quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos sem Bob Marley

Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o músico jamaicano Bob Marley, morreu em Miami no dia 11 de maio de 1981, 30 anos atrás, mas, apesar das homenagens em todo o mundo, seu legado perde força em seu próprio país.

Os rastafaris de Zâmbia se reuniram em Lusaka para "celebrar a vida" do ídolo que se tornou "a voz dos desfavorecidos" do mundo inteiro. Sua música "continua mantendo uma unidade que vai além de credos, raças, cores, fronteiras e culturas", disse à agência France Presse Brian Chengela, diretor da Jah Entrenainment.

Também foram realizadas apresentações transmitidas em programas de rádio ou televisão, como o documentário: "The Wailers: Catch a Fire", que mostra os bastidores da gravação deste álbum em 1972. (http://www.folha.com/)
 
Em Garanhuns, fãs de Marley fizeram uma homenagem na Budega, assistindo a vídeos, ouvindo discos e cantando os grandes sucessos do reggae jamaicano. No vídeo abaixo, Nelson Motta fala da importância de Bob Marley, vale a pena dar uma conferida.
 

CONFIRMADO: USINA NUCLEAR EM ITACURUBA

O Blog do Jamildo acaba de confirmar a Usina Nuclear em Itacuruba. Confira:
.
O governador Eduardo Campos, do PSB, venceu a queda de braço com o petista Jacques Wagner.

O governo bateu o martelo com relação à localização da quarta usina nuclear brasileira, que era disputada de forma acirrada por Pernambuco e Bahia. A geradora ficará na região de Belém do São Francisco, no município de Itacuruba, a 470 quilômetros de Recife.

Palavra do próprio ministro Edison Lobão, que se encontrou recentemente com Campos para antecipar a decisão.

Trata-se da primeira das três novas geradoras atômicas cuja construção foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio oficial deverá ser feito pelo Ministério de Minas e Energia em junho.

Detalhes técnicos da nova usina já foram alinhavados. A geradora terá seis reatores com capacidade para produzir 6.600 megawatts.

O custo do empreendimento será de R$ 10 bilhões. É um projeto de longo prazo. A compra definitiva do terreno está prevista para 2012.

A expectativa é que todas as licenças sejam concedidas no ano seguinte. Pelo cronograma, o início das obras ocorrerá apenas em 2015, e o da operação é estimado para março de 2020.
.
Agora comigo: Fomos um dos primeiros blogs em Pernambuco a levantar o tema, inclusive fazendo enquete a respeito do assunto, com resultado reprovando a iniciativa. Para isto, influenciou o desastre atômico no Japão após o tsunami.
 
A Usina Nuclear em Pernambuco foi tema na entrevista coletiva que o governador Eduardo Campos concedeu em Garanhuns, e na ocasião meio que desconversou, afirmando ter pedido informações a pessoas que entendem e estudam o assunto. Depois, afirmou que segundo a legislação, nenhuma Usina seria construída no Brasil no prazo de dez anos, e que por isso teria prazo para trabalhar e as pessoas poderiam ficar despreocupadas.
 
Na verdade, nos bastidores estava sendo travada uma disputa regional entre Pernambuco e Bahia pelo megainvestimento federal, que impactará a economia de toda a região onde está situada Itacuruba, sendo, ao lado da refinaria e do Complexo SUAPE, mais um portal para o desenvolvimento do estado.

Garanhuns sedia Forum sobre Tecnologia da Informação

Garanhuns sedia entre os dias 25 e 26 de maio, o 1º Fórum Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação do Agreste Meridional. O Evento acontece no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, nos horários das 19 as 22 horas, durante os dois dias. A realização do evento é do Sebrae Pernambuco; Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; UFRPE; UPE; IFPE e AESGA.

Tendo como temática o “Empreendedorismo em tecnologia da informação e comunicação, como agente de desenvolvimento do Agreste Meridional” o Fórum objetiva a reunião de estudantes e profissionais da área da Ciência da Computação e de Informática, para debater oportunidades de negócio no município de Garanhuns e região do Agreste Meridional.

Na oportunidade serão realizadas palestras sobre Tendências, aplicações e oportunidades de negócios, com apresentação de cases como Joy Street; MobiClub e Mesa redonda; bem como o uso das redes sociais nos pequenos negócios, que contarão com cases da Orygens.com, CITI – Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Empresa Júnior UFPE) e Projeto Células Empreendedoras.

