sábado, 16 de julho de 2011

Os apresentadores da praça


Não sei se vocês gostam, mas eu não! No ano passado a Fundarpe trouxe o Cláudio Ferrari para apresentar o Festival, e mais uma vez teve que tolerar a presença do Marcelo Jorge como locutor oficial. O estilo do conterrâneo todo mundo já conhece, discreto, com as informações básicas de forma elegante. Um verdadeiro mestre de cerimônia.

Porém a Fundarpe não pensa assim, ou então busca um outro estilo para fazer par. O Cláudio fazia a coisa meio gritada, mesmo com um som maravilhoso que tínhamos na praça Guadalajara no ano passado.

Este ano idem. Mudam-se apenas os personagens. Veio o Ivan Leite no lugar do ator da capital. Ivan é conhecido por apresentar eventos mais populares na metrópole, principalmente carnaval, na pela do Mateus da Catirina. Convém dizer que sou fã da dupla e, portanto, do Ivan. Aí trouxe de lá seu estilo, porém, mais uma vez, não casa com o espírito da Esplanada Guadalajara, e fica uma coisa meio fora do tom. Gritado! Poxa, ele tá com um microfone na mão, pode não precisa ficar a plenos pulmões. Vem daí o seu estilo de rua, popular, é isso que é mestre em fazer! 

Tem mais, figurino. A cada noite o Ivan está com uma nova vestimenta. Se fosse no palco da cultura popular funcionaria muito, seria um atrativo. Na complexidade e pluralidade do palco maior do Festival fica perdido, sem sentido. Na primeira noite vestiu um manto de Maracatu, e por lá não passam Maracatus. O público é outro. Na noite de sexta, foi uma coisa meio lampião. Meio sertão. O que será neste sábado? Haverá um figurino para cada um dos dez dias? Creio que sim.

Lembro da barraca Cocktail, de saudosa memória, dos finados Guto, Arthur, Valber e tantos outros amigos, que já usavam este expediente há 20 anos atrás. Portanto, não se trata de nenhuma novidade.

Sinceramente acho que a apresentação da praça basta trazer ao público as informações necessárias, com serenidade, funcionar como Mestre de Cerimônia sem precisar ser o animador, pois para isso a galera já terá seus grandes shows.

Olhares sobre Lilith estará no Festival de Inverno de Garanhuns


Neste sábado (16), no Festival de Inverno de Garanhuns, 24 mulheres celebram um encontro especial entre cinema e literatura. O projeto Olhares sobre Lilith promete ser um dos pontos altos do Festival, levando para as telas – no ângulo de 23 cineastas – todas as mulheres reunidas no abecedário poético de Cida Pedrosa em As filhas de Lilith.

Com apoio do Funcultura, os 26 curtas – duração média de 3 minutos cada – são resultado do desafio de transportar para as telas, a linguagem poética de Cida, que lançou Lilith em 2009. Esses olhares múltiplos serão mostrados ao público durante todo o Festival e depois seguem uma trajetória de exibição em outras cidades de Pernambuco.

Neste sábado, acontece uma mesa redonda sobre o projeto, com a presença de Cida, Marcelino Freire e as diretoras dos 26 curtas. São elas: Alice Chitunda, Alice Gouveia, Andréa Ferraz, Camila Nascimento, Clara Angélica, Cecília Araújo, Deby Mendes, Eva Jofilsan, Geórgia Alves, Hanna Godoy, Kátia Mesel, Luci Alcântara, Márcia Mansur, Mariana Lacerda, Mariana Porto, Mariane Bigio, Mannuela Costa, Manuela Piame, Maria Pessoa, Silvana Macedo, Séphora Silva, Sandra Ribeiro e Tuca Siqueira.

Depois do FIG, Olhares sobre Lilith já tem exibição confirmada em Arcoverde, Pesqueira, Buíque, dentro da programação da Mostra Literária. E no Recife, no SESC Casa Amarela, em outubro. Já em novembro a videoinstalação segue para São Paulo, a convite da curadoria da Balada Literária.

Serviço:
Olhares sobre Lilith: edição imagética do livro As filhas de Lilith

Quando: Sábado, 16.07
Horário: 15h
Visitação: De Segunda a sexta - 9h às 21h. Sábados – 9h às 14h
Endereço: Atelier de Artes Plásticas SESC Garanhuns - Rua Manoel Clemente, 136 – Centro – Garanhuns – Pernambuco
.
fonte: http://www.vermelho.org.br/

Programação completa do Espaço de Boua

Nando Reis - Por onde andei - Ao vivo no Festival de Inverno de Garanhuns



Postado no twitter por LuMelo80, este vídeo, provavelmente gravado em um celular ou câmera fotográfica, impressiona pela qualidade das imagens e principalmente, do áudio perfeito!

Revela mais, a emoção de um público que sob a neblina e garoa tradicionais do inverno de Garanhuns, curtiu um grande espetáculo. Um grande show do nando Reis, na noite dessa sexta-feira!

Tem muito mais no youtube.

Randolph Rodrigues concede entrevista coletiva


Na manhã deste sábado, o senador pelo estado do Amapá Randolph Rodrigues, nascido e criado em Garanhuns, estará conversando com a imprensa da cidade sobre sua trajetória política, profissional e principalmente sobre a possibilidade de propor no Congresso Nacional que o Festival de Inverno se torne Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A ideia do engenheiro Paulo Camelo tem obtido excelente aceitação na cidade, até os seus adversários políticos estão encampando a proposta. O próprio prefeito demonstrou interesse de levar adiante a iniciativa, assim como o ex-prefeito Ivo Amaral, criador do evento.

O Festival já tem este status estadual, em projeto da ex-deputada Terezinha Nunes, que também simpatia com o projeto de nacionalizar a concepção cultural como patrimônio brasileiro.

O FIG concentra dezenas de segmentos culturais e mais de 300 apresentações culturais somente na grade de programação oficial, tornando-se, possivelmente, o maior Festival de Cultura da América Latina.

O encontro com o senador acontece na sede da CDL Garanhuns.

É preciso ter bom senso... de humor!

Lula não vem para o Festival. Em Recife receberá título de doutor honoris causa das três universidades públicas do estado


O PT anunciou a agenda do ex-presidente Lula na próxima semana em Pernambuco, e a possibilidade de um "pulinho" em Garanhuns para prestigiar o Festival de Inverno está descartada, a menos que haja alguma alteração.

Lula chega na noite da quinta-feira a Recife participa da solenidade em comemoração ao aniversário da Orquestra Cidadã Meninos do Coque.

Na sexta-feira, haverá um café da manhã com lideranças políticas partidárias, organizado pelo senador Humberto Costa, depois, no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, o ex-presidente irá receber o título de Doutor Honoris Causa das três universidades públicas do Estado: UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFRPE (Universidade Rural de Pernambuco) e UPE (Universidade de Pernambuco).

À tarde, Lula terá uma agenda com o governador Eduardo Campos. No fim da tarde, retorna para São Paulo. Esta será a primeira visita de Lula a Pernambuco como ex-presidente.
.
com informações do Blog do Jamildo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.