quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cursos para melhoria do leite na região é considerado um sucesso

Os cursos: Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica realizados em Caetés, Garanhuns e Paranatama foram bastante elogiados por participantes e professores.

A capacitação terá continuidade no mês de agosto.
Na avaliação do Professor Severino Benone da Universidade Federal Rural de Pernambuco do campus Recife, departamento de Zootecnia e responsável pelo Laboratório de Análise do Leite no Nordeste, os cursos ministrados foram muito além da sua expectativa, em número e na qualidade dos participantes.

Para o Dr. Warner Silva diretor da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP, que participou em todos os momentos, “o fortalecimento da bacia leiteira de Pernambuco passa pela realização continuada destes cursos, ligando o criador ao conhecimento cientifico”.

No próximo mês, no dia 25, haverá a segunda aula em Caetés, no Centro de Eventos do Município. Na cidade de Paranatama o curso acontecerá no dia 26 no Salão de Reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em Garanhuns, no dia 27, o curso acontece no Laticínio BOM GOSTO.

Ao término da aula em Garanhuns, os professores foram visitar a propriedade de “Zé de Sione” nas proximidades do distrito de Miracica que participa do Projeto Balde Cheio. Em Paranatama os participantes receberam mudas de palma da variedade “Orelha de Elefante” desenvolvidas na Sementeira Municipal Fábio Francisco de Noronha em Caetés, sob a responsabilidade do Gabinete da Palma e o Projeto Balde Cheio.

As drogas e a arte de Amy Winehouse e Fernando Pessoa - Por Marília Jaqueline


Amy modificou a estrutura da música, quando foi buscar referências artísticas das quais ninguém mais se lembrava. Não foi só "Rehab" que fez dela um mito na música, nem num sentido nem em outro.

Ela era talentosa e eu acho, ao contrário, que a música dela merece muito mais destaque do que propriamente os escândalos que protagonizou.

É fácil julgar os erros e as angústias dos outros ou ver só o que nos interessa. E hoje em dia a mídia quer fazer da vida do artista algo mais valioso que sua arte.

Fernando Pessoa era viciado em ópio. Mário de Sá Carneiro também. Morreram cedo, como a Amy, mas não passaram à história como drogados. Simplesmente porque ninguém saiu à rua para lhes dar essa pecha.

"Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a Vida faz-me tédio.

Levo o dia a fumar, a beber coisas,
Drogas americanas que entontecem,
Eu já tão bêbado sem nada! Dessem
Melhor cérebro aos meus nervos como rosas."

Isso é muito mais Rehab do que Rehab, e eu não vejo nenhum moralista sair pra bater no Fernando Pessoa. Pelo contrário, todos dizem que seus poemas são bonitos e de bom gosto.

Mas, enfim, cada um vê as coisas do ponto de vista que mais convém.

Eu é que não vou abir minha boca pra julgar a vida de quem não conheço.

Ela morreu. Jovem. É uma pena. Só.
.
Marília Jaqueline.
.

Hospital D. Moura apresenta balanço de atendimentos durante o Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Garanhuns em sua 21ª edição, trouxe inúmeros visitantes e levou muitos garanhuenses às ruas para enaltecimento das artes e da cultura. E, para garantir a tranqüilidade dos brincantes e profissionais envolvidos nesse grandioso evento, o Hospital Regional Dom Moura que trabalha em parceria com a 5ª Gerencia Regional de Saúde, aumentou seu plantão neste período contando com mais dois médicos plantonistas, objetivando fortalecer seu atendimento.

Do início do evento, no dia 14 de julho até o dia 24, final do mesmo, foram registradas 2.845 entradas na emergência daquela unidade de saúde. O dia de maior incidência de entradas foi a segunda feira dia 18 de Julho, com 348 atendimentos. 76 acidentes de trânsito com vítimas, deram ainda entrada, conforme o seguinte detalhamento:

• 07 acidentes envolvendo condutores de veículos;

• 03 atropelamentos;

• 07 acidentes de origem ignorada;

• 03 acidentes com bicicletas;

• 56 envolvendo motocicletas;

• 270 internamentos fizeram-se necessários;

• 64 cirurgias diversas foram realizadas neste período;

O atendimento à jovens que se excederam no consumo de bebidas alcoólicas, também teve um acréscimo significativo durante a realização do Festival.
.
Agora comigo: É importante registrar que este foi o balanço do Festival, recebido pela assessoria de imprensa do hospital, não sendo portanto, ocorrências diretamente ligadas ao evento, e claro, tem aí atendimentos que foram encaminhados de diversas cidades da região.
Faço esta observação para não passarmos uma impressão errada de um evento violento.

