terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rádio Marano, 25 anos de comunicação!


A informação e o entretenimento fazem parte de qualquer sociedade. Assim, é salutar toda e qualquer comunidade poder contar com meios de comunicação eficientes e capazes de serem porta-vozes da população.

Com a Rádio Marano tem sido assim. Grandes profissionais, locutores, técnicos e administração fazem o sucesso de um empreendimento que nasceu há 25 anos e que se prolonga com qualidade no tempo devido a dedicação de quem faz por gostar do que faz, atrelado a um grande senso profissional.
A Rádio Marano tem equipamentos técnicos que a permitem ser ouvida em distantes cidades, por ouvintes que procuram as informações da nossa terra. Está também na internet, indo mais longe!
Seus profissionais estão há bastante tempo no rádio e são todos, praticamente todos, de Garanhuns! Isso é muito importante e simbólico!

Por seus microfones já passaram vozes que fizeram nossa história. As vozes do cotidiano de Garanhuns. Nossos artistas, políticos, professores, etc. Nossas músicas tocam na Marano. Nossos eventos, nossa sociedade, nosso campo e as informações do Agreste. O Brasil conhece Garanhuns também pela Marano, os nossos sons e a nossa gente! Todos os profissionais que estão na ativa e os que por lá passaram ao longo desses 25 anos foram importantes para sedimentar a rádio no coração do povo.
Lembrarei dois nomes, e eles já não estão entre nós. Meu eterno amigo Tiago Correia, a cara da Marano! Um menino que Deus quis levar cedo, e Waldir Mansur, que teve a honra de ser o primeiro cantor a ter uma música tocada na rádio, "Cheiro de Cio". Foi Terezinha Sobral, controlista, vinda da Rádio Meridional, que colocou a rádio no ar em 1985. Ouvi hoje no programa do Marcos Cardoso.

Registro aqui o carinho que tenho por meus amigos que fazem o dia-a-dia desta que é uma das mais importantes rádios de Pernambuco, e a família Tinoco que faz da Rádio Marano um orgulho para Garanhuns!

Maluf é pego pelo "Ficha Suja" e Garotinho é condenado, novos tempos na política brasileira???


Maluf não poderá ser candidato, foi pego pelo "Ficha Suja". Paulo Maluf foi governador de São Paulo e inúmeras vezes candidato a Presidência da República. É hoje o símbolo brasileiro da roubalheira, pois a Polícia Federal encontrou contas em paraísos fiscais com dinheiro desviado de suas administrações. Por conta das investigaões está sem poder entrar em alguns países devido a seu "cadastro" na Interpol.
Mas a justiça brasileira ainda é branda e o Maluf estava em franca campanha para voltar à Câmara dos Deputados. Onde gozaria de imunidade parlamentar. Porém agora, pelo menos agora, não vai dar. Sua candidatura foi impugnada.
Enfim, parece que o "Ficha Limpa" tem produzido resultados por tirar de circulação um político com o seu currículo.

Enquanto isso, A Justiça Federal do Rio condenou o ex-governador Anthony Garotinho (1999 a 2002) a dois anos e seis meses de reclusão por formação de quadrilha.

A Procuradoria da República havia denunciado o ex-governador em maio de 2008 por "garantir politicamente a manutenção" de um grupo na chefia da Polícia Civil que não reprimia jogos de caça-níqueis no Rio, além de promover corrupção e lavagem de dinheiro.

Esse grupo era comandado, segundo a Procuradoria, pelo ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins, condenado a 28 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e também formação de quadrilha.

Lins esteve à frente do cargo na administração de Garotinho, entre o fim de 2000 e início de 2002, e na gestão de Rosinha Garotinho (2003 a 2006), mulher do ex-governador. Em 2006, ele foi eleito deputado estadual, mas acabou cassado em 2008 devido às acusações.

Em sua página na internet, Garotinho escreveu que a sentença é uma perseguição às vésperas da eleição. O ex-governador é candidato a deputado federal pelo PR.

E é bom lembrar que Rosinha Garotinho também tem lá suas broncas com a justiça.
.

Morre, aos 85 anos, Dom Acácio Rodrigues, bispo emérito de Palmares

Morreu na manhã desta terça-feira (24) o bispo emérito de Palmares, Dom Acácio Rodrigues, 85 anos. Dom Acácio morreu de parada cardíaca – ele estava internado há um mês no Hospital Português.

Dom Acácio foi bispo de Palmares durante 38 anos, entre 1962 e 2000 – ele foi o primeiro bispo da cidade. O velório será hoje em Palmares e o enterro amanhã, em Gameleira, às 10h.

