segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Izaías, de novo, em manchetes negativas


Acabo de ver nos blogs mais uma notícia que traz o nome do deputado Izaías Régis de uma forma negativa para a imprensa. Roberto Almeida relata um problema entre correligionários do deputado e o suplente de vereador Roberval da COHAB II que acabou em agressão e confusão na delegacia. Não vou entrar no mérito dos acontecimentos, pois isso já o fez muito bem o meu compadre, vou buscar um outro olhar.

É certo que Izaías será bem votado em Garanhuns, devendo ultrapassar os 15 mil votos. Mas é bom lembrar que se trata do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, tem o apoio direto e histórico de um candidato ao senado, tem o apoio do prefeito do município Luiz Carlos e está indo para sua terceira eleição. Portanto poderia ter mais votos se...

Três problemas diretos:
- Falta de uma assessoria profissional. É sentido também uma falha de comunicação e penetração social com a informação do seu trabalho, indo direto ao cidadão da periferia.
- Aliás, é na periferia seu segundo problema. Izaías não tem linguagem para o homem simples, diferentemente de Zé da Luz que entrou em Garanhuns pegando justamente esse nicho de eleitor que não estava sendo atendido pelos políticos locais.
- Terceiro: Izaías é um político a ser batido, ou seja, é como o time líder do campeonato que todo mundo quer vencer. Mas nesse campeonato pode ter mais de um vencedor, portanto ele não precisa partir pro ataque. Cada vez que aparece de forma negativa na imprensa, perde votos.  Izaías precisa de uma equipe que blinde o candidato e político, não pode acontecer de estar sempre na mídia desse jeito. Passa uma imagem de raiva e violência, desnecessário e prejudicial.

Finalizando: Acho que Izaías será bem votado, mas não será mais ainda, por conta dos seus próprios erros e de alguns assessores que expõem demais o deputado estadual.

CT Moda sedia palestra e oficina de moda para empresários, profissionais e estudantes

O Sindvest, em Caruaru, em parceria como Sebrae e o Senai/Cetiqt, e o Centro Tecnológico da Moda (CT Moda), em Caruaru, promovem amanhã (28), a partir das 19h, no auditório do CT Moda, workshop com lançamento de palestra interativa “Diário de Inspirações para o Design de Moda Inverno 2011”, que será ministrada pela consultora em Gestão do Design de Moda Fernanda Carlos, do Instituto de Design (Senai/Cetiqt), instalado no Rio de Janeiro. O “Diário de Inspirações” também será lançado no próximo dia 30, na Associação Empresarial e Comercial (Ascap), em Santa Cruz do Capibaribe.

Trata-se de uma publicação de moda - editada por meio de parceria Senai-Cetiq e Sebrae Nacional, voltada para empresários do setor do vestuário. Serve como fonte de informações sobre perfis culturais e comportamentais dos consumidores, que promete ser aproveitado pelo empresariado, profissionais e estudantes da área de Moda &Design da Região Agreste.

OFICINA - Além do lançamento da palestra e do workshop “Diário de Inspirações Inverno 2011”, a programação incluirá o Laboratório de Criativação, que acontece no dia 29, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na quinta-feira (30), pela manhã, no horário das 8h às 12h. O Laboratório é uma oficina em que será trabalhado o processo criativo, por meio de atividades práticas a partir de uma visão ampla da moda, comportamento e mercado, utilizando como ferramenta principal a publicação, além de exercícios para a criação de coleções com base em perfis de consumo.

No município de Santa Cruz do Capibaribe, as oficinas vão acontecer nos dias 1 e 2 de outubro, também das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Associação Comercial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), e das 8h às 12h, no segundo dia.

Facção de Costura fecha novos contratos


A Facção de Costura – Fundação Padre Dehon, tem conseguido novos contratos com grandes redes de confecção em Santa Cruz do Capibaribe, com iso a Facção irá atingir cerca de 8 mil peças mensais. Atualmente são produzidas cerca de 2.500 peças, que atendem de imediato, a necessidade de mão-de-obra, de fabricos nas Cidades de Toritama, Santa Cruz, Cupira e Lajedo; com demandas de camisas, camisetas, modinha, fardamento e baby dolls, comercializados em todo o Estado.

