quarta-feira, 1 de junho de 2011

IFPE- Garanhuns realiza I Seminário de Educação Ambiental


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Garanhuns realiza o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL do campus. O evento acontecerá no período de 02 a 04 de junho, no auditório do Colégio XV de Novembro, será aberto a toda comunidade e terá inscrições gratuitas.
Com o tema Meio Ambiente e os desafios do século XXI: Biodiversidade, energia e água, o Seminário visa discutir os principais problemas enfrentados neste novo século com relação ao uso dos recursos naturais, buscando levantar uma reflexão sobre o assunto.
Nos três dias de seminário, haverá palestras com professores renomados na área, apresentações culturais e visita ao Parque Municipal da Nascente do Mundaú.
Segue a programação do I Seminário de Educação Ambiental.

DIA 02/06 – Quinta-feira
HORA: 19:00h – Apresentação Cultural
TEMA: DESERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
HORA: 19h30min. – Palestrante - ALDRIN MARTIN PÉREZ MARIN – Agrônomo, doutor em Energia Nuclear na Agricultura e Meio ambiente (Solos e Nutrição de Plantas), com foco em Dinâmica de Nutrientes e Fitomassa em Agro-Ecossistemas regionais do semiárido brasileiro, pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).
TEMA: FONTES GERADORAS DE ENERGIA
HORA: 20h00min. – Palestrante – SÉRGIO TORRES DE SANTANA – Engenheiro eletrônico, mestre em Tecnologias Energéticas Nucleares, pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).
LOCAL: Auditório do Colégio XV de novembro, Centro. Garanhuns

DIA 03/06 – Sexta-feira
TEMA: A GESTÃO DAS ÁGUAS EM PERNAMBUCO
HORA: 19h30min. – Palestrante - RICARDO BRAGA - Doutor da Universidade Federal de Pernambuco – PE.
TEMA: AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FRENTE À POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
HORA: 19h30min. – Palestrante – CARMEN FARIAS - Doutora da Universidade Rural Federal de Pernambuco – PE.
LOCAL: Auditório do Colégio XV de novembro, Centro. Garanhuns
DIA 04/06 – Sábado
TEMA: ATERRO SANITÁRIO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
HORA: 8h30min. – Palestrante – MARIA CLARA, professora do IFPE -Campus Garanhuns
TEMA: CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DENOMINADA PARQUE MUNICIPAL DAS NASCENTES DO MUNDAÚ – GARANHUNS/PE.
HORA: 9h30min. – Palestrante - MARCOS RENATO FRANZOSI MATTOS, médico veterinário, Doutor em Ciências Veterinárias, professor da UFRPE e Presidente do CODEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Garanhuns-PE.
LOCAL: Auditório do Colégio XV de novembro, Centro. Garanhuns
HORA 10h – Visita ao PARQUE MUNICIPAL NASCENTES DO MUNDAÚ-GARANHUNS

ASCOM- IFPE- campus Garanhuns

Garanhuns ganha novo Parque Municipal a partir desta sexta-feira


Com o objetivo de preservar os atributos naturais, físicos e paisagísticos da fauna e da flora na área da Sementeira de Garanhuns, localizada na Comunidade da Várzea, o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, promoverá nesta sexta-feira, dia 3 de junho, a partir das 14 horas, nas dependências da Escola Municipal Letácio Brito Pessoa, a assinatura do Decreto que cria o Parque Natural Municipal das Nascentes do Mundaú.
Desde 2007, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), vem realizando estudos e levantamentos na área. A população também participou de discussões através das reuniões promovidas pelo CODEMA. “O Parque que será criado na área da sementeira tem 34 hectares e já está demarcado. Também já fizemos um levantamento para saber quais são os animais e plantas existentes no espaço. Em breve, teremos um local para visitação, aprendizagem, educação ambiental e recreação”, argumentou Rafael Lima, secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Garanhuns.

Depois da regulamentação do Decreto, serão capitaneados recursos para que o turismo ecológico seja explorado. “Depois que o Decreto se tornar Oficial, teremos como proteger ainda mais o espaço e proibir que árvores sejam derrubadas e animais sejam mortos indevidamente. Além disso, buscaremos recursos através do Fundo Municipal do Meio Ambiente para que esse trabalho seja executado junto ao CODEMA, que criará um Conselho Gestor para administrar o Parque”, complementou o secretário Rafael Lima.

