quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Enquete mostra quais os prefeitos que devem se reeleger com mais facilidade na região



Com algum problema no blogspot, encerramos antecipadamente nossas enquetes que estavam no ar. E para efeito de análise, vamos usar os números da parcial dos 100 votos.

E vejam só!

Colocamos nove nomes em nossa enquete, todos prefeitos que podem concorrer. Pedimos até desculpas aos leitores da região que gostariam de ver mais gente citada.

A impressão que fica ao final é que temos dois blocos. Cinco nomes apareceram melhor colocados, com nosso e-leitorado acreditando que devem ter relativa facilidade na eleição, ou então os nossos amigos torcem mais ardorosamente para que isso aconteça. São eles:

Sandoval - Brejão 53 (53%)
Dudu - Capoeiras 49 (49%)
Zé Teixeira - Paranatama 40 (40%)
Antonio João - Lajedo 39 (39%)
Marco Calado - Angelim 34 (34%)

O outro bloco mostra quatro nomes que devem encontrar dificuldades em suas reeleições, ou então os nossos e-leitores não estão muito satisfeitos com resultados de suas administrações. Eis:

Celina - Jupi 23 (23%)
Júnior Lúcio - Correntes 21 (21%)
Judith - Bom Conselho 18 (18%)
Genivaldo - Águas Belas 13 (13%)

É claro que pesa na maioria dos casos a força da oposição. Por exemplo, Judith em Bom Conselho tem uma oposição mais ferrenha que Antonio João Dourado em Lajedo. A mesma coisa com Junior Lúcio em Correntes, que tem a mídia local fazendo críticas pontuais à sua administração. Genivaldo vai pra outra campanha muito paritária em Águas Belas.

Mas fica provado que nosso e-leitor está atento à política regional. E nunca antes na história da região teve tanta gente olhando os blogs no intuito de promover debates político e buscar informações a respeito das cidades.

Alguns amigos de Paranatama estão ligados e aproveitando para divulgar o trabalho do prefeito Zé Teixeira. A política em Capoeiras está pegando fogo, e os blogs estão sempre mostrando os lances do xadrez por lá.

Para finalizar, é bom celebrar o vencedor, neste caso Sandoval Cadengue em Brejão. Segundo os nossos e-leitores será aquele que se reelegerá com menor dificuldade. Portanto, Parabéns!

Repito: Não tem valor científico.

UPE forma primeira turma de psicologia em Garanhuns

Um dia histórico para o ensino superior de Garanhuns: A primeira turma de psicologia cola grau nesta noite, em grande festa na AGA, com as presenças inclusive de Pedro Falcão, o novo pró-reitor da UPE para o interior do estado e do professor Carlos Calado, Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco.

No sábado acontece o baile. Mais uma vez o Studio C realiza os eventos de formatura com muita competência.

Estão todos de parabéns, a UPE, Garanhuns e claro, os formandos, que com muito estudo e esforço podem comemorar orgulhosamente este dia especial.

Vila do Forró em Caruaru é destruída, aqui em Garanhuns...


A Vila do Forró em Caruaru tinha em sua estrutura pequenas casas onde os frequentadores dançavam forró, bebiam, conversavam, enfim se divertiam. O espaço já fazia parte da estrutura turística da cidade e a população aprovava a movimentação cultural da Vila do Forró. Um sucesso!

Mas a prefeitura derrubou tudo e no mesmo local construirá um novo complexo cultural. Imaginamos.

Houve uma repercussão negativa, e hoje até uma liminar proibindo a derrubada foi dada pela justiça. Tarde demais! Já está tudo no chão. 

Aumenta a responsabilidade da construção de algo muito melhor do que já existia, para que todos digam: Ahhh!

No mínimo, no mínimo, no mínimo... Houve falha de comunicação com a população caruaruense. Aliás, a secretaria de imprensa da Capital do Forró foi extinta junto com aquele balaio de demissões.

Aqui em Garanhuns, nosso espaço de eventos é a Esplanada Cultural Guadalajara, que na verdade é uma grande área vazia durante o ano todo. Não tem um banco pra sentar. Poderíamos ter quiosques que movimentassem culturalmente a cidade. Tudo bem bonitinho, projetado por esse pessoal novo do design. 

Não existe em Garanhuns uma área de barzinhos com caldinhos, espetinhos, forró do bom, etc. Temos os bares, restaurantes, etc. Mas acho que ficaria interessante utilizar a Esplanada de alguma forma. Quem sabe até sorveteria, galeria de artes, pizzaria, soparia, etc, etc.

Mas tem que ter ordem desde o começo pra não virar "pega-bebo" e cumprir uma função de garantir o happy-hour com bom gosto, sob o risco de acontecer de jogar na lata do lixo mais uma vez um bom projeto como aquele do Polo Heliópolis, que parece vir se reestruturando com bons restaurantes, cinema, e novos projetos que estão embarcando por ali.

