quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Resultado da pesquisa - Vamos conhecer o leitor do blog


Durante uma semana deixamos em nosso um blog um questionário social para conhecermos quem é nosso leitor, o que faz, seu padrão social, econômico, etc. Poderíamos ter perguntado mais, mas acho que temos uma boa base, e nem vamos ficar também alugando vocês para responder um imenso rol de perguntas.
Tivemos uma boa resposta com as questões levantadas. Em todas elas tivemos por volta dos 120 votos, o número que considero confiável nas enquetes que fazemos por aqui. Vamos aos resultados e breves análises.

SEXO
HOMEM – 72,8%
MULHER – 27,2%
Obs. Percebe-se que mesmo tendo uma grande maioria masculina, temos quase 3 leitoras para 7 homens, o que é um bom número, mas devemos incentivar cada vez mais a participação das mulheres nos blogs, tanto como leitoras, como blogueiras. Temos algumas que assinam blogs específicos para mulheres, e é impressionante o número de leitoras que elas têm. É o caso da Patty Martins, sucesso absoluto do AquinaCozinha e a Fabi, com seus artesanatos. A Selma Melo assina o blog do jornal Sináculo. Klébia fala de cultura e até a prefeita Judith Alapenha é nossa parceira blogueira. Lugar de mulher é também no mundo da informação. Mas a maioria dos nossos leitores ainda é formada de homens.
IDADE
MENOS DE 18 – 4,5%
ENTRE 19 E 30 – 34,6%
ENTRE 31 E 40 – 30,1%
ENTRE 41 E 50 –18,8%
ACIMA DE 51 – 12,0%
Obs. Nesta questão achei bem equilibrado. Considerei que depois dos 20 anos as pessoas se interessam mais por informação. Antes disso a internet é mais para bate-papo e jogos. E o número que cai com a idade mais alta reflete o fato dessa geração não ter o contato que tivemos com o mundo virtual. Aliás, tudo ainda é muito novo, tenho 41, e nossa geração jogou Atari, lembram?
Portanto temos a maioria entre os 20 e os 50 anos, mas que bom que contamos com leitores de todas as idades. Agradeço mesmo.

LOCALIZAÇÃO
GARANHUNS – 61,5%
OUTRA CIDADE DE PERNAMBUCO – 29,5%
EM OUTRO ESTADO – 9,0%
obs. Estamos em Garanhuns e nosso blog respira a cidade, por isso temos mais da metade dos acessos daqui. Mas tem muita gente espalhada por aí que quer saber das coisas que acontecem em Garanhuns. De cada 10 acessos, 3 estão em Pernambuco, mas não aqui na terrinha. Temos as cidades da região e também a capital, gente que mora por lá ou está viajando e aproveita pra se atualizar. A mesma exposição serve pra quem está fora do estado, e me surpreendi. Em cada dez acessos, um deles está longe e mata as saudade aqui no blog. A vocês, aquele abração!

RENDA MENSAL
NÃO TRABALHA – 17,1%
ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO – 2,6%
ENTRE UM E DOIS SALÁRIOS – 14,5%
ENTRE DOIS E QUATRO SALÁRIOS – 41,0%
ACIMA DE QUATRO SALÁRIOS – 24,8%
Obs. Parece que as pessoas quando ganham melhor buscam mais a informação, compram revistas, assistem mais os jornais, acessam os sites de informação na internet. Isto é devido ao investimento em si mesmo e a qualidade de vida. É claro que não é todo mundo. Mas a informação é supérflua para muita gente. Vejam que quase 7 leitores em cada 10 do blog ganham mais de dois salários por mês. Como em outro resultado verificamos que mais de 90% acessa de casa mesmo, as pessoas adquirem seus computadores e vão para internet. Aos que ainda não conseguiram um bom salário ou não trabalham, saibam que somente com esforço e estudo conseguimos subir os degraus. Não existem segredos.

