terça-feira, 24 de maio de 2011

Garanhuns sedia 1ª Etapa do Pernambucano de Jiu-Jitsu

Numa realização conjunta da Prefeitura, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes; Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu Esportivo e Organização WMA de Artes Marciais, o Município de Garanhuns sedia no próximo domingo, dia 29 de maio, a 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu.
O Evento acontece no Ginásio do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA) e tem inicio às 8h. A expectativa é que a Cidade das Flores receba as maiores expressões do Jiu-Jitsu Esportivo, com atletas oriundos de diversas cidades Nordestinas. “Recebemos um grande apoio da Prefeitura de Garanhuns para trazermos o evento para o Município. A nossa expectativa é realizarmos outros eventos de Jiu-Jitsu em Garanhuns”, registra Jonas Aquino, um dos Organizadores do Evento. A entrada da 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu é gratuita.

(Ir) Responsabilidade Nuclear - Por Heitor Scalambrini


Não podemos nos esquecer dos trágicos e desastrosos acidentes nucleares ocorridos nos últimos anos, em Three Mile Island, na Pensilvânia - Estados Unidos em 1979, em Chernobyl-Ucrânia em 1986, e mais recente em Fukushima-Japão.

Para se ter uma idéia da dimensão dos problemas, o acidente em Three Mile Island, ficou no nível 5. O de Chernobyl e o de Fukushima no nível máximo 7, considerado como acidente grave pela Escala Internacional de Eventos Nucleares – INES, que mede a gravidade de desastres atômicos.

Os acidentes de 1979 e de 1986 foram causados por falhas humanas que provocaram um superaquecimento no reator, e vazamento de material radioativo para a atmosfera. Já o mais recente e dramático acidente em Fukushima, ocorreu depois de um terremoto seguido de Tsunami. Também neste caso houve liberação de radioatividade para o meio ambiente, levando a evacuação de mais de 170.000 pessoas no entorno de 30 km do local do acidente. Pouco divulgadas são as anomalias menos graves que ocorrem nas 442 usinas nucleares espalhadas pelo mundo. Mesmo assim, há de se considerar que a segurança destas usinas teve avanços importantes nos últimos anos. Todavia, continuam suscetíveis a erros humanos, erros técnicos e desastres naturais.

Mesmo com as evidências e com as imagens instantâneas vistas da explosão de reatores da usina de Fukushima, os (ir)responsáveis edefensores da construção de novas usinas, continuam minimizando os riscos desta fonte de geração de energia elétrica. Afirmam que a segurança das centrais nucleares é perfeita, e que o risco é praticamente zero. Tentam tranqüilizar as pessoas, afirmando que a evolução tecnológica levou as usinas nucleares a se modernizarem e serem praticamente imunes a acidentes. É citado nos discursos “o perigo zero” que representa as centrais nucleares.

No acidente de Fukushima o que vimos na realidade, foi à impotência dos técnicos de nada poderem fazer para evitar a liberação de radioatividade para o meio ambiente. Portanto, os perigos ainda existem, e ocorrendo acidentes provocam graves danos à saúde e uma enorme devastação com a contaminação da água, solo e ar. Esta fonte energética é desastrosa para a vida. Mesmo não ocorrendo acidentes, para os rejeitos produzidos durante a geração elétrica, não se pode garantir sua segurança nos depósitos por milhares de anos.

A atividade radioativa do lixo atômico sobreviverá muito tempo, mesmo depois que a usina for desativada, legando assim para as gerações futuras um problema considerável. Sem falar no desastre ambiental produzido já na mineração do urânio. No caso brasileiro o elevado custo de construção de usinas nucleares(aproximadamente 8 bilhões de dólares cada uma), associado a uma tendência de alta devido ao rigor que será exigido com relação aos padrões de segurança pós-Fukushima, não compensará o uso que se fará da energia.