Garotos do Prefeitura Presente se destacam em testes no Santa Cruz‏



O Santa Cruz Futebol Clube promoveu nos últimos dias 28 e 29 de maio, a Copa Dirceu Paiva de Futebol Infantil. A Competição, realizada na Capital Pernambucana, serviu para avaliar vários adolescentes que compõem os Núcleos do Clube na Região Metropolitana do Recife, bem como dos alunos contemplados pela Prefeitura de Garanhuns, através do projeto Prefeitura Presente.
Uma equipe composta por vinte alunos do Projeto Prefeitura Presente, todos na faixa etária entre os 13 e 15 anos, participou da Copa e conquistou o 3º lugar na Competição, que ainda contou com a participação da equipe Sub-15 do Santa Cruz e das Unidades de Olinda e de Ponte dos Carvalhos, entre outros. Todavia, a avaliação por parte da Comissão Técnica das Divisões de Base do Clube Coral foi o ponto alto da disputa. “Quatro ou cinco meninos que se apresentaram tiveram uma desenvoltura maior, o que demonstra que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo”, salientou Luiz Silva, que integra a Direção do Clube Campeão Pernambucano de 2011.
Já o coordenador das Divisões de Base do Clube Coral, Fernando Galvão, mostrou-se impressionado com a disciplina dos garotos de Garanhuns e também avaliou positivamente o trabalho realizado pela Prefeitura de Garanhuns. “Um grupo altamente disciplinado e organizado, que mostrou uma boa qualidade técnica e uma grande obediência tática, aliada a um bom preparo físico. O objetivo foi cumprido. O trabalho esta certo, o caminho é esse e brevemente teremos alguns desses atletas integrando as Divisões de Base do Santa Cruz”, registrou Galvão.
Além da disputa da Copa Dirceu Paiva, os alunos conheceram toda a estrutura do Santa Cruz, sobretudo o estádio José do Rêgo Maciel, o Arruda, onde, inclusive, realizaram as refeições e estiveram hospedados. “A Prefeitura garantiu toda a logística dessa viagem e fomos recebidos e tratados de forma especial pelo Santa Cruz. Agradecemos ao Presidente Antônio Luiz Neto, ao Diretor da Base, Osmundo Bezerra e a todos os membros da Direção do Santa Cruz por proporcionar essa oportunidade para que mostrássemos o trabalho que vem sendo desenvolvido através do Projeto Prefeitura Presente”, registrou o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio, que complementou: “estamos trabalhando para trazermos algumas equipes da Base do Santa Cruz para Garanhuns, no intuito de que sejam realizados novos testes junto aos alunos do Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns”, finaliza Eugênio.

FACEG promove palestras sobre Defesa Civil e Resíduos na Construção Civil


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG) vem oferecendo uma série de ações, voltadas para o corpo discente do curso de Engenharia Civil.
Envolvendo estudantes e engenheiros de Garanhuns e Região numa discussão sobre temas atualizados, especialmente no período de chuvas, o coordenador da Defesa Civil do Município, o engenheiro Tiago Amorim, esteve ministrando, no último dia 18 de maio, a palestra: DEFESA CIVIL - GERENCIAMENTO E ATUAÇÃO.
Segundo informações da coordenadora do curso de Engenharia Civil da Autarquia, professora Giane Lira, a palestra abordou os aspectos da Defesa Civil de Garanhuns, as causas dos alagamentos, deslizamentos de barreiras e as voçorocas no Município, além de debater as prevenções que podem ser adotadas para evitar ou minimizar esses "acidentes".
Já na última quarta-feira, dia 25, as discussões estiveram voltadas para “A utilização de resíduos na Construção Civil”, palestra ministrada pela doutora em Ciência e Engenharia de Materiais e consultora da Petrobras, Ana Cecília Vieira da Nóbrega.
“A nossa meta é trabalhar assuntos diversos no segmento da engenharia, aliando a área pedagógica à prática profissional, de forma a incentivar o nosso alunado tanto na pesquisa, quanto na atuação em sala de aula”, acrescentou Giane Lira.

CONFIRMADO: Festival de Inverno de Garanhuns terá eventos em outras cidades da região


Carlos Carvalho, da Fundarpe, concedeu entrevista nesta manhã ao radialista Luciano André, do Jornal Marano, e confirmou que algumas cidades da região receberão algum evento ligado ao Festival de Inverno de Garanhuns.

Esta notícia já havia sido dada no blog que criamos sobre o Festival de Inverno, e agora é confirmada oficialmente.

Portanto, cidades como Caetés, São João, Capoeiras, Brejão, Correntes, entre outras, poderão ter durante o dia, algum evento ligado ao Festival de Inverno. Segundo Carlos Carvalho, isso é bom porque gira a economia regional e oferece mais espaço aos artistas locais.

Em Goiana, que abriu o circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural já aconteceu assim. E outras cidades como Buenos Aires, Glória do Goitá, Carpina, Lagoa do Carro, Chã de Alegria, Lagoa de Itaenga, Paudalho, Tracunhaém, Ferreiros e Nazaré da Mata já tiveram atividades, desde oficinas a apresentações culturais de Maracatu, Cirandeiros, Rabequeiros, Côco de roda, etc. De acordo com o perfil do município.
O FPNC no Sertão Central teve as cidades de São José do Belmonte e Salgueiro como as sedes do Festival, mas as ações culturais, seja de entretenimento ou formação, passaram também pelos municípios de Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Mirandiba.