O 1º Fórum Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação do Agreste Meridional ainda conta com o apoio da CDL Garanhuns, CDL Jovem, CRA/ PE e Fecomércio.

PROGRAMAÇÃO:

* 25/ 05 - QUARTA-FEIRA:
19h – Solenidade de Abertura
19h15min – Palestra: TIC – Tendências, aplicações e oportunidades de negócios. Palestrante: Jones Albuquerque – Professor da UFRPE, Unidade de Pesquisa do CESAR Recife.
20h15min – Apresentação do Case Joy Street.
20h45min – Apresentação do Case: Mobiclub.
21h15min – Mesa redonda.
22h – Encerramento.

* 26/ 05 - QUINTA-FEIRA:
19h - Abertura
19h15 – Palestra: O Uso das redes sociais no pequenos negócios. Palestrante: Viviane Vilela Souza – Analista Técnica do Sebrae Nacional.
20h – Apresentação do Case: Orygens.com
20h30min – Apresentação do Case CITI – Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Empresa Júnior UFPE)
21h – Apresentação do Case Projeto Células Empreendedoras
21h30min – Mesa redonda
22h – Encerramento.
.
Agora comigo: O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Ornilo Lundgren, tem feito um trabalho silencioso no sentido de implantar em nossa cidade o polo de teconologia. O próprio governador tem demonstrado interesse nesta concepção, como já salientamos neste blog e no jornal FOLHAVOX.
 
A ideia pode trazer para Garanhuns empresas de tecnologia em diversas áreas, e ainda impactar regionalmente formando aqui os jovens que trabalharão na criação de softwares, sistemas, etc. Numa ousada estratégia de implantar uma rede de inteligência, oferecendo oportunidades no mundo da tecnologia.
 
Seria a concepção de uma espécie de Porto Digital no interior do estado.
 
Tem muitas instituições já trabalhando com isto por aqui, inclusive com cursos técnicos profissionalizantes e as universidades com cursos superiores. Para isso, precisamos do apoio incondicional do estado para buscar as empresas que aqui poderão se instalar. Lembrando que o próprio interior do estado pode também assimilar a tecnologia e a mão-de-obra formada aqui, com o desenvolvimento das cidades-polo.
 
E creio que as coisas boas podem acontecer quando as entidades começam a se unir em prol de Garanhuns, e as pessoas trabalham sem interesses particulares ou políticos.

Audiência Pública discute situações de risco entre crianças e adolescentes

                                                                                              foto: Thayna Chaves

Com dois temas fundamentais, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas a menores, a Vara da Infância e Juventude de Garanhuns, sob a coordenação da juíza Dra. Karla Fabíola, e a promotoria desta comarca, com a responsabilidade de Dra. Marinalva Almeida, realizou-se uma audiência pública no Forum Ministro Eraldo Gueiros Leite, nesta terça-feira, dia 10 de maio.

O encontro contou com diversos representantes de entidades que podem e devem atuar na prevenção e combate aos ilícitos expostos no decorrer do debate. Encontravam-se à mesa, além das realizadoras, o Juiz José Carlos Vasconcelos, diretor do Forum, o prefeito Luiz Carlos, Inspetor Aldo Lourenço da Polícia Rodoviária Federal, Comandante do Exército Evaldo Batista, entre outras autoridades como vereadores, conselheiros tutelares, defesensoria pública e promotores de justiça. Na assembleia contamos a presença de divesos líderes comunitários, principalmente de bairros mais carentes como Massaranduba e Parque Fênix, representantes da imprensa e segmentos religiosos como pastorais, responsáveis por escolas e creches, além de proprietários de bares e restaurantes.

O prefeito Luiz Carlos, citou algumas parcerias do município com entidades que tratam dos temas, ressaltou o abrigo municipal, aberto em 2009, que atende às crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e negligência dos pais e responsáveis, e ainda do trabalho feito na sáude no atendimento a drogaditos. Na sequência, o Dr. José Carlos, afirmou que tem sido bastante rigoroso com aqueles que exploram a infância sexualmente, em um trabalho ao lado da Dra. Karla Fabíola. Alertando que para isso precisa das comunidades no sentido de denunciar os casos ao Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, ou qualquer outro órgão aparelhado para dar o flagrante ou investigar os casos.

Dra. Karla, sem citar nomes, registrou alguns casos inacreditáveis em nossa região, como uma forma de alertar que a situação é grave e precisa da união da sociedade para combater a exploração sexual contra a criança e adolescente, pois muitos dos casos acontecem dentro de casa, com aqueles que teriam a obrigação de proteger a vítima.

