quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A corrupção é o câncer da administração pública

O sistema político eleitoral brasileiro tem sido desviado do seu caminho natural de juntar partidos que tenham afinidades para governar juntos. Na verdade o que existe hoje é a partilha do bolo.

O Brasil tem dezenas de ministérios, e ao se montar o governo, os partidos (com raras exceções) querem as pastas que tenham mais receitas a serem gastas, e isto para alimentar a fome interna dos próprios partidos.

A corrupção está institucionalizada. Se fizéssemos agora se você acha que existe corrupção em qualquer governo no país, em qualquer instância, creio que o resultado seria muito próximo da unanimidade.

O governo federal em pouco mais de seis meses de uma nova gestão tem mostrado os podres ao país. Ao menos estamos tomando conhecimento, coisas estão sendo apuradas e precisamos reconhecer que alguma coisa está acontecendo, como a luta incansável da Polícia Federal em desbaratar verdadeiras quadrilhas. Ministros caíram e as máfias estão sendo combatidas.

É preciso separar os partidos sérios dos que existem apenas pelo fisiologismo, mas as próprias legendas não tratam da reforma político-eleitoral de uma forma que regenere a nossa democracia representativa.

Tem coisas inexplicáveis como o investimento em campanhas eleitorais que o salário de quatro anos não cobre! Como pode um deputado gastar milhões para se eleger, ou até mesmo um candidato a vereador investir muito dinheiro se nos anos de mandato não tem como receber isto em salários.

A corrupção é o câncer da administração pública.
.

Rafael Brasil em palestra do ProJovem Urbano para comemorar o dia do estudante: A importância dos movimentos estudantis:


Nesta quinta-feira (11 de agosto) se comemora o DIA do ESTUDANTE, na qual muitos estudantes pelo país comemoram essa data sem ter o conhecimento histórico do porque da existência desta data.

Foi criado no Brasil em 1927 o Dia do Estudante através da proposta de Celso Gand Ley após cem anos de criação dos primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais brasileiros instituídos por Dom Pedro para que os aprendizes não precisassem ir mais a Coimbra para estudar. E não foi por acaso que em 1937, que nesta data aconteceu no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional dos Estudantes, no qual foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

No período da Ditadura Militar, os estudantes foram perseguidos porque lutavam contra a repressão, a favor de seus direitos, e em busca da liberdade de expressão junto com os artistas e pensadores da época. A cultura do movimento estudantil no período mencionado foi marcada por obras literárias e musicais, das quais se pode destacar a música de autoria de Milton Nascimento denominada Coração de Estudante (música esta considerada por muitos um hino entre a classe).

Devido a importância histórica, social e política o DIA DO ESTUDANTE não deve ser comemorado com festas e sim com reflexões; baseado nisso o PROJOVEM URBANO (PJU) DE GARANHUNS propôs a um dos ícones do movimento político, estudantil e professor da região: Rafael Brasil para palestrar sobre o tema: “ A importância dos movimentos estudantis: no passado a busca por políticas e no presente quais as necessidades?”

A palestra será realizada na noite dessa quinta-feira na Escola Francisco Madeiros, onde estudam os alunos PJU/Garanhuns, localizada no bairro do Magano.
.
fonte: http://blogativo2009.blogspot.com/

Garanhuense é homenageado no estado do Tocantins

Homenageando os artistas regionais e incentivando o público a conhecer os talentos que o estado possui, o Detran-TO dá continuidade ao uso de trechos de poemas de escritores tocantinenses nos cartões de aniversário produzidos pelo órgão. Neste mês, servidores e autoridades serão parabenizados com versos do poeta e escritor José Gomes Sobrinho, considerado um dos precursores da arte no Estado.

Para o cartão de agosto, foram destacados os versos: “Não é o número que mostra a data do calendário, não é o tempo que não permanece cristalizado ante a janela, não é o corpo que se prepara para o amadurecimento e pode viajar pela janela do tempo, é muito mais”.

Perfil

Poeta, escritor, músico, palestrante e teatrólogo, José Gomes Sobrinho, ou Zé Gomes, como era chamado, nasceu em 1935, em Garanhuns (PE), e chegou ao Tocantins em 1989. Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras.

Autor de 13 livros publicados, ele presidiu também o Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura até 2004, quando faleceu.

(Informações Assessoria Comuicação Detran/TO)
.
A dica veio da amiga Jacqueline Menezes.
Recorda-nos o acadêmico Antônio Cândido que José Gomes Sobrinho era também membro da Academia de Letras de Garanhuns.

Pré-Vestibular Cidadão da AESGA volta às suas atividades na segunda-feira


Tem início nesta segunda-feira, 15 de agosto, as aulas para os alunos inscritos no Pré-Vestibular Cidadão da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

O Programa foi desenvolvido pela Instituição desde 2006 e tem como objetivo oferecer, de forma gratuita, aos jovens mais carentes da Cidade, oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no vestibular.