A ideia é que pessoas de cada município não precisem se deslocar até outro para assistir aos espetáculos ou participar das oficinas, segundo o próprio site da Fundarpe.pe.gov.br

Confesso a vocês que ainda não consegui ter uma opinião formada. É bom porque leva arte e cultura a outras cidades da região, já que o Festival hoje é estadual e perdeu o sentido municipal, e agora mais do que nunca. É bom integrar as várias cidades, desde que isso não acabe por mutilar nossa programação. Talvez seja interessante dizer vamos curtir um côco em Correntes ou um reisado em Capoeiras, incentivando esses grupos culturais em suas próprias cidades, fazendo parte de um mega-festival.

Por outro lado, perdemos para outros municípios o que temos de mais nosso, que é o FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. Uma identidade tão íntima que de repente transcende as porteiras da nossa cidade.

Vou precisar ouvir mais os amigos para fazer minha avaliação.

Uma coisa é certa, não se faz um grande espetáculo feito este sem divulgação, e já passou da hora de estarmos nos out-doors, rádios, jornais e Tvs dos grandes centros urbanos do Nordeste.

Eles continuam ganhando tudo


Os atletas da Equipe de Atletismo de Garanhuns se dividiram, no último final de semana, em competições pelos Estados de Alagoas e Minas Gerais, e subiram ao pódio três vezes nas Corridas em que participaram.

No sábado, 28 de maio, os atletas dominaram o pódio da décima Corrida da Indústria, realizada em Maceió-AL. Jair José foi o campeão da prova de 10 km, seguido dos garanhuenses, Cícero Vieira, em segundo lugar; Marcos Antônio, em terceiro e Gilmar de Oliveira em quarto. Já Mirian Farias foi a primeira colocada da prova feminina. Outros dois atletas se destacaram nas provas dos 5 km. Francisco Antônio Batista conquistou o primeiro lugar no masculino e Rosangela Vieira o quinto no feminino.

Já no dia 29, também na capital alagoana, os atletas marcaram presença na 16ª Corrida dos Garis. Desta feita, Jair José venceu a corrida, acompanhado dos conterrâneos Cícero Vieira, segundo colocado e Marcos Antônio, o terceiro. O domínio dos garanhuense ainda foi ampliado com a vitória de Miriam Farias, na prova feminina.

BELO HORIZONTE - José Marcio Leão, representante da Equipe de Atletismo de Garanhuns e do Cruzeiro Esporte Clube, surpreendeu os corredores mais experientes e venceu a segunda etapa do Circuito de Corridas Caixa, no domingo, 29 de maio, em Belo Horizonte-MG. Leão, de 20 anos, participou da prova de 10 km e concluiu o percurso em 29min47seg. “Estamos muito satisfeitos com desempenho de José Márcio, porque estamos realizando um trabalho intenso de velocidade com o atleta, e graças a Deus os resultados estão surgindo”, registra o treinador da Equipe de Atletismo de Garanhuns, Adegílson Mendes, o popular Bingo.

PRÓXIMOS DESAFIOS - No próximo sábado, dia 4 de junho, os representantes da Cidade das Flores participam da terceira Corrida Noturna do SESI, em Natal-RN. Já no domingo, dia 5, os atletas disputam a 36ª Corrida dos Guararapes, em Recife.

Para participar de corridas por todo o País, o grupo conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

O e-mail da Adriana, preocupada com animais abandonados.

Olá Ronaldo, Bom dia!

Este ano é a terceira vez que visito Garanhuns, meu marido nasceu aí e tem familiares que vamos visitar todos os anos.

Eu sou de Londrina-PR, onde moramos.

Percebi em Garanhuns e arredores, que vários animais, principalmente cães e gatos, estão abandonados nas ruas, e me pareceu que não existe nenhuma ONG que cuide dos bichinhos. Também não achei nenhum blog desse assunto.

Acompanho o seu blog e o da Patty Martins (Aqui na Cozinha).

Deu-me muita tristeza esse abandono, esse descaso... parece que o centro de zoonoses não ajuda muito, pois apenas recolhe... e quando recolhe, eutanasia os animais.

Você saberia me informar se existe alguma ONG ou alguma instituição que zele pelos animaizinhos ????

As pessoas precisam se conscientizar em cuidar dos animais, entender que castrar não vai ser ruim, que os animais sentem frio e dor, os humanos precisam aprender a ser mais humanos..



Obrigada,

Adriana Monteiro
.
Agora comigo: Pelo e-mail da Adriana, não entendi direito se ela conheceu o trabalho do Centro de Zoonozes, pois sei que eles buscam pessoas que possam adotar os animais recolhidos das ruas. Mas não sei como está agora. Lembro que já fizemos campanha aqui pela adoção de animais. Em todo caso, não conheço outra entidade que faça algum tipo de trabalho com animais de rua, portanto a ideia da Adriana é muito interessante, criar uma ONG específica para este tratamento.

Um blog aqui de Garanhuns tem falado de adoção de cães, é o Amor em Latidos, da Aryanne, que vocês podem ver no link abaixo:

Agradeço a Adriana pelo carinho de entrar em contato conosco, e se alguém tiver mais alguma informação sobre o assunto, é só enviar. Temos o e-mail da moça do Paraná também se quiserem entrar em contato direto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.