sábado, 29 de janeiro de 2011

O governador pensa em Garanhuns como um centro de inteligência


O PSB de Garanhuns realizou nesta tarde sábado seu segundo encontro com afiliados e convidados, aliás havia representação de outras cidades. O presidente da legenda municipal, Ivan Rodrigues apresentou uma proposta de criação pelos legislativos da Lei Ficha Limpa nas cidades. É bom lembrar que o governador trouxe para o estado a Lei que vigorava para as eleições em nível federal. Agora, válida para cargos administrativos no estado, poderá ser transformada em lei nos municípios caso prospere a iniciativa que parte de Garanhuns, assim os cargos públicos sob indicação das prefeituras também deverão atender aos requisitos da Lei Ficha Limpa. É interessante pois afasta da administração pública aqueles que estejam condenados em segunda instância pela justiça em ações de improbidade. Mas depois a gente volta a falar neste assunto, que precisa passar pelas Câmaras de Vereadores em cada cidade, sob a forma de lei municipal. A ideia é que se crie a mobilização popular através de assinaturas para cobrar a sua implementação.

Dentre as palavras ditas por Ivan Rodrigues, algumas foram elucidadoras do atual momento vivido por Garanhuns sob o ângulo de visão estadual. Ivan, pessoa próxima ao governador Eduardo Campos, chegou a dizer que Garanhuns não receberá chaminés porque para nossa cidade e região o governador enxerga o campo da produção tecnológica, de inteligência, com o desenvolvimento das universidades e das escolas técnicas. É bom lembrar que já possuímos cursos nas áreas de computação e tecnologia na Escola Técnica Federal, Na UPE e na Universidade Federal Rural. A AESGA tem cursos como Direito e Engenharia. A UPE formou sua primeira turma de Psicologia e começa agora as aulas de Medicina. Aliás, Ivan Rodrigues também enfatizou os cursos que deverão ser ministrados na FAMEG, como nutrição e educação física e ainda alertou para ninguém se surpreendesse se fosse autorizado o funcionamento do curso de medicina, ficando Garanhuns com duas faculdades de Medicina, virando um grande Campus Universitário, com isso vem um desenvolvimento limpo, com investimentos de empresas que buscam essa especialização, em diversas áreas, criando uma região de produção de inteligência e tecnologia.

Comércio de Garanhuns abrirá no feriado


Recebemos do Pastor Calvino Brasil o seguinte e-mail, no qual pondera a abertura do comércio de Garanhuns no feriado de seu aniversário, na próxima sexta-feira, dia 4 de fevereiro.
.
Haverá ponto facultativo para o comércio de Garanhuns na próxima sexta feira 4, dia da Emancipação política da Cidade. Garanhuns comemora 132 anos. O Legislativo Municipal aprovou um Requerimento que determina feriado neste dia, no entanto, segundo interpretações dos que fazem o nosso comércio, é inconstitucional a medida aprovada, pois a Constituição Nacional indica que os municípios têm o direito de oficializar quatro feriados municipais e este é o quinto. Vale salientar que a decisão envolvendo este feriado não é em desrespeito às comemorações do nosso aniversário, mas no acréscimo de mais um feriado especialmente no mês de Fevereiro que é mais curto e geralmente abriga o carnaval que emenda mais quatro dias de inatividade comercial, o que causa um prejuízo certo para os caixas do comércio em geral. O certo seria substituir um dos feriados já existentes.

Os sindicatos que defendem os comerciários e empregados, chegaram a um acordo que determina ponto facultativo na próxima sexta-feira 4 de Fevereiro. Enquanto isso, a Prefeitura já divulgou a programação festiva das comemorações e esta não se conflita com a abertura do comércio. Veja abaixo a programação anunciada:

Dia 4 de fevereiro de 2011

6h – Alvorada Festiva – Local: Colinas de Garanhuns.
8h – Solenidade de asteamento das bandeiras: Nacional, Estadual e Municipal em frente à Prefeitura
19h30 – Missa Solene de Aniversário – Local: Catedral de Santo Antônio.
21h – Shows de Aniversário – Local: Esplanada Guadalajara.

* Dia 6 de fevereiro de 2011 (Domingo)
10h30 – Culto em Ação de Graças pelo Aniversário de Garanhuns
– Local: Igreja Presbiteriana Central

Garanhuns deve voltar a ter carnaval?

Basicamente é esta a questão da nova enquete. Oferecemos três opções. A primeira seria a realização de um grande evento que possa resgatar a tradição, atrair turistas e captar investimentos. A segunda opção sugere a realização de um carnaval dentro das possibilidades do município apenas para garantir a brincadeira da nossa gente. E a terceira opção seria de fato não investir mais na festa momesca, pois a cidade já não realiza o seu carnaval há vários anos e perdeu a tradição, e além do mais o Garanhuns Jazz Festival é um evento de grande potencial turístico e traz dividendos que podem ser até melhores explorados.

E você o que acha? Vote na nossa enquete.

O nosso amigo Teixeira, TexSom, deixou um comentário interessante que reproduzimos aqui:

"Nós não temos mais tradição Carnavalesca. Nossos carnavais já foram esquecidos desde os idos anos 80 com a migração da população para Tamandaré. Principalmente os mais jovens, então devemos todos abraçar esse Festival que a cada ano cresce, como falei a Papaleo no início da segunda edição que a tendência era a cada ano crescer mais.
Resta a nós Garanhuenses, não deixar acabar um evento que engrandece ainda mais o nome de Garanhuns. É necessário as entidades Governamentais, Comerciais, Hoteleiras se unirem para que esse Festival continue sendo de Garanhus, porque o Festival de Inverno já é do Governo do Estado. Garanhuns Apenas Sede o Espaço.
José Alves Teixeira (Tex) "

Oficina de sensibilizaçãopara melhorar aendimentos nos PSF´s


Com o objetivo de melhorar o atendimento e os serviços oferecidos nos Postos de Saúde da Família de Garanhuns, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, uma Oficina de Sensibilização com as Equipes de Saúde da Família. As atividades acontecem no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), das 8 às 17 horas.

Para identificar as possíveis fragilidades quanto a Atenção a Saúde será trabalhado um mecanismo de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). Trata-se de uma metodologia de controle interno, dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a estratégia Saúde da Família. Cerca de 80 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros e odontólogos, devem participar da Oficina.

A AMQ é um mecanismo de estratégia permanente de avaliação dos PSF’s, instituída pelo Ministério da Saúde, que visa atender aos municípios considerados de porte maior, que se interessam em avaliar as ações de saúde do seu município, com o intuito de melhor a qualidade de Atenção à Saúde nos Postos de Saúde da Família.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.