quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Outra análise sobre a BR-423 duplicada


A BR-232 está duplicada de São Caetano até Recife. ahhh, isso todo mundo já sabia. Ou melhor, de Recife, onde está o KM 1, até São Caetano, seria somente até Caruaru, mas depois resolveram ampliar a duplicação, levando ao trevo que traz para Garanhuns. Tudo isso ainda no governo Jarbas.

Aí vieram Lula e Eduardo! A recente decisão e conquista da duplicação da BR 423 no trecho de Garanhuns a São Caetano pode ser analisada de outra forma, outro ângulo deste caleidoscópio político/administrativo.

Pela ideia inicial quando se vendeu a Celpe para financiar a duplicação da Rodovia Luiz Gonzaga, a 232, teríamos uma continuidade que cortaria Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, varando Sertão adentro até chegar em Salgueiro e Serra Talhada. Uma espinha dorsal que beneficia quem está às margens do investimento e alija os municípios distantes. Seria esse o destino da nossa cidade, e numa visão maior, de todo o Agreste Meridional. Ficar distante do movimento e dos benefícios de se estar à beira da rodagem, isto inclui turismo, comércio, escoamento de produção, desenvolvimento industrial, etc, etc.

Fazer a curva em São Caetano para vir para Garanhuns lança um novo olhar pernambucano para nossa região. Se vocês observarem ao longo da BR-232, poucas vezes se ensina o caminho de Garanhuns ou registra quantos quilômetros faltam para chegar aqui, fala até de cidades de outros estados ou de menor população, que evidentemente, circulam menos pela rodovia. Isso é sintomático da falta de representatividade geopolítica que estávamos vivendo. Mas vê-se que algo está funcionando.

A duplicação de lá pra cá poderá no futuro ir bater nos estados de Alagoas e Bahia, pois seria interessante interligar com pistas duplas Garanhuns a Arapiraca e ao mundo das águas de Paulo Afonso, na continuação natural da BR-423. É o desenvolvimento do interior do país que pregava Lula e seu discípulo Eduardo Campos.

Deixa duplicar.

Precisamos aprender a pedir. Tem gente que pede água na torneira quando pode pedir uma barragem. Pede que passe a máquina na porta de casa quando pode pedir calçamento com saneamento. E pede o remédio pra dor de cabeça podendo pedir o tratamento. Mas não é pedir como quem pede esmola, é simples cidadania.

Eu fico com a impressão que pedimos pouco, e ainda não entendemos o tamanho do presente que ganhamos. Se fosse duplicado a continuidade da BR-232 poderíamos amargar o ostracismo dentro do estado. Eduardo Campos elegeu como prioridade a duplicação da BR-423, já saiu quase R$ 29 milhões do governo federal para o projeto técnico, e vamo que vamo!
A barragem que resolveu o problema d'água de Garanhuns. O Expresso Cidadão que funcionará onde existia a cadeia pública, num investimento de mais de R$ 3 milhões.

Até a resolução do problema da Substituição Tributária, quando o governador recebeu e dialogou com os empresários garanhuenses, pode ser contabilizada como uma conquista, pois seria grande o prejuízo financeiro de muitos comerciantes, que teriam que arcar com a antecipação de receita dos tributos estaduais sobre os estoques, impossibilitando a adimplência de alguns.

Mas vou terminar com a BR-423 novamente, pois é imprescindível que reconheçamos a importância desta conquista.

De pernas pro ar aqui em Garanhuns!


Calma, é somente a estreia no Cine Eldorado nesta sexta-feira. O filme é uma comédia nacional que vem batendo todos os recordes de público nesta temporada de verão! Vale a pena conferir!

GARANHUNS – População Idosa é beneficiada com Cirurgias de Catarata


A Fundação Altino Ventura e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, estão realizando, gratuitamente, no período de 17 a 21 deste mês, cirurgias de Catarata nas instalações do Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.

