segunda-feira, 11 de abril de 2011

Professora da AESGA é aprovada em mestrado da Universidade Federal de Sergipe

A atuação do corpo docente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) continua sendo motivo de orgulho e comemoração na Instituição. Desta vez a alegria se dá em torno da aprovação da professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG), Helene Ferreira Cavalcanti, na seleção do Mestrado Minter da Universidade Federal de Sergipe em parceria com a FACETEG/UPE – Garanhuns.

Após passar por todas as etapas, dentre as quais estão análise do pré projeto e currículos, além das provas dissertativas e de língua estrangeira, O Projeto intitulado “Os Impactos sócio-ambientais na nascente do Rio Mundaú, Garanhuns (PE)”, foi aprovado. O resultado foi divulgado no último dia 29 de março e o início das aulas está previsto para o mês de maio.

“Estamos felizes, especialmente por ver que os nossos professores estão cada vez mais focados em ampliar seus conhecimentos, o é muito positivo para a Instituição e consequentemente para a melhoria da qualidade de ensino”, afirmou a Presidente da Autarquia, Eliane Simões Vilar.
.
Agora comigo: Qualquer instituição de nível superior se destaca também pela quantidade de mestres e doutores no seu quadro docente, e por isso a cada nova notícia desta a gente sente que a AESGA vai crescendo ainda mais, e claro, Garanhuns se destaca com isso.

Ótimas notícias - Estão no Diário Oficial


Quem viu o Diário Oficial de Garanhuns do dia 08 de abril, sexta-feira, pode encontrar algumas boas notícias para a cidade. Foram publicados editais para algumas intervenções públicas, revitalizando parques e praças, e para construção de um portal e uma quadra de esportes. Vamos a algumas:

- Revitalização dos Parques Ruber Van der Linden (Pau-Pombo) e Euclides Dourado.

- Revitalização da Praça Tavares Correia (Relógio das Flores)

- Revitalização (completa) da Praça Dom Moura, na frente do Centro Cultural

- Revitalização da Praça Irmãos Miranda

- Cosntrução de um Ginásio Poliesportivo no bairro Severiano de Moraes

- Criação do Museu Digital da História de Garanhuns

- Construção do Portal da Entrada de Garanhuns, no acesso de quem vem de Bom Conselho

Esperamos que de fato tais intervenções públicas possam sair do papel e impactar positivamente a nossa bela cidade de Garanhuns.
.
Quem nos chamou a atenção para o Diário Oficial foi o vereador Marcelo Marçal, que está inclusive com uma cópia no bolso para mostrar as novidades aos amigos.

CONFIRMADO - Domingo, 17, tem TROPICANA no Bar Alforria


Aguardamos vocês para mais uma brincadeira com muito forró e alegria, será domingo, às 17h, no Bar Alforria.
Aproveitem e conheçam o blog http://www.festatropicana.blogspot.com/

TODOS POR PERNAMBUCO - Copa 2014

Na oportunidade que tivemos de perguntar ao governador na entrevista coletiva do Seminário Todos por Pernambuco, resolvemos tocar em três grandes temas que impactam o futuro da cidade e da região.

. Garanhuns como uma sub-sede para a Copa 2014
. Gerências Regionais de Cultura - Fundarpe e Funcultura
. Garanhuns como um centro de inteligência e tecnologia

Vamos por partes.

Quanto a Copa de 2014, foi entregue diretamente ao governo do estado um documento pedindo a inclusão de Garanhuns como sub-sede da Copa, para que possamos receber aqui a estadia de uma ou mais seleções. O documento criado pelo Sete de Setembro e CDL, foi assinado por outras instituições, como a própria prefeitura.

Na prática, se isto vier a acontecer, impacta a economia de Garanhuns diretamente, e acelera obras infra-estruturais já para 2014, a exemplo da BR-423 e sua duplicação, a comunicação e a era digital que somente engatinha por aqui, abastecimento, segurança, etc. Tudo terá que ser melhorado ou instalado para que possamos recepcionar uma seleção.

Então o que disse o governador?

Aprovou a ideia e disse achar natural Garanhuns ser uma sub-sede, que resta aguardar o caderno de critérios da FIFA para saber o que a entidade que rege o futebol mundial quer destas cidades, pois das sedes propriamente ditas, como Recife e o seu estádio em São Lourenço da Mata, já aconteceu e o projeto já está sendo erguido.

