segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Artistas de Garanhuns no Festival Pernambuco Nação Cultural e outros eventos no estado

O Festival de Inverno é hoje o maior evento cultural da América Latina, e reúne os grandes ídolos da música pernambucana, ao lado de novos nomes da cena metropolitana, principalmente. Porém o formato de seletiva só acontece para programação de Garanhuns, nos demais eventos do mega Festival Pernambuco Nação Cultural é convite, e nossos artistas não são convidados.

Na prática acontece o seguinte: Os grupos da capital e região metropolitana, que estão mais próximos da grande mídia e dos órgãos que gerenciam a cultura estadual, saem para tocar no interior, são sempre convidados, mas os grupos do interior não conseguem conquistar novos espaços, palcos e consequentemente, novos públicos, pois estão longe de onde as coisas acontecem.

A raríssima exceção foi o Cordel do Fogo Encantado, mas o grupo de Arcoverde, depois que conquistou seu espaço, teve tratamento diferenciado.

Vejam o exemplo. Garanhuns recebe em seu festival mais de 400 atrações vindas de todo canto, mas não consegue mandar unzinho sequer para outros eventos. E olha que temos artistas e bandas bem melhores se comparadas a algumas atrações que chegam aqui como regionais, com toda a pompa.

Muendas, Audejan, Rogério e os Cabra, Samba 3, Só Choro, Paulinho Groove, Gláucio Costa, Zezinho de Garanhuns, Roberto Lima, Gonzaga, Marcos Cabral, Valvulados, etc, a galera do rock, são exemplos de bons projetos musicais de nossa cidade que podem tocar em qualquer palco dos eventos realizados pela Fundarpe.

Seria interessante cobrar da Fundarpe a interatividade cultural, que nossos artistas possam tocar nos outros eventos e assim participar mais da vida cultural pernambucana.

Neste final de semana o FPNC chaga a Gravatá.

Armando Monteiro caminha para o centro


Na verdade a figura política de Armando Monteiro caminha com naturalidade nos dois lados da política pernambucana. Filho de Armando Monteiro, um usineiro com perfil socialista, Armando tem boa interlocução com vários grupos políticos. Portanto, mesmo aliado a Lula e Eduardo, Armando tem essa linha de interseção.

Armando Monteiro foi deputado federal aliado a Jarbas, e um dos mentores da criação do GI, grupo independente, que rompeu com o PMDB/PSDB/PFL e gerou uma terceira via em Pernambuco, que acabou aliada a Eduardo Campos.

Armando também foi presidente da Confederação Nacional das Indústrias, onde ainda tem muita influência.

A sua capacidade de aglutinar os dois lados da política pernambucana acabou o beneficiando na campanha de senador, sendo o mais votado, pois o eleitor da esquerda fez a dobradinha de Armando com Humberto, e o da direita votou em Armando junto com Marco Maciel.

O senador agora roda Pernambuco em pré-campanha para o governo do estado, e já não espera por Eduardo Campos. Das duas uma, ou o atual governador deu esta autorização, como é de prache, mandando seus aliados fortalecerem seus nomes junto ao eleitorado, ou Armando percebeu que não é o candidato de Eduardo, e resolveu se virar enquanto é cedo.

Assim, Armando já anda conversando com setores do outro lado, como o deputado Mendonça Filho do DEM e Sérgio Guerra, do PSDB.

A candidatura cada vez mais natural de Armando pode exigir o nome de Izaías em Garanhuns, mesmo que este não tenha diretamente o apoio do governador.

Armando candidato, traz nomes que hoje fazem parte do governo estadual e pode ser uma opção para a oposição estadual, que ainda não tem o nome para subir no palanque.

Resta saber como ficam os outros nomes que também estão de olho na cadeira de Eduardo.

Direitos da Pessoa com Deficiência são fortalecidos em Garanhuns


Com o apoio da Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito – AMTT, bem como da Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Garanhuns – COMUD, Garanhuns vivencia, no período de 21 a 28 de agosto, a Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Palestras, debates em rádios locais, campanhas educativas nas escolas, conversas com os motoristas, fiscalização com viaturas e agentes de trânsito pelas ruas; além de faixas, camisetas e adesivos integram a Iniciativa. O objetivo é difundir os direitos dos deficientes, quanto às vagas de estacionamento de veículos aos locais de atendimento público e privado, existentes no Município. O direto está assegurado pela Lei Federal nº. 7.853/99.

E por falar em AMTT, neste final de semana tivemos uma série de intervenções no trânsito da cidade. Faixas foram pintadas em algumas vias e desde a semana passada, alguns pontos de lotações para cidades vizinhas tiveram alterações na parada dos carros, que agora só comportarão dois veículos, que serão o da vez e o próximo, os demais ficarão localizados na Praça da Bandeira aguardando o chamado, com isso, espera-se o aumento de vagas para estacionamentos na cidade.

A medida já aconteceu no ponto de Caetés, ao lado do Trocão do Lubrificante, e já surtiu efeito. Aliás, a medida já foi sugerida aqui há algum tempo.

É bom o pessoal ver também a sincronia dos semáforos de Garanhuns, dando dinâmica ao nosso trânsito. Temos problemas de sincronia na Av. Rui Barbosa e nos arredores do Supermercado Bonanza da Rua XV de Novembro.

Ônibus com fiéis da Assembleia de Deus capota em Terezinha várias pessoas são socorridas a hospitais


Evangélicos que iam do Recife para Bom Conselho, Agreste, num ônibus, sofreram acidente - o veículo tombou - na PE-218, município de Terezinha.

Um grave acidente envolvendo um caminhão e um ônibus que transportava 52 passageiros aconteceu na tarde do último domingo (20), na PE-218. O motorista do ônibus, que seguia do Recife para Bom Conselho, no Agreste do estado, perdeu o controle do veículo quando tentava desviar de um caminhão e acabou capotando no município de Terezinha.

As vítimas foram medicadas e transferidas para o Recife. Marleide Silva Nascimento sofreu traumatismo craniano, Pedro dos Santos de Freitas teve uma lesão no olho, Mirian Maria do Nascimento, fraturou a clavícula e Maria da Conceição fraturou as costelas.

Várias pessoas foram socorridas no Hospital de Bom Conselho, onde foram atendidas com ferimentos leves e liberadas. O motorista do ônibus, Cristian Charles de Medeiros Antônio, 43 anos, foi medicado e liberado.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.