terça-feira, 18 de maio de 2010

Este blog não permite comentários anônimos

Recebemos nesta noite 12 comentários anônimos. Alguns elogiando determinados políticos, outros criticando e cobrando mais investigações.
Meu compadre jornalista Roberto Almeida fez uma interessante observação a respeito de comentários anônimos. Ele disse que ainda deixa passar alguns em seu blog quando estão falando de bem, portanto sem atingir pessoas. Eu por aqui também pensava assim, e embora de vez em quando ainda escape um, resolvi cortar de vez os anônimos, o ideal é que cada um assuma o que pensa e diz. Se tem que se identificar para criticar, para elogiar portanto é ainda mais fácil. Somente o amigo (ou amiga) VIVA GARANHUNS mandou cinco comentários iguais pedindo a sua publicação, no último já me pergunta o que está acontecendo! Bem, já venho há mais de um mês com o anúncio logo no cabeçalho do blog informando que não aceitaremos mais comentários anônimos. De quem quer que seja e sobre qualquer assunto. É uma resolução do blog, pode ser que outros pensem diferente, mas pretendo me responsabilizar somente pelo que falo ou escrevo no blog. Recebi comentários anônimos criticando Izaías por conta da nota da ACIAGAM e Zé da Luz por conta do resultado da enquete da Rádio Jornal, e não pretendo usar o blog para acirrar ainda mais os ânimos em Garanhuns.
Já foi mais que divulgado que os blogueiros são corresponsáveis pelo que colocam em seus blogs, são solidários aos que comentam, e se não for identificado o autor de determinado comentário o problema é ainda maior.  Vejam que determinados comentários que hoje são liberados em alguns blogs da cidade não seriam publicados em nenhum outro meio de comunicação, seja TV, rádio, jornal, etc. E hoje os blogs são importantes meios de divulgação de notícias, com enorme penetração social. E é o meio pelo qual está sendo divulgado os comentários e ao se afirmar determinadas situações, alguém tem que assumir a responsabilidade. Se esses textos são anônimos, quem responderá?
Estamos em um regime de democracia e liberdade de imprensa, mas isso não quer dizer que podemos falar o que quisermos.
Portanto, espero que entendam mais uma vez, não aceitamos comentários anônimos. E alguns que exageram em alguns termos utilizados, mesmo identificados, passarão pela moderação do blog, que como não temos como editar, ou é publicado na íntegra ou recusado.
Lembro que o VIVA GARANHUNS já se identificou certa vez, mas nem lembro quando foi, e nossos leitores não são obrigados a saber a quem pertence determinado pseudônimo. O seu comentário é até pertinente, mas já venho há um mês excluindo os comentários anônimos, e pretendo continuar assim.
Não somos reconhecidos como classe jornalística, não temos entidade representativa, um sindicato sequer. E embora muitos estejam fazendo um trabalho profissional, não temos segurança jurídica que possa nos garantir uma assistência. Assim, temos que trabalhar sempre com a consciência que crítica é diferente de acusação.
E além de tudo isso, é uma questão editorial do blog. Cada um escolhe a forma como quer trabalhar. Tem deles que nem aceitam comentários e ponto final. Outros abrem para qualquer pessoa comentar. É particular, e cabe exclusivamente ao ProBlogger.
Por isso, este blog quer conhecer as pessoas que fazem os comentários. E fiquem à vontade!

Tropicana - Mensagens dos amigos!

Parabéns, meu caro.
Realmente precisamos de bandas que defendam nossa cultura. Só falta agora fazermos um São João Pé de Serra, ainda que pequeno, para iniciarmos o resgate das boas festas juninas que já tivemos no passado.
Abçs. Alexandre Marinho.
.
Ronaldo, adorei o comentário no blog do Alexandre Marinho e concordo plenamente.
Continue com essa garra e essa vontade de fazer acontecer o diferente.
Eliane Simões
.
Caro Ronaldo,
O seu projeto é realmente uma das melhores propostas para "reavivar" o que temos de mais original em nossa música popular: o autêntico forró, que prefiro não clássificá-lo como pé de serra, universitário (e/ou outras denominações usadas atualmente) mas sim de autêntico, o que tem cheiro de mato e cor avermelhado do sol do Sertão e digo mais, não gosto de regionalizar este gênero como patrimônio nordestino somente, mas patrimônio nacional.
Fiquei mais feliz ainda pela referência musical de seu trabalho, que se baseia nos grandes mestres, o nosso Rei do Baião e o rei do sincopado o genial Jackson, do qual sou fã e pesquisadora, sem falar na voz forte e vibrante do mestre Lindu do eterno Trio Nordestino.
Minha empolgação é de berço, as músicas de ninar que vinham da boca de meu pai tinham como referência estes e mais um punhado de mestres forrozeiros, meu pai gosta de soltar sua voz de vez em quando, ao som da sanfona, que é uma das maiores riquezas da nossa família, em minha casa todo mundo sempre fez parte das rodas de forró que embalavam as quatro festas do ano. Forró pra mim é herança genética.
Meu avô foi um dos primeiros forrozeiros da cidade a gravar um LP com composições próprias, junto com Zezinho de Garanhuns e Sinhôzinho (seu irmão), mestre de reizado, que faleceu recentemente, juntos formavam Os Gigantes do Nordeste que animavam os programas de auditório da rádio jornal no antigo programa " Na porteira da fazenda" com a apresentação de Fernando Duarte.
Se algum dia tiver interesse neste referido trabalho é só pedir para Gerson Lima que sei que este material faz parte do acervo dele.
Me desculpe a empolgação mas este assunto me traz lembranças muito felizes.

