segunda-feira, 25 de abril de 2011

Maciel Melo ganha cachaça de rapadura da Budega



Tudo a ver, um forró verdadeiro e uma cachaça tradicional. Pois foi assim que se assucedeu. Presenteamos o poeta Maciel Melo com a bebida preferida dos frequentadores da Budega de Zé. Faltou o escondidinho de charque, mas fica para outra oportunidade. Muito embora que o Magno conseguiu umas tanajuras com farinha de Mano Imóveis e (quase) todo mundo experimentou, inclusive o forrozeiro famoso.

Abertas as inscrições para novas turmas de Pós-graduação na AESGA


A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) amplia ainda mais o leque de cursos oferecidos pela Instituição e realiza, até o dia 6 de maio, as inscrições para os cursos de Pós-graduação em Gestão Pública, Gestão de Negócios e Pessoas e Direito Penal e Processo Penal.

O valor das inscrições é de R$ 75,00 (setenta e cinca reais), e estão sendo realizadas na sede da Autarquia, localizada à Avenida Caruaru, 508, bairro São José, no horário das 8h30min às 13h30min e das 17 às 21 horas.

De acordo com informações da coordenadora de Pós-graduação e Extensão Universitária da AESGA, professora Virgínia Spinassé, 50 vagas estão disponíveis para cada curso. As aulas têm início dia 3 de junho.

Serviços: Mais informações através do site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 205.

Scracho em Garanhuns

Vi no blog de Capoeiras e achei arretado! Governo da PB não patrocinará bandas de forró estilizado no São João deste ano!

O secretário de Cultura do estado da Paraíba, o cantor Chico César, declarou que este ano o Governo não patrocinará as chamadas “bandas de plástico” nas festas juninas. Para Chico César, as “bandas de plástico” não refletem a música nordestina. A posição do secretário gerou descontentamento nas prefeituras, que promovem os festejos juninos com o patrocínio do Estado, e nos empresários e músicos das bandas de forró estilizado.

Chico César recebeu o apoio do governador, Ricardo Coutinho, de não patrocinar as bandas de forro estilizado no São João da Paraíba. O governador disse que se houver recursos disponíveis será para patrocinar bandas que valorizam o forró regional, conhecido como forró pé de serra.

Chico César advertiu os prefeitos paraibanos, de que quem contratar bandas de forro estilizado terá o contrato de patrocínio rescindido.

Leia a nota oficial divulgada por Chico César:

Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso.

O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".

Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.

Secretário de Estado da Cultura – Chico César
.
Agora comigo: Tenho batido nesta tecla aqui. É inadmissível se gastar dinheiro para cultura pagando músicas de bandas descartáveis. Se o projeto é comercial, é lógico que o mercado absorva através dos promotores de eventos. Mas utilizar dinheiro da cultura para pagar dezenas de milhares de reais a maioria dessas  bandas e relegar os verdadeiros promotores de arte e cultura às migalhas é um desserviço ao nosso povo, às nossas tradições e nossa história.

Parabéns Chico, o cara tem que ter peito realmente para tomar uma medida dessas, trombando com uma indústria que se formou com rádios, produtoras, bandas e prefeituras para disseminar esta música comercial.

Assim como Chico César, aceito que as bandas existam, que toquem nas casas de shows, mas não podem elas arrancar o dinheiro das prefeituras e do estado como se fossem promover cultura. Isso não!
A Paraíba é conhecida por grandes músicos como o próprio Chico, Zé Ramalho, Vital Farias, Elba Ramalho, etc. É com muito respeito que aplaudo a iniciativa.

Sempre achei que o que incentiva o turismo é a cultura cotidiana e local. As pessoas se deslocam para descobrir o que as pessoas daquela cidade têm de especial, fica o exemplo para cidades da re~gião investirem em suas raízes e incentivarem a produção local.

Começa Operação GARANHUNS LIMPA

Objetivando a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a LOCAR, estará realizando a “Operação Garanhuns Limpa”, que traz como temática – “Coloque para fora da sua casa todo o lixo que precisa ser retirado”. A iniciativa acontece no período de 25 a 29 de abril, nos bairros São José e Brasília, sendo estendido para os demais bairros nas semanas subseqüentes.

A Operação Garanhuns Limpa consiste na realização de serviços de limpeza urbana, como: capinação, limpeza de meio fio, retirada de lixo, e reposição de calçamento e asfalto.

Lojas Marisa aumenta espaço no Shopping

Após contatos mantidos com um dos implantadores do Shopping Center Garanhuns, empresário Sérgio Manzalli da empresa SACS Consult, a Diretoria das Lojas MARISA decidiu pela ampliação da sua loja no referido Shopping.

Em reunião realizada na semana passada, Manzalli recebeu da Marisa o aceite do aumento da área daquela loja, ainda na planta, no futuro Centro de Compras de Garanhuns. Após formalização da proposta a minuta do contrato deve ser encaminhada ao Departamento de Vendas do Shopping.

A formação dos pequeninos




Conhecer e vivenciar datas especiais contribui para a formação da pessoa, principalmente na infância. A semana que passou foi fecunda para o Colégio Santa Joana Darc. Comemorou-se o dia do livro e homenagens especiais a Monteiro Lobato. Teve ainda o dia do Índio, Tiradentes e descobrimento do Brasil, além, claro, da Páscoa, que já falamos aqui, inclusive com a presença do padre Emerson. Vejam as imagens, ela falam!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.