quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inaugurando a Dona Mô



Garanhuns irá se surpreender com a Dona Mô - casa de massas especiais, queijos, frios, vinhos e especiarias. Tudo isso e muito mais, de um jeito elegante e completo.

Rua Dr. José Mariano, 677 - Santo Antônio - Garanhuns - PE
Fone: 87.3762 2801 / 8806 0288
assessoria de comunicação de Saullo Paes

Orquestra Criança Cidadã nesta sexta em Garanhuns


O Projeto Circulação de Música Instrumental realiza três concertos abertos ao público nas cidades de Olinda, Recife e Garanhuns. Alunos da rede pública de ensino também serão contemplados com concertos-aula.

O Circulação de Música Instrumental abre sua temporada de espetáculos com a Orquestra Criança Cidadã no dia 12 de novembro, a partir das20h30, na Igreja de São Sebastião, no bairro da Boa Vista em Garanhuns. O projeto tem continuidade nos dias 20 e 21, nas cidades de Olinda e Recife, respectivamente.

O Circulação de Música Instrumental é um conjunto de ações sócio-culturais e educativas, que tem por objetivo a interiorização da música instrumental popular e erudita. Além de concertos abertos ao público, serão realizados concertos-aula para alunos da rede pública de ensino das quatro cidades contempladas pelo projeto. Paralelamente aos espetáculos abertos ao público, acontecem concertos-aula em colégios da rede pública.

O intuito dessas apresentações é fazer da música um veículo educativo e socializante, onde serão disponibilizadas informações técnicas e artísticas do universo musical erudito e popular, de maneira lúdica e criativa. Em Garanhuns a aula acontece no próximo dia 12, às 10h, na Escola Estadual Simôa Gomes; A expectativa é reunir cerca de 400 crianças e adolescentes.
.

Agora comigo: Um grande projeto, mas sinceramente, esta nova apresentação foi muito má divulgada. Primeiro catei no JConLine e coloquei no blog, falava que a escola seria a Santa Joana Darc, e nem a professora Maria Almeida sabia. E nem era, se tratava do Colégio Simoa Gomes, também na COHAB II, é o tipo de constrangimento da informação que se resolveria numa ligação telefônica.

Aliás, na primeira apresentação foram impactados alunos de mais de 15 escolas de Garanhuns, não sei porque não dar continuidade com os meninos e meninas que estiveram presentes no primeiro momento. Escolas como o D. Expedito, crianças dos CRAS, Diocesano, dentre tantas outras, e até mesmo do Sta. Joana Darc que esteve com mais de cem alunos na primeira audição musical, poderiam ter sido convidados novamente. Não sei se o objetivo agora seja trabalhar uma única escola, e atender outro público infanto-juvenil.

Como o projeto não passa pela prefeitura, nem a divulgação local acabou sendo feita, porém na primeira apresentação o Município ofereceu todo o suporte necessário à realização.

A Orquestra Criança Cidadã tem um público cativo em Garanhuns, que aliás lotou o Teatro do Centro Cultural na sua última apresentação, e depois ainda foi divulgada pelos realizadores que foi o maior público da Orquestra no projeto.
Mas dessa vez alguma coisa não funcionou, embora eu tenha certeza que a Igreja de São Sebastião estará pequena nesta sexta-feira para a grande exibição, pois os apaixonados pela nobre música estarão presentes.

...E depois que passar sei que muita gente irá dizer que não ficou sabendo, principalmente se não são leitores diários do nosso blog, né não???

.
EM TEMPO: O Colégio Santa Joana Darc foi convidado para participar da aula-espetáculo que o projeto oferecerá. Nada mais justo! A diretoria do Colégio, profª Maria Almeida, inclusive, já deu entrevistas explicando e agradecendo o convite dos realizadores.

CDL realiza debate sobre Substituição Tributária


A CDL Garanhuns está convidando seus associados para participar de um encontro onde serão esclarecidas as dúvidas sobre os Decretos de Substituição Tributária.

