quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é MODE?


Mode é um grupo de jovens produtoras de moda, alunas da Especialização em Produção de Moda e Styling do Senac-PE, que no próximo dia 03 de junho estará produzindo um desfile das marcas Figa (PE) e Josephine Blue (PB), com coordenação dos professores Arlindo Grund e Carmem Marinho.

O desfile acontecerá no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, às 16h, e será aberto ao público. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Tem gente de Garanhuns no projeto!

Figa:
http://www.youtube.com/watch?v=EKr26wabiC4

Josephine Blue:

Contatos:

Sarah Falcão (João Pessoa/Recife): sarahfalcao@gmail.com 
83 8815 0055

Manoela Duarte (Recife): manuduarte_pub@hotmail.com
81 97349645

Acsa Talita (Caruaru/Garanhuns): acsa_talita@hotmail.com
87 9940 3543

Faça pós-graduação na AESGA

A AESGA, através da Coordenação de Pós-Graduação, está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação em:

GESTÃO PÚBLICA
GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS
DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

Restam poucas vagas!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Coordenação de Pós-Graduação
Tel.: (87) 3761 1596 - Ramal 205 ou (87) 9945 2888
Horário de Atendimento: 8h30 às 22h
Av. Caruaru, 508 - São José - Garanhuns/PE

COMPESA APRESENTA PROJETO DA ADUTORA DO AGRESTE EM GARANHUNS

                                                                                              foto: Robson Ferreira

A audiência para a apresentação do projeto da Adutora do Agreste em Garanhuns foi realizada no auditório da CODEAM - Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional.

O evento foi aberto pelo presidente da comissão, o prefeito de Palmerina, Eudson Catão. O prefeito destacou a importância do projeto para os municípios beneficiados. "A adutora do Agreste é um sonho antigo que vemos se concretizar nessa gestão. Com a adutora, o Agreste vai conseguir atrair novos investimentos e gerar emprego e renda para a nossa população".

Em dois anos a Adutora do Agreste deve dobrar o fornecimento de água para 68 municípios do Agreste e do Sertão do Estado. Dividida em quatro etapas, a implementação da infraestrutura, que inclui 1,1 mil quilômetros, de adutora, uma barragem, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e seis estações elevatórias, vai custar cerca de R$ 2 bilhões, beneficiando as cidades pelos próximos 30 anos.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares relembrou a última audiência pública realizada em Garanhuns, no ano de 2008, quando a situação era de clamor público. Centenas de pessoas compareceram para cobrar soluções à Compesa para o problema no abastecimento de água que assolava o município. E contrapôs à atual situação, em que nesse período devido a investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia 80% da população de Garanhuns vive livre do racionamento. "Aqui fomos cobrados, ouvimos críticas duras, porém pertinentes. E o resultado apareceu, com planejamento e vontade, conseguimos vencer a maior parte dos problemas e devemos avançar ainda mais. Hoje fico feliz em participar de uma nova audiência, mas com uma realidade totalmente diferente. Onde trazemos um projeto que pensa no presente e no futuro, ou seja, estamos nos antecipando para que o Agreste não venha mais a sofrer com a falta de água."

As apresentações do projeto estão sendo feitas por etapas, para que as cidades tenham influência na implementação dos trechos que afetam a população. O próximo município visitado será Arcoverde, no Sertão, na sexta-feira (20).

Izaías critica burocracia da Caixa Econômica

Recebemos da assessoria de comunicação do deputado Izaías Régis um e-mail em que visa esclarecer a crítica do deputado à burocracia da Caixa no repasse de verbas para os municípios atingidos pelas enchentes, pois na informação passada por jornais e blogs, deixou-se uma impressão que a mensagem teria sido para o governo do estado.

Para ficar mais claro, segue o teor do e-mail.
.
Caro amigo,

Saiu em alguns blogs da cidade a informação equivocada que o nosso Deputado Izaías Régis criticou o governo do estado de Pernambuco, por causa da demora da inicialização das obras na cidade de Correntes depois da enchente. Na verdade, o deputado criticou a burocracia do governo federal e dos órgãos federais para liberação da verba e informou que todas as providências que cabiam ao governo do Estado de Pernambuco tomar, já foram tomadas. Agora as obras dependem exclusivamente da liberação do governo federal.

Segue abaixo o texto da nota no Diário Oficial, conforme foi publicado. 