Inscrições abertas para o EJA-Médio (Educação de Jovens e Adultos)



Estão abertas as matriculas para o EJA-Médio. Os interessados devem procurar nossa Gerência Regional de Educação. Vagas disponíveis nas seguintes escolas:

Dom Joãoda Mata - 01 turma
Henrique Dias - 02 turmas
São Cristovão - 01 turma
Pedro de Alcântara Ramos - 01 turma
Deolinda Amaral - 03 turmas
Mons. Alfredo Dâmaso - 01 turma
.

Novidades na volta às aulas em Garanhuns


As aulas nas escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns têm início na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto. E a expectativa da Prefeitura é recepcionar alunos e professores com boas novidades.

Todos os 15.400 estudantes da Rede receberão fardamento novo composto por camisetas, para alunos do ensino fundamental, além de camisetas e bermudas para os alunos da educação infantil. Já as Unidades de Ensino receberão mobiliários novos, como: birôs, armários e estantes, que se integram às novas carteiras escolares, que compõem a padronização iniciada deste o início desse ano, pelo Governo Municipal.

Já os professores e todos os membros da secretaria de Educação participam, nos dias 1º e 2 de agosto, de uma Formação Continuada. O Encontro acontece em cada Escola Municipal.

MERENDEIRAS – Visando garantir a qualidade das refeições inclusas no cardápio escolar e oferecidas ao alunado, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, promove uma etapa prática de capacitação à todas as merendeiras ligadas a Rede Municipal. Essa é a complementação de um trabalho teórico vivenciado no primeiro semestre deste ano em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar – CAE. A atividade acontece nesta quinta-feira, dia 28 de julho, a partir das 8h, nas dependências da Escola Jaime Luna.

Indicados para algumas comissões no Forum Regional de Cultura

Nesta quarta-feira, 27/07, aconteceu em Garanhuns o IV Fórum Regional de Cultura - Agreste Meridional, pela Fundarpe. Na ocasião, 36 pessoas participaram da sala de Artes Cênicas, onde foram discutidas as propostas do último fórum, ocorrido em 14/07/2010, e as sugestões para este ano. Além de haver a eleição para as novas comissões regionais, ficando assim composta:

Teatro:
Titular: Jaymisson Nicácio (Canhotinho)
Suplente: Irapoã Ribeiro (Jurema)

Dança:
Titular: Eric Ferreira (Iati)
Suplente: Djalma (Jupi)

Circo:
Titular: Gilmar Genival (Jurema)
Suplente: Álvaro Lucard

Vamos trabalhar pra fortalecer as Artes Cênicas no Agreste Meridional.

Atenciosamente,

Álvaro Lucard
.

O vídeo é da década de 50, segundo Cândido

Ronaldo, o video deve ser de 1958, não 1968. As ruas em 1968 já estavam diferentes, a estação já não tinha o mesmo aspecto, mesmo porque o trem já não circulava desde outubro de 1965. O Cine Gloria, na época, já estava em declínio e não era como se apresenta no vídeo.
Os carros em circulação eram mais modernos, existiam Rurais e Jeep em profusão na cidade, bem como o Corcel, Daphine e Gordine; os carros que aparecem são Packard e Oldmosbile, coisas dos anos 50. Conheço muito bem porque aqui cheguei em 1958, mais precisamente no dia 28 de julho.
Antônio Cândido de Souza

.
Agora comigo: Caro Léo, você não deve ter visto o vídeo todo. Como eu disse, este vídeo é mais completo que o anterior, começam da mesma forma, mas depois traz mais imagens da época, muito mais.
Cândido, obrigado pelas observações!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.