O Colégio Diocesano de Garanhuns, se solidariza com a família e a Igreja católica pela perda desse grande sacerdote.

D. Acácio Rodrigues Alves, realizou seus estudos fundamental e médio no Grupo Escolar João Pessoa, em Garanhuns (1932-1936) e no Colégio Diocesano de Garanhuns (1937-1942). Estudou Filosofia no Seminário de Olinda (1943-1946). Fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1946-1949). Fez estudos de pós-graduação em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma / Itália (1949-1951).

Acácio Rodrigues ordenou-se padre no dia 12 de março de 1949 em Roma.

No dia 14 de julho de 1962, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo de Palmares. Recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de setembro de 1962, em Garanhuns, das mãos de Dom José Adelino Dantas, Dom João José da Mota e Albuquerque e Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Atividades antes do episcopado

Professor no Colégio Diocesano de Garanhuns
Reitor do Seminário de Garanhuns (1952-1957)
Pároco de Santa Terezinha, em Garanhuns (1957-1959)
Pároco de Belém de Maria (1959-1960)
Diretor Espiritual do Seminário de Garanhuns (1960-1962)
Capelão do Convento do Bom Pastor
Capelão do Ginásio do Arraial
Capelão do Colégio Santa Sofia, em Garanhuns

Atividades durante o episcopado

Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Mata Sul de Pernambuco (CODEMAS)
Responsável pela Pastoral Familiar - CNBB-Regional Nordeste II (1992-1994)
Responsável pelo Tribunal Eclesiástico - CNBB-Regional Nordeste II (1987-1994)
Responsável pelo Ecumenismo no Regional Nordeste II desde 1997
Bispo de Palmares (1962-2000)
.
A homenagem do blog. Recebemos esta notícia dos que fazem o Colégio Diocesano de Garanhuns, que certamente, farão justas homenagens a este garanhuense. Esperamos que a cidade demonstre o orgulho deste cidadão que fez da sua vida uma doação permanente em favor daqueles que sempre necessitavam.
É uma grande perda para Pernambuco!

Enquete - Os partidários de Izaías não votam em Eduardo???


Fizemos uma enquete que procurava saber quais dos candidatos que têm votos em Garanhuns têm de fato compromisso com a cidade.

Começamos até bem, nossa média de votos é geralmente na faixa dos 100 e-leitores. E creio que com essa margem não temos o que chamo de "vírus", ou seja, o tipo de e-leitor que entra no blog somente para votar. E não faz mais nada, muitas vezes nem volta a visitar nossa página, ou então, alguém descobriu como votar várias vezes.

Foi esse caso que aconteceu, em menor proporção que em outras enquetes anteriores. Tivemos uma grande maioria agora que votou na enquete na chapinha fechada de Izaías, e por isso todos aqueles que estão tendo seu apoio ultrapassaram a marca dos cem votos, ou melhor, nem todos, Eduardo Campos não acompanhou a votação da chapa branca.

Vejam pelo resultado:
Izaías Régis - 168 Votos
Dilma Roussef - 140 Votos
Armando Monteiro - 136 Votos
Humberto Costa - 127 Votos
Jorge Corte Real - 121 Votos
Eduardo Campos - 54 Votos (isso mesmo, 54 Votos)
Sivaldo Albino - 53 Votos
Fernando Ferro - 39 Votos
Paulo Camelo - 34 Votos
Zé da Luz - 19 Votos
Ana Arraes / Cadoca - 17 Votos
 E por aí, vai...

Estranho, né não??? Será que os eleitores de Izaías estão chateados pelo apoio incondicional que o governador Eduardo Campos tem dado a Zé da Luz, e também estão desconfiados dessa entrada em Garanhuns de Leonardo Dias, com grande estrutura e apoio do governador e silenciosamente de parte da prefeitura???

O jornalista Roberto Almeida escreveu em seu blog um interessante artigo sobre a campanha de Zé da Luz, e claro, fica mais fácil de entender o porque da sua manutenção na eleição com o apoio de Eduardo Campos, e onde nasceu a vontade de tirar Izaías Régis do quadro político pernambucano.
Tem coisas que acontecem nos bastidores que não chega na população. Esse entrevero entre o deputado e o governador é um deles, mas acho que aqui em Garanhuns, as pedras do dominó vão ser mexidas depois de 3 de outubro, e deve sobrar caco pra todo lado!

