segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vem Ver Teatro chega ao seu final


O primeiro curso de Iniciação Teatal da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ministrado por Julierme Galindo, chega ao final de sua terceira e última etapa.
A primeira etapa, o curso de inicação ao teatro para atores e não atores da cidade, aconteceu nos meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2010 nas dependências do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.
Num segundo momento os participantes levaram apresentações aos bairros da cidade, estes por sua vez receberam, gratuitamente, uma oficina de iniciação ofertada a todos os interessados em ingressar no meio teatral.
A terceira fase consiste da realização de uma Mostra de Esquetes dos Bairros produzidos pelos grupos oriundos das oficinas aplicadas nos bairros visitados (Heliópolis, Várzea, Indiano, Magano e Nilo Coelho) nos dias 23 e 24 de Novembro de 2010:

Programação:

23 nov: Mostra de esquetes Vem Ver Teatro - Primeiro dia
Apresentação de esquetes realizados pelos participantes da Oficina do Projeto Vem Ver Teatro
(iniciada em Setembro de 2010)
Apresentação de esquetes montados pelos participantes do projeto nos bairros (Heliópolis,
Dom Hélder, Várzea, Boa Vista e Indiano)

24 nov: Mostra de esquetes Vem Ver Teatro - Segundo dia
Entrega dos certificados aos participantes do Projeto (da Oficina e dos bairros)
As apresentações acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante
.

Agora comigo: Excelente iniciativa que faz despertar a arte nos jovens ao mesmo tempo em que trabalha o lado social, proporcionando atividades laborativas e diminuindo o risco desses jovens serem cooptados pela marginalidade.

Lugar de gastronomia é Aqui na Cozinha

O Blog Aqui na Cozinha está acompanhando o Festival de Gastronomia Sabores de Garanhuns. Estivemos juntos no Casarão onde os realizadores proprocionaram aos convidados a degustação dos pratos de cada restaurante participante do Festival.
Portanto, aconselho, cliquem no link abaixo e fiquem sabendo de tudo, mas tudinho mesmo, sobre este evento que está sendo vivenciado nos restaurantes da cidade. A assinatura do blog é da Patty Martins! Aproveito para parabenizar SEBRAE e Prefeitura de Garanhuns, Gerlane e Gabriela, e ao querido professor Gustavo Santos, show de bola!

http://www.aquinacozinha.com/


Comerciantes debatem Substituição Tributária com o governo de estado


Representantes de sindicatos, como Sindilojas Recife, Sincopeças e Sindinorte, FCDL-PE, Fecomércio-PE, CDLs de Abreu e Lima, Caruaru, Garanhuns, Olinda, Pesqueira, Recife e Serra Talhada, e deputados se reuniram no último dia 17, com o vice-governador do Estado, João Lyra Neto, para discutir a questão da Substituição Tributária, assunto quem vem preocupando a classe lojista.

A reunião foi aberta pelo presidente da Fecomércio-PE, Prof. Josias Albuquerque, que apresentou ao vice-governador os problemas no qual a forma como está sendo colocada a Substituição Tributária trará para o comércio.

Para os representantes seria inviável esse pagamento num espaço curto de tempo por parte das pequenas empresas, causando sonegação de impostos e até mesmo falência.

De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, Eduardo Catão, um dos pontos negativos é que a questão está sendo tratada justamente no período de fim de ano, onde muitos lojistas estão com o estoque cheio.

Na reunião, ficou claro que as classes envolvidas não querem o fim da Substituição Tributária, e sim, uma revisão no modelo com que ela está sendo trabalhada. Tomando como parâmetro, e principal ponto, o tempo para o pagamento do ICMS referente ao estoque, onde em outros estados, como São Paulo, o pagamento pôde ser dividido em 60 meses, enquanto em Pernambuco a proposta inicial é dividir em 12 vezes.

Foi dito na ocasião que “o decreto foi baseado no valor agregado de São Paulo”, desta forma questionou-se o porquê de não seguir, também, o tempo dado pelo estado, ou até mesmo superar essa divisão.

Outra reivindicação saiu por parte do sindicato dos contabilistas, que reclamaram da falta de informações passada por parte do governo e alegaram que nem os próprios fazendários sabiam explicar como funciona a Substituição Tributária.

Ao fim, foi entregue a João Lyra Neto um documento redigido pela Fecomércio-PE e assinado por todos que compareceram a reunião, onde consta todas as solicitações feitas pelo comércio e movimento lojista.

Lyra Neto informou que a reunião foi muito produtiva e que não é intenção do governo prejudicar essa classe que representa uma grande fatia do PIB do Estado. João pediu que fosse criado um GT para continuar na discussão sobre o assunto e disse que haverá uma revisão na forma com que a Substituição está sendo aplicada, para que não haja prejuízo nem para o governo, nem para os lojistas.

Fonte: FCDL

.

Agora comigo: Garanhuns se fez representar por um grupo bastante representativo, capitaneados pelo presidente da CDL, Fernando Couto, que tem demonstrado bastante iniciativa em resolver este problema, levando a discussão aos seus associados.

Estudantes realizam em Garanhuns o III ETUR A PÉ

No próximo domingo acontecerá o III ETUR A PÉ, um passeio pelos polos turísticos que fazem parte do roteiro do Festival de Inverno. Clique sobre o cartaz para ampliar.
.

Ao meu compadre Roberto Almeida


Tenho acompanhado nos últimos dias uma discussão no Blog do meu compadre Roberto Almeida, e vou tocar no assunto porque acho pertinente a todos os blogs, sejam de Garanhuns ou não, mas principalmente os que buscam fazer um trabalho sério.

