quinta-feira, 13 de maio de 2010

Revista Extreme ganha o mundo... E é de Garanhuns!


De repente através do Will e do Beto descobri que tem uma galera em Garanhuns com um blog super profissional, que já tem inclusive apoio de grandes patrocinadores do Brasil. É mais ou menos como se a Editora Abril editasse uma revista sobre o universo das motocicletas em Garanhuns. Poxa! Que massa!
O mundo das duas rodas é o mesmo em qualquer lugar, e o os editores do blog estão sendo convidados para participar de vários eventos espalhados pelo país, além de serem um dos blogs da área mais acessados do país.
O convite já foi feito e a experiência dos editores da Revista Extreme estará sendo passada para os companheiros da Rede Bloggar no próximo encontro, inclusive mostraram toda a vontade de fazer parte da rede. Por enquanto, conheçam o site da galera! Até pra quem não é do ramo vale a pena os cliques por aí! Aceleeeeeera!
.

SESC investe em Garanhuns

LUIZ JOAQUIM do Portal http://www.cinemaescrito.com/ Folha de Pernambuco
.


Uma boa nova está em gestação para a cultura no Agreste Meridional de Pernambuco. O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Estado está trabalhando na ampliação da unidade de Garanhuns (a 220 quilômetros do Recife) em quatro etapas. A mais adiantada consiste na inauguração da galeria de arte, seguida pela ampliação do hotel para quatro andares, e da construção do restaurante Chá Preto. O trabalho atual é estratégico e tem a intenção de funcionar melhor para, no futuro, acomodar uma maior demanda de público e frequência que a instituição espera alcançar com a construção do novo centro de convenções, previsto para ficar pronto no ano que vem. O espaço terá, além das salas de convenções, um moderno teatro. A grande expectiva é a inclusão de um cinema profissional no local, incluindo o projetor de película, 35mm.

O presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, diz que, independente da conquista do projetor 35mm, o centro de convenções será o mais bem equipado no interior do Estado para projeção audiovisual em digital. "Nosso interesse é promover um maior debate na área de cultura. Está será a ação de nosso pessoal, além da projeção de filme", adianta.

Como toda obra do Sesc passa por licitação pública, há uma preocupação maior nos cálculos estruturais. "O atual estágio do projeto para o centro de convenções", explica Albuquerque, "está na conclusão da planilha de custo para darmos partida na licitação". O coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, acredita que a obra só deve ter partida no início de 2011, e a confirmação, ou não, da inclusão do projetor pode ser anunciada em julho.

Na capital paulista, a unidade do Sesc é nacionalmente reconhecida pela sua ação cinematográfica. A mais recente programou no início de abril o Festival Sesc Melhores 2010, uma mostra retrospectiva resultado de uma votação nacional feita pela instituição com alguns críticos de cinema no País (incluindo o desta Folha de Pernambuco). Se dotada com o equipamento de projeção, a unidade Sesc Garanhuns poderia estar apta para receber este mesmo evento.

"Estamos iniciando no aproveitamento da linguagem do cinema, se tivermos esse nova ferramenta de projeção, teríamos mais chance de atuar profissionalmente na área", conta José Manoel, que ainda ressalta o foco do Sesc quando o assunto é cinema: "filmes de arte e o cinema nacional". Ações já acontecem nesse sentido - com projeção digital - nas unidade de Santo Amaro, Recife, e em Caruaru (reinaugurado), com sessões mensais voltadas para crianças e adultos.

Sobre a ampliação do hotel em Garanhuns, Alburquerque explica que a capacidade atual de 55 quartos cresce para 120, sendo setembro ou outubro os prováveis meses para o encerramento da obra. Antes o campo das artes plásticas será inaugurado, às 17h do dia 14 de julho, com uma exposição restrospectiva da obra de Paulo Bruscky. "E em agosto vamos oferecer cursos para pintura, desenhos e escultura. Um dos convidados é Edmilson Vieira", diz José Manoel.

Para agosto, um espaço dedicado à literatura inicia um "laboratório de autoria" com a presença de Luzinete Laporte, Afonso Romano de Santana e Mirna Maracajá entre outros. José Manoel destaca ainda que cidades como Petrolina e Arcoverde também terão, em breve, novos teatros na unidade locais, hoje em processo de reforma.
.
Na imagem: Como deverá ficar o SESC Garanhuns.

Novos cursos de pós-graduação em Garanhuns

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) iniciou, no último final de semana, mais um curso de pós-graduação, dentro da meta de ampliação dos cursos que compõem as Unidades de Ensino da Instituição.
Abrindo o leque de novas oportunidades oferecidas pela Autarquia Municipal, teve início, nos dias 6 e 7 de maio, a aula inaugural de Pós-graduação em Logística, que tem como objetivo proporcionar aos profissionais da área o suporte normativo, teórico e instrumental aplicado à logística, além de oferecer reflexão acerca da função logística, capacitar e levar aos participantes o entendimento processos da administração logística. O módulo de adaptação e integração dos alunos foi ministrado pelo professor Fernando Palhano.
Esta semana, mais precisamente nos dias 14 e 15, a vez é do curso de pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil. Para abertura deste primeiro módulo, a AESGA traz o professor Marcos Erhardt, que é mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Erhardt é advogado e professor dos cursos preparatórios para carreiras jurídicas Juspodivm (BA), Diretus (AL), IDAJ (PE) e Praetorium (MG) e leciona a disciplina de Civil nos cursos de pós-graduação da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), da Escola Superior da Magistratura da Bahia (EMAB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Baiana de Direito.
.
com informações da assessoria de imprensa da AESGA