Um forte abraço e boa sorte na nova empreitada.
Klébia Sampaio

Ministério aprova contas da ACIAGAM em Caetés

Recebemos da ACIAGAM uma nota à imprensa e anexo também uma cópia de um ofício do Ministério do Turismo que afirma que depois de uma reanálise da prestação de contas de convênio para as Festividades de São João em Caetés-PE, não foram constatadas irregularidades. Na prática, o ofício isenta a entidade e o deputado Izaías Régis das acusações do ex-prefeito Sampainho. Este fato novo, não deixa de ser uma vitória do deputado. Transcrevemos:
.
ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

1) A ACIAGAM desde o final de 2009 vem sendo acusada de desvio de dinheiro público, motivada pela denúncia do ex-prefeito da cidade de Caetés, José Luiz Sampaio, o “Sampainho” (PSB), de ter prestado contas ao Ministério do Turismo de eventos não realizados naquela região com o objetivo de atingir o deputado estadual Izaías Régis diante de uma campanha eleitoral que se aproxima.

2) Estamos anexando cópia do Ofício 620/2010/DGISE/MTur, datado de 08 de abril de 2010 informando que o Ministério do Turismo efetuou a reanálise da prestação de contas do Convênio nº CV – Mtur: 591/2008 objetivando “FESTA DE SÃO JOÃO DE CAETÉS/PE”, com total aprovação.

3) A ACIAGAM, por ter sido criada no ano de 2000 pelo então deputado estadual Izaías Régis (que não exercia nenhum mandato naquele período), cuja intenção era a de promover e realizar congressos, seminários, conferências, feiras, espetáculos artísticos, desportivos e culturais e outros eventos diretamente ou através de convênios, para o debate de assuntos de interesse de sócios ou da comunidade, para a cidade de Garanhuns e do Agreste Meridional, como reza o Estatuto social da Associação, o mesmo vem sendo atacado incansavelmente, pela imprensa de Recife e principalmente na sua área de atuação na cidade de Garanhuns e nas cidades do Agreste Meridional.

4) Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos promotora de eventos culturais, educacionais e esportivos que visa o desenvolvimento social da população, o próprio deputado estadual Izaías Régis – 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, informou a esta Associação que se não fosse impedido por exercer mandato parlamentar, com certeza estaria fazendo parte da diretoria com muita satisfação.

5) Informamos que toda verba que conseguimos através de eventos junto ao Ministério do Turismo, foram destinadas de forma séria e comprometida com a cultura. Durante todos os festivais sempre existiu um representante do Ministério do Turismo que registra tudo nos mínimos detalhes, portanto, não existe nenhuma festa fantasma e nem desvio de dinheiro público, conforme citações e acusações que vêm acontecendo.

6) A ACIAGAM através dos festivais e de outros eventos que acontecem em Garanhuns e em algumas cidades do Agreste Meridional, tem beneficiado toda a rede hoteleira (hotéis, pousadas, albergues, setor imobiliário, etc) com ocupação de 100% de sua capacidade. Também são beneficiados e lucram com esses eventos os bares, restaurantes, as casas de lanches, os salões de beleza, os taxistas, os supermercados, os mercadinhos, o comércio ambulante e/ou informal e a rede de lojas do comércio, entre outras infinidades de beneficiados com geração de empregos diretos e indiretos. Promove também o aquecimento das vendas durante os festivais através de campanhas promocionais como sorteio de carros e motos para quem compra nas lojas durante este período e para o turista que vem a Garanhuns assistir o evento promovido.