Antes é preciso registrar e dar o aval ao profissional a quem reputo como um dos mais importantes jornalistas em atividade do estado de Pernambuco.

Estamos buscando criar formas de tornar os blogs rentáveis, como são os dos grandes portais de empresas de comunicação e de jornalistas renomados. É claro que com a referência regional, portanto sabemos que temos uma repercussão que é interessante para alguns meios da sociedade, um nicho de mercado feito por leitores formadores de opinião, o que torna esta labuta ainda mais complicada, porém satisfatória, pois todos sempre têm algo a dizer também, e isto pode vir através dos comentários.

Fui o primeiro que publicamente proibi os comentários anônimos, de vez em quando ainda deixo passar um ou outro, mas sei que o anonimato é a arma dos covardes. Por isso parei com eles.

Roberto, em nome da democracia, continua permitindo em seu blog, e isto possibilita que pessoas não identificadas critiquem as personalidades e instituições utilizando-se de expressões pejorativas. Algumas vezes depreciando seu blog e o próprio jornalista. Roberto Almeida buscou se explicar e o fez muito bem, mas creio que tudo estaria resolvido e longe dos olhares dos seus leitores se ele simplesmente não aprovasse tais comentários, pois não pode ele, depois de décadas de trabalho e de estar se expondo profissionalmente, discutir com quem ele nem sabe quem é!
Aqui, continuo recebendo comentários depreciativos sem identificação, mas deleto-os. Como disse, passa um ou outro. Confesso que dá até pra dormir melhor, e o blog fica mais limpo. Críticas sempre existirão, sei disso, e recebo algumas críticas, ainda bem que os elogios são maiores, até aproveito aos amigos que usaram palavras gentis nos comentários do Blog de Roberto. Saibam todos que não é fácil essa exposição que temos com os blogs.

Aconselho meu compadre a reconsiderar estes comentários anônimos, pois forçará um debate muito maior entre as pessoas que têm opinião e assinam por elas. Vai longe o tempo da ditadura em que o anonimato servia para esconder os desbravadores da liberdade política e de imprensa, portanto da informação. Hoje a democracia é plena, a presidenta eleita foi uma das torturadas por aquele regime, caiu a lei de imprensa e todas as pessoas são livres para expressar sua opinião, mas também são responsabilizadas civilmente pelo que dizem, pois existem reputações e vidas em jogo. E uma delas é do meu amigo, que revolucionou com competência e arte a comunicação garanhuense.

Meu Compadre, sei que não tenho sua experiência, mas ouça o conselho deste seu fã, não se exponha contraditando comentários anônimos, e peço mais, pense duas vezes antes de publicá-los, pois um ninguém pode estar difamando pessoas honestas e batalhadoras, as quais você teve a preocupação de citá-las em seu blog.
Outra observação é o Roberto utilizar o espaço dos comentários para responder, sendo ele o titular do blog. Deve ir com seus textos para a primeira página, as pessoas ficam esperando sempre um novo texto e não que ele retorne aos anteriores respondendo os anônimos.

Certa vez ouvi um conselho de Dr. Alcindo que fez esta observação, achei muito pertinente. Acredito que o debate é gerado pelas pessoas que se identificam expondo opiniões e não por aquelas que jogam pedras escondidas no anonimato.

Um abraço, Roberto! Avante!

Lula pode dar mais um presente a Garanhuns


No evento que comemorou os 20 anos de colunismo de Kitty Lopes na AGA, tive a oportunidade de conversar com Eudson Catão, prefeito de Palmeirina e presidente da CODEAM, e dentre os assuntos, perguntei-lhe sobre o Call Center da Caixa Econômica que havia sido anunciada há alguns meses a sua possibilidade de instalação em Garanhuns. E aí, não vem mais?

Na verdade o processo de instalação ficou parado neste período eleitoral e agora deve voltar a ser trabalhada esta possibilidade. Eudson disse que estaria entrando em contato com os representantes da Caixa para que possam retomar o andamento da implementação. Afirmou ainda que estará junto a prefeitos da região, inclusive ao prefeito Luiz Carlos, solicitando que Lula, antes de sair da presidência possa assinar a autorização da instalação, pois se trata de uma importante conquista que pode gerar milhares de empregos.

Falou-se há alguns meses que o Call Center poderia funcionar no prédio da antiga fábrica de móveis Eldorado. Acho que foi isso.

Um leitor do blog pergunta sobre a vinda da fábrica de bombons SAMS para Garanhuns, no antigo distrito industrial. Não sei informar, se alguém puder dizer alguma coisa, fiquem à vontade! Sei que a fábrica da CID-Companhia Industrial de Doces me traz doces recordações. Ainda sinto o cheiro no ar quando relembro a fábrica fazendo suas bruxinhas e balas de frutas. Eu morava na Vila do Quartel e o saboir dos doces vinha na boca quando sentíamos o cheiro. Era também muito prazeroso sentir o cheiro do Café Do Bom, com sua fábrica funcionando naquela Garanhuns do passado. Hoje temos o Café Ouro Verde que tanto orgulho e emprego gera para nossa cidade. Outros cafés importantes, mas cito o Ouro Verde porque estálá no mesmo distrito industrial espalhando o aroma no ar.

Tomara que Lula atenda esse que talvez seja o último pedido de nossa cidade e região e assine aprovando o Call Center da Caixa, gerando emprego para nossa gente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.