Sem dúvida o impacto imediato será “sentido” nas tarifas elétricas. Pagamos uma das mais altas tarifas do mundo, e com tendência de aumento para os próximos anos. Sem nenhuma dúvida pode-se afirmar que o uso da eletricidade nuclear irá contribuir ainda mais para a elevação das tarifas de energia elétrica.

A história do nuclear mostra que sempre foi e continua sendo, mesmo com a nova geração de reatores, uma indústria altamente dependente de subsídios públicos. O que significa dizer que quem vai pagar a conta da imensa irresponsabilidade de se implantar estas usinas em nosso país será a população de maneira geral, e em particular os consumidores.
.
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

AESGA comemora novos aprovados em exame da OAB - Confira a relação dos novos advogados!

Passadas todas as etapas de realização do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco 2010.3, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns comemora mais uma conquista. A AESGA festeja agora a aprovação de alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG) na última fase do Processo, realizado no último dia 27 de março.
Após a divulgação do resultado, a comemoração em virtude do brilhante desempenho dos onze aprovados no Exame. “Estamos felizes por mais esta vitória. O Exame da Ordem é essencial e a nossa meta é investir não apenas na formação dos nossos alunos, mas, principalmente, na qualificação e aprovação em provas deste nível. Vamos trabalhar e torcer para que muitos outros venham a ter a mesma felicidade”, afirmou a presidente da AESGA, Eliane Simões.
Confira a relação dos aprovados da OAB-PE:

Aguinaldo de Barros e Silva Neto
André Lucas Gueiros Tenório
Claudomira de Andrade Morais
Everaldo Felício de Macedo Júnior
Henrique Veiga de Barros e Silva
Kelvin Alves Batista
Kleber Magalhães de Abreu
Ozano Augustinho da Silva Júnior
Priscila Paula Belens Moreira
Saulo Cristiano Albuquerque Moreira Lima
Sávio Feitosa Siebra
.
Agora comigo: Aproveitamos para parabenizar os futuros advogados e reconhecer o mérito da instituição na formação desses novos profissionais.

Manifestação na internet quer chamar a atenção para o descaso do governo para o Festival de Inverno


O produtor de eventos Betinho Moreno, está conclamando seus amigos no facebook para que se unam numa manifestação em prol do Festival de Inverno, que a seu ver tem sofrido com o descaso do governo e afastamento de Garanhuns em sua participação. Vejam o texto postado pelo produtor.
.
Se você é um amante do Festival de Inverno de Garanhuns e está com um nó atravessado na garganta diante do descaso e falta de respeito na condução, transparência e formatação deste nobre evento...INDIGNE-SE já!

Chega de tanta irresponsabilidade e inércia. Vamos à LUTA. Vamos fazer nosso movimento virtual e protestar com veemência a forma com que estes gestores públicos estäo formatando em seus gabinetes o nosso querido Festival. Garanhuns precisa de mais altivez, mais mando de campo. Garanhuns precisa mostrar sua FORÇA. Se não for a POLÍTICA, mas que seja a do seu POVO.

Vamos nos unir (Jovens, Adultos, Homens, Mulheres, Estudantes, Trabalhadores, Artistas, Profissionais Liberais, Empresas, Instituiçöes...) Amantes desta terra e deste evento, formando um grupo apolítico de Amigos do Festival para cobrar com firmeza mais participaçäo da nossa cidade na festa. Essa situação não pode mais continuar deste jeito. Queremos espaço para discutir a programaçäo do evento, sua divulgaçäo, seu gerenciamento. Queremos sobretudo TRANSPARÊNCIA. Pois é com o nosso suado dinheirinho que pagamos diariamente através dos IMPOSTOS cobrados pelo governo que é investido ano após ano no FIG e no final não nos é passado as devidas e justas informaçöes.

Garanhuns precisa deixar urgentemente esse trauma de COADJUVANTE e passar a exigir um papel de PROTAGONISTA nesta história toda. Caso contrário, atesto, este filme não vai dar BILHETERIA.