Segundo Eduardo, pelo histórico de Garanhuns como polo turistico e ser uma cidade cultural que sabe receber, agrada bastante a ideia de nos ver inseridos como sub-sede da Copa no Brasil.

Mas o governador foi além. Ressaltou que já pediu ao Comitê Olímpico Brasileiro que coloque Pernambuco entre os estados que devem receber seleções nos mais variados esportes visando a aclimatação para a Olimpíada Rio-2016.

Muitas equipes vêm ao Brasil durante o período pré-olimpíada para se adaptar, às vezes passam mais de um mês. São as seleções de vôlei, basquete, natação, judô e tudo mais que se possa imaginar.

E o clima garanhuense, muito parecido com o de alguns países europeus, seria um diferencial.

Mas para tudo isso tem que haver infra-estrutura, pois junto aos atletas, chegam os olhares do mundo todo, com a imprensa e os turistas.

Imaginamos ter contribuído com as entidades que trabalham por Garanhuns, ao conhecer a simpatia do governador ao projeto de nossa cidade. Depois trago suas respostas sobre a regionalização da Fundarpe e sua visão sobre Garanhuns, um polo de inteligência e tecnologia.

Silvino parte na frente


O blog do jornalista Roberto Almeida dá o pontapé inicial na corrida sucessória do município com a notícia estampada sobre a candidatura de Silvino Duarte.

Na verdade a candidatura de Silvino é a mais natural que temos até o momento, é o ex-prefeito imediato e principal nome dos partidos de oposição em Garanhuns, já que é filiado ao PSDB, que conta também com Sivaldo Albino, do PPS, que seria outra opção.

Os outros candidatos até o momento são todos da base aliada do governo estadual, que espera repetir aqui a grande união que deu certo na eleição e reeleição de Eduardo. Mas as diferenças municipais praticamente impedem esse projeto.

Silvino parte na frente, antecipa em um ano e meio seu nome, mas não era também nenhum segredo, pois sempre esteve bem cotado e as pesquisas, não divulgadas, apontam o ex-prefeito como o preferido de momento, pela imagem que deixou de bom administrador.

É bom lembrar que foi Silvino que bancou a candidatura de Luís Carlos, e que outrora Bartolomeu teria feito o mesmo pelo ex-prefeito, num jogo que vem se repetindo em Garanhuns.

A campanha começa a esquentar e promete pegar fogo. A dúvida que ficará até as negociações antes das convenções é se teremos uma campanha polarizada entre Silvino e o candidato do prefeito e do governador ou se teremos múltiplas candidaturas, pois neste segundo quadro, beneficia-se a candidatura da oposição, praticamente impedindo a entrada do governador, como aconteceu na última campanha, onde praticamente todos os candidatos estavam alinhados a Eduardo Campos.

Quanto a Silvino, se ele conseguir que a campanha se faça dentro do município, com o debate local, tem amplas chances de se eleger, mas se tiver a presença do governo do estado no palanque adversário e a força de Lula, principalmente, dificulta não apenas para ele, mas para qualquer outro candidato.

Olha só que ideia interessante

O nosso amigo Helder, leitor do blog, nos envia um comentário sugestivo que poderia ser analisado com carinho pela prefeitura  e pelo consórcio que administra o transporte coletivo municipal. Em um post logo abaixo, deixei um suspense sobre algumas praças que serão revitalizadas, inclusive uma no centro da cidade, e ele aprofunda a discussão com uma excelente sugestão. Confiram:
.
Olha se for a Irmãos Miranda é um MILAGREEE! Aproveito e deixo uma dica para o Governo Municipal lançar o programa de integração na cidade. Transformar a Irmãos Miranda numa estação em que as pessoas podem trocar de ônibus sem pagar passagem, como ocorre em várias cidades. É um modelo de mobilidade urbana que dá certo e que seria sem dúvida aprovado pela população e principalmente pelos estudantes. E também devido ao preço ABSURDO que é pago na passagem de ônibus em Garanhuns, não vejo inviabilidade em ser aplicada. Por isso acho válida a discussão em torno dessa ideia!
.
Agora comigo: Concordo integralmente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.