segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AESGA divulga resultado da Primeira etapa do Concurso Público


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) divulga nesta segunda-feira, 27 de dezembro, o resultado da primeira etapa do concurso público da Instituição, voltado para o preenchimento de cargos e cadastro de reserva na área de professor nível superior.

De acordo com informações da presidente da Autarquia, Eliane Simões, o resultado corresponde a Prova Escrita e de Conhecimento, realizada no último dia 19 de dezembro.

A segunda etapa do Concurso, a Prova de Desempenho Didático, acontece no dia 9 de janeiro de 2011. Já a Terceira Fase do Processo, a qual está inserida a Prova de Títulos, a Entrega será realizada entre 10 e 12 de janeiro, no horário das 8 às 17 horas, no setor de Protocolo da Instituição.

O Concurso da AESGA tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com o interesse da Administração. O Resultado e demais informações já se encontram disponíveis por meio do site: http://www.aesga.edu.br/.

.

Eduardo Campos anuncia secretariado muito forte politicamente


O governador agiu estrategicamente com perfeição na montagem do seu novo secretariado. Para dar um novo ânimo político e administrativo, montou uma equipe formada por técnicos já aprovados na gestão anterior, manteve o núcleo duro e trouxe agora experientes políticos, muitos deles com mandato saído das urnas de 3 de outubro, o que acaba por agradar aos suplentes de deputados que ganharão suas vagas na Assembleia Legislativa do estado, e até na Câmara Federal, pois Maurício Rands trocará Brasília pela Secretaria de Governo de Pernambuco, aproximando-se das cidades e principalmente visando gerar motivos para seu nome crescer para a prefeitura de Recife.

Alberto Feitosa, muito bem votado no Agreste, vai para a Secretaria de Turismo. A filha de Severino Cavalcanti, Ana, também ganha nova função. Isaltino Nascimento assume a pasta de Transportes. Danilo Cabral é outro que troca Brasília por Eduardo, aliás, nem chegou lá, foi eleito agora para seu primeiro mandato federal. O núcleo mais próximo do governador foi mantido.

Duas mulheres de Caruaru assumirão secretarias, Laura Gomes,mulher de Jorge Gomes, e Raquel Lyra, filha do vice-governador, João Lyra, que deixa a saúde para o presidente do IMIP, Antonio Figueira.

Confira a nova equipe de secretários de Pernambuco:

Administração – Ricardo Dantas
Casa Civil - Tadeu Alencar
Fazenda- Paulo Câmara
Saúde- Antônio Figueira
Educação - Anderson Gomes
Transporte - Isaltino Nascimento
Defesa Social - Wilson Damasio
Turismo - Alberto Feitosa
Direitos Humanos - Laura Gomes
Cidades- Danilo Cabral
Recursos Hídricos - João Bosco
Procuradoria Geral do Estado - Tiago Norões
Articulação Social e Regional - Sileno Guedes
Cultura - Fernando Duarte
Imprensa- Evaldo Costa
Esportes - Ana Cavalcanti
Mulher - Cristina Buarque
De Governo - Maurício Rands
Empreendedorismo - Antônio Carlos Maranhão
Copa 2014 - Ricardo Leitão
Criança e Juventude - Raquel Lyra
Agência Reguladora - Roldão Joaquim
Planejamento - Alexandre Rêbelo
Controladoria Geral do Estado - Djalmo Leão
Chefia de Gabinete – Renato Thiebaut
Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo - Antonio Carlos Maranhão
Casa Militar - Mário Cavalcanti
Ciência e Tecnologia - Marcelino Granja
Agricultura - Ranilson Ramos
.
com informações do Blog do Jamildo, que informa haver apenas duas novas pastas, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo - sob a batuta do diretor regional do Senai Pernambuco, professor Antonio Carlos Maranhão - e a Secretaria Extraordinária da Copa 2014, que será comandada pelo atual secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão. Outra nova pasta, que será criada, mas ainda não tem um titular é a Secretaria de Meio Ambiente.

A mais difícil decisão da vida de João Paulo


Tá no blog do Dimas Santos.

Fundador e primeiro presidente do PT pernambucano, o ex-prefeito do Recife e deputado federal eleito, João Paulo, tem apenas nove meses e alguns dias para tomar aquela que pode ser considerada a decisão mais difícil de sua vida: abandonar o partido pelo qual foi vereador, deputado estadual e prefeito, em nome de um projeto eleitoral. Ele está sendo empurrado pelas circunstâncias para disputar a prefeitura da capital em 2012 e sabe que o candidato natural do PT não é ele e sim João da Costa.


