terça-feira, 11 de maio de 2010

A lista da Copa, sem Ronaldinho, Adriano, Neymar e Ganso


Perguntamos aqui no blog, se você tivesse uma única vaga para levar Ronaldinho, Neymar ou Ganso, quem seria? Mas Dunga não teve nem essa única vaga. Pelo histórico no mundo da bola, os nossos e-leitores levariam o Gaúcho. Pela torcida brasileira iriam os três. Mas Dunga foi Dunga, cabeça dura, porém coerente com o trabalho dos quatro anos. Ronaldinho foi um jogador que declinou no futebol, e também fora de campo. Dunga prefere jogadores regulares, que saiba o que esperar deles. Neymar e Ganso pagaram o preço de serem novatos, de não terem tido tempo de mostrar futebol na seleção, não iriam pelo que jogam no Santos apenas, pois na copa não tem Naviraiense. Embora tenham feito grandes partidas no campeonato paulista, mas na hora no "vamo vê!", o Santo André jogou mais. Não daria mais tempo para experiências. Grafite mostrou equilíbrio e regularidade em um campeonato difícil como o Alemão, jogando por time intermediário foi o artilheiro, e quando veio para a seleção agradou com seu espírito de grupo (além de tudo jogou no Santinha! rsrssr). Dunga também não quis arriscar a união do grupo e concentração no mundial com dancinhas, pagodes, brincadeiras, etc. Não é o estilo dele. Aí nesse sentido não caberia também o Gaúcho nem o atordoado do Adriano. Um bonachão que quer ser jogador de futebol. Faz seus gols, mas o que pede em troca é a antítese do que se espera de um atleta profissional.  Essas são as quatro baixas de jogadores que poderiam estar lá. Entre Ganso e Neymar eu escolheria um pra levar, pra sentir um mundial, pra conhecer. Como no passado já aconteceu com Kaká, Zico, Ronaldo e até um tal de Pelé, que foram jovens, até com menos de 18 anos, conheceram a copa e quando tiveram a oportunidade se tornaram essenciais para a continuidade do futebol do Brasil. Ídolos de gerações. Não deu agora, mas o Brasil tem craques que fariam ainda a segunda melhor seleção do mundo com aqueles que não estão na lista do Dunga. Vejo a relação e sinto um forte viés defensivo, mas foi assim que ele levantou a taça em 1994, fechando lá atrás e vencendo de um a zero. O Brasil entra como favorito, se perder será porque Dunga abriu mão do espetáculo dos "Garotos da Vila". Ganhando, é porque Copa do Mundo tem que ser no esquema ferrolho mesmo com liberdade pra dois atacantes. Vamos a lista:

Goleiros

Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Doni (Roma-ITA)

Laterais

Maicon (Inter de Milão-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon-FRA)

Zagueiros

Juan (Roma-ITA)
Lúcio (Inter de Milão-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Volantes

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Kleberson (Flamengo)

Meias

Elano (Galatasaray-TUR)
Ramires (Benfica-POR)
Kaká (Real Madrid-ESP)
Júlio Baptista (Roma-ITA)

Atacantes

Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Robinho (Santos)
Grafite (Wolfsburg-ALE)
.
Clique sobre a imagem e salve um "papel de parede" para seu computador. Presente do nosso blog!
.

Projeto AESGA Recicla participa das comemoração aos 110 anos de Quipapá

Seguindo a meta de viabilizar ações de responsabilidade sócio-ambientais, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do projeto AESGA Recicla, firma mais uma parceira com foco na reciclagem.
Nos dias 6 e 7 de abril, o Projeto realizou mais uma oficina, desta vez no município de Quipapá, por meio da Prefeitura local. “As ações realizadas fizeram parte da programação dos 110 anos do Município e a nossa contribuição esteve voltada para as várias formas de reciclagem e conversação do meio ambiente”, comenta a coordenadora do AESGA Recicla, ressaltando a importância da participação das pastas de Cultura e Turismo da Cidade.
Durante a Oficina, cerca de 25 adolescentes estiveram participando da montagem e exposição de castiçais, porta trecos e jarrinhos para plantas, todos produzidos com material reciclável e garrafas pet, além de flores e folhas de Pet.
PROJETO: Lançado em novembro de 2008, o Projeto AESGA Recicla vem promovendo uma série de parcerias, tanto na formatação de cursos e palestras quanto difusão do trabalho realizado em virtude da transformação do reciclável em arte, além de estimular a preservação do meio ambiente.