Os trabalhos são feitos pelas 13 costureiras, que uma vez capacitadas, atuam com mais profissionalismo no mercado formal, e resulta na agilidade da produção, rapidez da entrega, e consequentemente no faturamento dessas profissionais, que chegam a receber cerca de 600 reais mensais, referentes à fabricação de aproximadamente mil peças de facção. “Significa dizer que a correção desse valor será feita à medida que as produções aumentarem”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

A Facção de Costura, que integra o Programa Empreender Comunidade, está localizada na rua Júlia Brasileiro Vila Nova, nº. 800, bairro Boa Vista.

AESGA realiza 4ª Semana de Estudos Juridicos de Garanhuns

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) estará vivenciando no período de 13 a 16 de outubro a 4ª Semana de Estudos Jurídicos de Garanhuns (SEJUG), que este ano tem como tema: “Direito e Desenvolvimento: Caminhos para a consolidação da Democracia”.

As palestras acontecem no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante e contará com a presença dos palestrantes Francisco Dirceu Barros, Ricardo Alexandre, Walber de Moura Agra, Marcos Erhardt Agra, Clodoaldo Batista, Eliane Simões Vilar, Josevaldo Araújo, Cristiano M. de Farias e José Ronemberg.

Já as oficinas oferecidas pela Coordenação do SEJUG, todas voltadas para o segmento jurídico, serão realizadas na sede da AESGA, e ministradas pelos mestres Ana Júlia Torres, Patrícia Lapa, Clodoaldo Batista, Admaldo Cesário, Diego Rodrigo e Fábio Guilherme.

O Evento acontece dentro da programação da Semana Integrada da Autarquia, que este ano chega a sua 3ª edição. Além de atividades do curso de Direito, palestras, mini-cursos e oficinas também acontecerão nas áreas de Administração, Marketing, Secretariado Executivo Bilíngue, Administração Hospitalar e Serviços de Saúde e Engenharia Civil.

Esportes de Garanhuns em debate no Fórum Pró-Garanhuns


Dando continuidade às reuniões temáticas, realizadas no âmbito do Fórum Pró-Garanhuns, hoje, segunda-feira, será realizada a segunda reunião sobre o tema Esportes.

Local: Academia de Educação para o Desenvolvimento - AEDES
Endereço: Av. Rui Barbosa, 658 - 2º andar (no prédio de Mano Construções)
Horas: 19h30min

Pauta: finalização da construção do quadro de forças, debilidades, oportunidades e ameaças dos Esportes em Garanhuns (análise swot), bem como início da apresentação de propostas - que darão margem à elaboração dos projetos a serem executados no município, a partir de discussões e consensos a serem construídos com os demais segmentos da sociedade civil organizada e dos poderes constituídos.
A reunião é aberta a todos os interessados.

Informações adicionais sobre o Fórum e o resultado da 1ª reunião sobre Educação, acessar: http://forumprogaranhuns.blogspot.com/

Comissão Gestora Provisória do Fórum Pró-Garanhuns

Colégio Diocesano com a natureza e a tecnologia do ensino COC


No próximo dia 30 de setembro, cerca de 60 alunos do Colégio Diocesano, no Espaço Cultural Luiz Jardim, vão desenvolver o Projeto Crescer com a Natureza. A ação envolve alunos da educação infantil e professores da instituição. A intenção é trabalhar educação ambiental para despertar a valorização e a preservação do meio ambiente junto aos estudantes e a comunidade.

Alunos do martenalzinho ao Infantil 2 farão a distribuição de mudas de árvores doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, bem como fornecerão orientações a população sobre a preservação das plantas. Os docentes estarão auxiliando as crianças nas atividades, que acontecem das 9 às 11 horas.

O objetivo é aliar o processo de aprendizagem com a preservação do meio ambiente, e desta forma conscientizar as crianças sobre a importância da ação do homem na transformação do meio em que vive, desenvolver a oralidade e a socialização do processo de preservação.
A ação conta com o apoio de instituições como a Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Comunicação Social e Agricultura e Meio Ambiente; do 71º BI Mtz e do 9º BPM.
.
Agora comigo: Na última sexta-feira o professor Albérico Fernandes e grande equipe de professores e funcionários do Diocesano recepcionaram a imprensa de Garanhuns para que pudéssemos conhecer a nova infra-estrutura tecnológica de ensino do Gigante da Praça da Bandeira.

