segunda-feira, 4 de julho de 2011

Saiu resultado da seleção das Gerências Regionais de Educação

O professor Paulo Lins foi o primeiro colocado do Agreste Meridional na seleção para Gestor Regional de Educação realizada pela Secretaria Estadual de Educação. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (04/07).

Esta é segunda vez que os gestores regionais de educação de Pernambuco são escolhidos por meio de seleção. A primeira foi no início do Governo Eduardo Campos em 2008, quando o professor Paulo Lins também foi selecionado para a GRE - AM. O processo seletivo que escolhe os gestores tem a coordenação de uma comissão formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e da Secretaria Estadual de Educação. Na seleção, são avaliados os currículos dos candidatos e também um projeto de gestão para a regional em que o candidato planeja atuar. O professor Paulo Lins concorreu com mais 5 candidatos.

O professor Paulo Lins é natural de Itaíba - PE, mas mora em Garanhuns desde 1979. Com 49 anos de idade, Paulo Lins ingressou na rede pública como professor em 1982. O gestor é formado em Letras pela UPE e pós graduado pela mesma instituição.

Essa vai ser a quinta vez que Paulo Lins assume a gestão da GRE - AM. Ele assumiu a instituição nos dois governos de Miguel Arraes e no governo de Carlos Wilson (por indicação política) e voltou no primeiro governo de Eduardo Campos (já por processo seletivo). Além da gestão da GRE - AM o professor Paulo Lins acumula experiências de gestão em escolas da região e teve uma breve passagem pela Secretaria de Educação de Garanhuns, no início do governo do ex-prefeito Silvino Duarte.

Programação completa do SESC no Festival de Inverno de Garanhuns


Música . Teatro. Dança. Artes Visuais. Literatura. Patrimônio Imaterial

Programação Literária na Biblioteca Luiz Jardim

Exposições na Galeria de Artes Ronaldo White

Apresentações e intervenções culturais na área interna e externa do SESC

Sexta, 15/07

15h00 – Bate papo crítico com Ricardo Resende, Mestre em História da Arte pela USP e atual Diretor do Centro Cultural São Paulo – CCSP
17h00 – Vernissage das Artistas Juliana Notari e Beth da Mata
Exposição: Epílogo 2
Período: 15 /07 a 16/09/2011

Sábado, 16/07

• Música
12h00 – Roda 4 (Arcoverde)
13h00 - Allexa (Recife)
• Artes Visuais
14h00 – Vernissage da Exposição “Olhares de Lilith”
Período: 15 /07 a 16/09/2011
• Literatura e Artes Visuais
15h30 – Mesa: Olhares sobre Lilith – Interface entre Literatura e Cinema
Conversa com Alice Gouveia, Cida Pedrosa e Tuca Siqueira (PE)
Presença das 22 diretoras/cineastas participantes do projeto
Participação especial do escritor Marcelino Freire (PE / SP)

Domingo, 17/07

• Chegança
10h00 – Cortejo Abre Alas, com concentração em frente ao SESC e itinerário pela Avenida Santo Antônio, com retorno ao SESC.
Convidados: Projeto Xirê do SESC, Batuque Nação Estrela (Garanhuns), Maracatu Estrela Nascente (Correntes ), Projeto Batuque NADESG, Maracatu Batuque do Sertão ( Arcoverde), Afoxé Oyá Alaxé (Recife). Intervenção urbana de palhaçaria com a Cia. 2 em Cena (Recife)
• Música
Homenagem ao Mestre Preto Limão
12h00 – Preto Limão ( Garanhuns)
12h30 – Maracatu Batuque do Sertão (Arcoverde)
13h30 - Afoxé Oyá Alaxé (Recife)
• Literatura
16h00 – Lançamento do Prêmio SESC de Literatura 2011
Convidados: Mário Rodrigues (Garanhuns – PE), Menção Honrosa do Prêmio Sesc em 2009 e Flávia Tebalde Queiroz ( RJ), Técnica de Literatura do Departamento Nacional do Sesc. Participação especial dos vencedores do Prêmio 2010, Luisa Geisler (RS) e Arthur Cecim (PA). Provocação de José Manoel Sobrinho, Coordenador de Cultura do Departamento Regional do SESC-PE.

Segunda, 18/07

• Música
12h00 – Anjo Gabriel (Recife)
13h00 – Os Haxixins (SP)

Terça, 19/07

• Música e Dança
12h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas e apresentação de Dema de Forró e Concerto Sanfônico (Garanhuns)

Quarta, 20/07

• Teatro na Rua
10h00 – Palhaçadas, histórias de um circo sem lona
Cia 2 em Cena (Recife)
Gênero: Teatro para infância e juventude
Classificação: Livre
Local: Parque Ruber van der Linden (pau-pombo)
• Música
12h00 – Côco de Santa Luzia (Caetés)
13h30 – Côco de Mazurca da Quixaba (Olinda)

Quinta, 21/07

• Música
12h00 – Quarteto Fusion (Garanhuns)
13h00 – João Neto em “30 anos de música” (PE)
15h30 – Sonora Brasil – Circuito Nacional de Música do SESC
Apresentando: Caixeiras do Divino (MA). “Entre os elementos mais importantes da Festa do Divino, no Estado do Maranhão, estão as “Caixeiras”, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia.
• Literatura
16h30 – Leitura de escritor com Sandoval Ferreira, Ésio Rafael, Jorge Filó e Chico Pedrosa. Provocação de Edison Roberto

Sexta, 22/07

• Música e Patrimônio Imaterial
12h00 – Coral de Aboios de Serrita
13h00 – Banda de Pífanos Padre Cícero (Lajedo)
• Literatura
16h00 – Conversa com Bráulio Tavares (PB/RJ) e Oliveira de Panelas (PE)