Quilombolas do Castainho realizam a Festa da Mãe Preta


Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural da comunidade, a Associação Comunitária Castainho e Adjacência, está programando para os dias 14, 15 e 16 de maio, mais uma festividade. Trata-se da 24ª Festa da Mãe Preta que celebra a resistência dos remanescentes do Quilombo dos Palmares e homenageia a Mãe Terra. O evento conta com o apoio Institucional da Prefeitura de Garanhuns.

A tradicional Festa da Mãe Preta envolve apresentações artístico-culturais das seis comunidades quilombolas registradas em Garanhuns, além de shows e oficinas culturais. Atrações como Quilombo Axé, Nação Negra, Vozes do Quilombo, Afro Estrela e Negra’titude fazem parte da programação junto com Forró Pegada de Ouro, Forrozão Sem Limite, Djair e Banda, entre outros artistas locais.

A festa da Mãe Preta foi oficializada em 1986, mas já acontecia na Serra da Barriga (sítio histórico onde se localizava o Quilombo dos Palmares no Estado das Alagoas), com o nome de Festa do Quilombo em homenagem a mulher mais velha do grupo, a chamada Mãe Preta. A festa era restrita a comunidade. Depois que os negros se refugiaram no Castainho voltaram a realizar a festividade com o nome de Festa da Mãe Preta, aberta ao público, que pode prestigiar toda cultura negra dos remanescentes.

PROGRAMAÇÃO

14 de maio (Sexta-feira)
20h – Apresentação das Oficinas
20h:30min – Nação Negra
21h – Vozes do Quilombo
22h:30min – Forró Top Less
00h:30min – Djair e Banda

15 de maio (Sábado)
20h – Quilombo Axé
20h:30min – Afro Estrela
21h – Castelo Branco
21h:30min – Forró Pegada de Ouro
23h:00min – Forrozão Sem Limite

16 de maio (Domingo)
17h – Bingo
19h – Negra’titude

Axé e Forró estilizado no São João de Caruaru


Zé Queiroz até tentou fazer uma programação tradicional em seu primeiro ano de governo tirando as bandas de forró estilizado. Mas agora... Vejam a nota de Magno Martins:
.
Calcinha Preta venceu - Ao anunciar, no Recife, a programação do São João de Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) se rendeu, literalmente, ao forró estilizado, tão combatido por ele na festa do ano passado. A rendição se deu pelo fiasco da festa em termos de público jovem. Diante da revoada da garotada, Queiroz aceitou incluir na programação deste ano até Calcinha Preta e um tal de Forró do Muído.
.
Vejam agora a matéria do portal PE360graus, da Rede Globo.
.
São João 2010 de Caruaru abre espaço para forró estilizado e axé

Programação só com pé-de-serra não agradou a todos e a Prefeitura decidiu abrir o leque de atrações para atrair até 2 milhões de turistas; Chiclete com Banana, Aviões do Forró e Lenine estão confirmados.
( Da Redação do pe360graus.com )

A 130 quilômetros do Recife, a cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, faz tudo para manter os superlativos no seu São João. No ano passado, a programação montada apenas com o forró tradicional foi um golpe para o evento, que acabou perdendo força entre os forrozeiros mais jovens. Para 2010, decidiu-se abrir o leque de opções, convidando artistas de diversos estilos, para recuperar o fôlego da festa, que espera atingir até 2 milhões de visitantes durante os 30 dias de programação.

