sexta-feira, 14 de maio de 2010

Histórias da Música Brasileira - "Disseram que eu voltei americanizada"

Meu compadre Roberto Almeida tem feito um trabalho elogiado em trazer biografias de nomes da nossa música brasileira. Tem sido assim a cada final de semana. Vou tentar complementar essa interessante iniciativa de um jeito diferente. Contar alguns fatos inusitados que deram vida a grandes músicas do cancioneiro nacional. Histórias de compositores que componham para amadas secretas ou brigas entre astros que refletiam nas composições e acabavam nas paradas de sucesso. Durante algum tempo Paulinho da Viola e Benito di Paula discutiam o samba através de suas músicas. Paulinho não aceitava aquele piano no samba e pra ele fez a música "Argumento". Benito alertou que "estão querendo tirar meu nome do samba... Vou ficar com meu samba - Osso duro de roer... Deixem essa gente passar, é inveja que eles sentem..." kkkk. Roberto Carlos também foi mestre nisso. Um ano ele disse que queria que tudo fosse para o inferno, no outro, para amenizar, ele disse que daria o céu. Hoje ele tirou o inferno de suas canções. Luiz Gonzaga teve várias músicas feitas a pedido, algumas para políticos. A volta pra Exu rendeu umas boas toadas. Existem muitas histórias que ficaram nos bastidores e nunca chegaram ao público. As músicas da ditadura. As letras inteligentes de Chico Buarque que driblava a censura, ou aquelas que se dizia alienantes a favor do regime - Eu te amo meu Brasil, eu te amo, meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil...! Muitos anos depois alguns mitos da nossa música entregavam suas histórias, como Lupicínio Rodrigues que afirmou que várias de suas letras contavam seus casos amorosos. E vejam quantas músicas! "Ela disse-me assim, tenha pena de mim, vá embora! Vais me prejudicar, ele pode chegar, está na hora"... Era música de "gaia" mas era diferente das música de hoje! Embora alguém possa dizer que gaia é gaia em qualquer tempo e em qualquer lugar! Mas na música não! A forma de dizer é que define a boa música da música simplesmente comercial.
Feito este preâmbulo, vamos à pequena história de hoje:
.

Carmem Miranda, nascida portuguesa, tornou-se a mais famosa artista brasileira no mundo. Eram tempos antigos e a mulher encantava a todos com sua voz e suas performances. Nada existia de mais tropical que as frutas na cabeça da artista multimídia. Havia chegado a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. Hollywood buscava artistas que pudessem plurarizar o cinema que se fazia por lá. Era época de grandes musicais. Ao voltar os olhos para o Brasil, que tinha um cinema pujante nacional, com grandes artistas como Grande Otelo, Oscarito, Ankito, Mazzaroppi (vejam como o nosso cinema era fértil de comediantes), a estrela Carmem Miranda ganhou destaque e foi convidada a figurar como estrela em Hollywood. 
Mas a vida no exterior e a vida dividida entre os Estados Unidos e o Brasil foram motivos de críticas a Carmem Miranda, que mesmo diante do sucesso mundial, tinha que se explicar por que havia se "vendido" ao mercado internacional e principalmente ao Tio Sam. Críticas que diziam que ela havia mudado, que deixara os tons da música nacional e que já não era mais a mesma. Hoje, vê-se o quão os críticos foram mordazes e não entenderam a conquista que Carmem Miranda conseguira para o Brasil, da representatividade, da luta pela cultura tupiniquim, daquela produzida abaixo dos trópicos, e para isso ela teria que estar lá, entre eles, mostrando a irreverência da nossa cultura.
Entretanto, Carmem Miranda não deixou de responder as críticas, mas fê-lo da forma mais sensível possível, através da música, em uma das mais belas canções brasileiras.
Ao final de nossa história, percebemos que o que fica pra ser contado é a qualidade, é a vida, é o querer, que foi o que mostrou a Carmem Miranda, numa música do Vicente Paiva.. As críticas sem conteúdo ficam pelo caminho.
Vamos a letra da canção e o vídeo, para que possam entender a resposta inspirada de uma das divas da canção brasileira:

DISSERAM QUE EU VOLTEI AMERICANIZADA
Composição: Vicente Paiva
Intérprete: Carmem Miranda

Disseram que eu voltei americanizada
Com o burro do dinheiro
Que estou muito rica
Que não suporto mais o breque do pandeiro
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca

E disseram que com as mãos
Estou preocupada
E corre por aí
Que eu sei certo zum zum
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada
E dos balangandans já não existe mais nenhum

Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno
Eu posso lá ficar americanizada
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno
Cantando a noite inteira a velha batucada

Nas rodas de malandro minhas preferidas
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca I love you
Enquanto houver Brasil
Na hora da comida
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu
.