Segundo informações da coordenadora do Projeto, professora Genésia Néri, nesta edição do Curso Pré-Vestibular, as aulas acontecem nos turnos vespertino, das 13 horas e 30 minutos às 16 horas e 30 minutos e noturno, no horário das 19 às 22 horas.

“Esperamos, com a continuidade deste Projeto, investir cada vez mais no ensino desses jovens, que buscam uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou a presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.

Armando dá parecer favorável à MP do microempreendedor


O Plenário do Senado deve votar nesta quarta-feira (10) Projeto de Lei de Conversão (PLV) 19/2011 que reduz a alíquota da contribuição à Previdência Social pelo microempreendedor individual de 11% para 5% sobre o valor do piso de contribuição. O relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) foi entregue à Mesa do Senado, no final da tarde desta terça-feira (9), o que libera o texto, oriundo da Medida Provisória 529/2011, para votação.

Aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, a proposta tem parecer favorável de Armando Monteiro, que considera a redução da contribuição um incentivo importante para a formalização da economia. "A medida provisória dá forte impulso à inclusão social e econômica dos cidadãos com renda menor e mais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho", afirma o parecer do senador.

Armando Monteiro manteve o texto votado na Câmara, que, se aprovado pelo Senado, segue para sanção presidencial. Ele reconheceu avanços incluídos pelos deputados na proposta original do governo. Entre eles, a alíquota reduzida de 5% para donas de casa, desde que pertencentes a famílias de baixa renda; o pagamento do salário-maternidade, diretamente pela Previdência Social, às empregadas de microempreendedores individuais, e a simplificação das regras para abertura, registro, alteração e baixa dos microempreendimentos.

(Credito da foto em anexo: Moreira Mariz/Agência Senado)

Enquete de prefeito em Garanhuns - Resultado final


Existem dezenas de opções de pré-candidatos em Garanhuns, com todos os perfis possíveis. Gente experiente, gente nova, políticos tradicionais, novas apostas, trabalhadores, empresários, gente de esquerda, gente de direita, etc.

O ex-prefeito Silvino Duarte despontava como preferido do eleitor, mas ficou inelegível.

Aí a coisa embolou.

Para saber como ficou o quadro, colocamos uma nova enquete com todos os nomes sondados. Alguns foram citados pela população ou setores da sociedade. Outros demonstraram interesse. Mas a verdade é que da lista em nossa enquete, todos estão no jogo, e podendo até entrar mais gente.

Foram 565 votos, e o resultado foi este:

Izaías Régis 157 (27%)
Fernando Ferro 89 (15%)
Aurora Cristina 48 (8%)
Pedro Falcão 43 (7%)
Sivaldo Albino 40 (7%)
Zé da Luz 19 (3%)
Alexandre Marinho 18 (3%)
Paulo Camelo 17 (3%)
Zaqueu Lins 16 (2%)
Adolfo Lopes 11 (1%)
Dimas Carvalho 8 (1%)
Leonardo Dias 7 (1%)
Bartolomeu Quidute 6 (1%)
Márcio Quirino 6 (1%)
Eudson Catão 5 (0%)
Givaldo Calado 5 (0%)
Ivan Rodrigues 4 (0%)

Outro 34 (6%)
Branco/Nulo 32 (5%)
.
Agora comigo: Paulo Camelo sempre reclama oportunamente da "Legião Estrangeira" que tenta entrar politicamente na cidade. Embora esta questão seja subjetiva, pois tem muito garanhuense que não bate um prego numa barra de sabão e muito "estrangeiro" que já tem dado contribuições a nossa cidade, o resultado da pesquisa mostrou que o nosso e-leitor pensa como Paulo. Assim, nomes como Leonardo Dias e Eudson Catão, que têm suas trajetórias políticas ligadas a outos municípios, não emplacaram.

Mas dois nomes caíram na simpatia do nosso e-leitorado: Fernando Ferro e Pedro Falcão, justamente pelo critério da contribuição. Ferro é de Bom Conselho, mas sua história é contada a partir de Garanhuns, assim como Pedro é de São João, mas sendo diretor da UPE, tem participado ativamente do cotidiano da cidade.

Olhando o resultado de trás pra frente, a gente começa a ver quem a galera não gostaria que chegasse à condição de prefeito. São nomes "tradicionais" da nossa política, Dr. Ivan, Givaldo, Márcio e Bartolomeu. É como se alguém dissesse que gostaria de experimentar novos nomes.

A enquete teve um resultado em blocos. À frente ficou Izaías, que liderou durante todo o tempo, mas nas últimas horas colocou esta vantagem. Atrás ficou Fernando Ferro, surpreendendo muita gente. Será que o deputado federal já começa a pré-campanha com esta força toda, na frente de gente que já está na estrada?
Essas duas primeiras colocações aqui no blog não surpreende. Izaías tem hoje a melhor estrutura, assessoria profissional e está com seu nome colocado, além de ser o deputado do município.
Ferro tem sido defendido pelos formadores de opinião na cidade, que gostariam de ver o impacto de um nome respeitado nacionalmente e com livre trânsito em várias instâncias governamentais assumindo o controle executivo da cidade.