É impressionante. Lousa Colégio eletrônica em que professores dão aula utilizando um quadro sensível ao toque, igual ao que é utilizado pelo Fantástico. Assim, os professores levam seu material em um simples pen-drive e dão aula como se estivessem numa tela de computador, com todos os recursos que o sistema oferece.

A sala de informática com mais de 40 computadores em que os aulas têm contato com o sistema de ensino COC pela internet. Aliás, todos podem acessar diariamente o site do COC através de suas senhas e complementarem seus estudos, inclusive com acompanhamento on-line de mais de 300 professores. Outra informação importante é que o Diocesano dá aqui a mesma auila diária que todas as outras unidades de ensino, inclusive com três escolas COC no Japão.

Ainda tivemos a Sala 3D. É impressionante! Tivemos uma aula com Prof. Souza sobre o corpo humando e alguns sistemas, como o circulatório, quando praticamente nos sentimos dentro da corrente sanguínea, e ele nos explicando sobre glóbulos, células, coração, etc.

Na atual conjuntura educacional garanhuense é importante que nossos colégios possam oferecer melhores condições de estudo, para que as vagas em nossos melhores cursos superiores que estão cada vez mais abrangentes, possam ficar com os nossos própríos jovens.

Encerrando, a visita foi muito agradável e vimos mais uma vez que, mesmo diante de tanta tecnologia, são os professores que democratizando seu saber, estão na ponta do processo de transformação. Portanto não se trata de uma substituição, mas de um complemento tecnológico que outras profissões já desenvolveram bem antes para garantir uma melhoria na qualidade do serviço oferecido. A medicina e a informação de que as profissões devem procurar sempre novos meios para oferecerem melhor serviço.

Nos seus 95 anos a serem festejados no dia 12 de outubro, o Diocesano respira modernidade e tradição.

Furtaram três cavaletes da propaganda de Paulo Camelo

Recebi um e-mail de Paulo Camelo, candidato a deputado federal pelo PSOL, em que denuncia o furto de três cavaletes com placas de sua campanha. Acompanhem:

Ronaldo Cesar, Iniciei no sábado, dia 25.09.2010, a propaganda móvel através de Cavaletes. Foi roubado 1 Cavalete no sábado, por volta das 18 horas, defronte o Banco do Brasil e outro no dia 26.09.2010, pela manhã na Praça Guadalajara. No domingo dia 26.09.2010 foi prestado queixa na Delegacia de Polícia através do Boletim de Ocorrência 193247 e nesta data será comunicado ao Juiz da 56ª Zona Eleitoral. É difícil acreditar que seja uma pessoa não vinculada a política.

Ontem a tardinha roubaram mais um Cavalete, exatamente o que se encontra na foto anexa. Total de três cavaletes. Quem será? Este localizado defronte o Depósito do Pérola.

Abraços, Paulo Camelo
.
Agora comigo: Alguém pode dizer que três placas de publicidade pode ser pouco, principalmente nesta campanha riquíssima de Garanhuns. Mas sabemos que a campanha de Paulo não tem os mesmos recursos. Portanto o desaparecimento dessas placas fazem falta sim. Até acredito que seus opositores tambémm estejam passando o mesmo que ele, placas que são furtadas ou danificadas.
O que podemos fazer é publicar sua denúncia e pedir que aqueles que pegaram esas placas que devolvam para que ele possa prosseguir seu trabalho de divulgação.

Os 50 Twitters mais seguidos do Brasil


Artistas, sejam cantores, atores ou humoristas fazem parte da lista dos twitters mais seguidos do brasil, mas tem gente de outras profissões, como o técnico da seleção brasileira Mano Menezes e jornalistas como o William Bonner. Aqui de Garanhuns já tem muita gente boa como o Roberto Almeida, o Calvino, a Eris, o Jael, Patty, Junioo, Guga, Helder, Joselita, etc. Agora instituições como a AESGA já estão também no twitter. Gente inclusive com muitos seguidores e fazendo parte de uma rede social de comunicação.  
Aproveita a dica e siga-nos também no twitter. @ronaldovox

Vamos à lista:

