quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Políticos nos tribunais de contas - Um contrasenso lógico!

Ana Arraes e Aldo Rebelo, além de outros deputados federais, estão disputando uma vaga no Tribunal de Contas da União, onde, aliás, já se encontra o pernambucano, ex-deputado e ex-ministro de Lula, José Múcio Monteiro. Esta vaga, agora, é destinada à Câmara dos Deputados.

As indicações de cortes e tribunais assim demandam um processo político, e muitas vezes esses mesmos futuros conselheiros estarão analisando e julgando contas dos políticos, partidos e grupos que os indicaram aos cargos, gerando uma certa imparcialidade, desnecessária no sistema democrático brasileiro. Além, claro, de julgarem processos e contas de antigos desafetos, seus e daqueles que foram responsáveis por sua indicação.

O ideal seria indicações técnicas, e pronto!

A mesma coisa acontece nos tribunais estaduais. Temos um Tribunal de Contas no estado com conselheiros que, vira e mexe, têm que reprovar contas (ou aprová-las), mas que por suas ligações políticas, acabam sempre objeto de discussão política sobre a parcialidade ou imparcialidade, argumentos utilizados por todos que desejam culpar o Tribunal por alguma decisão.

Vejamos o caso do conselheiro Romário Dias, por ter sido político, as suas decisões são recebidas sempre com um olhar mais atento. A movimentação política de seu filho, deputado estadual Leonardo Dias, também tem sido motivo de especulações sobre o envolvimento do trabalho do pai no tribunal de contas, desde sua candidatura e apoio de determinados prefeitos.

Agora, no caso da Fundarpe, que está sendo analisada as denúncias de superfaturamento de eventos na gestão de Luciana Azevedo, leio no JC que o relator é parente do governador Eduardo Campos. Não que se vá colocar sua posição em dúvida, mas do ponto de vista político é uma situação incômoda, principalmente porque a indicação ao cargo veio do atual governador.

Esta questão da indicação de nomes através de políticos para órgãos de fiscalização chega até o Supremo Tribunal Federal, pois ali vivem os ministros indicados por Fernando Henrique Cardoso e os de Lula, e vê-se claramente os posicionamentos defensores deste e daquele grupo político.

No embate entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, todos diziam que era o ministro de FHC contra o de Lula. O Supremo Tribunal Federal tem que estar acima das ligações político-partidárias, pois é a maior corte do país, e nela imaginamos ter os melhores juristas da nação, sem ideologias partidárias e apenas guiando-se pela constituição federal.

É uma situação política-administrativa-jurídica que o Brasil poderia rever!
.

BOMBAAAAA! FAMEG - FACULDADE DE MEDICINA DE GARANHUNS - VAI VOLTAR A TER O CURSO DE MEDICINA!!!


Acabamos de receber um e-mail da professora Eliane Simões da AESGA, em que nos informa da volta do curso de medicina na Faculdade de Medicina de Garanhuns - FAMEG.

A confirmação vem do próprio Conselho Estadual de Educação que fala sobre a volta da faculdade de medicina, da FAMEG. Com esta nova conquista, nossa cidade a cada dia se solidifica como polo universitário e nós, que acreditamos na nossa cidade, temos o dever de apoiar iniciativas deste porte, palavras da professora Eliane.

Agora comigo: Pelo que entendi, o Conselho Estadual de Educação-CEE, volta a ter competência para autorizar o funcionamento da FAMEG, seguindo os novos trâmites legais do Ministério da Educação.
Vamos buscar mais informações e passaremos para vocês!
.

Programação completa dos shows na Festa da Estação em Gravatá - 2011

Em 2011, Gravatá recebe grandes nomes da Música Brasileira. Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Diogo Nogueira, Teatro Mágico, Moraes Moreira e muitos outros.

É o Festival Pernambuco Nação Cultural que vai chegando a Gravatá com a Festa da Estação.

Confira a programação.

PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
21h – Pátio de Eventos

Quinta-feira, 01/09
Doo Lira (Gravatá-PE)
Paulo Izidoro e Almir Guineto (PE/SP)
Sandra de Sá (RJ)
Diogo Nogueira (RJ)


Sexta-feira, 02/09
Maurício Menezes (Gravatá-PE)
O Teatro Mágico (SP)
Zeca Pagodinho (RJ)
Maciel Melo (PE)

Sábado, 03/09
Ricardo Allegria (Gravatá-PE)
Volver (PE)
Moraes Moreira (BA)
Mundo Livre S/A (PE)

UM CAMINHÃO DE CULTURA
17h – Alto do Cruzeiro

Quinta-feira, 01/09
Bandeira de todos os santos (Balé Deveras)
Rodrigo Lins
Nzambi

Sexta-feira, 02/09
Reprilhadas e Entralhofas - Um Concerto para acabar com a Tristeza (Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança)
Galeguinho de Gravatá
Dudu do Acordeon

Sábado, 03/09
Picadeiro Pernambuco - A Tradição (artistas de circos tradicionais)
Forró Fala Sério
Banda Labaredas

CULTURA POPULAR - ENCONTRO DE BLOCOS LÍRICOS
31/08 – 19h – Igreja Matriz

Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, Bloco Carnavalesco Cordas e Retalhos, Um Bloco em Poesia, Eu Quero é mais, Amantes das Flores de Camaragibe

FORRÓ NOS DISTRITOS
19h

Sexta-feira – 02/09
Distrito de Mandacaru - Os Tangarás
Distrito de Avencas - Marcos e Maicon

Sábado – 03/09
Distrito de São Severino - Silveirinha
Distrito de Russinha - Pedrão e Os Cabas da Peste
Distrito de Uruçu Mirim – Banda Harmonia e Deodato de Sertânia
.

Boas programações em Garanhuns nesta quinta-feira


Bem dito pela Lílian Ferreira na semana passada, tem muita gente em Garanhuns que adota o discurso de defesa da cultura local e seus artistas, mas somente meio que da boca pra fora. Não se vêem essas pessoas nas boas programações ofertadas por diversas instituições como o SESC, projetos culturais e bares da cidade que incentivam a música dos nossos artistas.

Nesta quinta-feira, tem duas ótimas opções.

Quinta da Música
Artista Convidado: Henrique César
Gênero: Música Instrumental Brasileira
Horário: 20h00
Local: SESC Garanhuns
Classificação: 12 anos
Entrada Franca

A Budega
Gido Silva e Rogério sem os Cabra
Gênero: MPB Regional
Horário: 21h
Classificação: 18 anos
Couvert

A Budega também tem ótimas opções para o final de semana. Nesta sexta tem André Filho com Rafael e depois o forró de Gena de Altinho. No sábado Bruno Temóteo se une a Bruno Melo (zabumba da Tropicana) pra fazer MPB e Pop Rock. Legal, né?

Prestigiem os artistas de Garanhuns. Deixem a TV e o computador descansarem uma noite. Vamos viver a vida ao vivo!
.

Oficina de Sensibilização para Leitura no SESC

O Sesc Garanhuns realiza nos dias 26 e 27 deste mês de agosto, das 14h às 17h, uma Oficina de Sensibilização para Leitura, com o escritor e jornalista Cícero Belmar.

As aulas são voltadas para estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e pessoas interessadas pelo tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria unidade até a manhã do dia 26.

Neste mesmo dia, às 19h30, Cícero Belmar se junta à escritora Izabela Domingues para um debate acerca do tema “As Linguagens da Literatura Infanto-juvenil”, dentro do projeto Conversa de Escritor.

A entrada é gratuita para todas as ações. São 25 vagas disponíveis para a oficina!