Ônibus que saiu de Garanhuns para São Paulo é assaltado

Um ônibus interestadual que fazia a linha Garanhuns-PE/São Paulo foi alvo da ação de bandidos quando passava nas imediações do posto Trevo, na BR-116, em Feira de Santana, por volta da 0h de hoje.

Quatro homens armados interceptaram o veículo e obrigaram o motorista a desviar para uma estrada de chão, quando saquearan todos os passageiros. Mais de R$ 2 mil em espécie foram roubados, além de vários objetos pessoais.

Redação do Central de Polícia, com informações do repórter J.Bezerra

Conheça o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, foi contemplada em dezembro 2010 com recursos na ordem de R$ 356 mil, por parte do Governo Federal para a implantação do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável, numa iniciativa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

O Projeto prestará assistência por meio de programas de formação profissional e inclusão social a cem jovens na faixa etária entre 15 e 24 anos, residentes em comunidades com alto índice de vulnerabilidade à violência ou que vivam nas ruas. O foco das atividades são jovens egressos do sistema prisional ou aqueles submetidos à medidas socioeducativas. A Prefeitura entrará com uma contrapartida de 6 mil reais para viabilizar o Projeto.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Garanhuns, Alfredo Gois, serão convidados o Conselho Tutelar, a Promotoria da Vara da Infância e Juventude de Garanhuns e a Secretaria de Assistência Social do município, para fazer a indicação dos jovens suscetíveis a participar. O projeto contempla atividades culturais, esportivas e educacionais, com o objetivo de proporcionar formação da cidadania, visando resgatar a auto-estima dos jovens e estimulá-los a se transformarem em agentes multiplicadores da cultura de paz em suas comunidades. As atividades serão desenvolvidas durante um ano. “Nós estamos dando um grande passo na construção da cidadania desses jovens, por meio da educação. Acredito que este é o melhor caminho para a ressocializá-los e mantê-los longe do mundo da criminalidade, além de inserí-los no mercado de trabalho, através desse Projeto”, registrou o secretário Alfredo Gois.

Os beneficiados receberão uma bolsa-salário no valor de cem reais como forma de incentivo para formação profissional. Para tanto é necessário o jovem comprovar freqüência. Aqueles que não concluíram a Educação Básica deverão ser matriculados numa instituição de ensino para finalizar o ensino básico. As atividades devem ter início ainda no primeiro semestre deste ano.

O resgate histórico de José Inácio Rodrigues

Falamos sobre a homenagem recebida pelo professor e radialista José Inácio Rodrigues no programa Radiola de Ficha apresentado pelo Marcos Cardoso na Rádio Marano. Ao completar um ano de existência, o programa fez uma grande festa na Churrascaria Terraço e foi prestigiado por mais de mil pessoas durante todo o dia, dentre essas pessoas haviam os habituais fãs do Radiola e muitas personalidades de Garanhuns que se juntaram em coro para aplaudir a presença de Zé Inácio.

Mas a homenagem acabou por não apenas recordar seu tempo de radialista, sua época de prefeito foi lembrada e por várias vezes foi dito que é preciso se resgatar aquela história e o homem que conseguiu várias conquistas para o município, e é bom que isto esteja acontecendo ainda com ele em vida. A saúde de Zé Inácio já não é a mesma, mas continua firme e forte, lúcido e simpático, aliás, como sempre. Outras pessoas amigas como Severino Albino, na época presidente da Câmara de Vereadores também saudaram o ex-prefeito. Mano do Caetano e o próprio Marcos Cardoso falaram sobre a figura humana do radialista, que fazia rádio antes mesmo de Garanhuns ter rádio, no sistema de som dos altofalantes.

Foi Adolfo Lopes quem pediu para relembrar momentos marcantes daquele governo que instalou indústrias em Garanhuns, aliás, segundo ele, as últimas grandes indústrias a virem para nossa cidade foi na sua gestão, a fábrica da Coca-Cola e a Refinações de Milho Brasil. Foi também na gestão de Zé Inácio que a empresa de transportes coletivos São Cristóvão iniciou suas atividades, vindo de Minas Gerais, oferecendo transporte seguro e empregos à nossa população, que naquela época vivia das lotações, muitas delas em péssimo estado de conservação, e ainda sem controle e profissionalismo no trato com os passageiros.

Vivemos também na época do ex-prefeito a valorização das festas tradicionais. Grandes carnavais ganharam nossas ruas e praças, e o São João democrático era uma grande festa.

É claro que tivemos problemas administrativos, mas nada que impeça de relembrar a figura humana de um homem que doou toda a sua vida à nossa cidade, fazendo cultura e buscando melhorias.

Continuo sem conseguir uma foto de Zé Inácio, se alguém tiver e puder nos ceder, agradecemos!

Recebemos alguns bons comentários na postagem anterior, dentre eles o prefeito de Itaquitinga, Geovane Oliveira, que relembrou também os fatos marcantes do governo Zé Inácio. A professora Ana Cecília também trouxe à memória a época de Zé Inácio, e Cândido, seresteiro, sentiu saudades da programação nostálgica de final de noite com o programa "SEMPRE NELSON"...

Amigas minhas, amigos meus...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.