quarta-feira, 23 de março de 2011

Eleição para o Diretório Acadêmico movimenta Faculdade de Direito


Duas chapas estarão disputando os votos dos acadêmicos de direito da FDG, na primeira eleição para constituição do diretório. Confira a composição das chapas:

CHAPA - FDG NOVOS TEMPOS

Presidente: Denilde Vieira Moraes
Vice: José Petrúcio Ferraz

1º Secret.: Ítalo Adão Rocha
2º Secret.: William Nunes Duarte

Tesoureiro: Allany Karoliny Morais

Coord. Cultura/Esportes
Gleyce Kelly Bezerra
David Silveira Costa

Coord. Comunicação/Publicidade
Edjalma de Siqueira Faustino
Milena Notaro de Albuquerque

CHAPA - VEZ E VOZ

Presidente: Christine Mary Gomes Ribeiro
Vice: Antonio Álvaro Costa

1º Secret.: Odete Nativo Costa
2º Secret.: Tarciana Jacques Albuquerque

Tesoureiro: Anna Paula Gomes Ribeiro

Coord. Cultura/Esportes
Ronaldo Adriano da Luz
Elvécio Espinhara Júnior

Coord. Comunicação/Publicidade
José Gundes Barros Neto
Mariana Nascimento Aguiar

G. Araújo festeja 40 anos com grande festa


O empresário Ivan Júnior definiu de uma vez por todas os últimos detalhes das atrações da festança que promove dia 9 de abril, na boate Coluna Café Musique, em Garanhuns.

Se apresentam na comemoração dos 40 anos da loja multimarcas, a dupla pop sertanejo Raphael e Gabriel e o DJ pernambucano Cavalli, que atualmente está residindo em São Paulo.

Durante o evento lançará as últimas tendências de suas coleções inverno 2011, das grifes nacionais e internacionais que sua loja G. Araújo representa. A festa será para clientes, amigos e convidados especiais .

Wando Pontes parabeniza a FOLHAVOX

Temos recebido mensagens por e-mail e ligações de amigos e profissionais da área de comunicação para parabenizar pelo surgimento e profissionalismo do jornal FOLHAVOX. Um exemplo disto foi o radialista e profissional de comunicação Wando Pontes, que fez registro da qualidade editorial do nosso jornal.

Só temos a agradecer o carinho com temos sido tratados por aqueles que vêm acompanhando nosso trabalho.

Outro dia foi a Dra. Karla Fabíola, juíza da Vara da Infância e Adolescente da comarca de Garanhuns, que confidenciou ser leitora diária do nosso blog. Há poucos instantes fomos saudados pela Selma, da Caixa Econômica, que veio em nossa direção e os parabenizou.

Creio que esse é o grande resultado do que temos feito, somar amigos e poder ser reconhecidos pelo que fazemos.

De coração, a todos, muito obrigado! Os citados são exemplos do que temos recebido dos nossos leitores.

Izaías mais próximo de Eduardo Campos


Em recente encontro entre o deputado Izaías Régis e o governador Eduardo Campos, uma rápida conversa pode ter mostrado o caminho que o deputado deve seguir na atual conjuntura política estadual. Mais contido, Izaías deverá estar mais próximo do governador, deixando possíveis desencontros no passado.

Para marcar esta aproximação, Izaías teria pedido a estrada que liga o distrito de São Pedro à BR 232.

É esperar para ver se Izaías de fato mantém essa nova postura de falar menos e mostrar sua atuação parlamentar. O fato é que nesta legislatura já levou para a tribuna da Assembleia Legislativa assuntos como o problema da TIM em Garanhuns e agora, mostrou preocupação com a Rodovia Deputado José Cardoso, PE-177, onde se encontra situado o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Ciretran), no terreno do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Izaías solicitou à diretora do DER, Eryka Maria de Vasconcelos, e ao secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, a instalação de lombadas físicas entre a casa de show Arena Hall e o DER, a fim de reduzir o número de acidentes.

Outros pontos nevrálgicos nas rodovias que cortam Garanhuns são as passagens para o Bairro da Brahma, e o cruzamento para o Bairro D. Tiago Postma, aliás, tema já tocado também pelo vereador Marcelo Marçal.

