sábado, 2 de outubro de 2010

Expectativa e tecnologia, a eleição de ontem, de hoje e de 2012


É grande a expectativa em Garanhuns. Chegamos ao dia D com praticamente os principais candidatos com chances de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa do estado.

Durante todo o dia deveremos ter grande movimentação pela cidade, e o fato dos bares e restaurantes estarem abertos deixará o domingo ainda mais bonito. É bom ninguém se exceder na bebida.

Às 17h começam os primeiros resultados e quase instanteneamente virá o resultado final, pois hoje a tecnologia é outra coisa. Alguém tem saudades daqueles 15 dias de apuração na AABB e na AGA? As rádios davam as parciais e as pessoas colavam o rádio no ouvido para saber como estava a MARCHA DAS APURAÇÕES. Hoje a urna é eletrônica e basta seu chip chegar no computador para enviar para a Central e booom! Tá feita a contagem! Antes eram semanas, hoje o resultado nacional sai praticamente na mesma noite. Ainda hoje saberemos se teremos segundo turno para presidente, o que não acredito.

Para Garanhuns muito mais que esta eleição está em jogo. Toda a movimentação visando as eleições de 2012 passam pelo resultado do dia de hoje, por isso até quem não concorreu está na torcida. E é muita gente.

Como votará Garanhuns?
.

Armando abre vantagem na reta final


A única vaga da majoritária que ainda gerava uma expectativa era a de segundo senador, já que Eduardo deve se reeleger com 80% dos votos e Humberto Costa desde o início da campanha já apontava como dono de uma das cadeiras. Portanto faltava uma, que era disputada mais de perto por Marco Maciel e Armando Monteiro. Acabou pesando a larga vantagem que Eduardo Campos abriu e a campanha pedindo o voto na chapa fechada. Conta também a favor de Armando a grande estrutura que montou no estado para sua eleição.

Pelo Ibope divulgado, Humberto Costa teria 40%, Armando Neto 33% e Maciel aparece com 19%. Raul Jungmann teria 7% e Renê Patriota, do PSOL, 1%.

Liberada a bebida alcóolica no dia da eleição

Tá no blog do Magno Martins:
.

A lei seca está suspensa em Pernambuco. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira pelo desembargador Francisco Bandeira de Melo. Com a medida, será permitido o consumo e a distribuição de bebidas alcoólicas no estado durante o pleito eleitoral deste domingo, informa o Diario de Pernambuco.com.

Instituto Técnico Federal abre seleção para 3.392 vagas em cursos técnicos, uma é sua?

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), formado pelo antigo Cefet e agrotécnicas federais, lança o Vestibualr 2011 para os cursos técnicos. São 3.392 vagas em 25 cursos e três modalidades distribuídos nos câmpus Ipojuca, Pesqueira, Recife, Afogados de Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

Neste ano, o IFPE adotou o Enem como forma exclusiva de seleção para os cursos superiores. Os interessados em se inscrever nos cursos técnicos devem realizar o cadastro apenas pela internet de 6 a 21 de outubro (e não 23 de outubro como inicialmente divulgado pelo IFPE). A taxa é R$ 20.

No câmpus Ipojuca são oferecidos os novos cursos técnicos de petroquímica e construção naval. Em Garanhuns, há o de meio ambiente e em Caruaru, mecatrônica. Candidatos com ensino fundamental completo podem concorrer a uma das 708 vagas da modalidade integrado para cursar o ensino médio e o técnico concomitantemente.

Já na modalidade sequencial estão sendo oferecidas 2.568 vagas para os que já têm o ensino médio e deseja fazer somente o curso técnico. Outras 116 vagas são ofertadas no Integrado Proeja para os que tem mais de 21 anos e cursou o ensino fundamental. Nesta modalidade não é cobrada taxa de inscrição.

A solicitação de isenção dessa taxa pode ser feita de 6 a 8 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no endereço da unidade onde o candidato deseja concorrer à vaga. É necessário apresentar histórico escolar de ensino médio, documento de identidade, comprovante de renda familiar atualizada e ainda a última conta ou fatura de energia elétrica. Metade das vagas serão destinadas aos alunos oriundos da rede pública de ensino.
.

http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/10/01/ifpe-abre-selecao-para-3392-vagas-em-cursos-tecnicos-238334.php

Bons motivos para votar em...


Abaixo vai uma relação de alguns candidatos que fazem campanha na cidade, dos mais variados partidos, que devem ultrapassar a marca dos mil votos e que em seus discursos, prometem trabalhar por Garanhuns. Os citados abaixo abriram comitê na cidade e fazem campanha de rua.
Por que votar neles? Em ordem alfabética.

