sexta-feira, 26 de agosto de 2011

2ª etapa de curso sobre qualidade do leite e ordenha movimenta a região


Agora é na Bom Gosto

Neste sábado, dia 27 de agosto, com início previsto para às 9h, o curso "Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica", em sua segunda etapa, será ministrado no Laticínio Bom Gosto e contará com a participação de vários alunos da UFRPE/UAG.

Curso em Paranatama.

Nesta sexta-feira o curso foi ministrado em Paranatama. Seguindo a mesma metodologia aplicada em Caetés, o Professor Aloson Pereira iniciou as aulas tratando de sanidade animal. Em seguida o Professor Airon Melo falou da alimentação animal e finalizando o Professor Rafael Vargas fez uma explanação quanto a importância em anotar todas as despesas e receitas na propriedade rural.
Os trabalhos do curso foram ministrados pelo Professor Severino Benone.

A última aula

No mês de setembro, dia 23, será ministrada a última aula do curso que acontecerá, a exemplo de Caetés, na EXPOLEITE em Capoeiras. A Cooperativa dos Produtores Rurais de Paranatama – COOPRONATAMA; A Secretaria Municipal de Agricultura; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação das Mulheres Produtoras Rurais de Paranatama; ficaram responsáveis em articularem toda a logística necessária para viabilizar o deslocamento dos alunos, até a cidade de Capoeiras.

Secretária Executiva

O trabalho na secretaria executiva do curso em Paranatama contou com o apoio da Zootecnista Dra. Mariana Marciel que também desenvolve a mesma função na organização do 2º Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas, que acontecerá no próximo mês de outubro, entre os dias 24 a 27 no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

Pauta de assuntos para tratar com a presidente Dilma Roussef


Aproveitando a primeira vinda da presidente Dilma Roussef à terra do ex-presidente Lula, vamos aqui sugerir uma pauta às nossas lideranças políticas que estarão no encontro com a presidente e o governador Eduardo Campos, no Hotel Tavares Correia, quando a chefe da nação estará atendendo nossa gente.
São temas que podem impactar positivamente o desenvolvimento regional.

- Reativação do Distrito Industrial e investimentos em infra-estrutura para receber industrias.

- A Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural está funcionando sem condições técnicas. Faltam laboratórios, professores, equipamentos, entre outros investimentos necessários. Os alunos, professores e técnicos fizeram uma manifestação bastante interessante esta semana. Temos que garantir as condições necessárias para o pleno funcionamento da NOSSA UFRPE-UAG.

- Autorização pelo MEC para funcionamento do curso de medicina da FAMEG, que fechou no ano passado por falta de autorização do órgão.  A FAMEG estará investindo em outros cursos na área de saúde, como nutrição, enfermagem e fisioterapia.

- Implantar em Garanhuns o Call Center da Caixa Econômica que pode gerar mais de 2 mil empregos diretos.

- Duplicação da BR-423, no trecho São Caetano-Garanhuns, que já é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo mas parece ter dado uma esfriada.

- Construir um Centro de Feiras e Eventos (pavilhão), para que possamos receber eventos de porte, que trazem milhares de pessoas, a exemplo do Centro de Convenções em Recife/Olinda.

- Agilizar a construção do prédio que irá abrigar o IFTE, que ficou parado durante mais de um ano devido a falência da construtora que ganhou a licitação.

- Autorizar a construção do Centro Tecnológico da Bacia Leiteira e Museu do Queijo, que devem funcionar no antigo prédio do Bom Pastor. O projeto já existe e, acredito, com valores já disponibilizados.

- Instalar teleférico do Cristo do Magano ao novo Parque Natural da Sementeira, com investimentos que tornem o local atrativo do ponto de vista ecológico e turístico.

- Modernização do Centro da Cidade, que se encontra envelhecido e precisando criar atrativos, tanto turísticos quanto comerciais. Seria um bom projeto para Garanhuns, inclusive tem sido tema frequente nos pedidos da CDL.

- Tornar o Festival de Inverno em patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A proposta já seguiu com o senador Raldolph Rodrigues e se tiver o apoio da presidente, será mais fácil aprovar no Congresso Nacional.

