sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Natal das Crianças em Garanhuns


Visando proporcionar um Natal ainda mais alegra para as crianças de Garanhuns, a Prefeitura do Município promove no próximo dia 19 de dezembro, das 14 as 17 horas, no Parque Euclides Dourado, o Natal das Crianças de Garanhuns.

A festividade será marcada pela presença do Papai Noel; distribuição de presentes, doces e lanches; além de um show do Patati-Patatá Cover. Para garantir o presente do seu filho, os pais ou responsáveis deverão procurar a Unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua casa e apanhar senhas, a partir desta segunda-feira, dia 13. “É importante que os cidadãos busquem os CRAS com antecedência para garantir o Presente de Natal do seu filho, já que no dia da realização do Evento, estimamos que o número de senhas seja reduzido em função da procura. A meta é evitar transtornos e grandes filas”, ressalta o secretário de Assistência Social, Júlio César Sampaio, um dos coordenadores do Evento.

A expectativa da Prefeitura é de que dez mil crianças sejam contempladas neste dia. Para atender a este Público, a Prefeitura vai disponibilizar banheiros químicos, área coberta e espaços para possíveis atendimentos médicos, dotados de ambulância e enfermeiros. Postos de distribuição de lanche também estarão à disposição das crianças que visitarem o Parque neste dia. O lanche se dará também através da distribuição de senhas nas sedes dos CRAS. “Também contaremos com a participação da Guarda Municipal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, além de monitores que atuarão na organização das filas no ato da distribuição dos presentes e do lanche. O objetivo é garantirmos uma festa bonita e segura para as crianças que visitarão o Euclides Dourado neste dia”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio, que também coordena a realização.

As secretarias de Assistência Social e Comunicação Social e Esportes são as responsáveis pela execução do Projeto.

Falece Jefferson - Garanhuns perde um registro da sua história


Ontem às 18h30min, na Capital Pernambucana, Jefferson Luis da Silva, ou Jefferson Magoo como muita gente o conhecia em Garanhuns, perdeu sua luta contra uma doença que o torturou nos últimos anos.

Jefferson é garanhuense e um video-documentarista respeitado no mundo cultural pernambucano, onde esteve sempre atento ao cenário artístico, registrando com sua equipe de filmagem as cenas e espetáculos dos maiores nomes da nossa música e aqueles que estão sempre aparecendo.

Jefferson rodou o mundo com seus documentários e participando de atividades sociais como um grande ativista ideológico.

Seus arquivos contam com milhares de horas da vida cultural pernambucana, e dentre elas centenas de horas foram dedicadas ao Festival de Inverno de Garanhuns. Um grande material que ele esperava um dia poder transformar num museu multicultural com diversas linguagens que pudessem mostrar o que de fato é a imensidão cultural do FIG. Sempre uma avalanche de ideias e ações. Um grande Museu Multimidia! Com vídeos espalhados por todos os lados, fotografias, artes plásticas, livros, música, etc. Conversamos bastante sobre isso!

Jefferson deu várias oficinas durante o FIG, e durante os últimos anos ministrou aulas a grupos de jovens sobre video-documentário e registro de eventos. Dezenas de alunos tiveram o ensinamento de Magoo. Um jovem de muita bagagem cultural, um sonhador com pés no chão...

Sua família em Garanhuns é muito grande e a legião de amigos é ainda maior. A cada Festival de Inverno a presença de Jefferson era obrigatória.

Tive há alguns anos um grave problema de saúde, que proporcionou me reaproximar de alguns parentes. Um deles foi Jefferson, e posso dizer sinceramente que me identifiquei com este primo, um cara autêntico e cheio de vida. E vida não é somente ter saúde. Vida é viver, e Jefferson viveu intensamente. Sua mãe, tia Dedê foi imprescindível em minha recuperação, assim como Mônica e toda a família de Jefferson, que me deram uma assitência de filho.

Para se ter a ideia da riqueza cultural deixada por Jefferson é saber qual o nome de sua empresa: BANCO DE IMAGENS DE PERNAMBUCO. Ouso dizer que ninguém em Pernambuco tem o material cultural registrado nas últimas décadas que tem Jefferson, creio que nem mesmo as grandes empresas de comunicação em Recife.

Que Deus dê o conforto a tia Zeneide (Dedê), seus irmãos (Mônica, Marcos, Magno e Magda), tia Nanã, parentes próximos e tantos amigos aqui, em Olinda e no Recife. Meu pai é tio de Jefferson, e eu um primo, com muito orgulho de poder dizer!

Grupo Diocesano de Artes apresenta o AUTO DA ESTRELA NORDESTINA


O Grupo Diocesano de Artes encerra as atividades de 2010 e as comemorações dos seus 20 anos de amor às artes cênicas com o Auto da Estrela Nordestina.

A apresentação especial acontecerá no Centro Cultural, neste sábado, às 18h30

O espetáculo é uma compilação de trechos de Jesus Sertanejo, de Gerson Lima, de O Messias Nordestino, de Carlos Janduy, e Em Busca do Messias, de Julierme Galindo. Tais peças, buscam em sua simplicidade, a emoção de forma direta, tendo como principal objetivo o renascer da esperança, representado pela vinda do Menino Jesus à Terra. Os elementos tradicionais dos folguedos nordestinos investem na realidade do povo sertanejo (em seus dias mais difíceis), como um acalanto capaz de manifestar um caráter festivo na encenação. Pode-se ver, portanto, neste espetáculo, a cultura de um povo sendo valorizada, em vários aspectos.

Texto de Carlos Janduy.

.

Além do elenco fixo do Grupo Diocesano de Artes, o espetáculo contará com particpações mais que especiais. Adeilto Oliveira (repentista), Audejan (cantador), Betinho Lima (embolador), Cláudio Luciano (ator), Dalto Monteiro (locutor), Flávio Pontes (cantor), Gonzaga de Garanhuns (cordelista), Irapoã Ribeiro (ator), Julierme Galindo (ator), Karla Cybele (cantora), Suzana Torres (atriz), Thayna Roberta e Zezinho de Garanhuns (cantor).

Além destes, o espetáculo utiliza a voz de Toinho Alves em uma declamação.

Mais informações podem ser obtidas no Colégio Diocesano. (87) 3761.1505

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.