quinta-feira, 14 de abril de 2011

Escolas públicas deveriam ter psicólogo e assistente social


No seminário TODOS POR PERNAMBUCO ouvi de uma pessoa que participou da sala temática sobre educação uma sugestão muito interessante. E peço desculpas a ela pois não anotei o nome, mas a ideia é realmente de impacto social e que pode ser colocada em prática, abrindo um campo enorme aos profissionais da área.

A gente viu nesse caso do massacre na escola de Realengo no Rio de Janeiro a falta que faz um profissional capacitado no acompanhamento juvenil, e este poderia ser um psicólogo ou um assistente social.

Os casos de Bullying estão se multiplicando e aparecendo, cada vez mais, atingindo os jovens nas escolas do país. Muitas escolas particulares já atentaram para a necessidade de acompanhar as crianças e adolescentes fora da sala de aula, suas famílias, redes de amizades, etc.


Portanto não é somente o Bullying, mas muitos outros aspectos da vida social do aluno que podem ser trabalhados.
Ao professor já é dada uma dura missão diária de ensinar a salas lotadas, muitas vezes sem a condição de acompanhar a individualidade do aluno.

Um psicólogo poderia acompanhar casos como dificuldades de alunos diante separação de pais, bloqueios a determinadas matérias, relacionamentos, e até descobrir problemas maiores a serem trabalhados ainda numa fase inicial como depressões.

O assistente social também seria importante neste sentido de oferecer um suporte à família, acompanhar o aprendizado sob a ótica social, e muito mais.

Imagino que muitas outras atividades correlatas possam ser empreendidas, como os relacionamentos sociais. Além de discutir temas voltados à juventude.

Ah! ouvi de algumas pessoas que a sala do seminário acabou tendo uma predominância de funcionários públicos, principalmente professores, e que por conta disso os problemas de trabalho e seus vínculos com o estado tiveram mais impacto na sala.

A mesma coisa já ouvi também da sala de segurança, com predominância de policiais e familiares.

Enfim, acho a sugestão de toda escola pública contar com Psicólogo e Assistente Social merece ao menos ser discutida. E imagino que se for implementada estaremos dando um grande passo social.

Edital do Vestibular 2011.2 será divulgado no próximo dia 20 de abril


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) publica na próxima quarta-feira, 20, o edital que dispõe de vagas para o Processo Seletivo 2011.2 das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

Segundo informações da professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para este vestibular estão disponíveis 350 vagas, distribuídas para os cursos de Administração, Administração com Ênfase em Marketing, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou Alfaya.

Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 80,00 (oitenta reais) e acontecem de 25 de abril a 14 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 16 e 19 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas de 25 de abril a 30 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 2 de junho.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

O PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR 2011.2

Início das Inscrições: 25 de Abril
Término das Inscrições: 14 de Junho
Provas: 19 de Junho

PORTADORES DE DIPLOMA, TRANSFERIDOS E REINTEGRADOS

Início das Inscrições: 25 de Abril
Término das Inscrições: 30 de Maio
Provas: 2 de Junho

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.com.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216. Contato: CESPA - (87) 9945-3030 ou (87) 9945-2928.

Curso de teatro em Garanhuns

A Secretaria de Cultura de Garanhuns está com inscrições abertas do Curso Iniciação ao Teatro até quarta, dia 20 de abril, das 8hs às 14hs na Secretaria de Cultura no Centro Cultural.

Totalmente gratuíto!!!
Requisitos:

- maiores de 14 anos,
- residir OBRIGATORIAMENTE em Garanhuns,
- gostar de teatro.
Documentos Necessários:

- comprovante de residência no nome próprio (para os menores de idade nome dos pais ou responsável,
- RG e CPF ou registro de nascimento (para os menores de idade)
- duas fotos 3/4.

Qualquer dúvida: 87 3762 7063 - Secretaria de Cultura

" VER VER TEATRO Ano 2". Projeto cultural e social, a realizar-se 30/04 a 31/08


EquipCar de Caruaru abre filial em Garanhuns


A empresa EquipCar Equipadora Auto Center, que tem a sua matriz em Caruaru, estará fazendo uma grandiosa festa de inauguração de sua filial em Garanhuns, neste sábado (16), das 8h às 15h, na Avenida Caruaru, 233 - em Heliópolis. A loja é especializada em pneus, rodas, som, película, alarmes, engates, vidros elétricos, travas elétricas, acessórios, instalações automotivas, além de balanceamento e alinhamento.

Grandes promoções estão sendo preparadas pela equipe da EquipCar Equipadora Auto Center, para os novos clientes de Garanhuns e Região, neste dia especial de inauguração.
.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Saullo Paes.

NOTA DE FALECIMENTO

A PRESIDENTE DA AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA), ELIANE SIMÕES SILVA VILAR, COMUNICA AOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA AESGA O FALECIMENTO DO ALUNO DO 4º PERÍODO VESPERTINO DO CURSO DE DIREITO DA AUTARQUIA DIOGO LUCAS REIS DOS SANTOS SILVA, DE 21 ANOS, OCORRIDO NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, DIA 13 DE ABRIL.