A celebração do ciclo junino, entre os dias 28 de maio e 29 de junho, foi detalhada durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (10), em Boa Viagem. Uma maratona de mais de 400 atrações irá se dividir em cinco polos de animação. Pé-de-serra, bandas de pífanos, trios de zabumba-sanfona-triângulo, quadrilhas juninas e festival de sanfoneiros somam-se a atrações de porte nacional, como Elba Ramalho (foto 4), Gilberto Gil (foto 5), Dominguinhos (foto 6), Alceu Valença (foto 7), Zélia Duncan (foto 2), Lenine (foto 1) e Zé Ramalho.

Os shows acontecem a partir das 17h nos sábados e a partir das 20h30 nas quintas, sextas e domingos. Ao todo, seis matinês vão animar o público que for ao Pátio de Eventos. Entre as atrações, Aviões do Forró, Calcinha Preta, Chiclete com Banana (foto 3), Forrod dos Plays e Forró do Muído. Lembrando que todos os artistas convidados vão ter que montar um um show incluíndo o forró no repertório .

Neste ano, destaque também para o Maior Baião do Mundo, um grande encontro que acontecerá no palco principal no dia 23 de junho, com os cantores Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Junio Barreto. "A ideia é convidar artistas que não cantam forró para conhecer o São João de Caruaru e fazer uma homenagem ao rei do baião, cantando as músicas dele", explicou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira.

E como em ano de Copa do Mundo não há festa sem futebol, nos dias 15, 20 e 25 haverá transmissão dos jogos do Brasil em telão no Parque de Eventos. Além das atrações musicais, Caruaru se transforma em um verdadeiro celeiro cultural e gastronômico no período da festa. Confira abaixo o detalhamento de cada um polo juninos.

"Durante o São João, o município espera gerar até R$ 1,5 milhão em renda, o que representa 40% de incremento na economia da cidade", afirma José Pereira.

Polo Cultural da Estação Ferroviária- Arraial Mestre Vitalino

Situado no coração de Caruaru, irá agregar 14 espaços como museus, São João do Carneirinho, além de Salão de artes plásticas, Casa Mestre Vitalino, Galpão da Moda Junina e pólos de gastronomia e cultura popular.

Polo Parque de Eventos Luiz Gonzaga

O espaço abriga a Vila e o Pátio do Forró, onde acontecem os shows que irão animar o público. Na Vila, o mais autêntico forró-pé-de-serra com casamentos matutos. O Pátio, por sua vez, tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas e é lá que acontecerão mais de 400 apresentações nos 30 dias de festa. Um palco giratório dará um charme a mais para o espaço.

Polo Alto do Moura

O local é considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina pela Unesco devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Aqui haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de pífano e os ateliês dos artistas estarão abertos durante os 30 dias de festejos

Polo Forró do Candieiro

Consiste em um enorme arraial popular montado dentro do Pátio de Eventos com estrutura de palco, som e luz. Aqui se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.

