terça-feira, 8 de março de 2011

TV Jornal registra o Garanhuns Jazz Festival



Confira o VT para o Garanhuns Jazz Festival que a TV Jornal colocou em seu telejornal,fala como foi o evento, a reportagem é da Ezandra Ribeiro.

Desfile dos Bonecos Gigantes - Uma maravilha com a cara do carnaval de Olinda


Nada identifica mais o carnaval de Olinda que os bonecos gigantes. E é incrível como o povo entra no clima e se diverte com a passagem dos personagens. Dá pra saber quem são estes das fotos? Acho que dá, né?

Vem aí o Encontro dos Amigos de Garanhuns 2011

Marquem em suas agendas, dia 26 de Março teremos o Encontro dos Amigos de Garanhuns, no Recife. Será no Restaurante SUCATA à beira mar de Piedade.

Na programação artística haverá o Radiola de Ficha, com toda a equipe de Marcos Cardoso e da Rádio Marano. Também Leo e Banda de São Bento do Una e a apresentação do Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina, que este ano homenageou Garanhuns em seu enredo.

Depois trago mais novidades que a organizadora Cirlene estará passando pra gente.

Os Paraibucanos no Carnaval de Olinda


Pernambuco é um estado em que a população ama sua bandeira. Aliás, perdoem-me a falta de modéstia, mas temos a bandeira mais bonita da federação. Porém o carnaval de nosso estado, e mais precisamente Recife/Olinda, permitem esse momento mágico de recepcionar os turistas que desejam mostrar de onde vêm. Assim, vi gente com as camisas do Ceará e do Fortaleza, e em rápida conversa, a certeza de serem cearenses. Vi bandeira do Paisandu de Belém. Uma casa tinha uma placa grande na frente, SE DER MOLE, EU PEGO. Mas o PEGO era porque todo mundo era de Goiás, ou seja, Pernambuco/Goiás, dá PEGO. Até bandeira do Bahia vi no Galo da Madrugada.

Essa galera da foto, claro paraibana, mas nas costas estava escrito PARAIBUCANOS. Massa! Temos uma sintonia com Paraiba e Alagoas, estados vizinhos que respiram muito da nossa cultura. E a recíproca é verdadeira, nomes como Elba, Zé Ramalho e Ariano Suassuna, para muita gente são pernambucanos, mas nasceram no estado vizinho, eu mesmo não NEGO.

Aos irmãos nordestinos, serão sempre bem vindos ao nosso estado. Aproveitem o carnaval, depois conheçam as outras festas do interior do estado, como o FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. A maior festa multicultural da América Latina. 

Vocês conhecem esse boneco gigante de Olinda?



No museu do Boneco Gigante dei de cara com este aí. Ninguém soube me dizer quem era o homenageado, deduzi portanto, vendo esse cavanhaquezinho que... Sou Eu... kkkk. Virei boneco gigante em Olinda...

Na foto ele está encostado junto a todos os outros, deu vontade de levantar-lhe e colocar sobre os ombros. 

Muito massa a visita, e mais ainda poder tirar essa foto. Não sei se ficou parecido com quem deveria parecer, mas ficou minha cara. kkkk

Troça MINHA COBRA - dos torcedores do Santa Cruz - Arrasta multidão em Olinda


Mais uma vez a Cobra Coral tomou conta das ladeiras de Olinda. A torcida atendeu ao chamado da Troça MINHA COBRA e se fez presente com as camisas do Tricolor do Arruda. É claro que torcedores dos outros times entram na brincadeira, nesta grande festa democrática, e isto é mais uma prova da força dessa torcida apaixonada, o respeito e a irreverência. Por isso, pra quem torce pelo Mais Querido, a emoção é diferente ao entoar os gritos da torcida e cantar junto com a nação tricolor o hino do Santa Cruz.
As fotos são minhas e de Sonita, exceto esta última, do site da troça.
No desenho, procurem identificar alguns torcedores ilustres do Santa Cruz. Vale o jogo!

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conheça a história de duas humildes rainhas - Selma do Côco e Lia de Itamaracá - Vale muito a pena!


Os ritmos são variados. Frevo, maracatu, caboclinho, coco e ciranda. E quando você presta atenção, lá está ela, uma mulher no comando da voz. São inúmeras artistas pernambucanas que merecem o nosso respeito e reconhecimento. Entre elas está Selma do Coco, pernambucana de Vitória de Santo Antão, que começou a promover rodas de coco em seu quintal no seu horário de folga do trabalho (Selma era tapioqueira). Suas festas ganharam fama e a fizeram viajar por todo o mundo. O “hit” que impulsionou o sucesso foi “A Rolinha”, gravada por outros artistas e muito executada no carnaval de 97.
 

Lia de Itamaracá, com suas cirandas, também deixa o carnaval pernambucano mais multicultural. Cirandeira deItamaracá, ilha perto de Recife, Maria Madalena Correia do Nascimento ficou conhecida como Lia de Itamaracá desde os anos 60, quando a compositora e cantora Teca Calazans registrou a quadra “Esta ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá”. Lia canta e compõe desde a infância, e em 1977 gravou seu primeiro disco, o LP “A Rainha da Ciranda”. Mas não enveredou pela vida artística e continuou trabalhando como merendeira em uma escola de sua cidade. Na década de 90 foi redescoberta e foi chamada para participar do festival Abril Pro Rock em 1998, com grande êxito. Com repertório que inclui coco de raiz e loas de maracatu, além, é claro, de cirandas, acompanhadas por percussões (ganzá, surdo, tarol, congas) e saxofone, gravou o segundo álbum em 2000, o CD “Eu Sou Lia.

As fotos Ma-ra-vi-lho-sas são da Priscila Buhr, em seu Flickr.com
.
Agora comigo: Uma merendeira, outra tapioqueira, e nem por isso deixaram de ser rainhas. Parece a história da música do Acioly Neto, não importa se é princesa ou lavadeira, pra ir mais alto vai ter que suar. Essas mulheres são exemplos e o mundo inteiro está aplaudindo. Não aparecem na Tv e nem tocam no rádio, mas todo mundo conhece e gosta. Já não têm a juventude desejada pela mídia, mesmo assim desafiam o tempo e os olhares preconceituosos para fazer o que mais gostam, juntar gente para apreciar música, dança, cultura, em um grande balé harmonioso da amizade e amor ao próximo. Ciranda se dança de mãos dadas, e nem sempre você conhece quem está ao seu lado. Isto é um grande exemplo.

Que este Dia da Mulher seja de comemoração mas também de conscitentização e respeito no trato a todas as mulheres que vivem ao nosso redor. O carinho do blog.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.