GRAU DE INSTRUÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL – 4,1%
ENSINO MÉDIO – 20,5%
FAZ CURSO SUPERIOR – 25,4%
CONCLUIU ENSINO SUPERIOR – 26,2%
PÓS-GRADUADO, MESTRADO, DOUTORADO – 23,8%
Obs. Nosso leitor tem estudo e senso crítico. Apenas 4% têm apenas o fundamental. Meu pai e meu avô só fizeram o fundamental, e em muitos casos preciso ralar muito para acompanhá-los. Meu avô era feirante e caminhoneiro, fazia contas de forma impressionante. Um saber político de fazer inveja. Sempre acompanhou a esquerda pernambucana, de Marcos Freire, Cristina Tavares, Arraes, etc. Meu pai, eletricista de máquinas pesadas. Trabalhou na antiga Cisagro e rodava a região consertando tratores e caminhões. Era um gênio, o álcool e um AVC lhe tiraram a possibilidade de continuar trabalhando. (desculpem-me expor isso!), mas quero dizer que muitos não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e nem por isso deixaram de aprender.

Por outro lado, temos no blog uma responsabilidade maior quando vemos o nível de formação dos nossos leitores. Não farei falsa modéstia, mas gente, ao ver que 3 em cada 4 leitores tem nível universitário é impressionante, e aumenta nossa responsa.
Mostra o nível de leitores do blog, formadores de opinião e de relacionamentos sociais amplos, em diversos segmentos.

Muitos dos resultados a gente já imaginava e até comentava, como o fato de ter formadores de opinião acompanhando nosso blog, mas isso vinha da resposta das ruas e dos comentários nos posts que fazemos.
Agora, temos de forma quantificada, ainda que não tenha valor científico, pois veio de uma enquete, mas mostra de forma superficial a cara do nosso leitor.
Acho, sinceramente que este resultado reflete também os leitores da maioria dos blogs da nossa lista de parceiros.

Obrigado a todos!
.

AESGA lança o Comunique-se


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) lançou, na última segunda-feira, 14 de fevereiro, mais um Projeto no segmento da difusão de notícias. Trata-se do “Comunique-se”, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Instituição, que tem como objetivo promover a divulgação e valorização de atividades, voltado para os diversos públicos da Autarquia.

E para dar uma melhor visibilidade e qualificação ao trabalho desenvolvido pelos docentes e discentes, a AESGA dispõe agora de uma ferramenta no site www.aesga.edu.br, por meio do link Artigos e Publicações, para divulgação de artigos científicos e publicações em geral.

“Acreditamos que ações como estas, que vislumbram a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores das Faculdades da AESGA é uma forma de valorizar o trabalho e mostrar excelentes projetos, os quais não podemos deixar de divulgá-los”, informou a presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.

Os interessados em enviar Artigos e Projetos podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação por meio do endereço: comunicacao.aesga@gmail.com ou entrar em contato com as Coordenações dos Cursos de graduação e pós-graduação.

KKK A bandeira está de cabeça para baixo


Esta eu colei do excelente blog do Valério Caetano, pois é engraçada. É claro que quem colocou a bandeira de cabeça para baixo no Monumento do Ipiranga (Pirulito) no Alto da Boa Vista, não fez proposital (imagino), foi um descuido que pode acontecer.

Mas que é engraçado, ou ao menos interessante, isso é! Não vale reclamar, somente pedir que se ponha o símbolo nacional na posição correta. rsrsrs

foto: blog: notícias de Garanhuns

Radiola de Ficha em Capoeiras


Capoeiras vai literalmente parar, no próximo sábado, dia 19. É que um dos programas de rádio de Garanhuns de maior sucesso nos últimos tempos, o “Radiola de Ficha”, será realizado no município vizinho.

Marcos Cardoso levará para Capoeiras toda sua trupe, conversará com o público, fará entrevistas e os ouvintes poderão se deliciar com os mais famosos bregas da música popular brasileira. Severino Titico, Edna Alves e tanta gente boa que aprecia a festa do brega da Rádio Marano, além da leigão de fãs que acompanha o programa pra onde ele for.