Líder do PTB na Alepe responsabiliza Caixa por atraso nas obras

O atraso no início das construções habitacionais para os desabrigados em Correntes, no Agreste Meridional, não é culpa do Governo do Estado, mas da burocracia do Governo Federal, especialmente da Caixa, segundo o deputado Izaías Régis (PTB). “O governador Eduardo Campos (PSB) realizou todas as etapas, entretanto falta a liberação dos recursos federais para cumprir o prometido”, explicou. Correntes foi atingindo pelas fortes chuvas que castigaram Pernambuco e Alagoas, no ano passado. Na época, mais de 300 pessoas perderam as casas, todas destruídas pelas águas. “É difícil explicar como uma tragédia ocorrida há um ano ainda aguarda soluções, pois falta dinheiro para desapropriar os terrenos”, frisou. As decisões federais, na opinião do parlamentar, deveriam ser mais rápidas. “As vítimas têm de ser atendidas com a máxima brevidade”, reforçou.
.
Agora comigo: Há alguns dias tentaram queimar Pedro Falcão junto ao governador. Será que foi usado o mesmo expediente agora com Izaías?
A política de bastidores está só começando.

O grupo do prefeito


Roberto Almeida falou em seu blog sobre um comentário do vereador Marcelo Marçal ao fato de que algumas pessoas de dentro da prefeitura estarem apoiando o ex-prefeito Silvino. A esta questão Roberto considerou uma traição a Luis Carlos.

Ponderando sobre o passado recente, a gente percebe que na verdade o prefeito herdou o grupo político/administrativo de Silvino, e não se preocupou em criar o seu próprio contingente. Assim, muitos dos que estão por aí ainda são da época do ex-prefeito, com quem trabalharam, e visam a possibilidade de continuar na prefeitura.

A Silvino também interessa contar com essas pessoas que podem aliviar numa disputa, diminuindo a força impulsionante de uma candidatura chapa-branca.

Luís Carlos também não chegou a ter um controle absoluto sequer sobre os cargos comissionados, bastando ver como foram pequenas as votações dos candidatos apoiados pelo prefeito nas últimas eleições, gerando inclusive problemas. A prefeitura se dividiu tanto que tinha três ou quatro deputados estaduais e outros tantos federais com apoios formais e informais de pessoas ligadas diretamente à máquina adminitrativa municipal.

Portanto, não é de estranhar que essas pessoas agora se sintam também desobrigadas a acompanhar o futuro candidato do prefeito.  

Enquanto isso Silvino se articula. Grupos já fazem inclusive reuniões. Terá gente de dentro da prefeitura participando delas?

Vídeo belíssimo homenageia os professores - Vale muito a pena!



Vi este vídeo muito bonito no blog do professor Augusto Souto, que trata justamente da educação.

Simples, o vídeo utiliza o quadro verde com giz para lembrar que em qualquer história e qualquer outra profissão tem a figura do professor.

Independente de discussões ideológicas, administrativas ou de falta de atenção à categoria, vale aqui realmente a homenagem e o reconhecimento a todos os professores. Vejam o vídeo!

Fernando Ferro é ou não é candidato a prefeito de Garanhuns?

Um dos nomes de maior aceitação e que tem provocado boas discussões nas rodas políticas na cidade é sem dúvida o deputado federal Fernando Ferro. Já ouvi de tudo, porque ele é e porque ele não é candidato. Porém seus assessores, como o petista Eraldo Ferreira, afirmam que é verdade e que na hora certa esta candidatura será trabalhada visando as eleições do próximo ano.

A força de Ferro vem justamente da sua figura política, já há 20 anos deputado federal, tem trânsito fácil no governo federal, um dos líderes do partido na Câmara Federal, e imagina-se, que teria naturalmente o apoio do governador, pois viria com o perfil de mudar a história administrativa de Garanhuns.

Ouvi recentemente em um encontro uma fase emblemática. "Está na hora do PT governar Pernambuco". E Garanhuns, estaria na hora?

Conta contra o deputado não ter um grupo sólido na cidade, que possa de fato promover uma campanha, por isso precisaria conversar bastante e contar com três apoios distintos e complicados, pois são os três da base aliada do governador e do governo federal, são eles: Izaías Régis, Zé da Luz e Luis Carlos, o prefeito.

Em uma oportunidade em que conversei com Fernando Ferro ele mesmo disse que conversaria com todos, e revelou que está propenso a participar do processo, podendo até não ser candidato, mas que estaria debatendo os rumos da próxima campanha em Garanhuns.

Como Ferro tem seu nome atrelado a qualidades como ética e respeito, seria muito interessante esta participação ativa do deputado em nossa cidade. Mas... Ele deixaria o mundo em que vive em Brasília, sendo uma referência, para vir cuidar do cotidiano de Garanhuns?