1 @huckluciano Luciano Huck 2,397,064 followers
2 @RealKaka Kaka 2,052,421 followers
3 @manomenezes Mano Menezes 1,671,664 followers
4 @ivetesangalo Ivete Sangalo 1,537,046 followers
5 @showdavida Fantástico 1,527,665 followers
6 @rafinhabastos Rafinha Bastos 1,344,446 followers
7 @ClaudiaLeitte Claudia Leitte 1,179,840 followers
8 @marcoluque Marco Luque 1,176,585 followers
9 @programapanico Programa Pânico 1,165,852 followers
10 @SabrinaSatoReal Sabrina Sato Rahal 1,158,275 followers
11 @DaniloGentili Danilo Gentili 1,131,882 followers
12 @rodrigovesgo Rodrigo Scarpa 996,580 followers
13 @realwbonner William Bonner 962,531 followers
14 @marcelotas Marcelo Tas 935,809 followers
15 @mionzera Marcos Mion 923,373 followers
16 @Fiuk Fiuk 905,107 followers
17 @oceara Ceará - Wellington 892,159 followers
18 @marimoon MariMoon 738,235 followers
19 @ClaroRonaldo Ronaldo 723,640 followers
20 @bgagliasso Bruno Gagliasso 710,930 followers
21 @felipeneto felipeneto 701,917 followers
22 @SandyLeah Sandy Leah Lima 687,141 followers
23 @eduardosurita Eduardo/Dudu Surita 686,144 followers
24 @luansantanaevc Luan Santana 672,054 followers
25 @angelicaksy angelica huck 649,670 followers
26 @oserginho Serginho Groisman 640,567 followers
27 @rubarrichello Rubens Barrichello 617,327 followers
28 @OscarFilho Oscar Filho 602,183 followers
29 @pittyleone Pitty 567,589 followers
30 @TiagoLeifert Tiago Leifert 558,453 followers
31 @ana_maria_braga Ana Maria Braga 553,666 followers
32 @kibeloco Kibe Loco 539,961 followers
33 @PretaMaria Preta Gil 539,252 followers
34 @capricho CAPRICHO 533,343 followers
35 @rede_globo Rede Globo 527,615 followers
36 @santoEvandro Evandro S. 518,655 followers
37 @andreolifelipe Felipe Andreoli 514,390 followers
38 @OCriador DEUS 500,420 followers
39 @PBiaL Pedro Bial 479,274 followers
40 @FePaesLeme Fe Paes Leme 474,215 followers
41 @federicodevito Federico Devito 468,531 followers
42 @pelanzarestart Pe Lanza 467,795 followers
43 @xuxameneghel Xuxa Meneghel 454,722 followers
44 @joseserra_  José Serra 449,573 followers
45 @HugoGloss Hugo Gloss 435,978 followers
46 @boninho J.B. Oliveira 429,626 followers
47 @CaiqueNogueira Caíque Nogueira 429,553 followers
48 @orgastic_desire Serginho. (Orgastic) 423,613 followers
49 @ahickmann Ana Hickmann 408,795 followers
50 @VEJA VEJA 401,179 followers

Tô chegando lá:
@ronaldovox RONALDO CESAR 286 followers
.

III Concurso Escolar de Educação Ambiental


O Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA) é uma das atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) de Garanhuns que faz parte de um projeto maior, elaborado em 2007, intitulado Consciência Ambiental se Aprende na Escola. Neste ano de 2010, em sua terceira edição, correspondente ao terceiro ano do concurso, contou, assim como nas edições anteriores (2008 e 2009), as significantes parcerias da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Garanhuns e da ONG EcoNordeste, contando ainda com o apoio da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE. A divulgação do evento foi ampla e feita com grande antecedência, tendo sido enviados dois convites para todas as escolas do município, em duas épocas diferentes, fevereiro e julho. Foram realizadas várias entrevistas em rádios locais, contando ainda com uma matéria na TV Asa Branca, logo antes do encerramento das inscrições. Foram produzidos dois spots para esta terceira edição do evento, um destinado à veiculação em uma rádio local e, o outro, circulou por mais de um mês nos ônibus da empresa São Cristóvão. Além disso, mais de 100 cartazes e 2.000 panfletos foram distribuídos pela cidade. A divulgação do concurso também contou com matérias em jornais locais, blogs e mensagens para a mais de duas centenas de correios eletrônicos cadastrados na listagem do CODEMA. Além do mais, divulgação corpo-a-corpo, objetivando a exposição de informações do concurso e seus objetivos, foram realizadas em todas as salas dos cursos de Geografia, Biologia, Letras e Pedagogia da UPE, bem como nos cursos de Pedagogia e Letras da UFRPE em Garanhuns, locais que albergam grande número de discentes que são também professores dos ensinos fundamental e médio.