A PRESIDENTE DA AESGA INFORMA QUE, ATENDENDO A UM PEDIDO DA FAMÍLIA E DA TURMA DO 4º PERÍODO DA FDG, TENDO EM VISTA QUE DIOGO É O SEGUNDO ALUNO DA TURMA A FALECER NO MESMO SEMESTRE, O VELÓRIO DO ESTUDANTE SERÁ REALIZADO NO AUDITÓRIO MANUEL ELPÍDIO DE MELO.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DA FAMÍLIA, OS ÓRGÃOS DE DIOGO LUCAS SERÃO DOADOS E POR ESTE MOTIVO O HORÁRIO DO SEPULTAMENTO AINDA NÃO FOI DIVULGADO. ASSIM SENDO, FICAM SUSPENSAS, PARA ESTA QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL, AS ATIVIDADES NAS FACULDADES DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (FAGA), DIREITO (FDG), CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS (FAHUG) E CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS (FACEG).

A PRESIDENTE ELIANE SIMÕES, BEM COMO OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA INSTITUIÇÃO, SE COLOCAM A DISPOSIÇÃO DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS E, AGRADECEM DESDE JÁ, A COMPREENSÃO DE TODOS.

ELIANE SIMÕES SILVA VILAR
Presidente da AESGA

DESARMAMENTO - O debate está de volta!

A população brasileira escolheu por livre e espontânea vontade, através de um plebiscito, pela manutenção da legislação que autoriza a venda de armas, claro, às pessoas que cumpram alguns requisitos legais. Mas a verdade é que a comercialização continuou, e até aumentou.

Os argumentos principais eram a defesa do cidadão diante dos bandidos lá fora, já que a política de segurança dos governos são fracassadas, e ainda o livre arbítrio de se ter ou não armas em casa, que não poderia ser limitada pelo estado.

Porém a violência continua aumentando. E diante casos de repercussão que estampam os jornais, nasce novamente a vontade de debater o assunto.

Mais de 90% das armas nas mãos dos bandidos foram compradas por cidadãos comuns, como eu e você. Ou seja, o intuito do início, a defesa, dá lugar ao ataque, as pessoas estão sendo mortas pelas armas que deveriam defendê-las.

Muitos acham que arma é para bandido ou polícia, portanto, não haveria sentido defender revólveres e pistolas nas mãos das pessoas, digamos, comuns. Além do mais, estas não estariam aptas para utilizá-las.

O mundo perfeito seria um mundo sem armas também. E o desarmamento volta à baila.

Cafundó no Cine Theatro

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, traz nesta quinta-feira, dia 14 de abril, ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o filme Cafundó. A exibição faz parte do Projeto Cine Theatro, implantado no mês de fevereiro, em parceria com o Ministério da Cultura. As apresentações cinematográficas são gratuitas e tem início às 19h30min.

Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.

O Projeto terá seqüência na quinta-feira, dia 28 de abril, com o filme Macunaíma.

As placas tectônicas da política

Eita que agora o título ficou esquisito, mas vamos tentar explicar o que ele quer dizer.

A oposição pernambucana diminuiu para cinco gatos pingados na Assembleia Legislativa do Estado. Prefeitos de oposição se contam nos dedos. A aliança PMDB-DEM-PSDB tinha os três senadores de Pernambuco, agora levou uma virada e perde por dois a um. Houve uma implosão! Muita gente mudou de lado.

Então... a oposição foi embora. Mas os políticos não.

Arraes parecia ter acabado com a oposição. Ela sobreviveu. Depois, Jarbas, e ele viu crescer o neto de Arraes. Portanto, mesmo desgastada e surrupiada, a oposição faz parte do processo político, e achará a forma de voltar a emparelhar o debate.

Ressurgirá uma oposição em Pernambuco, mas não mais nos mesmos moldes da Aliança em torno de Jarbas. Aquela união morreu.



Quando parece o fim, fundam-se partidos, unem-se legendas, fazem-se novos acordos e, ao final, mexem-se as pedras do dominó, a ponto de muitos não mais saberem quem foi contra quem nas últimas eleições.

O desafio de Eduardo será sempre manter o grupo político imenso que o apóia coeso em torno do projeto socialista. Mas... até quando? Uma hora ou outra as diferenças vão aparecer perante os interesses eleitorais.

Daí pode vir a semente da nova oposição.

E as placas tectônicas?

Vejam esse partido do Kassab. Tá fazendo um buraco danado no DEM, que já foi PFL, que já foi PDS, que já foi ARENA,  e vai pra base de sustentação do governo Dilma. Ah, o PP, que mais ou menos tem a mesma linha, também. Aí quem era oposição (a vida toda) vai estar ao lado (de quem?) do PT.

Tem mais. Se vem esse rompimento do João Paulo com o PT e ele sai candidato a prefeito na capital, será contra quem? A criatura: João da Costa. Lembram? João é João! Aí danou-se, o que é situação e oposição muda a cada eleição. E as peças periféricas vão junto, criando novos grupos políticos.

Chegamos às placas tectônicas, que causam terremotos quando se atritam, buscando se acomodarem.

É assim, quem está incomodado na situação, rompe e vai para oposição em busca de novos caminhos. Ao contrário, quem está na oposição e sente falta das benesses governistas, se ajeita pra lá e pra cá, até que acha um jeito.

Assim, o PSD vem com um monte de gente da oposição para o colo de Dilma, e mais cedo ou mais tarde, vai ter gente rompendo em busca de maior espaço para crescer politicamente. É assim, No Brasil, em Pernambuco e em Garanhuns.

A briga é pelo poder. Esquerda e direita acabam virando discursos ultrapassados neste Brasil sem respeito partidário.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.