sábado, 7 de maio de 2011

Chico César reafirma: não vai patrocinar ‘forró de plástico’; motivo é financeiro e de preservação cultural - O Blog e seus e-leitores apoiam - Confiram o resultado da enquete!


O secretário de Cultura do Estado, o cantor e compositor, Chico César, reafirmou durante programa Conexão Arapuan, que o Estado não vai realmente financiar as chamadas bandas de ‘Forró de Plástico’ – bandas que estão longe do característico forró pé de serra.

“O estado não vai pagar estilos que não tenham a ver com a herança direta de Jackson do Pandeiro, Sivuca ou Luiz Gonzaga. O dinheiro é pouco e a Secretaria pretende pactuar com os municípios que investirem na cultura nordestina, paraibana, popular e que tragam o forró de pé de serra (para as festas)”, argumenta.

O secretário revelou que a decisão de não financiar ‘forró de plástico’ é especificamente para o São João. “Estamos falando num tipo de música, num tipo de festa. Estamos falando de São João. É algo pontual para esse momento”, frisa.

Segundo o secretário, a música comercial já toca no rádio, nas casas noturnas e em outras festas durante todo o ano. “Na época do São João o estado pretende pactuar com quem valorizar a música nordestina de raiz”, pontua.

Além do pouco dinheiro para investir, Chico César, explica que o Estado pretende reservar a cultura da região. “É um investimento num plantio da nossa cultura, porque essa cultura tem sido desprezada, escamoteada, tratada com indiferença e o estado tem que chamar a atenção. Essas coisas que já são vistas e ouvidas não precisam do estado. Nós não queremos proibir, mas se alguém quiser fazer que pague do seu próprio bolso. Nós queremos lutar por um espaço da arte nordestina, paraibana, nessa festa que é a festa mais bonita que o povo da Paraíba mais gosta que é a festa de São João”, entende.

Questionado se pode voltar a atrás da decisão, o secretário explicou que quem toma as decisões de despesas é o governador Ricardo Coutinho (PSB). “Tudo passa pelo filtro dele, mas eu me sinto muito afinado com o governador e com os grupos que o levaram ao poder”, ressalta.

Chico César lembrou ainda que o governo foi eleito com o intuito de mudar e propor novas políticas culturais. “Muitas vezes a política nem passa por essa coisa de paga ou não paga, mas por que tipo de pactuação se faz. Queremos colaborar, queremos participar dessa festa que na verdade quem faz são os municípios, agora se quem faz são os municípios e de alguma forma vai sair algo do pouco dinheiro dos cofres do Estado. Então nós queremos ajudar na conceituação”, finalizou.
Paulo Dantas com Fernando Braz
.
Agora comigo: Chico César tomou uma decisão corajosa e importante do ponto de vista de defesa da tradição cultural nordestina. Com a exclusão das bandas de forró de "plástico" dos patrocínios oficiais, cria-se mais oportunidades para os verdadeiros forrozeiros, além de se ter a certeza que o dinheiro público próprio pra cultura estará sendo utilizado corretamente.
 
As bandas de forró estilizado tomaram conta de todos os espaços na mídia nordestina, principalmente o rádio. Até as vaquejadas, um antigo reduto cultural próprio, estão desvirtuadas com as bandas, axé, sertanejo, pagode, etc.
 
Alguém precisava dar um grito em favor dos excluídos, e coube a Chico César. Antes que a cultura tradicional perdesse até o seu mais tradicional ciclo, as festividades juninas.
 
Perguntamos aqui no blog para saber se nossos e-leitores concordam com a atitude do Chico César, assim como já o fizeram Ariano Suassuna e Alceu Valença. O resultado mostrou que estamos juntos nesta defesa pela música nordestina e a defesa do São João verdadeiro. Mais de 70% apoia o Paraíba Arretado. Confiram o resultado, que contou com 166 votos:
 
você concorda com a decisão do governo da Paraíba de não contratar bandas de forró estilizado com dinheiro público para as festividades juninas?

sim 121 (72%)
não 45 (27%)
.
 

Para quem tem como hobby colecionar figurinhas

Wakeboard nas ruas do Recife

Esta quem me mandou foi o Hélder Rodrigues.
.
O Bilunga, que participou da aventura colocou no youtube, e escreveu:

Já que na chuva a gente não pode ir pra tamandaré, Douglas arretou-se e puxou Paulo com a Land pelas ruas alagadas do Recife!!!!

O bixo se garantiu muito!!!

Não, ninguem está com leptospirose, xanha, bit bit, ou pegou ao menos uma micose. Somos pessoas normais que levam chuva, que tomam banho de praia, que comem em lugares baratos e caros também!

Não levem isso como uma afronta, foi só mais uma maneira de se divertir!

Portanto amigos, apreciem o video ao invés de criticar. fizemos isso pra nos divertir e postamos pra divertir vocês. Quando o sol sair vamos fazer isso em Tamandaré puxados por lancha

A aventura aconteceu na Av. Padre roma na Jaqueira!!!

Agora confiram alguns comentários no vídeo no twitter:

nunca mais vou ver uma enchente com os mesmos olhos!!!
eahehaehaehaeh

Queeeeeemassaaaamanoloo!

MUito bom!

Demais!!!! So brasileiro mesmo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom é nós!

RECIFE WATER PARK
.
Agora comigo: Neste momento o vídeo se aproxima dos 400 comentários e já foi visto por mais de cem mil pessoas! É a força e irreverência dos jovens na internet. Aliás, olha só o bom humor da galera pra enfrentar as enchentes na capital pernambucana.

- Depois de tanta chuva, Eduardo Campos anunciou a construção da hidroelétrica de Casa Forte / Parnamirim / Torre.
- Aqui em Recife não se fala mais direita e esquerda... agora é bombordo e estibordo!

- Se a corrida das pontes fosse agora, o Cesar Cielo ia humilhar!

- Depois do Airbag, os coletes salva vidas são os opcionais mais importantes nos carros do Recife.

- O melhor serviço de entrega da cidade é do Submarino.

- Ninguém mais, passa fome, Bolinho de Chuva é o que não falta.

- Vamos assistir a chuva lá em casa hoje??

- Quem acha que a água do mundo está acabando não mora em Recife.

- Meu passeio ciclístico de hoje fiz de pedalinho.

- Agora, todo recifense tem casa com vista para o mar.

- A Dilma está lançando o BALSA-familia aqui no Recife

- Esta é ótima: Pelo menos a COMPESA cumpriu o prometido: água e esgoto na casa de todo mundo.

- A Marta disse para João da Costa: Relaxa e bóia!!!

A Tropicana se apresenta neste sábado no distrito de São Pedro

Mãe, meu maior tesouro


Oi! Mãe vou falar sobre você, que me carregou 9 meses, você me ensinou a falar, a andar, a ser sincero e honesto como você, a amar e respeitar.

Mãe, é você quem atura os meus escândalos e chatices.

Mãe, amor incondicional só o seu, te amo demais.

Que Deus ilumine você e todas as mães do mundo para sempre!

Te amo minha flor, a minha segunda sombra, meu pôr do Sol e minha Lua.

Te amo muito, minha Rainha!
.
Texto escrito pelo aluno Antônio Mário Moraes Gomes da 3ª Série do Colégio Santa Joana D’Arc, homenageando as mães.
Professora da turma: Daniela Carvalho

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.