8) A ACIAGAM tem o objetivo de tornar Garanhuns e os municípios do Agreste Meridional como pólos turísticos e no evento do São João, cujo intuito é resgatar as antigas tradicionais festas juninas. Em todos os municípios onde a festa foi realizada houve uma enorme satisfação dos habitantes que compareceram em massa. Os municípios que não estavam habilitados para receber os recursos de acordo com as exigências do Ministério do Turismo, não foram contemplados, gerando grande insatisfação.

9) Por fim a ACIAGAM vem a público agradecer a oportunidade por todo o apoio que tem recebido de alguns órgãos de imprensa para os esclarecimentos diante de palavras infundadas dirigidas a esta instituição, respeitando todos os municípios do Agreste Meridional, cada cidadão, setores do comércio que são parceiros diretos para realizações de todos os eventos promovidos por esta Associação.

Garanhuns/PE, 18 de maio de 2010.

ACIAGAM-ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO DA INDÚSTRIA E AGROINDUSTRIAL DE GARANHUNS E AGRESTE MERIDIONAL

Enquete para deputado na Rádio Jornal

Parece que as notas a respeito de Izaías escritas pelo professor Augusto Souto surtiram efeito imediato. Pelo menos hoje.
Recebemos uma informação que a Rádio Jornal pelo horário da manhã fez mais uma enquete sobre o voto para deputado estadual. A foto é do Eduardo Peixoto, mas quem fez a enquete foi o Ariston Brito. É difícil arrumar foto do homem.
A enquete deu:

Zé da Luz - 18 votos
Sivaldo Albino - 13 votos
Izaias Regis - 05 votos
Zaqueu - 02 votos
Leonardo Dias - 01 voto
Valdir Marino - 01 voto
.
Na semana passada no blog do jornalista Roberto Almeida foi Izaías quem venceu, com ampla vantagem. É bom lembrar que enquetes não têm valor científico, mas que mexem com a população, isso é uma certeza. Principalmente os simpatizantes torcem bastante pelos seus candidatos, pedem votos, fazem o que podem.
Mas algumas observações técnicas podem ser feitas. Sivaldo se estabelece como terceira força no jogo, pois passa a aparecer sempre entre os três mais votados. Caso não tenhamos realmente a candidatura de Silvino, que ainda está inelegível, pode ser o nome da oposição estadual em Garanhuns. E ainda tem Dimas, que pode dividir os votos da cidade e mexer no xadrez das peças de apoio. Outros candidatos também disputarão os votos na cidade, alguns daqui como Valdir Marino, e outros de outras cidades com forte apoio em Garanhuns como Leonardo Dias, Marcantonio Dourado e Priscila Krause.
Zé da Luz, fazendo uma pré-campanha longe da mídia, assim não dá margem que falem mal dele, vai conquistando espaços e apoios importantes, inclusive de vereadores. Faz um corpo a corpo na periferia num estilo popular que conquista votos.
E Izaías, vitrine porque já é deputado, tem que fazer seus contatos regionais e ainda exercer seu mandato na assembleia, e esta semana ainda teve o ônus de ser governo numa medida impopular patrocinada pelo Palácio. Sua eleição depende de vários fatores, pois não será fácil alcançar a quantidade de votos quer precisa em sua coligação. Mas o deputado afirma estar tranquilo pois tem vários prefeitos e lideranças regionais apoiando sua reeleição.
A grande verdade é que não será fácil para ninguém. Garanhuns não pode ficar sem representante e seria muito bom para nosso desenvolvimento político e social se a cidade conseguisse eleger dois deputados, gerando uma saudável rivalidade política. Não creio que seja salutar se criar um ambiente de confronto, seria mais fácil se cada um escolhesse o candidato que melhor lhe represente e a nossa região. Torço por isso, por isso defendo o voto em nossos candidatos.