Em relação à política estadual. Ao final da eleição, com a oposição destroçada, creio que poderá nascer uma nova opção, um novo grupo com os remanescentes jarbistas e os descontentes governistas, dentre eles o próprio João Paulo, que teria condições de liderar um novo momento em Pernambuco numa grande coalisão futura, isso já se pensando no pós-Eduardo, que teria o apoio do PT de Humberto. João Paulo não tem força partidária nem para se lançar candidato a prefeito no Recife. Alguns partidos e principalmente alguns líderes, poderiam apostar na formação dessa nova frente política. Inserido nela, Izaías, caso reeleito, poderia fazer o que faz de melhor, ser oposição!

Coloco o resultado da enquete geral, mas nem eu acredito nesse resultado. rsrsrs.

Quais desses candidatos você considera ter compromisso com Garanhuns?



Ana Arraes 17 (7%)
Armando Monteiro 136 (56%)
Cadoca 17 (7%)
Claudiano Filho 6 (2%)
Dilma Roussef 140 (57%)
Eduardo Campos 54 (22%)
Fernando Ferro 39 (16%)
Humberto Costa 127 (52%)
Inocêncio Oliveira 7 (2%)
Izaías Régis 168 (69%)
Jarbas Vasconcelos 9 (3%)
João Guido 23 (9%)
Jorge Corte Real 121 (50%)
Leonardo Dias 7 (2%)
Lucena 9 (3%)
Marco Maciel 14 (5%)
Marina Silva 8 (3%)
Maurício Rands 19 (7%)
Paulo Camelo 34 (14%)
Plínio Sampaio 5 (2%)
Priscila Krause 11 (4%)
Raul Jungmann 15 (6%)
Sérgio Guerra 13 (5%)
Sivaldo Albino 53 (21%)
Zé da Luz 19 (7%)
Zé Serra 13 (5%)
Outro 6 (2%)
Total de Votos: 242

Aniversariantes: Eduardo, Josália, Alcindo e David.

Abro o orkut e fico sabendo do aniversário de quatro bons amigos. A colunista Josália Pimentel. O David Cavalcanti que está láááá em Salvador, ele que era o vocalista do Art'Cia. O radialista Eduardo Peixoto, que deve fazer uma festa na Rádio Jornal nesta manhã. E o Dr. Alcindo Menezes, pessoa a quem tenho uma grande estima. Sei da dedicação, competência e amor por esta cidade que eles têm.
São quatro pessoas que fazem parte da vida da gente. Cada um com a sua história, como muita gente por aí, em seus trabalhos e atividades vão fazendo a cidade se desenvolver silenciosamente. Gente como a gente.
Um grande abraço aos quatro!

Modelo de campanha eleitoral brasileiro privilegia quem tem dinheiro!


Constatação: Exatamente hoje, estamos a 40 dias (ainda) das eleições, pensem no que já foi gasto por muitos candidatos e no que ainda será derramado de dinheiro daqui pra frente. Não deveria ser assim, numa lógica razoável, todos deveriam ter as mesmas condições de se eleger. O cidadão eleitor deveria saber o que aquela pessoa deseja realizar caso venha a ser eleito, conhecer as diferenças entre os que estão na disputa e escolher o que melhor lhe representa. Deveria.
Além da compra de votos e de apoios que acontece de forma direta, ainda há a propaganda eleitoral. Proibiram shows, camisetas, bonés, brindes, etc, etc. Mas isto não impede que aquele que tem maior poder econômico se manifeste de outras formas. Vemos agora a super exposição de banners e compra de líderes comunitários. Cada um tem seu preço, de acordo com o que possam conseguir em votos. Ah, vereadores custam mais caro! Não se trata da simples contratação de um serviço, pois está em jogo a representação de um povo. Assim, quem tem mais apoio em cima, tem mais voto embaixo. Portanto, mesmo que uma liderança local, compromissada com sua gente, e com interesse apenas em ser honesto e batalhador pelo desenvolvimento local, fosse ele um sindicalista, professor, comerciário, feirante ou outra profissão dessas, que além de serem dignas, não dão dinheiro, e aí ficaria este, legítimo representate, alijado da campanha porque não tem dinheiro para derramar.
Isto se manifesta em todos os níveis desta e de todas as outras eleições. De presidente a prefeito. Muita gente compromissada e competente está se afastando da política por desacreditar nesse processo, deixando os cargos eletivos para quem está fazendo disso um grande negócio econômico. Um grande investimento, que se gasta agora para ter retorno depois.
Faltam, portanto, 40 dias para as eleições, por mim, eraq já no próximo domingo, para que o país, o estado e a cidade possam voltar às suas atividades normais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.