Polo das Quadrilhas

Espaço dedicado aos grupos do Estado e da Região Nordeste que vêm à cidade de Caruaru mostrar suas performances. As apresentações acontecem em vários locais como o Alto do Moura e a Estação Ferroviária.
.
Agora comigo: Confesso que vejo com certo desconforto uma programação heterogênea desta forma para as festividades juninas da Capital do Forró. Nomes nacionais que talvez nunca tenham cantado um forró na vida para homenagear Luiz Gonzaga. Outros do forró estilizado e até do Axé. Será que vão chamar Petrúcio Amorim pro carnaval da Bahia?
A programação visa levar mais turistas em relação ao ano passado, se esse é o objetivo, então vão conseguir. São nomes populares e as bandas de forró têm um público perene durante todo o ano no Nordeste, uma verdadeira indústria do showbizz nordestino. Fico com a impressão que Zé Queiroz foi vencido pelos números.
Mas é justamente por isso que vejo espaço na criação de outra grande festa junina no interior de Pernambuco, claro, não com o tamanho da festa de Caruaru ou de Campina Grande. Há alguns anos achei que pudesse ser Arcoverde, mas esta também não conseguiu segurar a onda pela música nordestina de raiz para investir nesse filão, daqueles que querem ouvir forró no São João, e nada mais que isso!  A Festa Paschalia e o Garanhuns Jazz Festival mostraram que não precisa ser uma festa para dezenas de milhares de pessoas para dar algum resultado.
Mas... E as festas juninas de Garanhuns? As grandes festas que acontecem em Pernambuco hoje são patrocinadas pela Fundarpe, que em Julho investe pesado em nosso Festival de Inverno. Mas é claro que as festas tradicionais nordestinas devem ser festejadas, e não apenas o São João, mas também carnaval. Afinal são festas de todos os nordestinos, grande ou pequena tem que ter.
Da minha infância não lembro de grandes festas juninas em nossa cidade, o que lembro são os palhoções nos bairros, as quadrilhas e as fogueiras na porta de casa com as crianças soltando seus tacks e estalos-bebé (peido de véia). É isso que precisamos fazer, incentivar a festa sadia que havia. E claro comemorar. Fazer as festas dos santos. Santo Antonio é obrigação, toda cidade comemora o seu padroeiro com pompa, em muitas delas é a festa mais importante da cidade. São João é a festa do Nordeste. Não tem festa igual a São João, com comidas típicas, roupa de matuto (de antigamente, os matutos hoje são chiques, benhê!), quadrilhas, forró, quentão, etc. E o São Pedro, que em São Pedro é mais São Pedro. Se forem feitas as três festas com boas programações e incentivar as quadrilhas nos bairros, resgatando os palhoções, acho que damos um importante passo de retorno às nossas tradições.
...E quanto a Caruaru, pela programãção que vimos, não temos dúvida de um grande São João, com intensa visitação turística, inclusive dos políticos candidatos. Durante 30 dias tudo vai acontecer por lá. Depois, os olhares pernambucanos se voltarão para Garanhuns, naquele que promete ser um dos maiores Festivais de Inverno da história!

Gaanhuns busca terceria vitória do Dia do Desafio

Com o tema: “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Sesc em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, promove no próximo dia 26 de maio, o Dia do Desafio. Trata-se de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, em busca do bem estar coletivo.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, sendo realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Na competição, cidades do mesmo porte se confrontam para mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Este será o terceiro ano consecutivo em que a Cidade se mobiliza para a disputa. Em 2008, Garanhuns venceu a cidade boliviana de Potosi, quando conseguiu mobilizar cerca de 42,20% de sua população em atividades físicas voltadas a saúde. No ano passado, a Cidade das Flores superou o município argentino de Comodoro Rivadavia, quando conseguiu integrar 42,08% de sua população à saudável competição. Neste ano, Garanhuns enfrenta a cidade mexicana de Acolman, composta por 100 mil habitantes.

PARTICIPAÇÃO - As ações que integram o Dia do Desafio variam entre caminhadas, corridas, alongamento, prática de yoga, relaxamento, ginástica multifuncional, jogos, gincanas, passeio de bicicleta, campeonatos, recreação, natação e hidroginástica; Tudo isso realizado em parques, empresas, bairros, escolas e clubes da cidade.
.
com informações da secretaria de comunicação

Jornada Literarte tem início com teatro cheio

A Unidade Acadêmida de Garanhuns da Universidade Federal Rural juntamente com a FACETEG-Universidade de Pernambuco e o SESC realizam até amanhã a Jornada Literarte, um grande seminário sobre arte/esdução e literatura. Nesta segunda-feira na abertura, o Centro Cultural ficou pequeno para tantos estudantes e professores. Realmente um grande encontro que mostra a força da nossa educação. Precisamos urgente de um centro de convenções que possa abrigar eventos maiores que esse, que possibilite grandes eventos regionais, estaduais e nacionais. Por ontem ficou provado que podemos e sabemos realizar. Também a exemplo de muitos que têm sido realizados pela AESGA também.
A programação da Jornada Literarte continua hoje, confira clicando nas imagens.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.