sábado, 30 de julho de 2011

Polêmica - Betinho defende Axé no Festival de Inverno

O produtor cultural Betinho Cândido continua movimentando o facebook com temas pertinentes ao Festival de Inverno. Desta vez, aprovando a inserção de Margareth Menezes no FIG, Betinho defende que se traga mais artistas baianos para Garanhuns.
Ritmos e artistas do axé, sertanejo universitário, forró de banda, entre outros não são programados no FIG, pois vão de encontro à proposta cultural do evento. É justamente dessa concepção que Betinho discorda e argumenta da forma transcrita abaixo.
.
Xenofobia Cultural...NÃO!

Ainda sobre o Show de Margareth Menezes ::

O engraçado é que com todo esse egoísmo, protecionismo e xenofobismo cultural por parte de alguns xiiitas pernambucanos que se acham PUROS, a música baiana, o brega, o forró(estilizado) seguem seus caminhos nas paradas do SUCESSO.
 
Gostaria... que me convecessem porque ...o samba carioca, o funk das favelas que tem uma mega influência americana, assim como o jazz, o blues, dentre outros, são culturalmente aceitáveis dentro da proposta do FIG e o axé não. Me respondam?
 
Que trauma lascado da Bahia é esse? Gente, a Bahia é nosso vizinho, é um Estado NORDESTINO como o nosso e independente de rótulo musical, seus artistas produzem cultura brasileira. O axé é um ritmo brasileiro. Já não chega de tanta descriminação que o pobre nordestino sofre por parte das regiões do sul e sudeste deste nosso país? Peraí. Vamos com calma.
 
Todo esse estardalhaço por conta de uma simples e única apresentação? Margareth Menezes merece nossos aplausos não apenas pelo seu talento, mas sobretudo porque foi corajosa e não se acovardou diante das suas raízes e influências e mandou ver o som do bom axé, mesmo diante de um público pequeno e quase insignificante que lhe virou a cara, torceu o nariz e tapou os ouvidos. Porém,a maioria absoluta que estava na praça(Multidão) a aplaudiram.
 
Vamos parar com esse egoísmo cultural besta. A praça é de todos. Quem não gosta de axé, no dia que tiver, não saia de casa. Pronto, resolvido. Vá apenas nos dias que lhe convier. Agora, promover, estimular e fomentar a exclusão cultural, não condiz com politica cultural nenhuma.
 
O FIG completa 21 anos de existência e com toda essa xenofobia cultural, apenas Chico Science e Lenine decolaram nacionalmente. Se protecionismo e xenofobia aplicada em qualquer setor fosse sinônimo de preservação, a politica Hitleriana que pregava a superioridade ariana em relação a todas as raças existentes no mundo não teria saído do mapa.
 
Vamos rever esses conceitos amigos!!
.
Agora comigo: E aí, o que acham?

Está precisando de carro de som? Ligue 9988.0423

Curta Taquary - Filmes selecionados 2011‏


O Curta Taquary – 4º Festival Nacional de Curta-Metragem realizou inscrições de 15/05 até 15/07, neste período a organização do evento recebeu filmes de vários estados do Brasil, cineastas, diretores e produtores enviaram mais de 300 filmes que foram analisados por uma comissão que era encabeçada pelo idealizador do evento Alexandre Soares.

Curtas-metragens consagrados, trabalhos inéditos e grandes surpresas compõem a lista dos selecionados, num total de 106 filmes de vários formatos e linguagens que serão exibidos em várias mostras. Curtas de Animação, Ficção e Documentários que agradarão o público presente.

Para conferir os curtas selecionados: http://www.curtataquary.com

O Curta Taquary acontecerá de 14 a 16 de Setembro em Taquaritinga do Norte-PE. Venha curtir as grandes produções nacionais, apresentações culturais, palestras, shows, feira-multicultural e o friozinho gostoso da serra.

A Budega fecha neste sábado, reabre em novo endereço na próxima semana



Ponto de encontro cultural, a Budega de Zé, conhecida ainda pelo seu grande mentor Massilon, é recanto certo para artistas, estudantes, profissionais liberais e todos mais se encontrarem para colocar a conversa em dia, fazer amizades, curtir boa música e apreciar uma boa cachaça, aliás, em mais de 50 sabores, a cachaça artesanal da Budega é o carro-chefe da casa.

Neste sábado a Budega abre as portas em seu atual endereço pela última vez, e para animar a noite vai ter um forrozinho pé-de-serra com João da Sanfora, Dema e Vado, Os três do forró.

Já a partir da próxima semana, a Budega reabre em novo endereço, no primeiro andar da esquina da rua das eletrônicas com D. José, sobre Sobral Magazine.

A nova Budega vai oferecer um espaço mais amplo que poderá inclusive, abrigar performances de artistas e movimentar ainda mais culturalmente a cidade. E o próximo final de semana será a prova disto!

Na quinta-feira, na festa de inauguração, estaremos por lá com Ronaldo Cesar e a Tropicana.

Na sexta-feira, quem comanda a festa é Marcos Cardoso e a Radiola de Ficha.

E no sábado, Rogério e os Cabra vão encher de música, poesia e cultura a nova Budega!

Boa Sorte a trupe da Budega, Zé Barros, Maria, Andrezza, Teixeira e todos os budegueiros da cidade!

Portanto, hoje, todo mundo na despedida da Budega!

Enquete - parcial com 70 votos

Em quem você votaria para prefeito de Garanhuns, caso a eleição fosse hoje?


Adolfo Lopes 1 (1%)
Alexandre Marinho 5 (7%)
Aurora Cristina 9 (12%)
Bartolomeu Quidute 1 (1%)
Dimas Carvalho 5 (7%)
Eudson Catão 1 (1%)
Fernando Ferro 14 (20%)
Givaldo Calado 0 (0%)
Ivan Rodrigues 0 (0%)
Izaías Régis 13 (18%)
Leonardo Dias 1 (1%)
Paulo Camelo 3 (4%)
Pedro Falcão 5 (7%)
Márcio Quirino 0 (0%)
Sivaldo Albino 3 (4%)
Zaqueu Lins 2 (2%)
Zé da Luz 1 (1%)
Outro 2 (2%)
Branco/Nulo 4 (5%)

Prorrogadas inscrições para o Programa Missão Pedagógica


Os professores da rede estadual interessados em participar do Programa Missão Pedagógica, da Câmara dos Deputados, têm até o dia 12 de agosto para se inscrever. Para participar do processo seletivo, o docente deve acessar o Edital do programa no site www.camara.gov.br/edulegislativa.

O projeto visa oferecer aos educadores uma formação em educação para democracia. Serão selecionados 54 profissionais de todo o Brasil, que participarão de uma intensa semana de formação em Brasília, Distrito Federal, na qual terão oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fortalecer a escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.

A seleção será realizada por meio de análise curricular e apresentação pelo professor de um relato de experiência pedagógica na qual tenha trabalhado com seus alunos temas relacionados à democracia, cidadania e política.

A primeira edição ocorrerá no período de 02 a 08 de outubro de 2011. Para participar, o professor deve atuar no Ensino Médio há, pelo menos, três anos e apresentar o relato de uma experiência pedagógica na qual abordou os temas de democracia, cidadania e/ou política com seus alunos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.