Paulo Camelo discute a polarização eleitoral

Recebemos do pré-candidato a deputado federal, Paulo Camelo, do Psol, o e-mail que transcreveremos. Nele, o engenheiro discute e desaprova a polarização de uma eventual eleição em Garanhuns. Vamos ao texto:
.
A FALSA POLARIZAÇÃO ENTRE IZAÍAS E ZÉ DA LUZ

O ideal seria que não houvesse tal incentivo de uma concorrência tão despolitizada, como essa, ou seja, entre o Deputado Fanfarrão e o Matuto de Caetés. Não sei porque razão há tanta insistência no nome de Zé da Luz, o qual, diga-se de passagem, não tem perfil de Parlamentar, se eleito não iria Fiscalizar o governo do Estado, independente da pessoa, e dificilmente iria apresentar alguma proposta inovadora.

A falsa polarização entre Izaías e Zé da Luz, ambos discípulos do governador Eduardo Campos, só contribuem com o travamento do surgimento de novas lideranças políticas, em nossa cidade, tão necessária e imperiosa diante do fracassado governo Luiz Carlos. Essa e outras ocorrências nos deixa sem perspectiva de um futuro político promissor. Usando um ditado popular podemos dizer que é um "castigo" para os nossos conterrâneos tal dilema ora imposto pela mídia na hora de votar. É realmente demais. É brincar com a nossa inteligência e o nosso sentimento.
.

As bandas do Diocesano e Manoel Rabelo


A Banda do Colégio Diocesano, que ganhou o primeiro lugar no concurso interestadual realizado em Alagoas, estará realizando uma apresentação muito especial no próximo dia 28 de maio no Centro Cultural. Será um concerto com músicas de qualidade, de Luiz Gonzaga à Bossa Nova. A ideia é mostrar a banda no palco em um show harmônico. Um grande espetáculo!

E mais: Perguntam-me pela Banda Manoel Rabelo. Uma sugestão, opinião pessoal, inclusive já manifestada ao maestro, é a de que possamos transformar a Banda em uma Fundação de Música. Com o resgate da banda e transformação em entidade que possa ter independência e se auto-gerir. Assim, um leque de oportunidades se abririam para financiamentos estaduais e federais, ou ainda de empresas privadas, como tem acontecido com a Orquestra Criança Cidadã. A Fundação Manoel Rabelo, ou outro nome que se possa dar, teria sua escola de música, poderia sair de Garanhuns para apresentações em outras cidades, resgatar sua história em uma sede própria, sem a necessidade do vínculo empregatício com o município, que foi o argumento utilizado mais uma vez para sua paralização, a dificuldade para manter os músicos contratados. Quanto à questão jurídica, não sei bem se seria fundação, associação, ONG, mas acho que é por aí! Creio que fundação mesmo!

Com a independência da Fundação, gerida pelos seus próprios membros, as dificuldades político/administrativas seriam minoradas. Poderiam criar novos projetos e parcerias. Assim acredito!

Fundação Manoel Rabelo - Uma ideia que tem tudo para dar certo!
.

Orquestra Criança Cidadã com Lula.

Do Blog Social, da jornalista Roberta Jungmann.
.


O presidente Lula deu um acalmada na agenda da última terça (11) quando parou para ouvir a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque que teve um encontro em Brasília. Ele recebia o coordenador-geral do projeto, João Targino. (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogsocial1/)

                        

Agora comigo: A apresetação da Orquestra Criança Cidadã em Garanhuns, há 15 dias, no projeto Circulação de Música Instrumental, levou mais de mil pessoas ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, nos dois momentos. Pela manhã, uma aula-concerto com o Quarteto de Cordas Intermezzo para crianças das escolas de Garanhuns contou com a participação de mais de 400 estudantes. À noite, o teatro esteve lotado para a apresentação da Orquestra, que foi ovacionada pelo público, que pediu a volta do espetáculo. Já estamos em contato com os responsáveis para o agendamento.
.

Dengue em Garanhuns - Perigo real e imediato!


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde através do boletim epidemiológico, 12 mortes em Pernambuco este ano tiveram como causa a dengue. o estado contabiliza dois óbitos em Garanhuns, um em Passira e o restante em Barreiros, Água Preta, Salgueiro e Petrolina. Outras sete mortes na capital estão em investigação.
Em relação ao boletim anterior, o número de pessoas com sinais da doença subiu de 8.840 para 9.378. Os casos confirmados também cresceram de 428 para 629, sendo dez da forma hemorrágica. A comparação com o mesmo período do ano passado indica um crescimento de 174,13%.
A dengue é um problema social, não basta você cuidar da sua casa evitando os locais que permitam a proliferação do mosquito, mas deve estar atento também ao vizinho, pois o mosquito pode se reproduzir lá e vir para o seu protegido lar. Esteja atento! Lembre sempre, água limpa e parada é tudo o que quer a larva do mosquito da dengue.
.
sobre informações do Jornal do Commercio

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.