfo - Extrato do Regulamento
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Audiovisual
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Circo
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Cultura Popular
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Dança
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Literatura
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Música
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Ópera
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Teatro
FIG 2010 - Anexo I - Formulário de Inscrição: Artes Plásticas e Artes Gráficas
FIG 2010 - Anexo II - Documentação Necessária
FIG 2010 - Convocatória
Errata Edital Bolsistas DPLC
Edital dos Bolsistas DPLC - Lista de aprovados
PROJETO PARABÓLICA - Ficha de Inscrição
Lista de delegados e grupos da Mostra Artística da Teia Brasil
Agenda entrevistas candidatos bolsistas DPLC
RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOCUMENTAL DOS PONTOS DE CULTURA 2010
Resultado Recursos Bolsistas DPLC
Festival Pernambuco Nação Cultural [Goiana] - Convocatória Observa e Toca
Festival Pernambuco Nação Cultural [GOIANA] - Ficha de Inscrição Seletiva Observa e Toca
Julgamento de recursos da seleção de Bolsistas DPLC
Formulário de Inscrição - Edital Ary Severo Firmo Neto
Edital Ary Severo Firmo Neto 2010
.
Portanto, invistam em suas formações. O conhecimento é um bem pessoal incomensurável!

Rede Globo faz homenagem a Dominguinhos


No próximo dia 28 de maio, a Rede Globo de Televisão vai apresentar uma edição especial do Programa Som Brasil, desta vez o artista convidado que terá suas canções interpretadas por nomes conhecidos da música brasileira é o garanhuense Dominguinhos, menestrel do verdadeiro forró e principal seguidor do Rei Luiz Gonzaga, e por isso chamados por muitos como o "príncipe". De certo a obra de Dominguinhos já faz parte de qualquer roteiro de obras consagradas da nossa música e nossa cultura nordestina, e claro, brasileira!
Sobre o Som Brasil é o seguinte: Dia 28 de maio, após o Programa do Jô, Camila Pitanga apresenta o especial que presta essa homenagem a um dos maiores sanfoneiros da MPB: Dominguinhos.
Zizi Possi, Paula Fernandes e o grupo Rosa de Pedra se juntam ao mestre safoneiro para relembrar sucessos como Só quero um xodó, Isso aqui ta bom demais, Xote da navegação, Gostoso demais, Sete meninas, entre outros.
É claro que no finalzinho do mês já tem gosto de festa junina, e por isso esse programa terá uma grande audiência!
Salve o Mestre Dominguinhos!
.
Deixa eu aproveitar pra falar outra coisa: Vi que Chiclete com Banana, Caetano Veloso e Zélia Duncan estarão no São João de Caruaru. Tudo bem que eles atraem público, mas será que tem o perfil da festa de lá? É por isso que tem gente chiando sobre esse "verdadeiro" forró do Nordeste! Enquanto isso em Arcoverde, a festa que pretendia ser diferente justamente pela programação tradicional, este ano colocará as bandas de forró também!
Sinceramente acredito que ainda há espaço para uma grande festa junina baseada na autêntica música do Mestre Luiz Gonzaga e seus legítimos seguidores, sem apelar pra grandes nomes da MPB ou pra bandas de forró que fazem um som alternativo. Hoje o mercado é quase integral dessas bandas e deixar uma nesguinha de tradição na festa de São João é fazer muito pela cultura popular! Salve Petrucio, Maciel, Nando, Cristina, Elba, Alceu, Jorge, Alcymar, Trio Nordestino, Quinteto, Flávio, Gláucio, Camarão, Assisão, Genival, Santanna, Mourinha, Zé, Mazinho, Irah, Dominguinhos, Elifas, Geraldinho, Xico, Zezinho, e se não tem mais é porque o mercado está voltado para as bandas de forró.
Comparem versos de dois grandes sucessos recentes:

Letra A
"...Se avexe não... Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa segue o seu compasso
Inexoravelmente chega lá
Se avexe não... observe quem vai subindo a ladeira
seja princesa ou seja lavadeira
pra ir mais alto vai ter que suar..."
Letra B
"...Você não vale nada, mas eu gosto de você
tudo que eu queria era saber porque
tudo que eu queria era saber porque..."
.
Pois é, a música de matuto é a primeira letra, que tem melodia, letra e sensibilidade.
.

Zezinho e o Forró de Garanhuns


Na noite do sábado, dia 1° de maio, A Esplanada Cultural Guadalajara recebeu 15 mil pessoas para festejar o dia do trabalhador. De diferente a outros anos, a programação privilegiou artistas de Garanhuns. Começou com o pagode do grupo Astúcia do Samba. Depois veio o forrozão do Danado de Bom. Ailton (responsável pela organização) recebeu meu primo Zezinho de Garanhuns para apresentações de forró pé-de-serra que colocou todo mundo pra dançar. A noite terminou com Djair e Banda, indo até às três da manhã. 
Voltando ao forró tradicional. Zezinho de Garanhuns, mencionado e elogiado por Roberto Almeida tem sido muito importante para divulgar nossos artistas seguidores do Rei Luiz Gonzaga. Com seu programa na FM 7 Colinas diariamente toca o melhor da toada e do forró. E na sexta-feira a festa é "ao vivo". Grupos como Os Três do Forró de João Baixinho e o trio Asa Branca do meu amigo Clóvis são presenças constantes. Além disso, Zezinho ainda brinda os ouvintes cantando suas músicas. É importante se valorizar quem vive da música e faz dela uma filosofia de vida. 
Tive a felicidade de ter uma música de minha autoria cantada pelo forrozeiro, um homem simples, honesto e trabalhador, "fazedor" de amizades na mesma qualidade que compõe suas músicas. 
Acredito que o programa da Sexta-feira de Zezinho de Garanhuns está pronto para ganhar um espaço que o transforme em happy-hour do final de semana, que possa levar um público apaixonado pelo forró verdadeiro e que queira tomar um choppezinho.
O público da sexta e o resultado da festividade mostram que temos músicos nos mais variados segmentos que estão conquistando espaço e público. Sem dúvida alguma, Ailton na Rádio Jornal e Zezinho na 7 Colinas, parceiros no palco, são responsáveis pela divulgação desses artistas.
O Roberto Lima, músico e arranjador dos bons, afirmou que o filho de Zezinho toca muito. Se ele disse é porque ele deve tocar mesmo!
.
Existem hoje em Garanhuns mais de 20 grupos profissionais que fazem forró nos seus mais variados estilos. Seja estilizado, pé-de-serra, bandas e artistas do porte de Gláucio Costa, o forró de Garanhuns ganha cada vez mais espaço nas festas da região. Forró Pesado e Danado de Bom (de Beijú) têm a banda completa. Os trios fazem a festa com Sanfona, Triângulo e Sanfona. Outros nomes adotados como Mourinha ajudam a divulgar Garanhuns, e hoje o correntino é um dos forrozeiros mais requisitados, inclusive no mesmo dia da nossa festa do trabalhador, o zabumbeiro cantador estava dividindo palco com o Trio Nordestino na Sala de Rebôco em Recife.
Portanto, Viva o Forró, porque todo tempo que houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de rebôco!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.