PET Saúde será implantado em Garanhuns


A Universidade de Pernambuco (UPE), com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, implantará no município no próximo mês de abril, o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, que beneficiará o município de Garanhuns através de atividades junto aos profissionais que trabalham com saúde mental, no combate ao crack, ao álcool e a outras drogas ilícitas.

A idéia surgiu da psicóloga, professora do Curso de Psicologia e coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Mental da UPE/ Campus Garanhuns, Marilyn Sena, que propôs, através de um Projeto, submetido ao um edital do Ministério da Saúde, a implantação do Programa no Município devido ao crescente número de usuários de droga e crack especificamente, observado. “Para legitimação do projeto foram necessários constantes diálogos entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu muito bem a proposta de se trabalhar Saúde Mental em Garanhuns”, afirmou Marilyn Sena.

A intenção é fazer uma integração entre ensino e serviço de saúde, com a qualificação dos profissionais que estão na rede de saúde do Município e a formação dos alunos. Para tanto, serão disponibilizadas bolsas de educação para professores e estudantes de graduação, que irão trabalhar na qualificação e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde Mental, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doze alunos do curso de Psicologia da UPE, sob a tutoria dos professores da mesma Instituição, irão desenvolver atividades com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). De acordo com a coordenadora do PET Saúde, Marilyn Sena, os profissionais irão trabalhar promoção e prevenção a saúde, estigmas, identificação da demanda de transtornos mentais e trabalhar abordagem aos usuários de droga por meio de oficinas, palestras, orientações, capacitação de agentes Comunitários de Saúde, e formação de agentes multiplicadores para fortalecer a Rede de Saúde de Garanhuns.

“Percebemos uma dificuldade na Atenção Básica com relação ao atendimento a usuários de drogas, causada por estigmas sociais em relação ao dependente químico e pela necessidade de qualificação dos profissionais. Nós queremos ser parceiros nessa mudança de olhar e de mentalidade, para construirmos coletivamente o aprimoramento desses profissionais. Simultâneo a isso, nós estaremos proporcionando a formação de alunos no campo da saúde mental, já que no projeto, eles devem realizar trabalhos de pesquisa e extensão, produzindo conhecimento na área de saúde mental”, explica a coordenadora, Marilyn Sena.

PESQUISA - Paralelo a implantação do PET Saúde, também será desenvolvido em Garanhuns o Projeto de Pesquisa e Cuidado na Atenção Básica com Usuários de Crack, coordenado pela professora Paulette Cavalcanti docente da Faculdade de Ciências Médicas do Recife, da Universidade de Pernambuco e Marilyn Sena, coordenadora da área de Garanhuns. Trata-se de um estudo da Rede: Recife e Garanhuns, que pretende mapear a Rede de Saúde do município, conhecer o perfil do usuário nas áreas cobertas por Postos de Saúde da Família (PSF), analisar práticas de cuidados oferecidas a gestantes usuárias de crack, além de reconhecer processos de estigmas que criam barreiras de acesso aos usuários ao serviço. As informações devem começar a ser coletadas em meados do mês de abril.

Segundo a coordenadora, Marilyn Sena, a pesquisa ainda poderá ajudar nos trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, através de dados que servirão para a elaboração de Pesquisa e Extensão de projetos na área de Saúde Mental. “De modo que Garanhuns vai ter subsídios científicos para pensar no fortalecimento e ampliação da rede, além da qualificação dos seus profissionais”, finaliza a Coordenadora.

É Hoje: Enfim, completo, o STF decide se o Ficha Limpa retroage a 2010 ou só vale para 2012

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar na tarde desta quarta-feira (23) a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições do ano passado. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010, mas sua aplicação vem sendo contestada na Justiça.

O processo em julgamento nesta quarta é um recurso do ex-secretário municipal de Uberlândia Leonídio Bouças (PMDB-MG), condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) por improbidade administrativa. Com base na ficha limpa, ele teve o registro de candidato a deputado estadual negado pela Justiça Eleitoral, no ano passado, e recorreu ao Supremo.

Nas duas vezes em que o plenário da Corte analisou processos contra a ficha limpa, houve empate, em 5 votos a 5, e bate-boca entre os ministros. O motivo dos julgamentos inconclusivos foi a ausência de um integrante da Corte, depois da aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto de 2010.

Com a posse do ministro Luiz Fux, o plenário estará completo. O novo ministro terá a responsabilidade de decidir a posição da Corte sobre o assunto.

