terça-feira, 17 de agosto de 2010

Prefeitura viabiliza Ação de Cidadania nos Bairros

No intuito de ofertar serviços essenciais para o exercício da cidadania, em áreas onde a população apresenta um déficit de acesso a esses meios, a Prefeitura de Garanhuns promove a Ação Social Cidadania nos Bairros, na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto. A Ação acontece na Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, localizada no Parque Fênix, das 8 às 14 horas.

Serviços como Atendimento jurídico; Atendimento ao consumidor; Registro de sugestões e reivindicações relacionadas aos Serviços Municipais; Atendimento psicológico; Emissão de fotos 3x4 para documentos, Cortes de cabelo e Agendamentos para a emissão de Documentos de Identidade estarão a disposição, gratuitamente a população.

“O objetivo é ampliar os atendimentos. Esse serviço já é oferecido na secretaria de Direitos Humanos, todavia, queremos nos aproximar e facilitar a vida da população que reside em comunidades mais distantes”, salienta o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Alfredo Gois.

A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, com o apoio do Núcleo de Práticas jurídicas da Faculdade de Direito de Garanhuns, PROCON, Ouvidoria Municipal, Secretaria de Educação do Município, Guarda Municipal e o SENAC Garanhuns.

Garanhuns - Angústia e esperança!


Ligo o rádio e escuto os radialistas e seus ouvintes demonstrarem um certo desgosto com a cidade. Ontem, no programa Combate, o seu titular Pereira Filho escutava a população que reclamava de orelhões, buracos, insegurança, etc. etc.
Na Ronda Policial e no programa de Marcos Cardoso também têm sido frequentes algumas observações deste tipo, com o ouvinte no ar.
Pereira Filho juntou tudo, as críticas latejantes e perguntou onde estavam nossas instituições, pois nossa cidade pparecia estar sem dono, onde nada, ou quase nada, estava funcionando como deveria. E ao final, mostrou sua indignação. Concordo!
Todavia, duas observações:
Não se pode jogar nesse caldeirão todo mundo junto. É preciso estar atento ao que está dando certo, sob pena de cometermos equívocos. Há uma Garanhuns que está dando certo, uma cidade que se mostra em expansão.
É preciso definir o que não está a contento para se melhorar, ir com precisão cirúrgica à célula morta.

Vivemos um momento de decisão na cidade, tanto política quanto econômica. E não podemos mais errar! Precisamos definir diretrizes de desenvolvimento e pensar em projetos arrojados e de real impacto social e econômico. Vejam como era a administração de João Paulo no Recife. Cinco ou seis pessoas preparadas, dentre elas o próprio João da Costa, que virou prefeito, Lígia Falcão e Múcio Magalhães eram supersecretários, com poder de decisão escalonado, João Paulo não centralizou e seu governo deu certo por 8 anos. Cinco pessoas, cada um na sua área que coordenavam três ou quatro secretarias, ou seja, embora tivessem muitas secretarias, havia uma estrutura de organização que antes do prefeito fazia a coisa funcionar. Direto! E sempre passou a impressão que a administração era mais importante que a política, embora seja intríseca!
Outro exemplo, Júlio Lóssio em Petrolina, é oposição estadual e federal, e seu governo tem a aprovação da população, e sabem porque? É moderno e demonstra uma preocupação com a administração do futuro através de projetos. Júlio montou uma equipe somente para trabalhar projetos. Cinco ou seis jovens que capacitados estão elaborando projetos em todas as áreas, seja pública ou privada, e disparando. Um grupo atento a editais, a qualquer época. Ante-preparando. Antecipando-se, e sendo competente. Não uma pessoa, mas um corpo funcional específico para projetos. Lóssio começa agora a colher os frutos, depois de um primeiro ano difícil, mas os projetos aprovados no ano passado estão chegando e começando a refletir na cidade. 
Enquanto isso passamos meses esperando verba de um único projeto para recapear nossas ruas intrafegáveis.

Em Petrolina já se aprendeu que tudo agora é projeto, dinheiro existe, e muito! Mas só sai com projeto, pode ser dos ministérios, das secretarias do estado, de empresas privadas pricipalmente para fomentação de projetos culturais, etc. Tudo é projeto! E mais... Força Política comprometida e respaldada pela população!