Texto: Ronaldo Cesar

Fim de Semana com filmes da LOCNET

A LOCNET, primeira locadora on-line de Garanhuns, anuncia super filmes para o seu final de semana. Vale lembrar que a LOCNET leva os filmes na sua casa e depois vai buscar. E vem aí a primeira venda de filmes usados da LOCNET, os filmes que são sucesso de público a partir de R$ 10,00. É isto mesmo, você vai poder comprar os filmes para a sua videoteca por preços a partir de dez reaizinhos.
Acesse agora mesmo o site da LOCNET e confira os lançamentos para este final de semana.
.

Ação Global do SESI/Rede Globo em Garanhuns

Vem chamando a atenção das pessoas que passam pela Esplanada Cultural Guadalajara a grande estrutura que está sendo montada para abrigar no sábado, dia 22 a Ação Global do SESI/Rede Globo em nossa cidade. Praticamente toda a praça está ganhando estruturas para os atendimentos. Grupos culturais também estarão se apresentando durante todo o sábado.
Ao todo serão oferecidos mais de 80 serviços à população. Parcerias com outras instituição enriquecem ainda mais o rol dos serviços disponibilizados. Realmente uma estrutura impactante. Um público de mais de 10 mil pessoas está sendo esperado para mais de 30 mil atendimentos. Esta semana estaremos divulgando tudo que vai acontecer por lá.
A Ação Global começa às 9 da manhã e vai até às 17h.
E ainda há uma expectativa pois a Rede Globo geralmente disponibiliza artistas de seu cast nacional para acompanhar esse serviço comunitário de grande impacto social.

Terraço tem Gilberto & Banda no sabadão


O Terraço Chopperia e Churrascaria funciona aos finais de semana como verdadeiro Clube de Garanhuns. E alguns dos grupos que se apresentam por lá são sempre muito prestigiados.

Neste sábado tem Gilberto & Banda. Com repertório dançante, a banda de São Bento do Una é sucesso em toda a região.

Na domingo à noite, tem pagode no Terraço. Voltando com as tradicionais domingueiras. Neste agora será pagode, no outro tem forró!

Pronto! Programa pro final de semana.
.
E mais: Neste final de semana tem também a festa da Mãe Preta na comunidade quilombola do Castainho e o Festival da Canção de Quipapá, com vários músicos de Garanhuns concorrendo. Trago informações ainda hoje, dia de eliminatória.

Novos cursos de pós-graduação em Direito na AESGA

A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Eliane Simões Vilar, convida a imprensa de Garanhuns e sociedade em geral para o lançamento dos cursos de pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil da AESGA.

A solenidade acontece no auditório da AESGA, nesta sexta-feira, 14 de maio, a partir das 19 horas. Em seguida, tem início a primeira aula do Curso, ministrada pelo professor Marcos Erhardt, que é mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
.
Agora comigo: Garanhuns se expande na educação universitária. Novos cursos como Engenharia e Medicina vem somar a outros que já estão sendo ministrados em nossas faculdades e universidades com grande potencial de desenvolvimento social. Paralelamente aos cursos cresce todo o setor de educação. Os colégios estão investindo em tecnologia. Cursinhos pré-vestibular oferecem melhores condições de passar nos testes. Cursos de especialização pós-graduação estão oferecendo novas oportunidades. As faculdades têm deixado suas paredes para interagir com a sociedade através de serviços à população, estudos, pesquisas, seminários, etc.

Os vereadores da CPI

Presidente - Dimas Carvalho  - PDT
Médico. Ex-secretário de saúde do governo municipal. Pré-candidato a deputado estadual.

Relator - Ary Junior - PTB
Vereador da base aliada ao prefeito Luiz Carlos. É uma das pessoas mais próximas do deputado Izaías Régis.

Membro - Sivaldo Albino - PPS
Vereador de oposição e autor das denúncias que estão sendo investigadas pelo Ministério Público. Sivaldo também é pré-candidato a deputado estadual.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.