sábado, 6 de agosto de 2011

capa da FOLHAVOX #16

Agenda 40 acontece em Garanhuns

Eis a programação da Agenda 40 em GARANHUNS, que acontece neste Sábado  no CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL TAVARES CORREIA, envolvendo 26 municípios do Agreste Meridional e Vale do Ipanema. São eles: Alagoinha, Águas Belas, Buíque, Itaíba, Pedra, Tupanatinga, Venturosa, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá e São João.

Na pauta do encontro, reuniões dos segmentos e a organização do partido nos municípios junto, visando os Congressos Municipais, autorizados pela CEE (Comissão Executiva Estadual), e os preparativos para as eleições municipais de 2012.

Os segmentos do partido são: mulheres, juventude, sindical, popular, negritude e LGBT (em formação).

Quem são os pré-candidatos a prefeito em Garanhuns? Uma geral na situação.


Partimos do princípio que todos os candidatos da última eleição possivelmente disputam a próxima campanha, exceto o próprio prefeito Luiz Carlos, teríamos Paulo Camelo, Zé da Luz, Adolfo Lopes, Givaldo Calado e Álvaro Fernandes, que também já manifestou a vontade de encarar novamente a disputa.

Paulo é do PSOL, Adolfo Lopes estava na última campanha no PP, mas agora está definindo seu rumo político. Zé da Luz é do PHS e se mudar de partido perde a suplência de deputado. Givaldo Calado está no PSB e Álvaro permanece no DEM. Assim, tudo pode acontecer, inclusive nada, como diria Acioly Neto.

Portanto, todos estes já são conhecidos do eleitor. Juntam-se a eles o deputado Izaías Régis do PTB, Bartolomeu Quidute, Dimas Carvalho e Zaqueu Lins, que já disputaram eleições na cidade. Estão todos ligados de alguma forma à administração municipal.

Aurora Cristina no PMDB e Sivaldo Albino no PPS são as alternativas atuais de oposição ao governo municipal, principalmente se prevalescer a união do prefeito Luiz Carlos com o governador.

Algumas lideranças regionais, inclusive de outras cidades, já manifestaram a vontade de ingressar na disputa de Garanhuns como o prefeito de Palmeirina Eudson Catão, e o deputado Leonardo Dias, ambos do PSB.

Antigos e novos nomes estão por aí, para todos os gostos. Nomes experientes como Ivan Rodrigues ou jovens como Alexandre Marinho, que poderia disputar pela primeira vez a prefeitura, aliás, como Pedro Falcão, diretor da UPE Garanhuns, que já trasferiu seu domicílio para Garanhuns, embora já tenha vida ativa na cidade, com a gestão da Universidade de Pernambuco. Ambos têm conquistado a simpatia de formadores de opinião. Ivan é o presidente local do PSB, Márcio Quirino no PSL poderia mudar de partido e Givaldo já está lá. Pedro estaria para se filiar e Alexandre já estaria com o comando do PSD na cidade, o novo partido do Kassab que tem o apoio estadual de Eduardo Campos e liderança de André de Paula.

Fernando Ferro do PT também tem conquistado uma parcela da sociedade que vê no deputado federal uma oportunidade de colocar no comando do município alguém com livre trânsito em Brasília e com bagagem política importante.

Novos nomes ainda podem surgir, como Paulo Lins, gestor da GRE-Agreste Meridional, que também tem sido citado como possível candidato do PSB, ou Julio Cesar, do PDT, se a escolha do grupo local passar pelo prefeito. Ou ainda João Guido que foi bem votado na cidade na última campanha de deputado.

Neste momento, Izaías lidera o quadro, e tem iniciado o jogo da sucessão.

A maioria dos nomes só entra na disputa com o apoio de Eduardo Campos.

Muitos dos pré-candidatos não se sustentam até o final do ano, mas a maioria segue viva até às convenções, em junho do ano que vem.

Partidos e personagens da nossa política são muito importantes na cidade e nas eleições, como ex-vereadores, lideranças comunitárias, etc. Nomes dos bastidores estão capinando o terreno para o jogo eleitoral de 2012.

Já encerramos nossa enquete e amanhã comentaremos o resultado.
.
obs. Os partidos de Aurora e Márcio Quirino foram corrigidos pelo leitor.

Blog do ex-governador Joaquim Francisco destaca a criação do Festival de Inverno


O ex-governador Joaquim Francisco, que na época do nascimento do Festival de Inverno de Garanhuns deu o apoio necessário, tornando-se um dos responsáveis pelo seu surgimento, criou um blog e publicou aquele texto do Marcílio Maia em que é narrado os primeiros dias do evento que mudaria a cara e a história da nossa cidade.

Este texto foi originalmente feito para o facebook, depois, com autorização do próprio Marcílio, foi publicado aqui no blog e no Jonal FolhaVox. Outros jornais e blogs também publicaram o importante depoimento.

É bom para que todos saibam quem de fato contribuiu para a criação do Festival e depois a sua consolidação, como o ex-prefeito Bartolomeu, que profissionalizou o mega-evento e brigou pelo seu perfil cultural.

Joaquim Francisco é hoje suplente do senador Humberto Costa.

.

Prefeito de Itaquitinga recebe mais um prêmio


Geovani Oliveira, prefeito de Itaquitinga, vem recebendo diversos prêmios baseados em pesquisas realizadas na cidade. O mais recente foi recebido no dia 1º de Agosto, em Vitória do Santo Antão, com a presença de diversas lideranças políticas do estado, além de representantes da cidade e do distrito de Chã de Sapé.

Quando estivemos por lá, tivemos a oportunidade de conferir a grande popularidade do prefeito, que tem mais de 80% de aprovação, e pesquisas apontam para uma reeleição, provavelmente sem dificuldades. Até mesmo o Palácio do Campo das Princesas e a deputada Ana Arraes estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido em Itaquitinga e apoiam com entusiamo o trabalho do jovem prefeito.

É bom lembrar que Itaquitinga está com um stand na Feira dos Municípios que acontece em Lajedo, e estará inclusive trazendo seu Maracatu neste sábado, representando a cultura local e conseguindo mostrar seu potencial para o restante do estado!

Um trabalho de ressurgimento econômico do município e de valorização da cultura local, melhorando a auto-estima da população, tem sido importante para este novo momento pelo qual passa Itaquitinga, além do trabalho intenso em setores importantes como educação, premiada recentemente pelo governo do estado, e a saúde, que tem recebido investimentos na melhoria do atendimento à população.

Olhem as imagens para que possam conferir!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.