Vivemos realmente um momento de instabilidade. O prefeito perdeu vários momentos de dar uma guinada em sua administração e na cidade, mas se fechou em sua sala sem escutar a população e não fez as mudanças necessárias. Aguarda-se uma melhoria na aprovação da sua administração com esses serviços no município, mas nada que possa jogá-lo novamente nos braços do povo. Imagino.

Outras instituições representativas da população como a Câmara de Vereadores vive um momento muito ruim, com os vereadores mais preocupados consigo mesmos que com a população, e essa população não é a que lota a Casa Raimundo de Morais pra pedir cachete e caixão, mas é a que tem esperanças que os vereadores possam debruçar-se em projetos que de fato impactem o nosso desenvolvimento.

Precisamos catar nos jornais, na internet e no contato direto com o governo do estado quais são os investimentos que estão por aí procurando uma sede. Acabei de ler que uma grande fábrica de automóveis quer se instalar no Nordeste, mas sinto que estamos tão "incafifados" que antes mesmo de ir procurar saber muita gente já dirá -"Ela não viria para Garanhuns!".

Sabem onde são as fábricas de automóveis que hoje se instalam no sudeste? No interiorzão de Minas Gerais.

Mas de fato não estamos bem. Tento falar ao celular e não consigo. O orelhão não funciona. A rua tem buracos e está escura. A insegurança toma conta dos bairros. A droga alicia nossos jovens. E quem nos representa, em nenhuma instituição tem mostrado interesse em brigar pela cidade!

Fico preocupado vendo nossos votos conterrâneos, que poderiam eleger pessoas legitimadas com a cidade, escorrerem entre os seus dedos ilusórios, diante olhos endiabrados de um cofre aberto. Erro de uma legislação eleitoral que privilegia quem tem dinheiro pra gastar em uma campanha política.

E uma mea culpa social. O que trouxeram? Mas também, o que pedimos??

Mas repito, não podemos ser injustos e misturar esses ingredientes no caldeirão. Muitas empresas públicas e privadas, têm contribuído para essa Garanhuns do futuro que se avizinha de progresso e solidez. Por isso, Perguntamos em nossa enquete, quais as instituições têm sua credibilidade? O resultado já está aí ao lado, mas vamos dissecar nosso olhar de uma forma mais apurada em breves posts aqui no blog.

Disputa pelo senado - Nova pesquisa


O resultado da pesquisa Datafolha com a intenção de votos para os candidatos ao Senado em Pernambuco aponta Humberto Costa (PT) na liderança, com 40%. Marco Maciel (DEM) aparece em segundo com 35%. Armando Monteiro Neto (PTB) tem 25% e Raul Jungmann (PPS), 9%. Os resultados foram divulgados na noite desta segunda-feira (17) pela Rede Globo Nordeste.

Renê Patriota (PV), Hélio Cabral (PSTU), Simone Fontana (PSTU) e Jerônimo Ribeiro (PSOL) aparecem com 2%, cada. Délio Mendes (PCB) e Laírson Lucena (PRTB) aparecem na pesquisa com 1%.

A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. Os votos brancos e nulos somaram 26%. Já 54% dos eleitores responderam não sabem em quem vão votar.
.
Agora comigo: 10 pontos, esta é a diferença pró Marco Maciel para Armando. Acredito que Humberto já pode encomendar o terno da posse. Os pequenos terão seus tempos de Tv para ficarem famosos. Portanto a questão é, Armando passará Marco Maciel?
Com a chapa fechada de Eduardo Campos, é possível sim! Mas não será fácil! Embora pensemos, esta diferença cai pra cinco pontos, pois Armando tira diretamente os votos do Democrata.
O número de indecisos é altíssimo, o que beneficia Armando também, pois muita gente vota nos que vão ganhar - "pra não perder o voto", e Eduardo tem 60% das intenções de voto nesse momento e tem seu nome atrelado a Humberto e Armando. Raul Jungmann está rodando Pernambuco e será uma espécie de repórter em seu programa para senador.
Acho que se tem uma disputa ainda interessante é por essa vaga para a casa que representa os estados no Congresso Federal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.