Claudiano Filho - Tem vários apoios em Garanhuns de pessoas influentes. Seu pai, Claudiano, sempre foi um político forte. Mas devido os problemas com a justiça eleitoral não se candidatou. Claudiano Filho abriu comitê em Garanhuns, tem alguns bons cabos eleitorais e está fazendo campanha na cidade. Recentemente Claudiano recebeu o governador Eduardo Campos em sua fazenda numa clara demonstração de mudar de palanque. Deverá apoiar Eduardo neste segundo governo.

Izaías Régis - Disputa o terceiro mandato e foi sempre um defensor de Garanhuns na Assembleia. É importante que continuemos com representação e Izaías está ao lado do governador e dos senadores praticamente eleitos. Trabalhou pelo turismo de Garanhuns criando eventos e buscando alternativas para a cidade. Também tem feito um trabalho com a saúde, criando centros de atendimento clínico. Tem apoiado o artesanato e a cultura em geral. Conseguiu seu espaço na Assembleia, onde hoje é vice-presidente. Tem muitos apoios de prefeitos da região, inclusive de Luiz Carlos, aqui de Garanhuns.

Leonardo Dias - É filho do conselheiro do tribunal de contas e ex-deputado Romário Dias, que continua tendo muita força na política pernambucana, portanto se quiser trabalhar por Garanhuns terá bastante oportunidades. É do partido do governador praticamente eleito e tem muita gente dentro da prefeitura apoiando o rapaz. O governador demonstra ser simpático à sua candidatura. Nomes como Marcelo Marçal e Almir Penaforte conseguiram muitos apoios para Leonardo.

Lucena - É vereador de Garanhuns e demonstra muita vontade de trabalhar. Está no Partido Verde ao lado de Marina Silva. O voto em Lucena pode representar também um repúdio às candidaturas tradicionais. É militar e desportista, podendo representar essas classes, caso eleito deputado.

Marcantonio Dourado - Adolfo Lopes está apoiando o lajedense, que conta lá também com o apoio do seu irmão e prefeito Antonio João Dourado, pessoa muito influente junto ao governador. Adolfo já demonstrou a importância de Marcantonio participar mais da vida política garanhuense.

Priscila Krause - A vereadora da capital é esposa de Jorge Branco, filho do ex-deputado federal José Tinoco. A família sempre trabalhou com política em Garanhuns, Jorginho mesmo foi secretário de turismo. A família tem empreendimentos na cidade que emprega e atende centenas de pessoas, muitas delas sempre acompanharam os passos que os Tinoco dão nas eleições. A candidata disse que irá demonstrar o carinho que tem por Garanhuns independentemente dos votos que tenha aqui na cidade. Priscila é filha do ex-governador e ex-ministro Gustavo Krause, tem sua base no Recife, de onde deve sair eleita.

Sivaldo Albino - Está representando uma renovação política na Assembleia do estado aqui para a região. Tem se destacado como vereador, antes ao lado do ex-prefeito Silvino e agora na oposição a Luiz Carlos. Tem feito uma campanha sem ataques e conta com o apoio dos ex-prefeitos Silvino Duarte e Ivo Amaral. Tem sido a terceira via de quem não quer votar em Zé da Luz ou Izaías. Tem apoio incondicional de Sérgio Guerra e Raul Jungmann que vêem em Sivaldo uma renovação da oposição pernambucana e por isso promoveram sua candidatura em diversas cidades do interior, de onde se espera venha o restante dos votos que precisa para se eleger. Fez uma campanha elogiada.

Zé da Luz - O ex-prefeito de Caetés solidificou sua base em Garanhuns e tem grande oportunidade de sair daqui majoritário. Tem apoio incondicional de Ana Arraes e o governador sempre demonstra apoiar Zé. Sua história começou ao lado de Arraes na eletrificação rural, de onde vem seu apelido. Tem grande apelo popular e conseguiu fazer uma campanha na periferia que deve lhe dar mais de 15 mil votos. Mesmo que depois não possa assumir, demonstrará força eleitoral e deve ser bem recompensado pelo governador.

Outros candidatos como Isaltino Nascimento e Alberto Feitosa têm apoios importantes na região. O petista Isaltino está com Judith Alapenha em Bom Conselho e Feitosa com Dudu em Capoeiras. Mas ambos têm influência em Garanhuns e podem também surpreender e ultrapassar a marca dos mil votos.

Perdoem se esqueci algum nome, poderei incluir um novo comentário se isto aconteceu. Mas creio que são principalmente esses nomes que estão nas ruas de Garanhuns pedindo o voto dos nossos conterrâneos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.