Sábado, 23/07
• Consagração
10h00 - Cortejo intercultural com a participação de Orquestra Gigantes do Frevo, A Cobra da Bixiga Lixa (Arcoverde), Quadrilhas Juninas, Folias de Reisados, Agremiações carnavalescas e participação especial do Boi da Macuca (Garanhuns/Correntes).
• Música
12h00 – Bia Marinho e Grupo Encanto e Poesia (Recife)
14h00 - Os Sertões (PE)
• Literatura
15h30 – Apresentação do grupo Vozes Femininas (PE)
16h00 - Conversa com Marina Colasanti (RJ) e Luzilá Gonçalves( PE)

O Brasil não tem o direito de ser preconceituoso



O episódio do panfleto apócrifo chamando de "nego", de forma pejorativa, o prefeito Dudu de Capoeiras, causa a mais profunda indignação e repulsa, pela forma preconceituosa e atrasada de fazer política.

Não sei quem fez, nem interessa o autor, interessa quem foi atingido, uma pessoa de boa índole, homem bom, pai de família, bom administrador.

É intolerável qualquer manifestação preconceituosa, e creio que o Brasil, principalmente o Brasil, não tem argumento algum para ser preconceituoso. Um país miscigenado e misturado como o nosso, que abriu as fronteiras para receber imigrantes das mais diversas nações, que tem sua cultura fulcrada no negro e no índio. Que tem milhões e milhões de pobres, mulheres, portadores de necessidades, gays, idosos, etc.

Não entendo, não entendo. Somente a ignorância pode servir de explicação.

Tivemos um metalúrgico na presidência, agora temos uma mulher. Sem discutir ideologias, isso são mostras de novos tempos e barreiras que estão sendo quebradas.

O preconceito sim, é uma doença, do espirito!

O Brasil é um mosaico racial, não tem o direito de ser racista ou expor qualquer outra forma de preconceito!
.

Consciência ecológica é tema de oficina de moda no Festival de Inverno


A garanhuense Katarina Barbosa teve sua oficina aprovada para o Fig , portanto é mais uma pessoa da terra sendo valorizada.
OFICINA DE MODA
TEMA: ECOMODA: TÁ NA MODA É SER CONSCIENTE.

RESUMO: Confeccionar e desenvolver vestuários e acessórios que agregam o conceito ECOFASHION, utilizando técnicas de reciclagem, customização e reutilização. Dessa forma, a partir do desenvolvimento sustentável trabalhar o sistema da moda, consumo consciente, tendências e design.

Katarina é formada em história e faz especialização em Designer de Moda.

O blog dela: http://chicarei.blogspot.com/
.
A dica é da Klébia Sampaio.

FIG - Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil

O engenheiro Paulo Camelo esteve em Brasília e apresentou uma proposta e integrantes do seu partido, como o senador garanhuense Randolph Rodrigues, eleito pelo Amapá, e ao deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar, para tornar o Festival de Inverno de Garanhuns um patrimônio cultural e imateiral nacional.
Esse status em Pernambuco o Festival já tem desde 2009, quando a então deputada estadual Terezinha Nunes, do PSDB, apresentou e viu ser aprovada a lei 13.878, em setembro daquele ano.

Agora, a proposta é conseguir a nacionalização do reconhecimento, e os referidos parlamentares já se comprometeram a apresentar a proposta, em projeto de lei.

E mais, o senador confirmou a sua presença no Festival de Inverno deste ano.

Resta saber, se aprovado o projeto, os recursos advirão do Ministério da Cultura? Quem realizaria o FIG, a própria Fundarpe, com os recursos federais? Creio que sim, mas poderíamos pensar em um crescimento no calendário, levando o FIG a ocupar todo o mês de julho, com diferentes programações, deixando os grandes shows para os finais de semana, e os demais segmentos culturais tendo mais espaço. Depois debato essa questão.

Por hora, só dizer que a proposta do Paulo Camelo é bastante interessante, e pode trazer os olhos do país para nosso evento, e por consequência, para nossa cidade e região.

Seminário sobre a mandioca acontece em Garanhuns com a presença de Ranílson Ramos

Nesta segunda-feira, dia 03/07, a partir das 09h30, o secretário de agricultura e reforma agrária Ranílson Ramos estará em Garanhuns participando de um seminário sobre a cultura da mandioca na região.

O evento  que será realizado no Centro Cultural Alfredo Leite é promovido pelo IPA e são esperados cerca de mil agricultores.

 O Governo do Estado vem buscando resgatar a cultura na região, a intenção é garantir o preparo do solo por meio do Programa Terra Pronta e realizar a distribuição de maniva.

Hospital Dom Moura ganhará 10 novos leitos de UTI

Será aberto pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, até dezembro desse ano, 158 leitos de UTI no estado, elevando de 729 para 887 a oferta de terapia intensiva para usuários do SUS em todo Pernambuco.

Com essa ampliação, dez das 11 regionais de saúde de Pernambuco contarão com esse suporte – o que, atualmente, só existe na Região Metropolitana do Recife, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina (hospitais próprios e privados conveniados ao SUS) e Serra Talhada (somente rede privada conveniada).

O investimento será de R$ 12 milhões em obras, mais R$ 3,8 milhões de custeio a cada mês. Serão abertos leitos de UTI nos hospitais Pelópidas Silveira (28), Imip (20), Sílvio Magalhães - Regional de Palmares (20), Waldemiro Ferreira - Regional do Agreste (10), em Garanhuns no Hospital Regional Dom Moura (10), Inácio de Sá - Regional de Salgueiro (10), Fernando Bezerra - Regional de Ouricuri (10), João Murilo - Regional de Vitória (10) e Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10) - desses, apenas último não é da rede própria da SES.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.