sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Confiança quase total em Dilma


Perguntamos aos nossos e-leitores sobre a expectativa do governo Dilma Roussef e o resultado foi muito otimista. Somadas as opções ótimo e bom chegamos a 74%. Regular tivemos 11%. Os pessimistas somam 13%. Não contabilizamos as dismas.

Portanto, aqui entre os nossos e-leitores a confiança depositada em Dilma bate com sua votação em Garanhuns.

Confiram o resultado final.

DILMA FARÁ UM GOVERNO...

ÓTIMO 58 (36%)
BOM 61 (38%)
REGULAR 18 (11%)
RUIM 5 (3%)
PÉSSIMO 16 (10%)

Total de 158 votos.
.

Prefeitura demite, enxuga secretarias e faz mudanças


Acabo de ler no blog do jornalista Roberto Almeida a notícia sobre os cortes de funcionários contratados na prefeitura, devem ser mais de cem. Além disso haverá um enxugamento da máquina municipal, dois motivos, adequar a folha ao limite da lei de responsabilidade fiscal que impõe um limite percentual das receitas do município para os salários. O outro é a necessidade de sobrar dinheiro para investimento na cidade. Simples, tem que sobrar dinheiro para cuidar da cidade.

Era novembro quando a coisa começou a pegar fogo e algumas prefeituras começaram a demitir. Noticiamos aqui Águas Belas, Caruaru e Belo Jardim, e perguntamos, e Garanhuns? vejam o texto do dia 21/11.

"
...As demissões estão em pauta porque a maioria das prefeituras estão excedendo o limite legal no gasto com pessoal e o desligamento se torna inevitável. E alguns municípios estão engessados sem receita para fazer até mesmo a manutenção da cidade. O ideal seria não ter chegado a este ponto.

E Garanhuns?

Devem acontecer sim. Garanhuns não está fora desse contexto e mesmo não tendo ainda apontado nesta direção, o prefeito Luiz Carlos deve estar, ainda este ano, fazendo esses desligamentos, que pode chegar a três dígitos, para equilibrar a folha salarial municipal com a lei e os percentuais que ela prega.

Em um momento de mais tranquilidade para o prefeito depois de algumas excelentes notícias para o município, as demissões podem novamente apontar para baixo a sua aprovação popular..."
.

Agora comigo: Roberto Almeida já adiantou que os desligamentos, que devem exceder a 100 contratados, foram a contragosto do prefeito, que segurou o quanto pôde. Inclusive honrando todo o pagamento do funcionalismo nas datas previstas.

Os que estão sendo demitidos e entenderam a conjuntura com antecedência, já passaram dezembro com o freio de mão puxado, evitando dívidas.

Quando colocamos aqui em novembro que a prefeitura poderia fazer essas demissões não fomos entendidos por alguns, agora, esperamos ter podido ajudar aqueles que fizeram daquele post aqui no blog um recado, e viram que a realidade poderia acabar neste momento.

Não é o tipo de informação que se goste de dar. Já fiquei desempregado e foi muito difícil. Quando saí do banco (econômico) descobri que o que sabia fazer só servia para.. banco. Tive que me reajustar ao mercado de trabalho, foi quando surgiu rádio e comunicação.

Esperamos que todos possam conseguir melhores empregos.

Garanhuns e o Agreste terá Parque Tecnológico com foco na economia leiteira da região



O município de Garanhuns receberá, até o final de 2011, o Parque Tecnológico do Agreste, que inclui a criação do Museu do Queijo de Coalho de Pernambuco e do Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas. O projeto ainda prevê a construção de um Centro de Convenções com auditórios e capacidade para mil expectadores, o que virá a proporcionar um espaço de eventos, congressos e atividades culturais para todo o Agreste Meridional. A coordenação do projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) que firmará convênio com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

“A ideia surgiu depois que um grupo de colaboradores do Itep voltou da França com o objetivo de construir um museu do queijo de coalho, inspirados por um que haviam visitado em território francês”, disse um dos responsáveis pela coordenação do projeto, Ascendino Silva. A partir disso, foi questão de tempo incorporar as ações do Itep, mais especificamente com o Instituto de Laticínios do Agreste (ILA), recém inaugurado. O instituto atuará desenvolvendo demonstrações de degustação e apreciação do queijo de coalho no museu e palestras e cursos no Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas.

O Museu do Queijo de Coalho é um espaço de expressão das tradições e da cultura do homem do campo pernambucano. A cadeia produtiva do leite que se estende em todo o território do Estado, caracteriza-se no Agreste Meridional pela pecuária e, no Alto Sertão, pela caprinovinocultura em grande expansão. O museu é uma forma de traduzir essa dimensão e mostrar a força social e econômica que o setor representa para Pernambuco.

O Centro de Ensino de Ciências tem o propósito de contribuir para elevar a capacitação dos jovens da região, através do ensino de ciências e de atividades de socialização, com a promoção de cursos profissionalizantes voltados ao contexto da cadeia produtiva leiteira.

A recuperação do prédio do Bom Pastor, no qual funcionarão o Museu e o Centro de Ciências, carece de um investimento estimado em R$ 18 milhões. Até o momento, foram captados R$ 4 milhões, oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), via convênio com a Sectma, para dar inicio à recuperação do prédio e implantação do Parque Tecnológico. O restante dos recursos será pleiteado ainda este ano.

Fernanda Tavares
Assessora de imprensa do CT Moda de PE

Mudanças na Prefeitura de Garanhuns

Está um clima de expectativa na cidade para algumas mudanças que o prefeito fará em sua equipe de secretários e junção de algumas secretarias. O anúncio aguardado para este início de ano deve ser hoje, já que algumas pessoas imaginavam que seria no decorrer desta semana, e estamos na sexta-feira.
Algumas das mudanças já adiantamos por aqui, a junção das pastas de Cultura e Turismo, que na prática já existe sob o comando de Gabriela Valença e a volta de Dr. Dimas à Secretaria de Saúde. Deve ser criada a Secretaria de Ciência e Tecnologia, já temos o nome, mas vamos aguardar o anúncio oficial para confirmar. A qualquer instante aqui!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.