Depois dos dois vem um bloco com Aurora, Pedro e Sivaldo. Aurora e Sivaldo são os nomes mais fortes neste momento da oposição municipal, e acredito que devam se unir, porém neste instante, os caminhos são opostos. Pedro passaria a ser a alternativa de um novo nome caso não tivéssemos na campanha o deputado Fernando Ferro.

Outro bloco também foi formado, e heterogêneo. Zé da Luz, Alexandre Marinho, Paulo Camelo, Zaqueu Lins e Adolfo Lopes. São alternativas no processo eleitoral. Zé da Luz poderia ter aparecido melhor, devido seus votos nas últimas eleições. Mas seu eleitorado não está aqui.
Alexandre aparece como uma alternativa aos nomes de Fernando Ferro e Pedro Falcão, não é um político tradicional mas traz consigo uma bagagem administrativa e conhecimento técnico que utilizado politicamente pode impactar o município.
Paulo Camelo é um socialista romântico, infelizmente Paulo não se articula, e acaba fazendo campanhas solitárias, mas tem peso e conhecimento político que precisam ser exercitados em uma administração.
Zaqueu teve mais de 4 mil votos para vereador e diz que será candidato a prefeito, não demonstra ainda ter cacife para isso, e Adolfo Lopes, foi muito bem votado na última eleição, mas acho que só entraria agora em condições de vencer.

Creio que numa pesquisa de rua a coisa muda de figura. Aparece mais o nome de Zé da Luz e cai o de Fernando Ferro. Aurora tem a frente das oposições, mas Sivaldo está colado. 

Vejam que não falei em partidos políticos, mas toda essa discussão passa obrigatoriamente por eles.

NINGUÉM VAI MUDAR GARANHUNS SEM PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA POLÍTICA DA CIDADE, por isso a sociedade não consegue influenciar os rumos do município. Na última eleição ficou reclamando da falta de opções, quando na verdade é ela mesma quem não conseguiu criar sua própria alternativa.

Que acham?
.

Hospital Municipal conta com atendimentos de Neonatologista

A partir deste mês de agosto, a Prefeitura de Garanhuns vai disponibilizar no Hospital Municipal Santa Terezinha, uma escala de plantão de neonatologistas, com assistência 24 horas, semelhante ao que já ocorre naquela Casa de Saúde com obstetras e anestesistas.

A Neonatologia é o ramo da pediatria que se ocupa das crianças desde o nascimento, até os 28 dias de idade (quando deixam de ser chamadas de recém-nascidas). O Objetivo é reduzir a mortalidade e morbilidade infantil, com cuidados peculiaridades para a sobrevivência do recém-nascido nas melhores condições.

O Especialista irá assistir o nascimento das crianças, que serão auxiliadas de imediato, possibilitando que sejam minimizados quaisquer problemas que venham a acontecer com as crianças durante o nascimento. De acordo com o gerente do Hospital Municipal Santa Terezinha, Antônio Cândido, ainda nesta semana será concluído o quadro de especialistas para atender a população. “Além dos cuidados de obstetras, anestesistas, e a partir deste mês também neonatologistas, as pacientes do Hospital Municipal Santa Terezinha ainda recebem cuidados de enfermagem, e são assistidas por nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais”, complementa Cândido.

AMBULATÓRIO DA MULHER – Aos sábados, o Hospital Municipal Santa Terezinha realiza um atendimento exclusivo no Ambulatório da Mulher. Trata-se do oferecimento, totalmente gratuito, de exames preventivos de câncer do colo do útero, disponibilizados neste dia com o objetivo de atender a demanda de mulheres que trabalham durante a semana e não têm disponibilidade de se deslocar ao Hospital para fazer os exames. As mulheres interessadas na prevenção, não precisam enfrentar filas. Basta agendar o atendimento através do telefone: (87) 3761-0041.

Projeto Ippon está de matrículas abertas


O Projeto Ippon é um Projeto Social, que o deputado Izaías Régis trouxe para a ACIAGAM através do SESI. Em Garanhuns, já atendeu a várias turmas e agora encontra-se com as matrículas abertas. São 80 vagas para aulas de Judô e 40 vagas para Futsal. O Projeto dá o quimono pra quem faz a arte marcial e terno com chuteiras para quem faz Futsal, as crianças têm ainda reforço escolar e lanche, tudo isso sem nenhum custo, basta apenas estarem matriculados na rede pública de ensino.

O objetivo desse projeto é tirar as crianças das ruas e direcioná-las para o esporte e educação, mantendo o horário que não estão na escola ocupados com atividades produtivas que deem retorno positivo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.