O III Concurso teve período de inscrição entre 23 e 27 de agosto. No entanto, apesar de toda divulgação, o baixo número de inscritos, inclusive com modalidade com apenas uma inscrição, desencadeou a necessidade de prorrogação das inscrições. Assim, em 31 de agosto, por meio da imprensa e das listas de correios eletrônicos, foi anunciada a prorrogação das inscrições até 08 de setembro, um dia após o feriado e as comemorações de Sete de Setembro. Este aumento no prazo serviu para aumentar o número de participações e, também, para corrigir falhas como inscrições realizadas sem informações referentes às idades dos estudantes, ao ano do ensino, ao nome do projeto, entre outras. A grande surpresa foi que, via correio eletrônico ou pessoalmente, tivemos mais escolas de outros municípios querendo se inscrever, e que não puderam, do que as de Garanhuns, que poderiam ter se inscrito. Do município de Angelim, por exemplo, tivemos três escolas solicitando participar, assim como duas de Canhotinho, além de Caetés, Capoeiras, Jurema, Jupi e Paranatama. Essa procura por participação de outros municípios, antes da prorrogação das inscrições, reforça que não houve falha na divulgação. Após a prorrogação, houve novas inscrições e, em 09 de setembro foi enviado a todos os inscritos e para os membros do CODEMA um arquivo com o sumário de dados de todas as inscrições de todas as modalidades.

Resumidamente, em cada categoria, os números de inscrições foram:

• Educação Ambiental Continuada (Projetos de Escola):
Sete escolas, sendo 2 privadas (XV de Novembro e José de Alencar) e 5 públicas (São Cristóvão; Silvino Almeida; Virgem do Socorro; Salomão Rodrigues Vilela e Dom Mário)

• Desenho em Tema Ambiental:
Foram inscritas 14 crianças das escolas: Educandário José de Alencar; Colégio Santa Joana Darc; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; São Cristóvão; Dom Mário; Silvino Almeida; Municipal Antônio Nascimento; SESC;

• Redação em Tema Ambiental – 1º ao 5º ano:
Foram inscritas 12 crianças das escolas: Municipal Antônio Nascimento; Silvino Almeida; SESC; Educandário José de Alencar; Dom Mário; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; Colégio Santa Joana Darc;

• Redação em Tema Ambiental - 6º ao 9º ano:
Foram inscritos 22 estudantes das escolas: São Cristóvão; Silvino Almeida; Elvira Viana; Colégio Santa Joana D`Arc; Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias – CAIC; Dom João da Mata Amaral; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra; Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença; Salomão Rodrigues Vilela.

• Redação em Tema Ambiental - Ensino Médio:
Foram inscritos 7 (sete) estudantes das escolas São Cristóvão; Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns; Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro; Colégio Diocesano de Garanhuns;

• Paródia em Tema Ambiental
Foram inscritas 8 (oito) equipes de 5 (cinco) escolas a saber: São Cristóvão; Elvira Viana; Educandário José de Alencar; Escola Virgem do Socorro; Professora Ivonita Alves Guerra.

Assim, nas diferentes modalidades houve a participação de 19 instituições de ensino a saber:

1. Escola Estadual Dom João da Mata Amaral;
2. Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira;
3. Colégio Santa Joana D’Arc;
4. Educandário José de Alencar;
5. Estadual São Cristóvão
6. Municipal Dom Mário
7. Municipal Antônio Nascimento
8. SESC
9. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
10. Dom Mário
11. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
12. Elvira Viana
13. Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro
14. Colégio Diocesano de Garanhuns
15. Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias - CAIC
16. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
17. Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
18. Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença
19. Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns

As bancas avaliadoras estiveram compostas por músicos, estudantes diversos, bacharéis em letras, biologia, pedagogia, química, geografia, matemática, agrônomos, médicos veterinários, arquiteto, cordelistas, repentistas, administradores, professores, engenheiro civil, engenheiro florestal, dentre tantas outras formações e profissões. Sobre a titulação, houve avaliadores com graus de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

As doações para premiação foram de uma máquina fotográfica da Vison Informática; um aparelho de DVD e uma bicicleta da empresa Milk Comércio e Representações; um aparelho de DVD do Lions Club Garanhuns Centro; um Day Use na Fazenda Brejo em Saloá; kits de chocolate entregues a todos os participantes de minha pessoa; e quatro bicicletas de Rafael Pereira Lima, de Zé de Vilaço, de João Miguel da Construtora Nápolis e da empresa Fernando Sabino LTDA.

