sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A abstenção em São Paulo e no Nordeste, pontos percentuais de uma disputa presidencial



Neste exato momento em que escrevo, São Paulo já apresenta congestionamento na saída da capital em direção ao litoral. É o efeito de um feriadão que começa hoje, e pra quem pode, emenda pra só voltar na terça à tarde. Segundo o site Globo.com, as autoridades rodoviárias apostam quase 2 milhões de veículos trafegando pelas estradas neste feriado de finados.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/10/29/sp-estradas-ja-apresentam-pontos-de-lentidao-na-saida-do-feriado-de-finados-922905744.asp


Aqui no Nordeste onde as praias são ainda mais convidativas, não será tão diferente, uma verdadeira legião de turistas deverá se deslocar para o litoral. Imaginem as praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe e claro, as nossas praias pernambucanas, devem estar recebendo milhares de eleitores, que possivelmente, não votarão.


Em São Paulo, onde o PSDB tem a força do estado com a eleição de Alckmin e o apoio da prefeitura de Kassab, o êxodo em direção às praias prejudica Serra, acredito. Assim como aqui no Nordeste prejudica a votação de Dilma.


É bom lembrar que só pode votar em trânsito neste segundo turno quem se cadastrou anteriormente.


Portanto, quem puder exercer seu dever/direito de votar e puder adiar a viagem, é bom pensar na importância do voto e saber que seu candidato vale seu esforço.
A abstenção no primeiro turno ficou na casa dos 20%, acredito que agora deva chegar perto dos 30%, o que é um número muito alto.


Eu já afirmei aqui ser eleitor de Dilma e expus as razões. Acho minha obrigação agora retribuir com meu voto.


Quem pensa assim também, um compromisso civil com a democracia, seja eleitor de Dilma ou de Serra, deve comparecer à urna e dar seu voto. Não votar é se excluir de um processo que o país lutou muito para conquistar, ter o direito de escolher.

Se não pensa assim... Peixinho na beira da praia e cerveja gelada.

.

A volta do Bicho-Papão e do Papa-Figo


Vocês acompanharam o drama do menino Lucas Kauã de Recife? O menino foi sequestrado e passou dois meses sofrendo maus tratos e abusos, primeiro em Recife, e depois foi levado para a Paraíba. O caso ganhou repercussão e chegou ao seu final feliz ontem, se é que existe aí um final feliz.

Bem, o caso nos faz lembrar os cuidados que as mães têm com seus filhos, e que na nossa infância tinha todo um enredo de zelos especiais para que não fôssemos pegos pelo bicho-papão e pelo Papa-figo. Na verdade eu nunca soube direito o que eram, ouvi dizer que era gente que raptavam crianças, jogando-as em seus carros para depois tirar seus órgãos e vender... Vixe Maria! Será??

Não sabia o que era, mas tinha um medo danado. Queira assustar uma criança era só dizer que ia chamar o bicho-papão ou o papa-figo (que acho seja o fígado, pra dar sentido ao monstro que eu imaginava).

O mundo hoje está pior, a violência se tornou a regra e talvez por isso não exista mais a inocência de brincar na rua.

Vejamos esse caso de Recife, um taxista pedófilo e um bandido fugitivo de hospital psiquiátrico do sistema penitenciário raptam um garoto de 8 anos, que jogava bola na rua, prometendo-lhe uma bicicleta. Seus amiguinhos tinham bicicleta, por isso não foram.

A mãe já dizia -"Não fale com estranhos e nem aceite nada que lhe derem na rua". Há 30 anos não existia essa questão presente das drogas, como o crack está tomando conta da juventude desassistida. Mas as mães, em seus instintos de proteção maternal, já sabiam que o que é dado na rua por um estranho coisa boa não é!!!

Graças a Deus o menino está de volta pra casa, mas os Papa-figos e os Bichos-Papões voltaram, e estão nas esquinas oferecendo a destruição de vidas infantis.

Um blog Rubro-Negro, É o Sport do Povo!


Existem vários tipos de blogs para todos os gostos. Culinária, política, cinema, fofoca, notícias regionais, esportes, etc, etc, etc. Várias empresas já criaram seus próprios blogs, tornando a comunicação oficial.

Uma grande característica do blog é a paixão. Isso mesmo, a paixão! O assunto do blog é sua paixão incontida... Por exemplo, o Roberto Almeida é plural, fala de tudo em seu universo. A Patty Martins é jornalista e adora a sua cozinha, assim nasceu o blog @aquinacozinha e seu twitter derivado. A Faby gosta de inventar uns bichinhos e uns artesanatos legais. Sivaldo fala de política, naturalmente. Jornalistas, desportistas, artistas, e por aí vai...

