terça-feira, 1 de junho de 2010

NOTA OFICIAL - Prefeita Judith Alapenha

Nesta terça-feira, a notícia correu Pernambuco. A prefeita Judith Alapenha de Bom Conselho haveria renunciado. Rádios e blogs espalharam o assunto. Diante da repercussão, agora à noite foi divulgada uma nota oficial assinada pela própria prefeita contando sua versão da história. Vamos a ela:
.
NOTA OFICIAL

Diante dos fatos criados na tarde de hoje, que muito movimentaram a imprensa local e regional, além de mexer com os sentimentos de muitos bonconselhenses, venho através desta nota oficial esclarecer os fatos ocorridos na tarde de hoje, dia 01 de junho de 2010.

Desde o início do meu mandato, sempre procurei pautar minhas atitudes da maneira mais correta, honesta e transparente, para que assim pudesse honrar a maiúscula votação que obtive no pleito de 2008. Procedendo assim, encontrei muitas dificuldades à frente do município. Fui muito criticada durante todo esse período, e a grande maioria destas críticas eram dirigidas de forma leviana, partindo de uma minoria que ainda não se conforma em ter perdido o poder na cidade de Bom Conselho. Tentando sempre fazer o correto, mas sendo taxada injustamente de incompetente e irresponsável a todo o momento, o trabalho à frente da prefeitura me fragilizou de tal forma a ponto de prejudicar o meu desempenho como comandante da cidade.

Analisando este quadro, da forma como coloco para vocês da maneira mais sincera possível, tomei uma decisão no dia de hoje. Convoquei uma reunião com todo o meu secretariado, contando também com a presença da minha vice-prefeita Dida Tenório. Cogitei a possibilidade de pedir uma LICENÇA MÉDICA de alguns dias, a fim de tratar dos meus problemas de saúde e voltar ao comando de Bom Conselho mais fortalecida, para desempenhar minha função de prefeita, honrando assim o meu compromisso de sempre fazer o melhor por Bom Conselho.

Anunciei minha decisão aos meus pares, e a verdade dos fatos acabou não sendo transmitida da maneira como de fato ocorreu. O que se ouviu pela cidade, e o que foi veiculado nos meios de comunicação (blogs, rádios) é que eu havia renunciado ao cargo de prefeita. O que se viu após este anúncio foi um clima de boataria na cidade, e até mesmo de consternação por parte de algumas pessoas.

Diante dos fatos, venho tornar público que não renunciei ao cargo de Prefeita de Bom Conselho. Também quero externar que NUNCA HOUVE A POSSIBILIDADE DE RENÚNCIA. Como dito antes, cogitei a possibilidade de retirar uma licença médica, pedido prontamente aceito pela minha equipe. Entretanto, após os fatos ocorridos hoje, também retirei esta possibilidade. Desta forma, quero anunciar que também não irei me licenciar do cargo de prefeita.

Aos meus opositores, que certamente plantaram esta notícia, quero dizer que eleição se ganha nas urnas. Vou cumprir o meu mandato até o dia 31 de dezembro de 2012, se assim Deus permitir.

Ao povo de Bom Conselho, quero reforçar o que sempre falei durante toda a minha campanha política: eu nunca vou decepcionar nenhum de vocês. Peço a ajuda de todos, para que juntos possamos governar Bom Conselho, apesar das adversidades, e assim construir um município mais forte e justo para todos. Saio deste episódio muito mais fortalecida, pela sensibilidade dos meus amigos, familiares, aliados e do povo, que se fizeram presentes na minha casa, para se solidarizar em um momento difícil de saúde como este.

A todos vocês, meu muito obrigada.

Judith Valéria Alapenha de Lira
Prefeita do Município de Bom Conselho

Assessoria de Izaías responde a Paulo Camelo

Recebemos da assessoria do deputado Izaías Régis um e-mail em que responde a Paulo Camelo devido este ter dito que o representante de Garanhuns na Assembleia Legislativa seria "atrasado e conservador", inclusive colocando-o em uma relação que consta outros políticos de Garanhuns. A citação de Paulo aconteceu em um comentário ao artigo que fiz sobre a movimentação cultural em nossa cidade. Não é do interesse do blog personificar a disputa política entre A, B ou C. O ideal seria cada um partir para a defesa de suas ideias, mostrar serviço prestado e explanar o que propõe defender para Garanhuns e região, caso seja eleito.
Portanto, pela citação, estaremos reproduzindo o e-mail, mas também trazendo para o post principal o comentário de Paulo Camelo que ensejou a resposta, para que as pessoas possam conhecer a opinião do engenheiro.
E concluindo, não faremos mais publicações de précandidatos que citem outrem, pois não é de interesse do blog a antecipação de debate político-eleitoral. Todos têm o direito de defender seus posicionamentos, e a referência aos outros provoca imediata resposta. Quanto aos demais leitores, o comentário com referências políticas continuam liberadas, desde que sejam por pessoas que se identifiquem e que sejam éticas.
Quanto à assessoria de Izaías Régis, aconselho a não responder aos comentários que venham a criticar o deputado, não existe unanimidade na política, e se trata de uma exposição desnecessária.
E mais, a depender do ponto de referência, todos nós podemos ser conservadores ou revolucionários.
Quanto a cultura, é bom registrar que dois importantes projetos que se tornarão lei em Pernambuco na área cultural são de autoria de Izaías. Um trata do ensino das manifestações culturais pernambucanas nas escolas do estado, com ênfase à cultura regional, seja o Cõco, a Ciranda, o Maracatu, o Reisado, etc. E o outro leva o ensino de música às escolas públicas. Vamos agora ao comentário de Paulo Camelo e depois o recomentário de Fátima Farias, assessora de Izaías Régis.