Sobre a oficina e o escritor Cícero Belmar:
Com base em sua experiência como jornalista e escritor, Cícero Belmar parte do princípio de que é preciso colocar a criança em contato com a literatura para garantir o leitor do amanhã. Ele acha importante essa atitude dos pais e professores no atual momento em que se diz que as mídias virtuais irão superar a forma impressa. Para ele, o cerne da questão não é o tipo de mídia, mas o estímulo para a leitura, que é previsto ocorrer desde cedo. E isso serve tanto para os jornais quanto para os livros.

Atualmente editor do suplemento infantojuvenil Galera JC, o autor de romances e peças de teatro para crianças e jovens defende em sua oficina a ideia de que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada na vida como um todo.

Segundo o jornalista e escritor, a criança que lê aprende melhor e apreende melhor o mundo. Ela também tende a se relacionar melhor, por que irá se comunicar de uma forma mais satisfatória, pois desenvolve a criatividade e adquire cultura. Esses ideiais fazem parte da oficina que, no entanto, não é direcionada para o público infantil e sim para professores e para estudantes que se interessem pela literatura, que servirão como protagonistas no processo de estímulo à leitura.

Atletas de Garanhuns disputam campeonato mundial de Judô


Sete atletas da ACT- ASSOCIAÇÃO CARLOS TEVANO DE JUDÔ, estarão presentes no I CAMPEONATO MUNDIAL DE JUDÔ SÊNIOR da FMJ – FEDERAÇÃO MUNDIAL DE JUDÔ.

Os atletas garanhuenses farão parte da SELEÇÃO BRASILEIRA DAS LIGAS DE JUDÔ, juntamente com outros atletas de diversos Estados do Brasil.

Esse campeonato acontecerá nos dia 26 e 27 de agosto de 2011, na Cidade de Niterói/RJ e contará com a presença de atletas de vários Países.

Desses atletas da ACT-Garanhuns, cinco estão indo disputar esse grandioso campeonato de renome internacional, fora de suas categorias, como por exemplo, a atleta RAQUEL INGRID de apenas 15 anos, que faz parte da categoria JUVENIL (15/16 anos), estará disputando pela 1ª vez de uma competição SÊNIOR, isso é com atletas de 20 a 34 anos. Da mesma forma os atletas LUIZ CARLOS UBIRAJARA, MILLA CRISTIAN e SILAS SOUZA da categoria “JUNIOR” (17, 18, 19 anos) e o professor CARLOS TEVANO de 45 anos que é da categoria “MASTER” acima de 35 anos, também estará disputando esse campeonato.

A atleta ANA IASMIN AMARAL e ALBERTO HELENO ROCHA, ambos “SÊNIOR” estão indo disputar em sua respectivas categorias.

Imagens da manifestação dos alunos, professores e funcionários da UFRPE-UAG

fotos: Raphael Cordeiro

Garanhuns se prepara para a Missa dos Vaqueiros em homenagem a Heleno Gino e Ivone Leão


Vaqueiros de Garanhuns e da região do Agreste Meridional vivenciam no período de 23 a 25 de setembro, a 22ª edição da Missa dos Vaqueiros Heleno Gino e Ivone Leão. Neste ano, o evento será realizado pela primeira vez no Parque Heleno Gino e Ivone Leão, criado especialmente para homenagear os dois vaqueiros. O Parque está localizado no bairro Bela Vista, popular Cohab 3 (Em frente a Associação dos Cavaleiros).

A abertura acontecerá na sexta-feira, 23, a partir das 20h, com o show de Dema do Forró. No sábado, 24, às 20 horas, o palco do Parque receberá o show da banda Forró Pesado. Já no domingo, principal dia da festa, a programação terá início às 8 horas com a concentração dos vaqueiros no Parque Heleno Gino e Ivone Leão. Está marcada para as 9 horas a saída do desfile dos vaqueiros pelas ruas da cidade. O percurso contempla os bairros do Magano, Centro, Boa Vista, Heliópolis e São José, com retorno ao Parque. Após o percurso, a vaqueirama receberá a benção do padre Valdervan, da Paróquia de Santa Terezinha.