Fábrica de Vassouras ganha formato Profissional‏

Depois de um processo de estruturação, a Fábrica de Vassouras Vitória, localizada na comunidade do Parque Fênix, no bairro de Heliópolis, passa a fabricar seus produtos de forma profissional, utilizando um maquinário adequado para o manuseio da sua matéria prima, as garrafas Pet.
O processo de produção conta com uma máquina de cortar, uma desfiladeira, uma enroladeira, uma guilhotina e um forno para fibras. Tudo confeccionado pelos alunos da Escola Técnica Municipal. O maquinário é manuseado por oito senhoras, que integram o Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Juntas, cumprem semanalmente uma carga horária de 20 horas, e produzem quatro tipos diferentes de vassouras: as mais largas, chamadas de vassourão; a vassoura comum; a artesanal e a Vassoura Vitória, a primeira peça produzida, e que dá nome a Fábrica.
Com a chegada do maquinário, são fabricadas cerca de 300 unidades do produto por mês. Todo esse material é comercializado por valores que variam entre quatro e seis reais em grosso e no varejo, nas feiras e supermercados locais. O dinheiro adquirido nas vendas é investido na compra da matéria prima, adquirida através dos catadores de material reciclado. “Nós ainda conseguimos contribuir com o meio ambiente, já que o nosso produto é ecologicamente correto, e contribui para a preservação ambiental com a reciclagem da garrafa Pet”, destaca Roberval Nunes.
“O objetivo do nosso Programa é a construção de um processo que promova a inclusão das comunidades, gerando trabalho e renda, visando a inclusão econômica, social e o desenvolvimento local de forma auto sustentável”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren. A Fábrica de Vassouras Vitória está localizada na rua Dom Avelar Brandão, nº 65, no Parque Fênix.
com informações da secretaria de comunicação social de Garanhuns

Mostra Internacional de Turismo no Recife

Garanhuns participa este final de semana da MIT 2010 - Mostra Internacional de Turismo que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco. As inscrições para o evento podem ser feitas no site da Mostra e são gratuitas.
Clique sobre o convite para ampliar, confirma a programação e demais informações.

Eduardo/Jarbas - Diferença continua em 30 pontos

No domingo, quando era anunciada a pesquisa do Vox Populi para presidente com Dilma passando Serra pela primeira vez, a deputada Terezinha Nunes colocava em seu twitter que tinha uma informação extre-oficial de uma pesquisa, também do Vox Populi, que seria divulgada hoje, para governador de Pernambuco, que apontaria Eduardo 45 contra Jarbas 38. Mas que nada!
Em enquete realizada no blog e em pesquisas oficiais anteriores a diferença pró-Eduardo sempre foi na faixa de 30 pontos. E eis que chega esta terça-feira e a pesquisa é divulgada, 57 a 28. Resultado oficial da pesquisa Vox Populi publicada em vários jornais. Reflete a força do governador e a demora de Jarbas em entrar no jogo, perdendo peças importantes.
Do domingo para cá deve ter acendido uma luz amarela no Palácio do Campo das Princesas, mas agora fica aquela sensação de alarme falso. De certo, a ordem do capitão será manter a tropa de prontidão!
As duas pesquisas do Vox Populi jogaram um balde dágua fria no chopp oposicionista das duas frentes, nacional e estadual, e perder tulipas de chopp, convenhamos, é um desperdício inaceitável!

Resolvido problema

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comemora mais uma vitória, resultado da parceria junto a Prefeitura de Garanhuns. Buscando viabilizar soluções que minimizem problemas como segurança e estacionamento para os seus estudantes, o Governo Municipal já deu início, na manhã desta segunda-feira, 17, por meio da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) os serviços de sinalização da avenida Caruaru.
Atendendo a um requerimento do vereador Sivaldo Albino, subscrito pelos parlamentares Severino Sabino Filho, José Ary Souto, Natalício Rodrigues e José Carlos Rocha, a AMTT estará disponibilizando 150 (cento e cinquenta) vagas para estacionamento ao longo da Avenida.
“A sinalização de “autopasseio” permite ao condutor estacionar no local, sem que o seja penalizado. Trata-se de uma ação da Prefeitura de Garanhuns para minimizar os problemas de estacionamento para os alunos da AESGA”, informou o presidente da AMTT, Antônio Cláudio de Oliveira.
Para a presidente da Autarquia, professora Eliane Simões Vilar, o momento é de agradecer. “Só temos a agradecer o compromisso firmado e mais ainda pela agilidade da AMTT, que em uma semana realizou todo o processo de sinalização para garantir o estacionamento dos alunos. Gostaríamos de agradecer ainda aos vereadores envolvidos, o que demonstra o empenho na busca por ações que venham a melhorar os serviços oferecidos pela AESGA”, destacou.
Além deste, a Autarquia do Ensino Superior também oferece cerca de 90 (noventa) vagas nas dependências do Colégio Padre Agobar Valença, conhecido como Colégio Municipal. No local, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, também investe nos serviços de iluminação de toda a área, como forma de garantir melhorias à segurança dos alunos, bem como dos seus veículos.
(com informações da secretaria de comunicação da prefeitura)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.