domingo, 6 de março de 2011

Elba e Fafá de Belém brilham no Galo



A rainha Elba esbanjou simpatia puxando pela primeira vez um trio no Galo da Madrugada, incrível! Eu mesmo imaginava que a cantora era veterana fazendo a festa. Elba cantou ao lado de Silvério Pessoa, por isso pensem no agito que foi. Ma-ra-vi-lho-so.

Outra que agitou e mostrou que tem sintonia com o povo pernambucano foi Fafá de Belém, aliás eu não imaginava que a paraense já tivesse em seu repertório tanto frevo pernambucano, praticamente fez uma apresentação com músicas da nossa terra. Gustavo Travassos confidenciou que a intérprete pretende que seu próximo trabalho seja somente com músicas do nosso carnaval.

Outros cantores de repercussão nacional deram suas canjas no Galo, como Maria Gadu, Luis Melodia, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, mas sempre ao lado de pernambucanos, pois estes são os que têm frevo no pé e a desenvoltura na língua, naturalmente, vivem nossa música o ano todo! Mas é bom essa troca de experiência. Aliás, Melodia já gravou frevos, um deles foi o Último Regresso do Getúlio Cavalcante. Fafá gravou Fazendo Fumassa do J. Michilles.

As fotos são minhas e de Sonita.

Os novos clássicos do frevo pernambucano


A multidão acompanha os intérpretes de frevo, sejam no trio, no palco, nas orquestras, no chão ou em qualquer lugar, bastam as introduções e todo mundo canta junto.

J. Michilles, compositor, já tem vários de seus frevos na boca do povo, muitos deles imortalizados por Alceu Vaçença. Bom Demais, Me segura senão eu caio, Diabo Loiro (primeiro gravado por Almir Rouche), Fazendo Fumaça (primeira gravação de Fafá de Belém), Roda e Avisa, que compôs junto a Edson Rodrigues em homenagem a Chacrinha.

Marrom Brasileiro também já tem seus frevos imortalizados. Na passagem dos trios no Galo da Madrugada, algumas de suas canções foram cantadas pela multidão, muitas delas da sua época de Versão Brasileira. Arrea Lenha, Embolada, É tanto amor,...

André Rio também está fazendo história. O frevo Chuva de Sombrinhas tá na boca do povo. Ai que calor ôô, todo mundo canta junto. O Hino do Ceroulas, que ficou famoso na sua voz, também ganhou a imortalidade.

Alceu tem o toque de Midas no Carnaval, é como se fosse seu reinado. É isso, O Rei do Carnaval.  

Todas estas novas canções vêm a somar com os clássicos eternos, e entram na lista das músicas necessárias em qualquer carnaval. Uma nova geração. Nossa música não é descartável, temos nomes como Capiba, Luiz Bandeira, Capiba, Claudionor Germano que rejuvenescem todo ano com a moçada, como Gustavo Travassos, Silvério, Nena, Almir, etc.

Salve nosso carnaval!
André Rio - Chuva de Sombrinhas

A terra vai tremer
Quando o Galo passar
Fazendo estremecer o chão da praça
Não vai sobrar pedra sobre pedra
Quando a orquestra tocar
Chamando toda a Nação do meu Brasil pra ver
Que só aqui que tem
Que só aqui que há
Duda no Frevo, Alceu, Antônio Nóbrega
Que só aqui que tem
Que só aqui que há
Rio de passos, Chuvas de Sombrinhas
O côco da Selma, a ciranda de Lia
O Passo da Ema, a cobra a passar
O frevo fervendo ao sol do meio dia
Quarenta graus de Vassourinhas
Ai que calor ô ô,
Ai que calor ô ô
Ai que calor ô ô ......

A Central do Carnaval de Recife







No corredor de acesso ao Marco Zero foi criada a Central do Carnaval, onde as pessoas têm acesso a um verdadeiro centro de compras de adereços e roupas para brincar a festa. No anexo ainda tem a praça de alimentação que dá para o Capibaribe e do outro lado o monumento que simboliza o lugar onde surgiu o Recife, produção de Brennand, totalmente iluminado criando uma beleza refletida nas águas do rio.

No primeiro andar algumas salas para organização do evento, passagem para o camarote da prefeitura que fica de frente do palco do Marco Zero e Redes de Televisão, aliás, flagramos o prefeito João da Costa no momento em que dava entrevista para a TV NOVA.

Um lugar muito bonito, de bom gosto, onde encontramos a deputada Luciana Santos. Em outra foto, uma equipe de jovens distribuem camisinhas.

Ainda vou registrar o Galo da Madrugada, onde brilharam nomes como Elba Ramalho e Fafá de Belém.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.