Ainda no domingo, às 14 horas, haverá prova de Marmeleiro Pendido, Cerca de Vara, Agilidade e Chapéu. Os interessados em participar das provas podem se inscrever gratuitamente no local, dia e hora da prova. Os ganhadores serão premiados com troféus. Paralelo as provas, ás 14 horas, também será realizada uma Cavalhada. A inscrição deverá ser feita na hora do evento, ao custo de R$ 10, e os ganhadores serão premiados com carneiros. Além disso, também serão premiados com troféus: o Vaqueiro Mais Velho, Vaqueiro Mais Novo, Cavalo Mais Bonito, Amazona Mais Bem Trajada, Vaqueiro Mais Equipado, Vaqueiro Mais Distante a Cavalo.

Para fechar a festividade, a partir das 15 horas, se apresentam Joadson e Bridões do Forró, em seguida Zé Hilton e Zé Inaldo com a participação de Givaldo Gino, e ainda Os Brilhantes das Vaquejadas com a participação de aboiadores. De acordo com Adilma Valença, vice-presidente da Associação da Missa dos Vaqueiros Heleno Gino e Ivone Leão, a expectativa é receber 2 mil vaqueiros no domingo. “Nós estamos trabalhando muito com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado e Fundarpe para conseguir que o evento cresça cada vez mais. Por isso, queremos convidar todos de Garanhuns e região que gostam da festa para participar”, finaliza Adilma Valença.

HOMENAGEADOS – Os vaqueiros Ivone Leão e Heleno Gino são os grandes homenageados. A história que remete aos dois aboiadores conta que em 1989 a dupla estava a caminho da Missa do Vaqueiro de Serrita, quando sofreram um acidente de carro, e Ivone Leão faleceu no desastre. Heleno Gino decidiu, então, realizar anualmente uma missa em consideração ao parceiro de aboio, e promoveu durante dez anos. Com a morte do Heleno Gino, em 1999, o seu filho Givaldo Gino, a pedido do Pai, continuou a promover a festa, desde então, em homenagem aos dois vaqueiros aboiadores.

Contatos: Givaldo Gino – presidente da Associação – (87) 9911-8277;

Vossa Excelência é um débil mental!

Adriana Vasconcelos, O Globo


O líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), e o senador Mário Couto (PSDB-PA) tiveram um bate-boca nesta quarta-feira no plenário do Senado. A discussão entre os dois começou quando o líder petista criticava da tribuna a estratégia da oposição de insistir na criação da CPI da Corrupção e sua tentativa de atribuir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma herança maldita.

Diante da reação exaltada do senador tucano, que o acusou de defender a corrupção no governo, Humberto Costa se irritou e solicitou providências à Mesa, reclamando que as agressões do colega normalmente não eram repreendidas com o argumento de que se "tratava de um louco ou débil mental".

A briga prosseguiu no cafezinho Senado, onde o líder petista se refugiou, depois de ter garantido o direito de responder Mário Couto da tribuna. O tucano cutucou Humberto Costa e disparou:

- Débil mental não!

Apesar dos conselhos de seus assessores para que não desse importância à provocação do senador tucano, Humberto Costa mais uma vez reagiu:

- Débil mental sim! Você precisa respeitar os outros.

- E você é um safado! - retrucou o tucano.

- Safado é você! - revidou o petista.

Diante da exaltação dos dois parlamentares, um grupo de assessores entrou no meio da discussão para evitar que os dois partissem para as vias de fato. Apesar da turma do deixa disso, Mário Couto ainda gritou:

- Você é que responde a processo na justiça. Da próxima vez, vou dizer isso da tribuna - ameaçou o tucano.

- Você está pensando que eu sou moleque? Vai ter de aprender a respeitar os outros - rebateu líder do PT.
.
Do Blog do Noblat.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.