Marcos será recebido em Capoeiras pelo prefeito Dudu e a primeira dama Celina, a maioria dos vereadores, secretários municipais e os admiradores que tem naquela cidade. O programa começa às 11h, diretamente do “Tequilas Bar”.
Tá aí uma pedida imperdível para o sabadão.

Coletiva marca anúncio de posse da Diretoria do Sete de Setembro


Nos próximos dias, o Conselho Executivo do Sete de Setembro Esporte Clube estará realizando entrevista coletiva que marcará o anúncio de posse dos novos membros da Diretoria Executiva do alviverde, que será composta por um presidente e cinco vices-presidentes.

A expectativa é de que a posse seja marcada para o fim deste mês, devendo acontecer jogo amistoso para celebrar o evento. Na última terça-feira (15), alguns membros da Diretoria Executiva estiveram reunidos no escritório de Givaldo Calado de Freitas com o comandante do 71º BI Mtz, Evaldo Ferreira Baptista, que trabalhará em parceria com o Sete de Setembro nesta sua nova fase.

O Conselho Executivo, que será presidido por Givaldo, já vem trabalhando no sentido de garantir êxito às atividades da associação esportiva para o biênio 2011/2012.

“Parcerias estão sendo buscadas para dá ainda mais robustez à estrutura do clube. Temos mantido contato com diversos nomes na cidade no intuito de fechar as diretorias do clube, a exemplo da diretoria de futebol, de imprensa, financeira, administrativa, esportes amadores, social, patrimonial e médica”, adianta Calado.
.
Assessoria de Imprensa do Sete de Setembro

CODEMA realiza reunião

Aos interessados nas discussões sobre Meio Ambiente, saiu o edital da 49ª Reunião Ordinária do CODEMA,a ser realizada dia 24/02, quinta-feira, as 14h30m em sala de aula do SENAC, localizado na Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis - próximo à Rodoviária, com a seguinte pauta:
1) Informes
2) Leitura e apreciação das atas de novembro e dezembro;
3) Confirmação e/ou substituição de membros das instituições comassento e ingresso de novas instituições;
4) Síntese dos ofícios enviados e recebidos;
5) Apreciação do memorial descritivo da Sementeira e do ParqueMunicipal das Nascentes do Mundaú;
6) Prestação de contas interna do Fundo Municipal de Meio Ambiente (2010);
7) Distribuição das tarefas e organização das atividades de 2011;
8) Reestruturação da Câmara Técnica do CODEMA;
9) Outros assuntos.
Marcos Renato Franzosi MattosPresidente do CODEMA

Programação completa do Garanhuns Jazz Festival 2011


Os produtores do Garanhuns Jazz Festival divulgaram a programação oficial do GJF 2011 para o Palco Ronildo Maia Leite, o palco localizado na Esplanada Cultural Guadalajara.

Sábado, 05/03
20h-Grupo de Dança do Castainho(PE)
21h-Don Angelo Jazz Combo(PE) com Atiba Taylor(USA) e Arthur Philipi(PE)
22h-Quinteto Violado(PE)
23h-Andreas Kisser(SP)-Lider do Sepultura

Domingo,06/03
20h-Robertinho Silva(RJ) e Projeto Batuque de Garanhuns (PE)
21h-Sonoris Fabrica(PE)
22h-Guitar Night com:
Big Joe Manfra(PE)
Igor Prado(SP)
Fernando Noronha(RS)
obs:participação de The Bluz(PE) e Widmarck Souza(PE)
23h-Carlos Johnson(USA)

Segunda, 07/03
20h-Banda de Pifanos Folclore Verde(PE)
21h-Encontro dos Gaitistas , com:
Jefferson Gonçalves(RJ)
Flavio Guimarães(RJ)
Jehovah da Gaita(PE)
obs:participação da UpTown Band(PE)
22h-Rick Estrin and the Nightcats(USA)
23h-Irmandade do Blues(SP) e Andre Matos(SP)
.

Estaremos buscando as informações dos eventos alternativos, inclusive existe ainda a possibilidade do carnaJazz 2011, evento que a Vox Multimídia produziu no ano passado e que teve bastante repercussão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.