Para apresentar o tema a CDL convidou Júlio Cézar Oliveira Gomes de Barros -Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Estadual – Unidade Garanhuns, que explicará com detalhes sobre as normas e diretrizes da implementação.

Neste encontro, espera-se confirmar a presença de um auditor da Federação das câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco.

Como se trata de um tema que tem provocado muitas discussões no meio empresarial e principalmente do nosso comércio, é bom a presença de todos os impactados pelas medidas do nosso governo.

Local: Sede da CDL Garanhuns
Data: 12/11/2010 (sexta-feira)
Horário: 19h30min
.

Este tema já foi abordado superficialmente aqui no blog, e é interessante um maior conhecimento de todos sobre o assunto.

Prefeitura está presente para oferecer projeto social às meninas da COHAB III


Cinqüenta meninas, na faixa etária de 8 a 16 anos, do bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3, foram contempladas na manhã desta quinta-feira, dia 11 de novembro, com as atividades do projeto Prefeitura Presente. A solenidade de lançamento da escolinha de Futsal Feminina aconteceu no Ginásio de Esportes do Conjunto Habitacional Prefeito Zí Ferreira. As atividades esportivas com a garotada terão início já na sexta-feira, dia 12.

O Projeto Prefeitura Presente existe em sete comunidades de Garanhuns. Esta é a segunda unidade que trabalha exclusivamente com meninas. A primeira foi implantada em 2009 no bairro do Magano, lá as atividades beneficiam cerca de 40 meninas, na quadra da Escola Municipal Monsenhor Tarcisio. As comunidades do Magano; Liberdade, Manoel Chéu, Dom Helder Câmara (Cohab 3), bem como o Parque Euclides Dourado, em Heliópolis, também contam com Escolinhas de Futebol. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias de Saúde; Assistência Social e Comunicação Social e Esportes.

SOBRE O PROJETO - O Projeto Prefeitura Presente já beneficia com atividades de escolinha de futebol e futsal, 700 crianças e adolescentes na faixa etária entre 8 e 16 anos, nos sexos masculino e feminino, com o oferecimento, totalmente gratuito, de assistência médica e odontológica; acompanhamento psicológico, bem como de todo o material esportivo necessário para a prática esportiva. Em todas as atividades, a garotada recebe lanche e tem acompanhamento de professores de educação física e monitores.

Para integrar um dos núcleos do Projeto, a criança deve estar matriculada em um educandário, ter boas notas e apresentar uma autorização por escrito de pais e/ou responsáveis. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, os alunos participam das atividades no período contra-turno das aulas regulares da Escola. “A meta da Prefeitura não é formar craques de futebol e sim craques no campo da cidadania”, apresenta o coordenador geral do Projeto, o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

EXPANSÃO DO PROJETO EM 2011 - A Prefeitura de Garanhuns já estabeleceu como meta a ampliação do Prefeitura Presente em 2011, quando a iniciativa sócio/esportiva deverá superar a marca de 1.200 crianças e adolescentes atendidos. A previsão é de que em janeiro de 2011, o Projeto chegue as comunidades de Aloísio Pinto, Severiano de Moraes Filho (Cohab 1), Francisco Figueira (Cohab 2) e ao Distrito de São Pedro, que contarão com núcleos de Futebol, Masculino e o Parque Euclides Dourado, que contará com um núcleo de Futsal Feminino.
.
Agora comigo: Acredito que o projeto social que tem como sustentáculo o esporte já nasce certo para ter sucesso, pelo fato de oferecer alternativas a uma população que poderia adentrar no mundo das drogas: Os nossos jovens, crianças e adolescentes.
Pude pessoalmente conhecer o material que está sendo distribuído às crianças que participam do projeto, tudo da melhor qualidade. Atualmente o projeto Prefeitura Presente já se encontra em alguns bairros, geralmente os mais carentes.
Vejo também em Carlos Eugênio, secretário de comunicação da prefeitura e responsável pelo projeto, o carinho com o qual trata a realização, que se repete em outro projeto de grande alcance social, A Criança Vai ao Cinema, que desperta e aguça o olhar infantil para o mundo da sétima arte, com um impacto tão forte que pode transformar uma vida.
Creio que é um dos acertos da administração municipal o apoio que tem dado aos desportistas e a geração de atletas, amadores e profissionais, que têm conseguido grandes conquistas.

