segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Da campanha de 2010 só resta resolver a questão ZÉ DA LUZ


A festa tomou conta das ruas e hoje já se sente o cheiro de ressaca de eleição. Junto a tudo isso ainda tem o feriadão!

Já temos todos os eleitos, todos os governadores, senadores, deputados e até novo presidente, ou presidenta, como queiram.

Mas nem tudo está resolvido, graças a um STF dividido. As tantas questões a respeito da Lei Ficha Limpa ainda não foram elucidadas e dentre elas está o imbróglio jurídico do majoritário para deputado estadual em Garanhuns, o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz.

Com pouco mais de 15 mil votos em Garanhuns e quase 30 mil no total, Zé da Luz aguarda a decisão do Supremo. A situação de momento é que foi considerada válida por um desembargador do TJPE a reunião da Câmara de Vereadores de Caetés que cancelou a oooooutra reunião que tinha rejeitado as contas pelas quais Zé da Luz estaria condenado e portanto enquadrado na Lei Ficha Limpa. O desembargador cancelou a decisão monocrática do juiz da comarca que havia considerada ilegítima a nova reunião. Portanto, muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte (Não tem nada a ver com a ooooutra ponte!).

Assim, enquanto tudo não chega aos finalmentes, como diria Odorico Paraguassú, personagem que poderia perfeitamente fazer parte desta tragicomédia Diasgomesiana, ficamos no aguardo de tantas decisões que ainda serão tomadas até saber o paradeiro político final de Zé da Luz, que poderá ser pela sua inelegebilidade, se ao final ele não conseguir superar os problemas político-administrativos. Mas se der do jeito que ele espera, ainda assim sua eleição não está garantida, pois o novo quociente eleitoral não garante ainda a terceira vaga de seu partido o PHS. Mesmo assim, partidários a Zé da Luz contestam esses novos cálculos e dizem que ele teria sim sua vaga na Assembleia Legislativa do Estado.

Foi sobre esse assunto nossa enquete e vejam o resultado final:
.

Ao final de todo o atual processo jurídico, Zé da Luz...

será considerado inelegível - 42%
será eleito deputado - 35%
ficará na suplência - 22%


.

Dilma e Lula - Eles não romperão! Estarão juntos pelo Brasil!


Um dos receios dos eleitores que votaram e até que não votaram em Dilma, mas justamente por isso, é que haja um rompimento entre ela e Lula assim que começar seu governo. Esse receio se justifica em olhar casos como o de Recife e principalmente, aqui em Garanhuns, quando ao acender das luzes, criador e criatura, já não dividem mais o mesmo governo.

Em Recife, a criatura João da Costa foi aos poucos se afastando de João Paulo, que deu vida à candidatura do João, no famoso "João é João", com direito a aniversário juntos e dividir até o mesmo bolo. Mas ninguém governa o governante, e João da Costa não foi aceitando as interferências do seu criador e aos poucos foi cortando o cordão umbilical, se desfazendo do grupo remanescente de JP e hoje nada mais os une, a não ser a sigla partidária, mas até aí mudaram bastante, João da Costa fez uma travessia silenciosa para o lado de Humberto Costa. Ao menos é o que se acredita.

Em Garanhuns, esse rompimento pós-eleitoral já fez escola. Bartolomeu elegeu Silvino, sob olhares desconfiados de seus pares, e não deu outra, casamento com separação antes das núpcias. Tão logo começou a administrar Garanhuns, Silvino rompeu com Bartolomeu, negando-lhe a ingerência que este queria em seu governo. Aliás, aquele rompimento nunca ficou deverasmente explicado. Mas Silvino, anos depois, bebeu do mesmo cálice.

Veio Luís Carlos e resgatou a tradição de rompimento em Garanhuns, acho que assumiu em janeiro e Silvino não subiu mais os degraus do Palácio Celso Galvão no carnaval. Também não houve uma explicação pública. Alguém chegar e dizer, Luís Carlos e Silvino romperam por isso, por isso e por isso.

Fica sempre uma impressão em todos os rompimentos de que o anterior queria "mandar" no novo governo, queria também sua fatia do bolo, e que os novos eleitos, não fizeram valer os acordos feitos em período pré-eleitoral. Repito, é uma impressão que fica da falta de explicações convincentes.

Portanto, vacinados com esses casos, muitos garanhuenses não acreditam que Dilma Roussef vá ser fiel ao seu criador até o resto da sua vida, ao menos, do seu mandato.

Mas vejo aqui algo diferente. Trata-se de Lula, ele é diferente. Por mais que não tenha o poder e sua interferência seja menor, Lula não pode ser descatado por Dilma. Ele é necessário. Dilma é que precisa dele por perto, não tanto fisicamente, mas da segurança que sua imagem passa para brasileiros e para o exterior, romper será perder a base de sustentação da credibilidade.

E Lula não parece ser o cara de cobrar dividendos ou exigir cargos e pensões. Ele próprio já avisou que o próximo governo terá a cara da Dilma. Não imagino que ele seja um santo também, mas que ele é diferente deste outros casos de rompimentos que causaram o receio da nossa população, isto é!
.
Esta foto foi tirada na festa em comemoração a eleição de Dilma, em Brasília, nesta noite de domingo. Esperamos que este carinho perdure por anos, pois o povo acredita que Dilma é a continuação das obras e do carinho especial que Lula tem pelo povo brasileiro.
.