Trocar de partido num país como o Brasil pode ser algo fácil para muitos políticos, mas para João Paulo é dificílimo. Afinal, ele tem uma história que se confunde com a própria história do PT e largar tudo isso em nome de um projeto eleitoral tira o seu sono e o de muitas pessoas que o acompanham há muito tempo. Reconciliar-se com o prefeito João da Costa é uma hipótese que ele não leva mais em consideração e se vier a candidatar-se novamente será num projeto de oposição ao atual prefeito.
Três legendas estão sob exame no momento: o PCdoB, o PSB e o PDT.

O Partido Comunista do Brasil o receberia de braços abertos dada a sua ligação política com o prefeito de Olinda Renildo Calheiros, sua antecessora Luciana Santos e o deputado estadual eleito Luciano Siqueira. O PSB também o acolheria, mas há um complicador de ordem prática: o vice de João da Costa, Milton Coelho, é filiado ao partido. E o PDT não só lhe daria a legenda como faria uma festa no Recife para assinalar o feito.

http://dimassantos.com.br
.

JC alerta para o atraso na construção do Instituto de Laticínios


As obras do Instituto de Laticínios de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, tiveram início em 2008. A obra está praticamente parada. O órgão é fruto de um convênio entre Prefeitura da cidade, Governo do Estado e Governo Federal. O município entraria com a parte de construção do prédio, e os governos federal e do estado com a implantação, manutenção dos cursos e equipamentos.

Os cursos serão voltados à pecuária leiteira, técnicos de laticínios e educação profissional. A obra está orçada em mais de um milhão de reais. O objetivo do instituto é estimular a produção e comercialização do leite na região.
O prazo para a conclusão da obra estava previsto para abril deste ano.

A expectativa era que os cursos tivessem começado ainda no segundo semestre de 2010. Para finalizar a construção estaria faltando apenas o piso do local.

De acordo com a Secretária de Planejamento de Garanhuns, Mariana Braga, o motivo do atraso é que os o materiais necessários não teriam sido entregue pelos fornecedores. "As obras devem ser concluídas ainda no mês de janeiro. Os cursos começaram no primeiro semestre do próximo ano" disse Mariana Braga.
.

http://jc.uol.com.br/canal/jc-interior/agreste/noticia/2010/12/27/obras-do-instituto-de-laticinios-de-garanhuns-estao-atrasadas-249877.php

O Exame da OAB é inconstitucional?

Praticamente todas as profissões estão legitimadas para o seu exercício após encerrado o curso superior e na posse do diploma de formação, exceto a carreira de advogado, que exige ser aprovado no exame nacional da OAB. Tal exigência se encontra no texto da constituição, porém, mais uma vez é discutida sua constitucionalidade. Teria a Ordem dos Advogados do Brasil essa competência de dizer quem pode e quem não pode advogar? Ou ela seria competência exclusiva das universidades, e consequentemente do estado brasileiro?

Essa discussão deve acabar no Supremo Tribunal Federal, que tem justamente a incumbência de esclarecer a Constituição Brasileira.

O Tribunal Federal da 6ª região entende que a OAB não pode credenciar os advogados barrando aqueles que tem o diploma se não passarem em sua prova. Mas a Ordem já está recorrendo, o que deve chegar para o posicionamento do STF. Portanto já se cria uma grande polêmica para o órgão judiciário que ainda não completou seu quadro, estando ainda com 10 juízes.

Fico com a impressão que a decisão pode mudar os rumos profissionais do Brasil. Se o STF corrobora com a OAB, o que é mais fácil de acontecer, põe-se fim a esta discussão criada desde a constituição de 1988. E pode criar a vontade de outros órgãos representativos de quererem também funcionarem como filtros profissionais. O que impediria que o CREMEPE se transformasse em Ordem dos Médicos e exigisse também fazer sua prova qualificadora para os novos formandos?

Se o STF declara inconstitucional o exame da OAB, estará liberando para o mercado de trabalho todos aqueles jovens advogados formados pelas universidades. Concluindo o curso, já pode se inscrever diretamente na Ordem, sem precisar fazer a prova, que tem impedido os novos profissionais de trabalharem, pois a cada exame, somente um percentual em torno de 10% tem obtido aprovação. Os concluintes das faculdades de Direito ficam com o diploma na mão, que sem a carteira da OAB, praticamente não vale nada!
Por outro lado, a OAB funciona, como dissemos, como um filtro, qualificando e credenciando somente aqueles que demonstrem competência para a advocacia.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.