.
Só pra lembrar, o comentário de Paulo Camelo nasce como complemento ao meu artigo sobre a cultura em Garanhuns.

POR PAULO CAMELO: Caro conterrâneo Ronaldo César: Concordo com o seu texto sobre o desempenho cultural ora existente em Garanhuns. Garanhuns sempre teve essa tendência não só cultural, mas também política, onde outrora existia uma disputa ferrenha entre integralistas e comunistas. Atualmente, com a perda substancial da população nativa e com a ingerência conservadora, na política, da Legião Estrangeira o cenário político está andando sobre "pernas de pau" e a cultura sofre com isso, uma vez que o poder público está muito aquém do nosso potencial cultural e político. Você quer um time mais atrasado e conservador do que Luiz Carlos, Izaías, Silvino e o recém chegado Zé da Luz. No governo Silvino foi extinta a Banda de Música Manoel Rabelo,conhecida popularmente como "Banda Quebra Resguardo". Além disso o ex-prefeito Silvino Duarte chegou a afirmar que Garanhuns não precisava de cultura. Afirmativa essa divulgada no jornal Correio Sete Colinas. E Silvino é de onde? Da Legião Estrangeira. Finalizando, quero lhe dizer que seria muito bom para o nosso futuro que a cultura e a política chegassem nas Escolas. Aqui não me refiro a política partidária. Mas, a prática democrática, ou seja, as Liberdades Democráticas. Não há aprendizado melhor do que a juventude aprender a votar e questionar e a ser votado e aser questionado, isto é, desde criança. Deste modo, nas Escolas e nos Colégios deveriam existir grêmios estudantis com eleição direta, assim como deveria existir eleição direta para escolha da direção da UESG. A educação deve ter como base o tripé: formação acadêmica, cultural e política. Falam de "juventude sarada", mas como, com a "mente atrofiada"

Paulo Camelo


.
Resposta da Assessoria de Izaías Régis.
Prezado Ronaldo César,

Como o seu blog é democrático e existe uma análise das matérias postadas, o deputado Izaías Régis foi citado pelo Sr. Paulo Camelo, como sendo “atrasado e conservador”, e também escreve sobre a falta de grêmios estudantis e cultura qualificada para os estudantes, acreditamos que você possa ajudar a esclarecer algumas ações do deputado Izaías Régis de desconhecimento dele e de alguns leitores.

Dos três projetos que estou enviando, um direcionado a “Música nas Escolas” (PLO-1489/2010) e o outro Institui o aprendizado de danças regionais (tanto do nosso estado como de outras regiões – PLO-1463/2010), que estão em tramitação nesta Casa, e originaram uma audiência pública em 27/04/2010, com diversas personalidades envolvidas na área de Educação e Cultura, inclusive, na audiência ública na Assembleia, contamos com a sua participação representando o município de Garanhuns.

O terceiro projeto era para a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados do nosso Estado, que não foi aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembléia Legislativa (PLO-1010/2009).

Esclarecemos que o deputado Izaías Régis tem grande preocupação com a nossa Cultura e com a nossa Educação, sempre criando projetos para ajudar a melhorar o desempenho da nossa juventude, filhos de cidadãos não só de Garanhuns, mas de todo o Estado.

Desde já agradecemos por sua colaboração.

Fátima Farias
Assessora Dep. Izaías Régis
.
Agora comigo: Recebi os projetos pelo e-mail, porém não temos como publicar neste momento. Aos interessados sugerimos buscar no blog do deputado Izaías Régis ou solicitar via assessoria. Aliás, porque não seguem o exemplo de Sivaldo Albino, que fez um blog político aberto, trocando links com os demais blogs de Garanhuns? Hoje, Sivaldo tem um blog bem visitado e que aproveita os leitores dos outros blogs para trocar acesso.
Quanto ao assunto deste post, pretendemos não retornar a este assunto.
.

Capoeiras, a devoção a Frei Damião


É impressionante a religiosidade nordestina. Provas de devoção que mostram a força da fé da nossa gente. Uma devoção que segue, que procura, que ora e emociona. É a magia de acreditar em dias melhores, como já escrevi numa poesia gravada por Audejan.
O Juazeiro o seu Padre Cícero é a maior prova dessa fé. Mas não precisamos ir tão longe para conferir essa manifestação popular. Nesse final de semana Capoeiras recebeu milhares de pessoas que peregrinaram para louvar o capuchinho Frei Damião, e muito provavelmente é aqui no Agreste onde o frade deve contar com sua maior legião de fiéis. Duas fotos falarão mais que essas palavras. Aos que realizaram o evento, o reconhecimento de todos!
As imagens foram captadas pelo Erinaldo Ramiro. E a informação chegou pelo Roberto Almeida!

Centro de Convenções do SESC vai se tornar realidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Sílvio Sabino, está convidando a sociedade garanhuense para a solenidade de lançamento do edital de licitação da CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DO SESC - Garanhuns. Esse momento que marca o processo de início dos serviços da tão esperada construção pelo trade turístico/cultural de nossa cidade, será realizado no plenário da Casa Raimundo de Morais, às 16h, desta quarta-feira, dia 02 de junho.
Garanhuns tem urgência de um Centro de Convenções, até pela questão de atração de eventos para nosso município que possam desencadear ações de desenvolvimento.
O fato de contarmos com os polos de educação e saúde em pleno crescimento, precisamos um espaço amplo e moderno que possa acomodar seminários, simpósios, encontros regionais e nacionais dos mais variados segmentos. Este Centro de Convenções do SESC deve funcionar também como Centro de Cultura com teatro e espaço para manifestações artísticas da nossa gente!
Que seja bem-vindo!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.