Dra. Marinalva, expôs a nova lei que trata do estupro e dos demais crimes contra a dignidade sexual, fez questão até de pormenorizar, deixando claro as mudanças, como o fato de homem agora também poder ser vítima de tal crime. Fez parelelos entre a lei no código penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Alertou também que deve-se focar na família, pois esta instituição tem o poder maior sobre a formação do jovem. Os pais ou responsáveis devem se preocupar com a criação dos filhos, principalmente nesta faixa etária, onde as influências podem modificar comportamentos e desviar caminhos. Observações como as amizades dos filhos, como estão na escola, o que fazem longe dos olhares dos pais, se bem, se fumam, pois detectar tudo no início torna a solução mais fácil, porém muitas vezes, o próprio ambiente familiar já é desestruturado, os pais incentivam o consumo de bebidas alcoólicas ou permitem a prostituição. Tudo isto é criminalizado no código penal. E as pessoas devem denunciar, e para isto não precisam se identificar.

Muitas vezes os crimes nesta faixa etária são correlatos, e acabam por tirar vidas de inocentes. O jovem começa a beber cedo, a frequentar locais inapropriados, tem contato com as drogas, se prostitui, depois para manter o vício, furta e rouba e pode acabar matando.

Como resultado prático da audiência pública, um termo de ajustamento de conduta será encaminhado a todos os proprietários de bares, restaurantes, hotéis e motéis da cidade estará sendo encaminhado para que os mesmos se comprometam com o combate à exploração sexual infanto-juvenil e ainda, proibindo a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, que é crime é dá cadeia.

Porém, ouvindo os apelos das comunidades, e as próprias sugestões de autoridades, outras deliberações acabaram pontuando o encontro, como por exemplo manter de forma costumeira nos órgãos de imprensa, campanhas educativas, a criação de uma clínica de reabilitação para usuários de famílias carentes, realização de reuniões nos bairros, mais próximo das comunidades e a participação popular, criar outros mecanismos que facilitem a denúncia, integrar os diversos órgãos em reuniões sistemáticas para troca de experiências e informações, repercutir regionalmente a audiência pública, formação de grupos de acompanhamento, formado por professores, representantes de comunidades e pastorais, estudantes de direito e outros segmentos acadêmicos, como psicologia, para trabalhar junto às comunidades.

Uma questão: Será que shows pagos com dinheiro público com bandas de forró que incentivam adultérios, prostituição e alcoolismo, principalmente entre os jovens, têm tido caráter pedagógico, ou fomentado a degradação familiar?

Foi de fato um encontro proveitoso, que acabou se extendendo, pois todos queriam expressar experiências e se colocar à disposição.

Ao final, a certeza que foi dado um importante passo, e que precisa ser impactado na sociedade, pois a responsabilidade é de todos, pois se trata de um grande problema social, não somente de Garanhuns, mas como aqui estamos, devemos cada um de nós fazer nossa parte.

Os telefones para denunciar:

Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: (87) 3762-7056 / 8836.9263
Delegacia de Polícia Civil: 3761.8206 / 3762.1124
Polícia Rodoviária Federal: 191 / 3761.2270
.
Ao denunciar, procure ter o máximo de informações, se possível com identificações de local, pessoas, horários, etc. Sua identidade será sempre preservada.

Professores também param em São João

Professores da Escola Estadual João Fernandes da Silva, em São João, aderem à paralisação nacional da educação básica e promovem, nesta quarta-feira, 11 de maio, uma manifestação em defesa do Piso Nacional da Educação.

O ato contará com a participação de alunos e funcionários da escola, além da direção regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) – Agreste Meridional, e será realizado defronte à escola, a partir das 13h00, na Avenida Joaquim Pereira dos Santos, s/n.

As atividades programadas são:
13:00 - piquete com carro-de-som;
13:30 - passeata com cartazes e mensagens de protesto até o centro da cidade.

REIVINDICAÇÃO - O Piso Salarial Profissional Nacional foi instituído pela Lei n.º 11.738, de 16 de julho de 2008, para os profissionais do magistério público da educação básica. Em 2011, o Ministério da Educação reajustou o piso, fixando o valor da remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00. De acordo com o MEC, o piso salarial está assegurado pela Constituição Federal e deve ser acatado em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares. Os professores da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco atualmente recebem o pior salário do país, R$ 1.055,00 (vencimento de início de carreira).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.