Finalizando, convoco a todos os amigos, e amigos dos meus amigos, garanhuenses ou näo, pernambucanos ou não, mas que de uma forma ou de outra se sintam atraídos pela magia do FIG, a se manifestarem e protestarem no próximo dia 14 de Junho (30 dias antes da data início) da realização do evento substituindo sua foto de perfil pela imagem da campanha "SALVE O FESTIVAL".
.
Agora comigo: Concorco com o Betinho de que alguma coisa precisa ser feita para mostrar ao governo do estado que a classe pensante de Garanhuns está desgostosa com o distanciamento do Festival com a cidade.
 
Mas acho que esse negócio de manifestar-se somente na internet é insatisfatório enquanto manifestação popular. Acho que fica mais bonito com gente na rua. Se só vão 20 ou 30 gatos pingados, tudo bem, pode de repente dar 100 ou 200. Mas fica demonstrada a insatisfação com o povo na rua.
 
Não podemos ver mais nossos artistas se apresentarem para praças vazias e ganharem tostões, enquanto as bandas de garagem de Recife vêm aqui e se apresentam nos melhores palcos e melhores horários.
 
Não podemos servir somente de servente e segurança em uma festa em nossa casa.
 
Não participamos da formatação e das principais decisões.
 
Estamos vendo os polos periféricos como o Pau-Pombo e o Palco Pop do Parque Euclides Dourado se defasarem perante programações populares da Esplanada Guadalajara.
 
E as programações cada vez mais em cima do evento que acaba por afugentar o turista que se programa com antecedência.
 
Precisamos investir em mídia nas principais capitais do Nordeste, pois precisamos de um turista especial que venha passar vários dias e movimente a roda gigante da cadeia econômica municipal.
 
Precisamos aproximar a Fundarpe da produção regional, e não receber esse povo como os turistas de inverno.
 
É muita coisa, Betinho, e acho que sua iniciativa pode fecundar e levar o povo pra rua, nem que esse povo sejam somente os artistas e apaixonados pelo festival, que de fato entendam sua proposta.
 
Bem, de toda forma, está aí o avatar pra galera usar no twitter e no facebook.

Acontece em Garanhuns Fórum sobre Aids e Mídia

O Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, da Prefeitura de Garanhuns, realiza na quarta-feira, 25 de maio, o primeiro Fórum Aids e Mídia. O Evento é aberto á todos os profissionais responsáveis pela elaboração e divulgação de conteúdos em rádios, suplementos de jornais, blogs, revistas e programas de televisão do Agreste Meridional e acontece a partir das 16 horas no auditório do Hotel Tavares Correia.
O objetivo é possibilitar aos profissionais da imprensa a oportunidade de aprofundar a discussão sobre sua responsabilidade social e o tratamento editorial das questões relacionadas à temática da AIDS. Além disso, desmistificar a linguagem, a dinâmica e o poder dos meios de comunicação na formação para a cidadania, a partir da discussão da importância da mídia no entendimento que a sociedade faz da doença e na construção da cidadania dos soropositivos.
O Evento contará com a presença do coordenador Estadual de DST/AIDS, François Figueirôa e a equipe gerencial do Espaço Pró-vida que trabalharão com o público alvo temas como: Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Epidemia da AIDS; Como a mídia constrói a imagem da AIDS; Prevenção e mídia; AIDS e mídia – construção da cidadania e responsabilidade social.