Vestibular para Administração, Direito, Administração Hospitalar, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil - AESGA


Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2011.1 da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Para esta edição do Vestibular, a Instituição oferece 300 vagas para os cursos de Administração, Direito, Administração Hospitalar, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.

De acordo com informações da coordenadora de Processos Seletivos da AESGA, Cristina Alfaya, além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou.

A entrega dos cartões de inscrição acontece no dia 10 de dezembro e as provas para vestibulandos e reintegrados serão realizadas dia 12 de dezembro. Já as provas para portadores de diploma e transferidos serão no dia 20 de novembro.

As inscrições, ao valor de R$ 80,00 (oitenta reais), já podem ser realizadas através do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

Eduardo Campos - Um dos maiores vencedores desta eleição


Eduardo Campos sai desta eleição de 2010 como um nome de expressão nacional. Presidente do PSB, herdado do seu avô Miguel Arraes e referendado por eleição em seu partido, Eduardo teve uma eleição consagradora que humilhou seu adversário Jarbas Vasconcelos.

Mas Pernambuco ficou pequeno pra Eduardo, sendo convocado para agir em outras campanhas estaduais, ajudou a Ricardo Coutinho vencer oligarquias e resquícios de um passado recente na Paraíba. O PSB sai desta campanha com 6 governadores, somente o PSDB fez mais, oito.

Lula nunca escondeu o carinho por Pernambuco e por Eduardo. Foi o neto de Arraes um dos bombeiros quando o circo quis pegar fogo contra Lula no Congresso. Chamado, atendeu o pedido, e lá estava ele lá, apaziguando e dando o oxigênio necessário para que Lula voltasse a ter tranquilidade para administrar.

Eduardo foi além. Deu espaço ao PT em Pernambuco e deu palanque a Dilma, e deixou Lula se sentir em casa.

Os olhos de Eduardo agora brilham. Tem quatro anos de um governo de bem com Brasília, e depois... Bem, depois só o futuro e os acertos políticos dirão, mas Eduardo sai desta campanha com jeito que pode ir mais longe no cenário político nacional. Um líder que esteve na hora certa, no lugar certo e do lado certo... E que assumiu a liderança, dando conta das missões postas.
.

Na foto: Dilma, Lula e Eduardo, em foto aqui em Garanhuns.
.

Confira todos os governadores eleitos em 2010


Acre: Tião Viana (PT)
Alagoas: Teotônio Vilela (PSDB)
Amapá: Camilo Capiberibe (PSB)
Amazonas: Omar Aziz (PMN)
Bahia: Jaques Wagner (PT)
Ceará: Cid Gomes (PSB)
Distrito Federal: Agnelo Queiroz (PT)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
Goiás: Marconi Ferreira Perillo (PSDB)
Maranhão: Roseana Sarney (PMDB)
Mato Grosso: Silval Barbosa (PMDB)
Mato Grosso do Sul: André Puccinelli (PMDB)
Minas Gerais: Antônio Anastasia (PSDB)
Pará: Simão Jatene (PSDB)
Paraíba: Ricardo Coutinho (PSB)
Paraná: Beto Richa (PSDB)
Pernambuco: Eduardo Campos (PSB)
Piauí: Wilson Martins (PSB)
Rio de Janeiro: Sérgio Cabral Filho (PMDB)
Rio Grande do Norte: Rosalba Ciarlini (DEM)
Rio Grande do Sul: Tarso Genro (PT)
Rondônia: Confucio Moura (PMDB)
Roraima: José de Anchieta Júnior (PSDB)
Santa Catarina: Raimundo Colombo (DEM)
São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB)
Sergipe: Marcelo Déda (PT)
Tocantins: Siqueira Campos (PSDB)

PSDB - 8 Governadores
PSB - 6 Governadores
PT - 5 Governadores
PMDB - 5 Gonvernadores
DEM - 2 Gonvernadores
PMN - 1 Governador

Fonte:Blog da Folha

Confira os votos de Garanhuns e região no segundo turno


Águas Belas
Dilma 13.591 69.03%
Serra 6.098 30,97%

Angelim
Dilma 3.504 62,53%
Serra 2.100 37,47%

Bom Conselho
Dilma 17.144 82,10%
Serra 3.739 17,90%

Brejão
Dilma 4.912 77,70%
Serra 1.410 22,30%

Buíque
Dilma 20.447 92,45%
Serra 1.669 7,55%

Caetés
Dilma 9.562 83,50%
Serra 1.889 16,50%

Canhotinho
Dilma 6.759 60,29%
Serra 4.451 39,71%

Capoeiras
Dilma 8.035 84,19%
Serra 1.509 15,81%

Correntes
Dilma 7.131 89,27%
Serra 857 10,73%

Garanhuns
Dilma 52.924 85,48%
Serra 8.988 14,52%

Ibirajuba
Dilma 3.315 80%
Serra 829 20%

Jupi
Dilma 6.824 89,24%
Serra 823 10,76%

Lajedo
Dilma 12.456 67,99%
Serra 5.865 32,01%

Saloá
Dilma 6.986 88,15%
Serra 939 11,85%

São João
Dilma 9.969 89,12%
Serra 1.217 10,88%

Palmeirina
Dilma 3.905 88,77%
Serra 494 11,23%
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.