Além destes prêmios doados, foram comprados cinco violões, dois microondas e quatro bicicletas.

VENCEDORES:

Desenho em Tema Ambiental, em que o tema foi “A Água dos Meus Sonhos”, o primeiro lugar foi obtido pelo estudante Gabriel Ubiratam Noronha, da Escola Santa Joana D’Arc; o segundo lugar, também da mesma escola, foi classificado o estudante Lucas Domingos Barros, enquanto o terceiro lugar ficou com a estudante Noely Bezerra Cavalcanti, do Educandário José de Alencar.

Redação em Tema Ambiental – 1º ao 5º ano, cujo tema informado no momento foi “A Água é...”, o primeiro lugar foi obtido por Cecília Maria Monteiro Barbosa, da Escola SESC Garanhuns, o segundo lugar ficou com Carlos Gabriel de Andrade, do Educandário José de Alencar e o terceiro lugar com a estudante Polyane Bento da Silva, da Escola Dom Mário.

Redação em Tema Ambiental – 6º ao 9º ano, cujo tema sorteado foi “A Água da Vida...”, todos os classificados nos três primeiros lugares foram provenientes de escolas públicas, sendo o primeiro e segundo classificados da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em primeiro, a estudante Giovana Katherine Gueiros Guedes e, em segundo, a estudante Alice Alzira Rodrigues de Moraes. Em terceiro lugar foi classificada a estudante Mariana Duarte da Silva da Escola São Cristóvão.

Redação em Tema Ambiental – Ensino Médio, cujo tema informado foi “Natureza: Para Refletir Sobre a Vida”, todos os três vencedores foram provenientes de escolas da rede particular de ensino, ficando o primeiro e o terceiro lugares com estudantes do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro e, o segundo lugar, com uma estudante do Colégio Diocesano. Mais especificamente, em primeiro lugar foi classificado o estudante Flávio José Alencar de Melo, em segundo lugar, a estudante Bruna Nunes de Melo, e em terceiro, a estudante Camila Pereira de Araújo. Infelizmente, não estavam presentes à premiação os estudantes classificados em primeiro e terceiro lugares, nem representantes de sua instituição de ensino.

Com relação às Paródias em Tema Ambiental, modalidade recém introduzida no CEEA, diferentemente do que foi estabelecido no regulamento, em que estava prevista apenas a premiação da primeira equipe, os organizadores do evento, mais especificamente o CODEMA, a Secretaria de Agricultura e a ECONORDESTE não mediram esforços para obter prêmios para reconhecer e valorizar, também, as equipes classificadas em segundo e terceiro lugares, que receberam, todos, um violão para cada membro da equipe (individual ou dupla). Nesta modalidade, em primeiro lugar foi classificada a equipe composta por Mirelle Kerolaine Bento Bastos e Elen Sabrine Godoi do Educandário José de Alencar, com a paródia intitulada “Isso é o Amor”; em segundo lugar o estudante Rafael Elias de Menezes da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, com a paródia intitulada “Essa Preservação”; e, em terceiro lugar, a equipe formada por Mariana Nadja Campos Barbosa e Maria Julie Ane Tenório da Silva, da Escola São Cristóvão, com a paródia intitulada “Não Maltrate o Planeta Assim”.

Por fim, com relação à modalidade Educação Ambiental Continuada, os projetos de escola classificados foram todos de escolas públicas e a classificação deu-se da seguinte forma: em primeiro lugar foi classificada a escola Municipal Dom Mário, com o projeto “Não Jogue o Lixo no Chão”, coordenado pela professora Joice Cristina Torquato; em segundo lugar a Escola Virgem do Socorro com o projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade ao Alcance de Todos, coordenado pelo professor Ricardo de Siqueira Almeida; em terceiro lugar a Escola Silvino Almeida com o projeto Reciclar o Velho é Transformar o Novo, coordenado pela professora Marcília da Silva Leite.

Marcos Renato Franzosi Mattos
Presidente do CODEMA
Correio eletrônico: codema.garanhuns@gmail.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.