- Calçamento e saneamento dos bairros da cidade. A cidade em expansão exige o investimento em infra-estrutura. Bairros inteiros como Morada do Sol e Massaranduba ainda estão na lama.

- Esforços políticos no sentido de trazer para nossa região empresas geradoras de empregos e que possam impactar a economia regional, que vem perdendo força no estado nas últimas décadas, criando um êxodo dos nossos jovens que buscam melhores condições de trabalho em outras cidades. 
O Agreste Meridional tem ficado para trás na participação econômica de Pernambuco.
.
Alguém tem mais alguma sugestão?

CONFIRMADO - Dilma em Garanhuns na próxima terça-feira, confira a programação da visita presidencial.


O Palácio do Planalto ainda deve confirmar a agenda da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco na próxima terça-feira. Mas alguns compromissos já foram anunciados pela equipe do governador Eduardo Campos (PSB). Às 11h, a presidente e o socialista vão dar início à construção das barragens Panelas II e Gatos no município de Cupira, no Agreste.

Em seguida, às 13h, Dilma e Eduardo se reúnem com lideranças políticas em Garanhuns, também no Agreste, no hotel Tavares Correia. E, às 15h, os dois participam da aula inaugural do curso de Medicina na Uuniversidade de Pernambuco (UPE), de Garanhuns.

Esta será a primeira visita oficial da presidente Dilma Roussef à terra do presidente Lula, e num momento em que será praticamente implantado curso de medicina.

Neste momento, seria interessante também o anúncio oficial do retorno da FAMEG  e seu curso de medicina, que aliás, foi inaugurada pelo próprio governador, além de outros na área de saúde como nutrição, fisioterapia e enfermagem.

Sabendo das dificuldades da UFRPE-UAG e da recente manifesta~ção de estudantes, professores e técnicos por melhorias na instituição, é provável que a unidade seja também tópico da visita presidencial.
.

25 vagas para professores em Garanhuns

ATENÇÃO, donos e responsáveis por academias e que trabalham com crianças em competições desportivas!

Da Assessoria TJPE,

A Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou, nesta terça-feira (23), a Portaria nº 6/2011, que trata da entrada e permanência de crianças e adolescentes em academias, clubes desportivos e estabelecimentos que ministram atividades de ginástica, artes marciais, dentre outras práticas esportivas.

O documento considera o princípio da proteção integral da criança e do adolescente e a necessidade de prevenir e coibir possíveis práticas delitivas, que comprometem o desenvolvimento social e psicológico, bem como o crescimento digno e sadio da criança e do adolescente. Em seu primeiro artigo, a Portaria proíbe a permanência e utilização dos serviços, por parte da criança ou do adolescente, sem autorização dos seus pais ou responsáveis legais, em academias, clubes esportivos, dentre outros estabelecimentos.

O dono da academia, de acordo com a portaria da Vara Regional da Infância e Juventude, deve manter o cadastro atualizado e individualizado das crianças e adolescentes, contendo qualificação, filiação, data de nascimento, endereço residencial e contato telefônico dos responsáveis, além de fotografia atualizada. Esses dados devem ficar à disposição das fiscalização do Poder Judiciário, Ministério Público ou Conselho Tutelar e Conselho Regional de Educação Física.

Em relação à participação de crianças e adolescentes em eventos esportivos, a Portaria nº 6/2011, os responsáveis pelas reuniões e eventos devem manter em sua sede cadastro atualizado dos participantes menores de idade, contendo obrigatoriamente atestado médico que permita a prática esportiva, laudo de exames antidoping anual e declaração de matrícula e freqüência escolar anual, além de autorização do responsável legal da criança ou adolescente.

Pedido de Alvará - Os requerimentos de alvará para entrada e permanência de menores de idade, desacompanhado de seus representantes legais nos referidos estabelecimentos esportivos e desportivos devem ser dirigidos à autoridade judiciária.
.
Agora comigo: Resta saber se vale para Garanhuns.