Votaram contra a validade da lei na eleição do ano passado os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Marco Aurélio. Os integrantes da corte que defenderam a aplicação da lei foram Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ayres Britto e Ellen Gracie.

De acordo com a tradição do STF, como mais novo integrante de Corte, Fux será o primeiro a votar. Questionado sobre se o voto estaria pronto, o ministro desconversou. “Eu acordo às 4 da manhã.”

Hipóteses

A principal discussão do julgamento desta quarta será o uso do princípio da anualidade, previsto no artigo 16 de Constituição Federal. Segundo essa norma, uma lei que modifica o processo eleitoral só pode valer no ano seguinte de sua entrada em vigor.

Caso o Supremo entenda que a ficha limpa não poderia ter sido aplicada nas eleições do ano passado, a decisão na prática valerá para outros processos semelhantes. Segundo o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, os ministros poderão, em decisões individuais, liberar os registros dos candidatos barrados no ano passado que recorreram.

Uma decisão de plenário vai se aplicar a todos os casos. Se o STF decidir que o artigo 16 [da Constituição] se aplica, os ministros poderão julgar monocraticamente [outros recursos semelhantes. Se esse for o resultado, a composição do Congresso pode ser alterada, porque, em tese, políticos que concorreram sem registro e obtiveram votos para se eleger poderiam reivindicar os cargos. Tramitam no STF 30 recursos que atacam a Lei da Ficha Limpa.

Na hipótese de aplicação da ficha limpa ser mantida, a discussão não termina nesta quarta. O STF terá de analisar cada um dos critérios de inelegibilidade que foram contestados.

Até agora, a Corte só decidiu que ficam inelegíveis os políticos que tiverem renunciado a mandato eletivo para escapar de cassação. Há ainda outros 12 tipos de inelegibilidade previstos na lei.

Secretário de Recursos Hídricos do estado realiza peixamento na barragem do Cajueiro


A Secretaria de Recursos Hídricos e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, distribuiu 80 mil alevinos nesta terça-feira (22), às 11h, na Barragem Cajueiro II, no município de Garanhuns. O evento contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos João Bosco de Almeida e do Coordenador do Programa Estadual de Peixamento em açudes, Roberto Mauricio.
A distribuição dos peixes deve beneficiar cerca de 500 pescadores que vivem próximos à barragem, em Garanhuns. Os alevinos foram fornecidos pelo IPA de Serra Talhada e pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. “São 40 mil Alevinos cedidos pelo IPA e mais 40 mil da Secretaria de Agricultura, das espécies Tilápia e Tambaqui,” destacou Roberto Mauricio.

A ação fez parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água. Desde 2007, as duas secretarias realizam a ação em parceria, buscando promover a melhoria na qualidade de vida das comunidades ribeirinhas por meio da geração de emprego e renda. O secretário João Bosco ressaltou duas características importantes desse trabalho. "A imediata é a manutenção da qualidade da água, que a presença dos peixes ajuda a preservar. E que daqui a seis meses as comunidades que vivem próximas ao reservatório vão poder praticar a pesca com varas. É importante ressaltar que outra forma de pescaria não será permitida.Portanto, além de ter momentos os moradores das áreas riberinhas vão ter uma dieta mais rica." Após um período de seis meses, os peixes estarão desenvolvidos e prontos para o consumo humano.

O agricultor Cícero Alexandre que mora no Sítio Estrela, comunidade quilombola que fica nas proximidades da barragem, comemorou a ação. “"Isso para a gente vai ser uma maravilha, já imaginou levar o peixe fresquinho direto para a cozinha de casa? É só comemorar. Sem falar que é mais uma fonte de renda.”

Nesta quinta tem a posse da diretoria da CDL Jovem

A CDL Garanhuns nos convida para a solenidade de posse da primeira diretoria da CDL Jovem, que acontecerá no dia 24 de março, quinta-feira, às 20 horas, na sede da entidade.

Esta será a terceira CDL Jovem do estado, e tem o objetivo de formar jovens lideranças para o comércio local e no futuro para Garanhuns. É realmente interessante pensarmos em formarmos nossos jovens, pois o futuro a eles pertence, e existem coisas que não se aprende em bancas de colégio, faculdades ou outros cursos, somente a experiência do aprender fazendo, e por isso é oportuno exercitar a liderança, a responsabilidade e a consciência política e adminitrativa.

Grande iniciativa.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.