quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ranking de credibilidade de instituições em Garanhuns

Resultado de nossa enquete, com um total de 83 votos. Lembro-lhes que enquetes na internet não têm valor científico. Mas acho muito interessante que pudéssemos ter em mãos uma pesquisa feita com nossa população, avaliando os serviços públicos e privados oferecidos coletivamente.
Vamos ao resultado:

1. Bombeiros 32
....Faculdades 32
3. Blogs de Garanhuns / Blog do Ronaldo Cesar 30
4. Ministério Público 25
5. Correios 24
6. Adm. Federal 19
7. Judiciário 16
8. Adm. Estadual 15
9. Hospitais Particulares 11
10. Jornais de Recife 11
11. Adm. Municipal 10
.... Polícia Militar 10
13. Celpe 9
14. Jornais de Garanhuns 8
15. Hospital Dom Moura 7
....  Vivo 7
17. Polícia Civil 6
18. CDL 5
19. Compesa 4
20. Vereadores 2
21. Oi 1
22. Claro 0 (0%)
....TIM 0 (0%)
.
Agora comigo: Dividindo a primeira colocação estão o Corpo de Bombeiros, que fazem um trabalho digno de atender nossa população, e nossas Faculdades de um modo geral. Durante décadas vimos estagnar nosso investimento universitário, mas agora, com a chegada de bons cursos e novas faculdades, Garanhuns volta a pulsar educação para o Nordeste.

Logo atrás, tivemos os blogs de Garanhuns. É claro que vivemos um momento em que muitas pessoas estão de frente à internet buscando a informação cotidiana e local. Mas também tivemos os votos dos nossos amigos aqui, ah tivemos sim! Como o resultado foi igual, juntei os blogs aqui na classificação. É claro que agradeço a todos que têm nos dado esse carinho!

O Ministério Público ficou a frente do poder judiciário, não que esteja separado, mas a visão é diferente, e tem até uma maior aprovação da sociedade. É claro que ajuda a natureza de defesa social e autoridade impunha um respeito direto no cidadão, deixando depois para o judiciário o julgamento, que pela lentidão do processo acaba por não ter essa aprovação entre os primeiros, embora bem colocado.

O serviço de Correios sempre é bem avaliado em pesquisas desse tipo, onde bombeiros, geralmente ficam em primeiro lugar. Das três administrações, federal, estadual e municipal, temos também nessa ordem o resultado. A força de Lula é muito presente na cidade.

Os hospitais particulares ficaram entre os dez melhores avaliados. Isso reforça a visualização de bons serviços do nosso polo médico, inclusive com tantos consultórios e clínicas sendo inauguradas recentemente.

Agora vamos para a parte de baixo da classificação.

Sem dúvida, como já foi tratado em outro post, a telefonia celular é um problema gritante! rsrsrs. Precisamos entender que este problema é social e econômico. Não conseguimos falar com ninguém. Pode ser uma ligação particular, com família, até resolvendo problemas que envolve saúde. E o impacto econômico é altíssimo. Muitas pessoas utilizam o celular para trabalhar, fazer negócios, e dependem de bom sinal para tratar de assuntos comerciais.

A Câmara de Vereadores vive um momento de extrema desaprovação social. Isto é uma realidade. Pode-se até buscar no dia-a-dia de trabalho bons números de reuniões, pessoas atendidas, etc. Mas não há uma boa comunicação que ofereça ao conhecimento público o que de fato o trabalho da edilidade tenha contribuído com o desenvolvimento municipal. Projetos de fato desencadeadores, sem contar que a fiscalização do executivo, obrigação constitucional do poder legislativo não tem sido uma característica do atual quadro.
Bem, busco apenas entender porque de quase cem votos, apenas duas pessoas optaram por marcar o quadradinho do vereadores.
Entendo que esse público que acessa computador e busca estar informado sobre os acontecimentos da cidade não tem sido aquele que define as campanhas eleitorais, e não é para este leitor que vem trabalhando a Casa Raimundo de Morais.

A Compesa paga ainda pelo resquício de décadas de falta de água e de explicações. Há mais de um ano temos água nas torneiras, ainda não de todas, explica-se pela topografia da cidade e pela distribuição que ainda utiliza a estrutura de mais de 50 anos em nosso subsolo. Idem, idem, CDL e Polícia Civil.

Muitas outras instituições públicas e privadas poderiam estar na enquete. Fica para uma próxima oportunidade.

Nota do CODEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns

Prezados conselheiros e demais interessados,

Em anexo segue edital da 44ª Reunião Ordinária do CODEMA, que será realizada no dia 26 de agosto de 2010, às 14h30 em sala de aula do SENAC, localizado na Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis - próximo à Rodoviária, onde serão tratados os seguintes assuntos:

1) Síntese dos ofícios enviados e recebidos;
2) Eleição da nova gestão do CODEMA para o biênio 2009-2011;
3) Discussão e aprovação de nome para a nova Unidade de Conservação municipal localizada na Sementeira;
4) Organização das atividades referentes ao III Concurso Escolar de Educação Ambiental;
5) Discussão e proposta de construção de um Plano de Desenvolvimento Ambiental para Garanhuns;
6) Outros assuntos.

Obs.: De acordo com o Art. 10 da Lei Nº 3394/2006 que cria o CODEMA, o não comparecimento a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) alternadas durante 12 meses, implica na exclusão do membro do CODEMA.
 .
Agora comigo: Ouvi vários amigos elogiarem o trabalho desta diretoria do CODEMA, confesso que não acompanhei de perto, embora tenha procurado sempre que possível informar aos nossos leitores, pois as referências do trabalho desenvolvido têm surtido efeito e o Meio Ambiente tem sido discutido de fato por pessoas preocupadas com nossa cidade. Fica então aqui o convite para que mais pessoas possam se integrar a esta missão, que silenciosa e eterna, tem um impacto importante em nossas vidas. 

