sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Polêmica - Exame da OAB


A profissão de advogado é a única no país que exige que se faça um teste ao final da faculdade para que se possa exercer a labuta, por isso está agora no STF um pedido para que se declare a exigência do exame da OAB, instrumento pelo qual o bacharel em direito se credencia à inscrição nas subseções da Ordem.

Por isso perguntamos ao nosso e-leitor do blog, para saber o posicionamento dessa gente formadora de opinião e ávida por informação, e obtivemos o seguinte resultado:

Você acha que...

o exame da OAB é inconstitucional. Toda pessoa tem o direito de exercer a profissão ao terminar a faculdade. 52 (46%)

é correto se exigir o exame da OAB, pois é a Ordem quem é legitimada para selecionar quem de fato tem condiçõies de exercer a profissão. 61 (53%)

.

Até próximo ao final da enquete tínhamos um resultado mais equilibrado, com momentos em que a opção que questiona a constitucionalidade estava à frente. Depois, a exigência do exame passou na frente e venceu.

O Supremo Tribunal Federal é órgão máximo do país para discussão sobre a nossa constituição, porém é formado por juristas, que já têm seu parecer formado. Acho que deve dar pela manutenção do exame. Há também no país algumas entidades que pretendem levar a questão à OMT - Organização Mundial do Trabalho, se o resultado for o que se imagina, sem mudanças profundas na atual conjuntura.

Resultados e resenha da 1ª rodada.
Salgueiro x Cabense (Rosivaldo 26' 1T)
Jogo suspenso por falta de energia

Sport 1 x 0 América
Carlinhos Bala 4' 1T

Porto 1 x 0 Araripina
Paulista 32' 2T

Ypiranga 0 x 1 Central
Harlei 27' 1T

Vitória 0 x 3 Santa Cruz
Thiago Mathias 44' 1T (pênalti)
Laécio 5' 2T
Renatinho 26' 2T

Náutico 3 x 0 Petrolina
Walter 37' 1T (cabeça)
Geílson 5' 2T (pênalti)
Geílson 9' 2T
.
Show de bola: Começa o campeonato pernambucano,muito antes que o restante do país, explica-se pela quantidade de jogos. Todo mundo joga contra todo mundo, 12 clubes,os quatro melhores fazem as semifinais. O Sport quer o Hexa, exclusividade dos alvirrubros, mas para isso terão que mostrar mais bola que nesta estreia. Na Ilha do Retiro, com mais de 25 mil torcedores, o Sport fez um a zero no comecinho, jogou todo o segundo tempo com um homem a mais e ainda levou um gol, mas o árbitro deu falta no lance do cabeceio. Poderia ter calado a multidão comum empate.
O Santa atropelou o Vitória fora de casa, o melhor resultado da rodada, 3 a zero, mesmo placar pelo qual o Náutico venceu o Petrolina, mas foi nos Aflitos.
Dos clássicos pelo interior, os times de Caruaru já se impuseram, o Porto venceu o Araripina na Capital do Forró e o Central costurou o Ypiranga.
No jogo que prometia ser o mais equilibrado com o Salgueiro, representante de pernambuco na segunda divisão do brasileiro, ao lado de Sport e Náutico, foi a Cabense quem abriu oplacar, mas aí faltou energia e o jogo foi interrompido.
Por enquanto, no saldo de gols, Santa e Náutico dividem a ponta da tabela, o Sport, quem diria, está atrás. Geílson do Náutico é o artilheiro.
No final de semana tem a segunda rodada. A boa notícia é quem o Campeonato Pernambuco terá rodadas no sábado à noite transmitido pelo pay-per-view da TV por assinatura. A partir da próxima semana.