Boa notícia - Teste da Orelhinha é oferecido gratuitamente em Garanhuns


O Hospital Municipal Santa Terezinha, unidade ligada a Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente, desde 2008, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, o popular Teste da Orelhinha, para todas as crianças nascidas no Município. O exame, que precisa ser realizado nos primeiros 90 dias de vida do bebê, tem o objetivo de detectar precocemente alguma perda auditiva ou surdez na criança.

O atendimento a esses pequenos pacientes acontece no Hospital Municipal as terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas, por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao local com a criança e munidos do cartão de vacinação do recém-nascido, além do encaminhamento médico do hospital onde foi realizado o parto, ou do Posto do Programa de Saúde da Família (PSF) onde estão cadastrados. No Hospital Municipal Santa Terezinha, após o parto, mãe e filho já são liberados com o exame agendado.

De acordo com a fonoaudióloga responsável pelo Teste da Orelhinha no Hospital Municipal, Rafaela Lima, o Exame é muito importante para impedir déficits cognitivos e auditivos no futuro, além disso, é rápido e indolor. “Após o exame, se for detectada alguma alteração, a criança será encaminhada ao Recife para que seja feito um diagnóstico completo, e posteriormente, passará por um acompanhamento fonoaudiológico aqui mesmo no Município”, explica a fonoaudióloga, Rafaela Lima.

Garanhuns se compara às menores cidades do estado!

Vejo no blog do meu amigo Edney Souto, filho do meu professor Fernando Souto, de saudosa memória, que o município de Lagoa do Carro, de 15 mil habitantes, passará a contar com 11 vereadores na próxima legislatura.

Fizemos questão de registrar aqui no blog e no jornal Folhavox, nossa posição de aumentar a quantidade de representantes na Casa de Raimundo de Moraes, já que a legislação permite. Pela sua população nós poderíamos ter até 19 vereadores. Todos os grandes municípios pernambucanos aumentaram suas bancadas, assim, será mais gente para defender os interesses da cidade, e gerando uma renovação política natural. O aumento de vereadores não demanda aumento de despesas, já explicamos isto aqui.

Mas ontem, Garanhuns se apequenou, e preferiu se comparar aos menores municípios do estado, com apenas 11 vereadores. É pensamento de cidade pequena para tentar se garantir em uma próxima legislatura dificultando a entrada de novos nomes em futuras campanhas políticas, já que encarece a disputa, diminui o acesso e provoca desistências. Porém, não oxigena o poder legislativo que está precisando acompanhar o ritmo da cidade, precisamos de pessoas que pensem o desenvolvimento da cidade e deixem o fisiologismo e o assistencialismo do século passado.

Garanhuns parou no tempo, ter 11 vereadores significa ter menos representação, ter menos voz perante as autoridades políticas, menos gente pra pedir e pra cobrar, e claro, pra fiscalizar.

Alguns amigos comentaram que era melhor ter 11 do que aumentar a quantidade de vereadores, se em tese, eles não fazem nada. Discordo, primeiro porque vejo o interesse de alguns em trabalhar, e segundo que aumentando a quantidade seria mais provável de vermos oxigenar a política garanhuense.

Mas ficamos nos 11, igual a Lagoa do Carro. Jaboatão elevou para 27, Caruaru vai aumentar para 21 ou 23. Não dá pra avançar assim, com setores do município não percebendo a necessidade de se adaptar aos novos tempos de desenvolvimento.

A matéria precisava de oito votos para ser aprovada, teve sete. Quatro vereadores votaram contra.

Votaram a favor:
Severino Sabino (PSC),
Sivaldo Albino (PPS),
Dimas Carvalho (PDT),
Zaqueu Naum (PDT),
Zé de Vilaço (PDT),
Marcelo Marçal (PDT) e
Natalício Rodrigues (PDT)

Votaram contra:
Geraldo Lucena (PV),
Júnior Negrão (PV),
Gersinho Filho (PSC) e
Ary Júnior (PTB)
.
Parabéns aos vereadores pela brilhante iniciativa de aumentar a representação popular... Claro, aos vereadores de Lagoa do Carro, tiveram a capacidade de se atualizar com a legislação e aumentar a força política de seu município!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.