Os ministros pernambucanos de Dilma


A primeira mulher presidente do país, Dilma Roussef, não tem muitas opções femininas em Pernambuco para chamar para seu governo. O próprio Lula aconselhou a mineira a colocar mulheres em cargos estratégicos. Independentemente de sexo, Pernambuco deve ter nomes na esplanada, mas não é fácil saber quem pode ser.

Perguntamos em nossa enquete dos políticos aliados que tiveram boas votações, quem poderia ser ministro? O resultado foi o seguinte:

João Paulo - 45%
Armando Monteiro - 40%
Humberto Costa - 31%
Ana Arraes - 20%
Fernando Bezerra Coelho - 16%
Fernando Ferro - 15%
Maurício Rands - 11%
Outro - 8%

Na hora em que fui fazer a enquete tentei lembrar de outros nomes mas não vi nenhum com potencial para dirigir um ministério, e se tem potencial, não vi força política. Nomes como Eduardo da Fonte entre outros, embora bem votados, não sei se teria o perfil para assumir uma pasta ministerial. Com Inocêncio Oliveira vê-se também uma questão de perfil. Danilo Cabral chegará a Brasília ainda como um novato.

O mais votado em nossa enquete foi João Paulo, e seria realmente o nome mais forte, acabou sendo o coordenador final da campanha de Dilma e de uns tempos pra cá só vem levando pancada dos aliados em Pernambuco. Esse é justamente o ponto contra, será que Humberto e Eduardo Campos gostariam de ver JP ministro? Se der, será diretamente por Brasília, acredito.

Com Humberto e Armando as coisas são parecidas. Para acalmar a fome por ministérios, e principalmente de Marta Suplicy que embora eleita senadora, demonstra quereer voltar a ser ministra e até a pasta já estaria escolhida, o Ministério das Cidades. Lula aconselhou Dilma a dizer que nenhum senador seria convocado para não perder a força que conseguiu no Congresso Nacional. Tem lógica! E contra Humberto ainda conta a oposição silenciosa ao nome do seu suplente, Joaquim Francisco. Mas ambos, Humberto e Armando têm perfil ministerial. Contra Armando conta o fato de seu partido, o PTB de Roberto Jefferson ter apoiado José Serra. Não creio que seja agraciado com ministério perante a fome por cargos de PT e PMDB. Se der Armando, pode ser na conta de Eduardo Campos.

Ana Arraes é o único nome feminino na lista. Não acredito que trocasse o cargo de deputada, sendo a mais votada do estado, por um ministério. Quais mulheres poderiam estar aqui? Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda? Tânia Bacelar? Talvez, mas acredito que possa atuar num cargo técnico da ala econômica do governo. Fernando Ferro e Maurício Rands são ótimos parlamentares e líderes no Congresso Nacional, o primeiro é o líder do PT e o segundo já sonha com a presidência da câmara, trocariam por um ministério. É, pode ser, principalmente Rands, o advogado poderia entrar na cota do PT pernambucano, conta a favor ser do lado de Humberto.

Por falta de nomes da primeira linhagem política, pode dar nomes técnicos pernambucanos ou, principalmente, nomes que mostram potencial e unem tecnicismo com política, como é o caso do supersecretário Fernando Bezerra Coelho, que foi afastado do processo eleitoral e agora poderia ser agraciado com um ministério, na conta do PSB e de Pernambuco. Jorge Gomes, que disputou a última eleição de senador quando Eduardo se elegeu governador pela primeira vez talvez também fosse um nome interessante, mas está escondido numa vice-prefeitura de Caruaru.

Quem mais?
Se eu fosse apostar três nomes: Armando Monteiro, João Paulo e Fernando Bezerra Coelho.


Neste exato momento os acertos políticos devem estar sendo feito à exaustão, e claro, Pernambuco não pode deixar de estar representado no governo Dilma Roussef, pela sua importância no processo eleitoral.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.