Meninos de Garanhuns farão testes no Santa Cruz


Fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Garanhuns e o Santa Cruz Futebol Clube, através do projeto Prefeitura Presente, vinte alunos do projeto sócio/esportivo desenvolvido pelo Governo de Garanhuns serão avaliados pelo clube Campeão Pernambucano de 2011.
Os alunos, todos na faixa etária entre os 13 e 15 anos, disputarão a Copa Dirceu Paiva de Futebol Infantil, que será realizada em Recife nos próximos dias 28 e 29 de maio, numa realização do Santa Cruz. A Competição reunirá garotos de Unidades do Clube instaladas nos bairros Recifenses e será coordenada pela Comissão Técnica das Divisões de Base do Clube Coral, tendo a frente o Diretor Osmundo Bezerra e o coordenador Fernando Galvão. “Estaremos levando garotos que integram os Núcleos do Prefeitura Presente nos mais diversos bairros de Garanhuns e que se destacaram nas atividades esportivas e sociais”, registra Carlos Eugênio, secretário de Comunicação Social e Esportes e coordenador da Ação.
Além da disputa da Copa Dirceu Paiva, os alunos conhecerão toda a estrutura do Santa Cruz, sobretudo o estádio José do Rêgo Maciel, o Arruda, onde, inclusive, farão as refeições e estarão hospedados.
Para viabilizar o deslocamento e conseqüente disputa da Competição, a Prefeitura de Garanhuns, vêm tomando todas as providências nos campos logísticos e de autorização dos pais e responsáveis. “Solicitamos a autorização expressa dos pais desses garotos e viabilizamos todas as ações no tocante ao deslocamento, alimentação e hospedagem. A Comitiva será composta pelo secretário de Esportes, professores de educação física e monitores do Prefeitura Presente. Queremos garantir deslocamento e estadia com segurança e tranqüilidade”, complementa o secretário de Esportes, Carlos Eugênio.

Literatura e forró em Arcoverde


No dia 1.º de junho, a Livraria Lira Cultural, em parceria com o Blog Falando Francamente, recebem em Arcoverde dois dos maiores nomes da música pernambucana da atualidade: Luciano Magno e o arcoverdense Paulinho Leite.
Luciano Magno estará com o seu mais novo trabalho intitulado Forrobodó, com o melhor do pé de serra.  Já Paulinho Leite, traz na bagagem o CD Floresta de Xaxados.
O evento começa às 19h, e os presentes poderão curtir muito forró ao vivo com apresentações dos dois cantores e adquirir os cds na própria livraria. Maiores informações: (87) 3821-0444 ou no blog da Amandda Oliveira.

Vai ser uma noite imperdível.
.

Alguém aí consegue conversar pela TIM?

Antes a ligação estava ruim e "cortando", agora piorou, não se consegue mais falar com ninguém. Só sabemos que alguém tentou entrar em contato quando chega a mensagem "Te ligou".

Mano, de Mano Construções, até brincou em seu facebook - "Consiga ligar de um celular TIM de dentro da loja e ganhe super descontos". - Se depender desta promoção não vai vender nada!

Tá ruim a coisa. Quando alguém consegue a ligação a primeira coisa que diz é -"Tava tentando desde cedo, ou desde ontem, ou desde sempre!".

A situação está caótica. Gente perdendo negócios. Familiares precisando se contactar.

E pra completar, são mais de cinco, seis, sete ligações pra tentar concluir uma conversa, até que se desiste! E pronto. Sem contar o passeio. Você tem que atender a ligação e sair andando procurando o melhor sinal.

Eu estou em casa, e aqui tem canto que pega, tem canto que não pega. E olha que moro próximo a Praça Guadalajara, UPE e Colégio Diocesano.

Aliás, pra quem quiser.. estou no msn ronaldo.vox@hotmail.com
.

Sábado de Boua - No Escritório Bar


No sábado, 28, tem música e agito no Escritório Bar e Restaurante. É o evento SÁBADO DE BOUA! com a participação de Isabela Moraes (Caruaru-PE), Michelle dos Anjos (Garanhuns-PE), 3 Xícaras ( Recife-PE) e Dj Gaby (Rio de Janeiro).
Super encontro de artistas, e conseqüentemente animação num ambiente agradável, descontraído e com boa música.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.