O Legado de Lula - Por Alexandre Marinho


A @FOLHAVOX que está nas bancas traz um artigo de duas páginas escritas por Alexandre Marinho em que analisa a passagem de Lula pela presidência sob a perspectivas de investimentos para Garanhuns. E Alexandre vai além, analisa a administração desenvolvimentista de Eduardo Campos que cobra de sua equipe o foco no crescimento estadual com ações voltadas a todas as regiões. Alexandre capta os "recados" enviados por Lula e Eduardo para Garanhuns, para que não fiquemos à margem desse crescimento e possamos colocar a cidade e a região no compasso do desenvolvimento estadual.
Alexandre, numa visão crítica, analisa o tempo perdido de Garanhuns que poderia ter avançado mais neste período em projetos de sustentabilidade, criando outras perspectivas para nossa cidade e região. Um tempo que perdemos com Lula no poder.

Uma leitura necessária. Está na @FOLHAVOX, nas bancas. Se preferirem, façam suas assinaturas. Enviem e-mail com nome, endereço e ponto de referência, e recebam em casa o nosso jornal.

João Paulo no PDT ou no PC do B


Já não é segredo a possibilidade de João Paulo deixar o PT visando disputar a prefeitura do Recife, pois já sentiu que está ilhado dentro do próprio partido. Rompido com João da Costa, o poste a quem elegeu, e vendo o apogeu de Humberto Costa, JP perdeu o diretório da capital e só é candidato por outro partido, pois é a minoria da minoria na legenda estadual.

Pois bem, a saída seria a saída. Mas não é fácil deixar uma legenda histórica feito o PT, mas outros políticos já fizeram essa transição e nem por isso morreram, Paulo Rubem talvez tenha ganho até mais visibilidade.

Mas o presidente estadual da legenda já avisou, o mandato é do partido, ou seja, se João Paulo sair do PT perde o mandato de deputado federal. Resta saber até onde vai seu impulso para disputar a prefeitura. O PDT e o PC do B estão de braços abertos para receber o ex-prefeito da capital e que todos apontam tem amplas chances de retornar a administrar o Recife.

Essa movimentação está mexendo com os bastidores da política, pois ningupém descarta num futuro próximo João Paulo e Humberto estarem em palanques opostos em disputas eleitorais.

Se João da Costa será mesmo o candidato petista disputando sua reeleição, poderá ter João Paulo do outro lado, e ainda outros candidatos que defendem projetos diferentes, pois JP e JC, em tese, defendem o mesmo modelo administrativo.

Além disso a oposição estadual, leiam Jarbas Vasconcelos, está torcendo por uma ruptura no governo Eduardo Campos, e é claro que João Paulo tem muitos seguidores, podendo forçar uma no estrada na política pernambucana. Porém, as legendas escolhidas por ele, PDT ou PC do B, não apontam uma ruptura total com os governos estadual e federal.

Ahhh, o mandato na verdade não é do partido, é da coligação.

ENEM antecipa resultado - Confira aqui!


O Ministério da Educação divulgou na noite desta terça-feira, dia 13, as notas de todos os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os participantes têm duas formas de consultar seus resultados no site do Enem: com o número de inscrição no exame e a senha ou com o cpf e a senha. A divulgação estava prevista para esta sexta-feira, mas foi antecipada.

Com a nota, os alunos podem se candidatar a 83.215 vagas distribuídas em 83 instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir das 6h do dia 16. As inscrições vão até as 23h59 do dia 18, período no qual os alunos podem escolher dois cursos, em ordem de preferência, para concorrer a vagas. Nos dias 17 e 18, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes possam trocar suas opções, em caso de não terem chances nas que colocaram no sistema.

Para se inscrever, é preciso entrar no site do SiSU (sisu.mec.gov.br/index.html) e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer. Nenhuma taxa é cobrada.
CLIQUE NO LINK:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

oBS. É necessário o número de inscrição ou CPF e a senha de inscrição do ENEM.

Brasil enfrenta sua maior tragédia natural da história


Região Serrana do Rio contabiliza, até agora, mais de 470 mortos por causa das chuvas. Autoridades acreditam que esse número continuará aumentando. Uma tragédia de proporções inacreditáveis. O número de vítimas supera catástrofe de 1967 em Caraguatatuba (SP), quando 436 pessoas morreram.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.