Agora descubro um novo blog parceiro, aos apaixonados pelo Leão da Ilha do Retiro. Que já postou o link do nosso blog por lá. Trata-se do http://www.sportdopovo.blogspot.com/

O Blog Sport do Povo se dedica exclusivamente a notícias do Leão e outras do esporte de Pernambuco. Aos torcedores, vale a pena conferir.

Vale lembrar que não é a primeira vez que fazemos parceria com blogs de esportes, já tivemos em nosso o rol o alvirrubro http://www.vermelhodeluta.blogspot.com/

...E quanto ao meu Santinha, agora de presidente novo, o vereador da capital Antonio Luís Neto, é esperar para ver as coisas acontecerem. Sinceramente...

As últimas horas, debate, e-mails, evangélicos e até o Vaticano




Começou o vale-tudo. Recebi e-mails de todo tipo esses dias. Em um deles o Paulo Tanner, que não sei quem é, mas que me acompanhou nos últimos dois meses com dois a três e-mails diariamente com notícias e posicionamentos serristas, trouxe uma carta assinada por um bispo evangélico láááá de São Paulo.


Porque eu deveria me sentir influenciado?

Vivemos em um país laico, isto quer dizer que a religião não deve influenciar o estado, como acontecia há dois séculos atrás. Mas deve haver a liberdade ao culto e o respeito a todas as religiões. Ninguém haverá de se sentir constrangido nem perseguido por sua opção religiosa. Por outro lado, não deverá haver influência religiosa sobe as decisões do estado.

Mas não é o que anda acontecendo, trouxeram a discussão religiosa para dentro da política, e algumas igrejas levaram a política para dentro dos seus templos, chegando a pedir votos e até a lançar seus próprios candidatos. Não discuto aí o direito legítimo, mas a ética cristã.

Muitos Bispos Católicos buscam demover seus padres da ideia de entrarem na vida política e concorrer a cargos públicos, principalmente a prefeitos.

Os evangélicos preferem os cargos legislativos, onde nascem as leis.

Repito, direito legítimo de todos.

Prossigamos.

Hoje tem o último debate de 2010, na Globo, pra ficar aquela impressão que a emissora fechou com chave de ouro. Eu continuo achando que em matéria de debates e respeito eleitoral ninguém supera a BAND. O formato será diferente dos debates anteriores. Eu não aguento mais debate com Serra e Dilma. Gostaria de ver um com Lula X FHC. Ou com os candidatos a vice, Índio X Temer, ou ainda com os presidentes dos partidos Zé Eduardo X Guerra. E por aí vai...

Continuando...

Depois que a poeira tinha baixado, nenhum candidato tocara mais no tema aborto, pois se tornara inconveniente a ambos, chega aí o Santo Padre, láááá do Vaticano, e pede pra seus sacerdotes pedirem aos seus fiéis que evitem votar em quem defende o aborto. Acho que ele errou duas vezes. Primeiro em tocar no tema em época eleitoral, mas tudo bem, é um direito dele, mas o fato é que as religiões interferiram demais no atual processo. O segundo erro foi o momento, não era mais oportuno tocar no tema. Ficou paracendo que agiu atendendo alguns interesses de criar o fato novo que a campanha da oposição precisava.

Vejam, religião é uma conversa íntima com Deus, sempre entendi assim, e não da forma exteriorizada politicamente como vem sendo feita nos templos, com a comercialização e uso em vão do nome de Jesus Cristo. Desconfio de qualquer igreja que cure quem está na plateia diante holofotes e câmeras de televisão. Eu gostava quando íamos à capela do Ginásio do Arraial, orar em silêncio, "conversar com Deus" e cantar as músicas de Padre Zezinho. Simples e bonito e nos fazia um bem danado!

Hoje, missas simples e harmoniosas como as do Mosteiro e da Capela do Diocesano recebem fiéis que estão em comunhão com Deus sem precisar estarem aos gritos e à espera de milagres.

ESTADO E RELIGIÃO - Quando tínhamos a unicidade do estado com a igreja vivemos épocas de perseguição e desigualdade social. O estado é para todos, de qualquer religião e até para quem não tem religião, e mais, para os ateus. Todos têm o direito até de serem ateus.

Antes de qualquer dúvida, sou católico, acredito em Deus e converso com Ele sempre. Da forma como vejo a religião, busco praticar o bem, ser honesto, olhar ao próximo, contribuir com a sociedade em que vivo, fazer novas amizades baseadas no respeito, estudo, trabalho, vivo em paz com esposa e filhos, portanto tenho os ensinamentos de Jesus implícitos em minha conduta. Acho que a religião deve ser professada de dentro pra fora e não pode ser condicionada a nada.

