domingo, 9 de janeiro de 2011

Prefeitura despeja artesãos do antigo Forum para colocar a Secretaria de Educação


Estamos recebendo no blog um e-mail que está se tornando um abaixo assinado eletrônico dos artistas de Garanhuns contra o que seria a decisão da prefeitura municipal de retirar os artesãos que se encontram no antigo Forum, hoje chamada de Casa do Artesão de Garanhuns, para instalar a Secretaria de Educação. A medida vem junto com as demissões de 100 contratados que não tiveram seus vínculos renovados para 2011, e outras medidas que visam reduzir gastos na prefeitura. Assim, a casa alugada onde hoje funciona a SEDUC seria devolvida e suas instalações iriam para o antigo Forum, Casa do Artesão.

O antigo Forum foi cedido pelo governo estadual, e segundo consta, com o intuito de ver ali uma casa de cultura municipal. É bom registrar que o Centro Cultural já tem ampla área destinada à Secretaria de Turismo e Cultura, que poderia ter uma utilização mais adequada à visitação turística e cultural do local, com exposições de artes plásticas, fotografias, ou o que mais fosse. No prédio do Forum, esperava-se inclusive, que o governo municipal fizesse uma reforma para melhor abrigar os artesãos, pois não se encontrava em condições adequadas quando os artesãos foram ali instalados, precisaria de uma melhor infra-estrutura, uma nova fachada para tirar a caa de Forum, condições sanitárias condizentes com a visitação turística, além da possibilidade de ver ali instalados o Museu de Garanhuns, com as peças históricas da cidade e o Museu Latino-Americano do professor Josevaldo Araújo.

A Secretaria de Educação do Município, funciona em uma confortável instalação ao lado do CasaBlanca Recepções, porém, todos os atesãos e pessoas ligadas a cultura de Garanhuns, que expunham suas obras no antigo Forum foram convidadas a retirarem as peças. No prédio temos além dos artesãos, uma sala destinada aos escritores, entre tantas outras entidades, e ainda a formação de uma associação com todos aqueles que fazem do espaço seu local de exposição e vendas de peças. Um percentual das vendas fica para a manutenção do prédio, e é assim que vão se fazendo os reparos necessários.

Quando os cartórios saíram daquelas salas por trás do antigo Fórum, pensamos em criar uma Alameda Cultural, com lojas no estilo Cafeteria, Sêbo, Whiskeria ou Cachaçaria, Galerias de arte, Pizzaria ou restaurante self-service, que gerasse cultura e renda naquele espaço, que já tem uma estrutura na frente que ganharia um portal e um toldo sobre a parte descoberta, infelizmente não haveria recursos.

Valério Caetano faz um interessante questionamento: Se o prédio vizinho será em breve um museu em homenagem ao ex-presidente Lula, o que certamente atrairá muita gente. Porque não deixar tudo junto? Artesanato e museu?
Apelamos ao bom senso da Prefeitura para que ela encontre uma solução madura e boa para si, para os artesãos e para a cidade de Garanhuns que é tão carente de espaços onde viscejam a cultura

A impressão que fica mais uma vez é que a Cultura é sempre a mais frágil área da administração pública. Quando o bolso aperta, corta-se no fomento cultural. Porém já não há onde cortar, agora vai colocar na rua? A cidade criou a Secretaria de Cultura há algum tempo e que agora está morimbunda, sem funcionários, sem casa, sem novos investimentos. Os museus estão todos fechados, não temos mais as peças históricas da imprensa para exposição no Centro Cultural.

A cultura tem muito o que fazer por esta cidade, infelizmente esse tipo de decisão acaba por desmotivar o artista e o produtor. Durante todo o ano são raras as investidas do financiamento público na produção local e no Festival de Inverno não se paga o que o artista e os grupos culturais merecem. Ninguém faz turismo para ver somente praças, as pessoas querem ver cultura, sentir a arte local, teatro, dança, música, poesia, literatura, etc.

Um povo sem manifestação cultural é um povo sem identidade e sem história.

Garanhuns não pode deixar seus artesãos sem sua casa.
.

Prefeitura emite nota sobre ambulantes no centro da cidade

A PREFEITURA DE GARANHUNS COMUNICA A POPULAÇÃO EM GERAL QUE EM VIRTUDE DA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE REFORMA NA AGÊNCIA CENTRAL DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL E POR MOTIVOS DE SEGURANÇA DE COMERCIANTES E CONSUMIDORES, OS AMBULANTES QUE COMERCIALIZAM PRODUTOS E ALIMENTOS NA CALÇADA DA RUA MELO PEIXOTO, MAIS PRECISAMENTE, AO LADO DA AGÊNCIA DA CAIXA, SERÃO DESLOCADOS, A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 10 DE JANEIRO DE 2011, PARA O ESTACIONAMENTO AO LADO DO SEBRAE, NA PRAÇA JARDIM, TAMBÉM NO CENTRO DA CIDADE.

A PREFEITURA DE GARANHUNS COMUNICA AINDA QUE VEM TOMANDO PROVIDÊNCIAS NO TOCANTE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS VISANDO LOCALIZAR, COM TODA INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA, NO ESPAÇO DA PRAÇA JARDIM: OS COSTUREIROS QUE TRABALHAM DEFRONTE AO PRÉDIO DO SEBRAE; OS SAPATEIROS QUE ATUAM NA PRAÇA IRMÃOS MIRANDA E OS AMBULANTES DA RUA MELO PEIXOTO.

* INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS:

- SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO - (87) 3762-7085 / 3762-7086.

Paulo Couto afirma que o exame da OAB em Garanhuns foi uma grande conquista

Paulo Couto é o presidente da seccional Garanhuns da Ordem dos Advogados do Brasil. Estivemos conversando esta semana e ele afirmou que é muito importante para nossa cidade que o exame seja feito também em nossa cidade. Esta conquista, segundo ele, veio pelo pedido da AESGA, e sua presidente Eliane Simões, à representação da OAB reginal, que repassou a solicitação à OAB-PE, pessoalmente ao presidente Henrique Mariano, que esteve em Garanhuns junto a representantes do Conselho Federal, que é o órgão que tem a competência de aprovar uma nova cidade para a realização do exame.

Antes, apenas Petrolina e Caruaru, no interior do estado, recebiam esta incumbência, mas Garanhuns já a partir da próxima edição, dia 13 de fevereiro, que se trata do exame 03/2010, será sede da mais concorrida e difícil prova de admissão aos quadros de registros da Ordem dos Advogados do Brasil. Nada mais justo, agora que temos uma Faculdade de Direito que a cada semestre forma novos bacharéis, e que tinham que se deslocar para outras cidades para a realização da prova em destaque.

Campeonato Pernambucano 2011 - Que clube tem a camisa mais bonita?


O Campeonato Pernambucano começa no próximo final de semana, marcado pela disputa pelo Hexa do Sport, e claro, com a busca de todos os outros de tentar evitar a festa rubro-negra, principalmente o Náutico, principal interessado.

Como aperitivo, trazemos todas as camisas dos doze clubes que participarão da primeira divisão este ano. Qual a mais bonita na sua opinião. Vale também tentar decifrar, pela ordem, a qual equipe pertence cada camisa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.