E sendo Ferro, isto motivaria Lula a passar por Garanhuns para dar uma palavra pelo aliado? O ex-presidente já revelou que vai participar ativamente de campanhas de alguns companheiros pelo país.

O que falta descobrir é se de fato Fernando Ferro está motivado a entrar numa disputa eleitoral em 2012 ou é somente a militância que está buscando fazê-lo prefeito.

Neste exato momento da cena política, o ex-prefeito Silvino Duarte aparenta ter a liderança das pesquisas. Izaías demonstra querer ser candidato. O PSB trabalha com várias opções, outros partidos têm também nomes que podem entrar na disputa. Em várias enquetes muita gente ainda espera o surgimento de um nome novo.

Claramente Ferro só entraria com o apoio das forças que integram o poder estadual, mas teria ele condições de agrupar as diferentes correntes políticas de Garanhuns?

É esperar pra ver!

Real Madrid no Recife

Tá no Blog do Torcedor, do mega Portal NE10.
.


O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto de Oliveira, confirmou que o representante do Real Madrid, José Varandas, esteve na sede da entidade para tratar da possível vinda do clube espanhol para o Recife visando uma temporada de treinos em 2012.
"O Real costuma fazer temporadas de treino nos mais variados países. A temporada passada aconteceu na África do Sul. José Varandas veio aqui para me pedir que articulasse uma audiência com o governador Eduardo Campos e o prefeito João da Costa. O clube não quer dinheiro, apenas que seja garantida a logística da estadia e segurança", explicou o presidente Carlos Alberto de Oliveira.

O dirigente revelou também que a vinda do clube merengue pode trazer cerca de 300 jornalistas que acompanham o dia-a-dia do Real para o Recife. "Também está nos planos uma conversa com o prefeito de Ipojuca para discutirmos a construção de um campo de treino, além de uma reunião com a rede hoteleira da cidade", revelou.
Nesse período de temporada de treinos do Real, também está incluído dois amistosos do Real Madri no Recife. Um seria contra a seleção pernambucana e outra com Flamengo ou o Corinthians.
.
Agora comigo: Será que Cristiano Ronaldo, Kaká e Cia. estarão mesmo em Recife? Caso seja verdade, e a equipe espanhola venha para Pernambuco, os olhares do mundo esportivo estarão também aqui, trazendo imensos dividendos econômicos e turísticos. E para a galera apaixonada pelo futebol europeu, uma grande oportunidade de ver de perto ídolos do mundo da bola.
.


Garanhuns vivencia Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e da Próstata

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o SESI, realiza no período de 23 a 26 de maio, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata. Os exames preventivos serão realizados gratuitamente no pátio do Centro Administrativo Municipal, das 8 às 17 horas.
A parceria irá viabilizar 600 exames direcionados a homens e mulheres na faixa etária a partir de 45 anos de idade, principalmente aqueles e aquelas que nunca fizeram os exames. Serão realizados ultrassonografia da mama, mamografia, ultrassonografia da próstata e o PSA (exame de sangue que detecta uma proteína produzida exclusivamente pela próstata, que se eleva de maneira significativa nos casos de câncer).
De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sueli Lima, foram distribuídas senhas em todas as Unidades de Saúde do Município, e os Agentes Comunitários de Saúde farão a triagem dos pacientes, que serão contemplados através de visitas domiciliares.
Além disso, 40 senhas serão direcionadas a demanda espontânea, ou seja, à população que mora em localidades que ainda não são cobertas por Postos de Saúde da Família (PSF). Este público será atendido exclusivamente na segunda-feira, 23. Para tanto, os interessados devem comparecer ao local de realização dos exames, munidos do documento de identidade e Cartão SUS, onde serão triados e garantidos os procedimentos clínicos.
“O SUS oferece uma cota pequena para a realização de exames que detectam o câncer de mama e de próstata, por isso, sentimos a necessidade de aumentar a oferta dos exames para a prevenção desses dois cânceres, que se detectado precocemente tem um tratamento bem mais simples”, registra Sueli Lima. A coordenadora explica ainda que os contemplados terão seus procedimentos agendados e serão orientados sobre o dia e horário que precisam comparecer ao local.
Os resultados das ultrassonografias e mamografia serão emitidos logo após a realização dos exames. Já o resultado do PSA será entregue nas Unidades de Saúde, onde os pacientes estão cadastrados.
O Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença está localizado na avenida Caruaru, s/nº – bairro São José.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.