Acreditar em Deus não deve gerar endividamentos. Vivemos uma época em que levamos o mercado para dentro de igrejas televisivas que vendem de tudo, de CDs a óleos santos, é o mercado que Jesus destuiu de dentro de sua casa. Parece enfim que quanto mais pobre é o fiel, mais rica é a igreja.
E mais... Não tenho posição sobre o aborto. Já ouvi argumentos interessantes dos dois lados, mas o lado religioso ainda é muito forte no Brasil e não será fácil contrargumentar biocientificamente e falar da natureza feminina. Por isso, nenhum presidente, pelo menos não agora, deverá defender a legalização.

Hoje à noite tem debate e esta discussão deverá voltar à baila.
.

150 mil reais na maratona do Recife/Olinda


Acontecerá entre nas ruas das cidades do Recife e Olinda a Maratona Maurício de Nassau, que receberá a nata do atletismo mundial como Frank Caldeira, principal representante brasileiro e vencedor da São Silvestre e corredores do Quênia, conhecidos como verdadeiros leopardos para vencer corridas de longas distâncias.

O próprio Jornal do Commercio de hoje aponta o garanhuense como um dos principais nomes para deixar o título em nosso estado. Marcos venceu recentemente a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro, entre outras grandes conquistas. Mas em momento nenhum o prêmio em jogo foi de uma quantia tão exuberante quanto a que se está disponibilizando em Pernambuco, ao vencedor R$ 150 mil, que já se constitui na maior premiação no pedestrianismo nacional. A princípio parece muito dinheiro, mas se imaginar que é o caché pra duas bandas tocarem uma só noite, então entendo que possa ser atribuído a quem por seu próprio esforço e merecimento vencer a mais importante prova do atletismo mundial, a Maratona.

Boa Sorte ao Marcos e aos demais garanhuenses que forem participar da prova.

A PROVA - Em percurso de pouco mais de 42 quilômetros, em terreno totalmente plano, passando por alguns dos principais pontos turísticos das cidades irmãs. É a maior corrida já realizada no estado. Portanto, olhos atentos para este dia 15 de Novembro.

PARCERIA - Prefeitura e Fundação Altino Ventura realizam cirurgias de Catarata em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns em parceria com a Fundação Altino Ventura deu início neste mês de outubro as atividades de mobilização para a Campanha de Catarata. A iniciativa consiste na realização de cirurgias de catarata para diminuir a demanda de pacientes com o problema no Município, e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença.

A Campanha está organizada em três fases. Na primeira, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram treinados para realização de visitas domiciliares na intenção de identificar possíveis casos da doença. Duzentos e trinta e seis ACSs realizam as visitas nas comunidades cobertas pelo Programa Saúde da Família (PSF). Serão beneficiadas pessoas na faixa etária a cima dos 60 anos de idade.

Na segunda etapa, que será realizada entre 16 a 19 de novembro, os idosos que apresentaram sintomas serão encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa, da Prefeitura de Garanhuns, onde uma equipe da Fundação Altino Ventura fará a triagem e o diagnóstico da doença, além da solicitação de exames, custeados pelo Governo Municipal. Todos que tiverem a doença comprovada terão cirurgia marcada.

A terceira e última fase será a realização das cirurgias no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2010, no Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.

De acordo com a coordenação de Educação em Saúde do Município, a cirurgia de catarata vai permitir que os portadores da doença possam voltar a realizar atividades simples como por exemplo, a leitura. “Nós estamos oferecendo a população de Garanhuns a oportunidade de fazer a cirurgia de Catarata gratuitamente no próprio município. Em condições normais os pacientes teriam que se deslocar até Recife para realização do procedimento”, explica a coordenadora de Educação em Saúde, da Secretaria de Saúde do Município, Sueli Lima.

A DOENÇA - A Catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos. A doença torna-se comum a partir dos 60 anos. A cirurgia é o único jeito de curar e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Catarata.

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA – A Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica cujo objetivo é prestar serviços médicos de alta complexidade à população de baixa renda, promover o desenvolvimento científico e a capacitação profissional na área oftalmológica. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referencia para o atendimento em oftalmologia, a Fundação está entre as principais instituições do País, e vem desenvolvendo um trabalho de relevante importância para o Estado de Pernambuco e toda a região Nordeste. A Fundação existe desde 1986 e tem sede em Recife-PE.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.