O Blog da Arteira


Quem gosta de fazer arte em casa, vai gostar do blog da Fabi, a verdadeira arteira em Garanhuns. Ela ensina a fazer muita coisa legal, como uma girafinha! Legal... Mais um blog de muito sucesso e que nos acompanha há bastante tempo! Olhei os seguidores dela e... Ou melhor as seguidoras! Só tem mulher! Papos femininos e artesanato gostoso de se fazer em casa. Cheguem por lá! Os homens também!

Pareci a Patty do blog Aqui na Cozinha, não foi? rsrsrs.

Telefonia móvel de Garanhuns está assombrosa!

Vamos começar a falar do resultado da nossa enquete que questionou a confiabilidade que temos em algumas instituições da cidade. E vamos de ré, falar das últimas colocadas.
Foram 24 opções, esqueci algumas importantes como já me foi questionado, depois volto ao assunto.
Mas dessas, somente duas não tiveram voto algum. Nenhum dos 83 e-eleitores aprovou o trabalho da TIM e da Claro. Nenhum voto, senhores! E tem mais, a OI recebeu "apenaszinho" um voto magro. Melhor se saiu a VIVO, que recebeu 7 indicações.
Gente, estamos vivendo um caos! Ninguém consegue falar direito por celular em Garanhuns. E alguém tem que fazer alguma coisa. Não sei se o Ministério Público Federal pode chamar as empresas para cobrar soluções,  pois elas trabalham aqui porque têm concessões da União.
O prefeito também pode cobrar, mesmo não sendo responsabilidade do município, a telefonia celular é um serviço prestado aqui, e o prefeito deve ser o representante do povo, dos seus munícipes!
E ainda a Câmara de Vereadores, em vez de ocupar as páginas dos jornais com seus problemas internos, poderiam de fato mostrar preocupação com os problemas urbanos, são percalços coletivos que estão dificultando a vida comunitária, impactando fortemente a sociedade e nossa economia. Uma audiência pública, por exemplo! Visitas às torres e aos diretores das empresas para cobrar melhorias no serviço disponível.
Não foi à toa que duas operadoras não receberam votos, seus usuários estão insatisfeitos. Outra recebeu apenas um voto, que num universo de mais de 80 votos se torna desprezível. Melhor se saiu a VIVO.
Resultado: Garanhuns está com fortes problemas na telefonia celular.

Artesãos de Garanhuns têm novas oportunidades de negócios

As quase dez comunidades atendidas pelo Programa Empreender Comunidade, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, ganham mais um espaço para comercializar seus trabalhos. É que durante os fins de semana, os artesãos estarão expondo seus produtos, no Parque Euclides Dourado.

Todo material das Associações Comunitárias ligadas ao Programa estarão à disposição do público em dois chalés, um para comercialização de artesanato em geral e outro de alimentos.

As visitas acontecem a partir das 10h e seguem até as 16h, nos sábados e domingos.

No local, estarão à disposição ainda produtos como doces, cocadas, licores, artesanato em tecido, vassouras artesanais, sabão artesanal, orquídeas, entre outros.

“Todos estão empolgados com mais uma chance de negociar seus trabalhos. Estamos atentos em viabilizar oportunidades de incentivo ao trabalho dessas comunidades”, destacou a diretora de Produção Artesanal da Prefeitura, Shirley Costa.

É preciso ter bom senso... de humor! - A baiana.

Uma baiana comenta sua situação aflitiva com um amigo, crédulo de uma igreja dessas aí que fazem milagres "ao vivo":

- Estou numa maré braba fio. Estou sem crédito na praça, devendo pra todo mundo. Não vejo solução. Já pensei em me matar. Estou desempregada e sem dinheiro, cheia de contas e carnês atrasados. Não há nada que dê jeito nessa situação. Já perdi a esperança! Acho que já estou doente e vou morrer mesmo...

O religioso:
- Calma! Não é nada disso... Você precisa de ajuda espiritual. Você conhece a minha igreja? Mulé, na quarta-feira, tem uma Sessão de Descarrego, onde todos são curados ou aliviados, com uns 318 pastores e muita fé. Vai lá, leva um trocadinho ... Vamos te salvar!

Na quarta-feira, a baiana vai. No meio do culto é chamada ao palco e um pastor a agarra pelos cabelos e pergunta:
- Qual é o seu problema?!!

Ela diz:
- Dívida, pastor, dívida ...

O pastor começa a gritar:
- Sai desse corpo, demônio! 'Disaloja!' Esse corpo não te pertence! Em nome de Jesus , te afasta desta alma boa!!!

E colocando a mão em sua testa e segurando pelos cabelos , GRITA: - Estou ordenando, em nome de Jesus, 'Disaloja!'...  'Disaloja!'...  DISALOOOOOJAAAA!!!!!!!!

E a baiana aflita grita:
- Ô mô pai! Casas Bahia!!! Lojas Americanas!!! Ponto Frio!!! Magazine Luiza, Cartão Visa, C&A!!! Marisa!!! Fininvest!!! Ibis !!! Losango!!! Bloco Camaleão!!! Camarote da Ivete!!! Precaju!!!!  Ensaio do Araketu!!! Acarajé da Dinda!!! Pai Negão de Ogum!!! Mãe Rosalina do Rio Vermelho!!! Me acuda meu Deus antes que quebrem meu pescoço !!!!!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.