A Campanha de Catarata contempla nesta primeira etapa 200 cidadãos, na faixa etária a cima dos 60 anos de idade, que apresentam os sintomas da doença, diagnosticados por meio de triagens realizadas desde novembro de 2010 por agentes Comunitários de Saúde e uma equipe da Fundação Altino Ventura. Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados nos turnos da manhã e da tarde na Unidade Clínica Móvel da Fundação, totalmente equipada para receber os pacientes e que está estacionada nas dependências do Hospital Palmira Sales.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica do Município, Robervan Pedrosa, é necessário que os pacientes triados para esta primeira etapa compareçam com antecedência a Secretaria de Saúde do Município, das 8 às 14 horas, ou ao Hospital Infantil Palmira Sales, para apresentar as xérox do Documento de Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, exame de sangue e parecer cardiológico para comprovar que estão aptos a realizar cirurgia.

“Toda esta ação é na intenção é diminuir a demanda de pacientes com Catarata em Garanhuns, reabilitando a visão desses indivíduos e melhorando a sua qualidade de vida”, registra Robervan Pedrosa.

NOVA TRIAGEM – Paralelo as cirurgias, nesta semana, de 17 a 21 de janeiro, também está sendo realizada uma nova triagem com pessoas acima de 60 anos, com sintomas de Catarata. O atendimento acontece a partir das 8h, no período da manhã, e das 13h, no turno da tarde, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa. No local, uma equipe da Fundação Altino Ventura realiza exames e o diagnóstico da doença. Nos dias de consulta, é necessário que o paciente esteja munido do Cartão do SUS, xérox da carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Todos que tiverem a doença comprovada terão a cirurgia marcada. A segunda etapa da Campanha de Catarata deve beneficiar mais 200 cidadãos, totalizando 400 contemplados com o procedimento. A data das cirurgias será divulgada após a triagem.

Perguntar não ofende. Cadê o SAMU de Garanhuns?


Recebi no e-mail a informação sobre a implantação do SAMU de Ibirajuba. Roberto Almeida nesses dias noticiou que Capoeiras também será contemplada com a instalação desse importante serviço de atendimento de saúde. São Bento do Una já tem. Caruaru também. E Garanhuns terá. Mas quando?

Já há alguns meses que tivemos a notícia muito importante para a cidade, mas não foi divulgado mais nada. As pessoas querem saber onde será e quando o serviço estará à disposição da população. Ah, já recebemos e-mails e comentários aqui mesmo no blog perguntando como será feito o processo seletivo do pessoal que vai trabalhar.

Pois bem, se alguém souber de alguma coisa...

Na foto: O prefeito Josenâncio Cavalcante e integrantes do SAMU de Ibirajuba.

Tá no blog do Valério Caetano - Shopping atrasa obras por falta de mão-de-obra qualificada

A TV Jornal divulgou em seu site que as obras do Shopping Garanhuns previstas para serem iniciadas este mês, não começaram ainda por falta de mão de obra qualificada. Ainda segundo a emissora, essa escassez de pessoal acontece por que muitos profissionais de Pernambuco estão trabalhando na duplicação da BR 104 e na Transposição do Rio São Francisco e isso dificulta o desenvolvimento do projeto.

Também foi publicado no referido site, que a demanda necessária para a construção do shopping é de duas a quatro mil pessoas e segundo o arquiteto Gláucio Brandão, apenas 400 se inscreveram para trabalhar na obra.

Realmente um silêncio incômodo pairava no ar com relação ao Shopping Garanhuns. Esperamos que, o quanto antes, vejamos nascer o sonho do povo de Garanhuns de ter em sua cidade um shopping. Como sugestão aos empreendedores, deixamos a idéia de colocar no site oficial do shopping (http://www.shoppingcentergaranhuns.com.br/), as atualizações de notícias com relação ao projeto e as possiveis lojas já confirmadas. Assim a população da cidade, ávida por novidades sobre esse grande empreendimento, saciará sua curiosidade.
 

Parabéns, Wagner!


Recebo com alegria a notícia de que o Wagner Marques do Blog Agenda Garanhuns estará a partir de agora como editor do Portal do Agreste, uma interessante ferramenta com informações técnicas e cotidianas de todos os municípios da região.

Wagner passou por um processo de seleção, através da AEDES (Academia de Educação para o Desenvolvimento). Com isso, está deixando o escritório que trabalhava (Garanhuns Palace Hotel), bem como as salas de aula (Língua Portuguesa e Literatura), para se dedicar ao que tem feito com muito prazer e conhecimento; a informação e a crítica.
Ah, o Blog Agenda Garanhuns continua.

Acessem o Portal do Agreste (http://www.portaldoagreste.com.br/).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.